270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Forças Policiais

Discriminação

Minorias mais expostas à ação policial na Europa

Agência Europeia dos Direitos Fundamentais denuncia violações e discriminação no tratamento de minorias por parte das forças policiais, apelando à igualdade de tratamento.
Forças de Segurança

A segurança interna perdeu o campeonato

A segurança interna mantém-se numa espécie de bolha. Um espaço hermético, escondido pelo segredo de Estado, por discricionariedade e irresponsabilidade decisória, imune a sindicâncias independentes.
Ministério Administração Interna

Ministro Cabrita SEA da frente

450
A saga do desnorte do Governo em matéria de migrações continua. Os que não acreditavam que o Ministro Cabrita seria capaz de piorar as coisas enganaram-se.
Forças Policiais

MAI. Subsídio de risco para PSP e GNR até junho

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna adianta que, até ao final de junho, vão ser revistos os suplementos das forças de segurança e concretizada a atribuição do subsídio de risco.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Expulsão de estrangeiros vai passar para PSP e GNR

108
Segundo a resolução aprovada pelo Governo, no âmbito do processo de restruturação do SEF, o afastamento e expulsão judicial de cidadãos estrangeiros vai passar para a competência da PSP e da GNR.
Coronavírus

Covid-19. 13% do efetivo da PSP já esteve infetado

Polícia de Segurança Pública já viu mais de 10% dos elementos afetados pela Covid-19. Segundo o relatório do Governo, esta força policial lamenta ainda a morte de um agente devido ao novo coronavírus.
Coronavírus

Filipino morre após fazer 300 agachamentos 

137
Autoridades terão obrigado um homem a 300 agachamentos por violar as regras de confinamento. O filipino terá desmaiado no dia seguinte, acabando por morrer no hospital. Polícias vão ser "punidos".
Segurança

RASI. Crimes violentos caem. Aumenta desinformação

O RASI 2020 destaca as vítimas de tráfico humano, exploração e abuso sexual e cibercrime. Aponta também os crimes violentos, a delinquência juvenil e os movimentos radicais de extrema-direita.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

A reestruturação do SEF e a Frontex

A reestruturação do SEF não deve ser descontextualizada das lições aprendidas pela Europa. O ex-líbris do novo regulamento da Frontex é a sua nova dimensão de salvaguarda dos direitos fundamentais.
Tráfico de Droga

Capitulação no combate à droga

Vivemos tempos confusos, a droga alimenta a violência, modifica comportamentos, financia organizações criminosas e desmoraliza nações. Mas no desporto, vamos perdoar tais excessos?
Imigração

SEF, para que vos quero?

296
Portugal está em crise e não, não é por causa da pandemia. Estamos numa crise que começa na falta de visão, de pensamento e de rumo de quem nos governa.
Conflitos

Angola. UE quer reunião sobre conflitos em Cafunfo

Os incidentes na zona de Cafunfo motivou a União Europeia a enviar uma carta ao ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano pedindo uma reunião para "abordar diretamente a situação".
Forças Policiais

Detidos e multados em 200 euros após fuga

117
Dois homens foram detidos após terem fugido a pé de uma operação Stop no Porto do carro onde seguiam se ter despistado na ponte do Freixo. Vão a tribunal e foram multados em 200 euros.
Coronavírus

GNR e PSP detiveram 4 pessoas e multaram 250 

133
Estabelecimentos fechados, algumas detenções e centenas de multas devido ao desrespeito pelas regras de confinamento são algumas das ocorrências registadas na fiscalização da GNR e da PSP.
Crime

Venezuela. Mais violência nas mortes em 2020

164
O Observatório Venezuelano da Violência revelou, através de um relatório, que a Venezuela é o país da América Latina com mais mortes violentas neste ano. Ainda assim, o número desceu face a 2019.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Para além do partir e repartir

Face à luta em curso pelos despojos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, vale a pena recordar como é que este serviço surgiu em Portugal e os seus congéneres desapareceram lá fora.
Polícia

