A GNR sinalizou 39.216 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país, mais 5.253 do que na operação “Censos Sénior” realizada no ano passado, revelou hoje aquela força de segurança.

Dos 39.216 idosos identificados, 23.996 vivem sozinhos, 5.205 residem em locais isolados e 3.288 vivem sozinhos e isolados, adianta a Guarda Nacional Republica.

Os militares da GNR encontraram ainda 6.727 idosos que vivem acompanhados, mas encontram-se “em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas ou psicológicas”.

No âmbito da operação “Censos Sénior 2015”, que se realizou em todo o país entre 01 e 30 de abril, a GNR registou mais 2.680 idosos a viver sozinhos e mais 924 a residir isolados do que em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Guarda Nacional Republicana sinalizou igualmente mais 262 idosos a viver sozinhos e isolados em relação ao ano passado, tendo ainda encontrado mais 907 numa situação de vulnerabilidade.

Realizada anualmente pela GNR, a operação “Censos Sénior” tem como objetivo “atualizar os registos dos idosos que vivem sozinhos e isolados, identificar novas situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo”.

Paralelamente a esta operação, a GNR realizou o programa “Residência Segura”, tendo aderido à iniciativa 15.417 idosos, mais 1.500 do que em 2014.

De acordo com a corporação, este programa permite à GNR fazer a georreferenciação dos idosos, o que constitui “uma mais-valia para localização em caso de ocorrência ou emergência, permitindo direcionar de forma mais eficaz os meios humanos e materiais da GNR e aumentar o sentimento de segurança da população aderente ao programa”.

Durante a operação, os militares realizaram ainda ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.