A primeira edição do festival Indouro arranca hoje em Gaia com a promessa de novas sonoridades nos palcos da Serra do Pilar e Jardim do Morro por onde irão passar bandas como Clinic, British Sea Power e Toy. “Organizado pela Ilha dos Flamingos, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, este é um festival criado para um público urbano, heterogéneo e cosmopolita, mas fundamentalmente apreciador atento de novas sonoridades”, revela o comunicado da autarquia.

Com bandas internacionais do circuito pop/rock alternativo e a revelação de novos nomes da música moderna portuguesa, o Indouro Fest arranca ao som dos Mareantes do Rio Douro, às 12:00, a estrear o palco de acesso livre do Jardim do Morro.

Barry White, Rated With an X, Black Sombrero, Vendaval Art Project, Lur Lur e Rainy Days Factory são as bandas a passar hoje no palco do jardim, mesmo em frente da estação da metro do Porto que dá acesso também ao palco principal da Serra do Pilar.

Em frente ao Mosteiro da Serra do Pilar, e com vista para a cidade do Porto e para o Rio Douro, os festivaleiros podem hoje ouvir The Lost Rivers, Eletric Litany, Tristesse Contemporaine, The Lucid Dream, Clinic, White Haus e, a rematar a noite, o dj set Kitten.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Domingo, e a partir das 16:00, é dia de Os Príncipes, Quiet Affair, Radar Elvis, Eat Bear, Bang Bang Romance e The Weatherman no palco do jardim e de Malcontent, Whistlejacket, Yuck, Lola Colt, Toy e British Sea Power no palco da Serra do Pilar.

O Indouro Fest espera contar nos dois dias “com uma afluência de cerca de 15 mil pessoas”, estando também previstas algumas animações, como “coreografias de dança e flashmobs”, antes dos concertos, disse Rui Brito Jorge, da organização do evento, que promete “um dos festivais mais fotogénicos” e uma verdadeira “festa de música”.

O festival, explicou, quer “democratizar a nova música portuguesa” e “proporcionar o melhor ambiente alternativo, a quem aprecia a música sem preconceitos”. A área de restauração da primeira edição do Indouro Fest ficará “entre os dois palcos, na Avenida da República”, atravessada pela linha do metro que serve de mais-valia no acesso ao festival, com uma paragem mesmo no centro do evento. O passe para os dois dias pode ser adquirido nas bilheteiras online por 55 euros. Os bilhetes diários têm um custo de 32 euros.