PJ investiga morte de mulher na Horta

O fogo deflagrou ao início da noite de terça-feira num bloco de apartamentos no centro da cidade da Horta, onde residiam 10 famílias, algumas das quais ficaram retidas nos pisos superiores.
Forças Policiais

Inspetores: extinção do SEF será "erro crasso"

Os inspetores disseram que "um caso terrível" não pode definir "um padrão" que "classifique todo um serviço e todos os seus profissionais", mas questionam o 'timing' e o impacto de eventuais mudanças.
Forças Policiais

PJ investiga morte de homem de 60 anos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) afirmou que o alerta para o caso da Gandarela envolvendo uma pessoa encontrada com trauma grave, por razão desconhecida, foi dado pelas 21h45.
Forças Policiais

Cerca de 1.000 brinquedos apreendidos pela ASAE

A ASAE adiantou, esta quinta-feira, ter fiscalizado em todo o país cerca de 200 operadores económicos, instaurado 25 processos por contraordenação e apreendido cerca de mil brinquedos.
Forças Policiais

Câmara de Vila Verde alvo de buscas da PJ

As buscas estão a ser acompanhadas por duas magistradas do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional (DIAP) do Porto, da secção de investigação económica e financeira.
Crime

PSP deteve 12 traficantes de droga

A PSP refere em comunicado que os suspeitos foram detidos na terça-feira, no âmbito de uma operação policial "de grande escala de combate ao tráfico de estupefacientes na cidade.
Forças Policiais

SEF. 5 inspetores mudaram de funções no aeroporto

150
Os inspetores envolvidos na morte de um cidadão ucraniano no aeroporto ainda ali prestam serviço, mas não têm contacto direto com os imigrantes que ali ficam retidos.
Crime

Um morto e um ferido grave encontrados em Peniche

O homem e a mulher foram encontrados no interior de uma caravana no Cabo Carvoeiro por populares, de acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
Crime

PSP destrói armas em homenagem às Mulheres

A Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que só em 2020 já apreendeu 192 armas de fogo e refere que entre 2017 e 2019 registou 309 ocorrências de violência doméstica com armas de fogo.
Acidente Rodoviário

GNR e PSP sensibilizam para atropelamentos

A PSP e a GNR adiantam que a campanha decorrerá até quarta-feira em algumas zonas do país e inclui ações de sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e operações de fiscalização.
Animais

Animais apreendidos no combate ao comércio ilegal

439
A GNR adianta que durante a operação "Thunder 2020", na qual participaram diversas entidades portuguesas e apoio da Interpol, foram realizadas 159 ações de investigação e/ou fiscalização em Portugal.
Investigação Policial

PSP apreende lotes de luvas roubadas em Itália

A PSP adianta que "além da recuperação do material, foram ainda indiciados vários cidadãos, de diferentes nacionalidades, e desencadeada a subsequente investigação".
Forças Policiais

Forças policiais vão fazer inquéritos a doentes

Os 300 elementos das forças e serviços de segurança fazem parte do grupo de funcionários públicos que vão reforçar a capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública.
Drogas

PJ apreende mala com 26 quilos de cocaína

Para a polícia, há "fortes suspeitas que aquela mala provinha da América do Sul e desembarcara recentemente no aeroporto Francisco Sá Carneiro", na Maia.
Coronavírus

Três cidadãos detidos em Resende

Foram detidos dois homens e uma mulher por violação ao dever de confinamento obrigatório em Resende.
Coronavírus

Alemanha proíbe alguns protestos anti-medidas

O Ministério do Interior indicou ter rejeitado pelo menos 12 pedidos de autorização para manifestações contra as medidas por receio que os grupos extremistas possam aproveitar-se dos protestos.
Crime

Torres Vedras. Prisão preventiva por 2 homicídios

O homem suspeito de matar o pai e a irmã grávida em Torres Vedras foi detido esta segunda-feira na Amadora, disse a PSP à agência Lusa.
Racismo

Conselho da Europa quer fim de critérios raciais

Conselho da Europa criticou utilização de critérios raciais pelas forças policiais para traçar perfis, conduta que pode levar a um "racismo institucionalizado".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

CPCJ vai acompanhar menores retidos no aeroporto

Segundo a diretora nacional do SEF, o objetivo do protocolo com a Comissão de Proteção de Menores é que seja "devidamente acautelado o superior interesse da criança".
Violência Policial

Cops. Reality show que durava há 31 anos cancelado

352
"Bad boys, bad boys, whatcha gonna do, whatcha gonna do when they come for you". Protestos contra violência policial levaram ao cancelamento da série que tinha os polícias como protagonistas.
Coronavírus

1,5 milhões de equipamento de proteção entregues

O Governo já entregou 1,5 milhões de equipamentos de proteção individual à PSP, GNR, SEF, ANSR e Proteção Civil, tendo em vista a proteção destes atores da linha da frente no combate à Covid-19.
Líbano

Líbano. Detidos 100 manifestantes em 48 horas

Pelo menos, 100 manifestantes foram detidos pelas forças de segurança nas últimas 48 horas no Líbano. Em causa estão as restrições severas impostas há semanas pelos bancos sobre levantamentos.
Amnistia Internacional

Irão. Denunciada violência contra manifestantes

Amnistia Internacional denunciou o uso "ilegal da força" e a repressão "violenta" por parte das forças policiais em "concentrações pacíficas", baseando-se em imagens autenticadas e relatos de vítimas.
Forças Policiais

Forças de segurança receberam mais de mil viaturas

105
Na cerimónia de entrega de mais 41 novas viaturas à GNR, Eduardo Cabrita afirmou que as forças de segurança já receberam mais de mil das 2.300 viaturas que deverão ser entregues até 2021.
GNR

GNR de Torres Novas envia ofício a pedir material 

1627
GNR de Torres Novas precisa de 18 lanternas, 20 algemas, 22 luvas táticas, 22 embalagens de gás pimenta e 22 coletes balísticos. Depois das declarações de Costa, militares enviaram ofício ao comando.
Forças Policiais

O Movimento Zero é uma ameaça à segurança interna 

1191
Por razões culturais e ideológicas, ou então por razões instrumentais, o papel e o lugar dos corpos de segurança na sociedade portuguesa nunca foram devidamente suportados pelos decisores políticos.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro quer isentar polícias de punições

345
O Presidente do Brasil quer isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais relacionadas com operações de segurança realizadas por ordem da Presidência.
Bolívia

Bolívia. Marcha com caixões dispersada com gás

A manifestação de milhares de pessoas partiu da cidade vizinha de El Alto e seguiu até a praça central de São Francisco, com as urnas dos oito civis mortos durante a operação da última terça-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não está preocupado com manif da PSP

133
O Presidente da República garantiu esta quarta-feira não estar preocupado com a manifestação conjunta da PSP e da GNR marcada para quinta-feira. lamentando a deterioração do estatuto destes.
Angola

Angola. 18 mil crimes entre julho e setembro

Angola registou, no terceiro trimestre deste ano, mais de 18.000 crimes de natureza diversa, um aumento em mais 317 casos em relação ao trimestre anterior, numa média de 187 casos por dia.
Forças Policiais

GNR e PSP criticam 789 euros de início de carreira

418
"É inconcebível que um agente de autoridade ganhe apenas mais 100 euros do que o ordenado mínimo nacional (...) é injusto tendo em conta o risco", consideram os sindicatos da GNR e da PSP.
GNR

Julgada militar da GNR que apontou arma a chefe 

Uma militar da GNR de Mondim de Basto está ser julgada por ameaçar um superior hierárquico com uma pistola. A mulher arguida assegurou que andava a ser assediava sexualmente pelo guarda principal.
Iraque

Iraque. Dois mortos em novos confrontos

Dois manifestantes foram mortos e pelo menos 25 ficaram feridos em novos confrontos com as forças policiais, que dispararam balas reais e granadas de gás lacrimogéneo.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Hong Kong

A noite mais dura de protestos em Hong Kong

"Cercados, sob ataque e enfrentando perigo de vida, seis polícias retiraram as suas pistolas" para "proteger a própria segurança e de outros polícias", diz comunicado da força policial.
Crimes Sexuais

França abre investigação relacionada com Epstein

Investigação envolve informações relativas a menores de 15 anos e visam estabelecer ligações de eventuais infrações cometidas envolvendo vítimas francesas. O milionário possuía uma casa no país.
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Inglaterra

5 agentes detidos por morte de português

André Moura, de 30 anos, foi detido na noite de 6 de julho em Oldham, devido a um "incidente doméstico", e morreu na madrugada seguinte. Agentes foram detidos por "má conduta".
Crime

Pedro Dias transferido de Monsanto para Coimbra

Tribunal de Execução de Penas determinou a "passagem do recluso a regime comum". Foi transferido da prisão de segurança especial de Monsanto, em Lisboa, para o Estabelecimento Prisional de Coimbra.
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Sindicatos

Sindicatos querem investigações a suicídios na PSP

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia acusou ainda o Estado de contribuir para a instabilidade psicológica dos profissionais e pediu melhores condições de trabalho.
Tráfico de Droga

Meia tonelada de cocaína apreendida num veleiro

As autoridades detetaram uma quantidade de placas de cocaína, com o peso bruto aproximado de 500 quilos bem como uma pistola “e outros elementos de prova”. Foram detidos dois homens.
Violência Doméstica

Vila Real. Dois feridos por violência doméstica

O detido é o marido da mulher, um homem de 47 anos. As vítimas são uma mulher de 45 anos e o seu irmão de 43 anos, e foram transportados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes.
Tráfico Humano

Detidos 2 suspeitos de tráfico humano no Alentejo

Operação do SEF decorreu nas zonas de Alcácer do Sal e de Beja. Foram identificadas 15 vítimas de exploração laboral, que viviam em más condições de higiene, trabalho e alojamento.
Tráfico de Droga

Agente da PSP detido por tráfico de droga

A PSP deteve quatro homens, incluindo o agente da PSP, com idades entre os 34 e os 46 anos. Foram apreendidas 250 mil doses de haxixe.
GNR

Mais de 1.500 infrações por álcool nas estradas

O excesso de velocidade, a falta de inspeção periódica obrigatória e a condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei são as infrações mais registadas, num total de 30.344.m
Forças Policiais

Três crianças e um adulto feridos por dois cães 

Três crianças e um adulto sofreram atacadas por dois cães de raça "potencialmente perigosa" que se encontravam "sem trela". As vítimas foram transportadas para o Hospital, de onde já tiveram alta.
GNR

Operação de Verão da GNR começa sexta-feira

GNR vai intensificar “as ações de patrulhamento, a fiscalização e o apoio aos utentes das vias” de forma a garantir a fluidez do transito, apoiar as pessoas e combater e sinistralidade.
Forças Policiais

PSP contra excesso de horas não remuneradas

455
Elementos do CI manifestaram-se contra excesso de horas de trabalho sem receberem qualquer remuneração, a falta de efetivos e o baixo valor das ajudas de custo, que rondam os 40 euros.
Forças Policiais

Abusos policiais são inadmissíveis, diz inspetora

381
Preocupada com alguns "abusos" das forças policiais, Margarida Blasco pede "tolerância zero". Em 2018 recebeu 860 denúncias contra a atuação das forças de segurança, o valor mais alto em sete anos.
França

França. Autoridades investigam violência policial

Os inquéritos abertos à atuação das autoridades vão "desde insultos a ferimentos que podem ser graves". Caso se prove a existência de falhas, "haverá sanções", garante o governo francês.
Venezuela

Mil membros da polícia desertam para a Colômbia

Aos cerca de mil membros das forças policiais venezuelanas juntaram-se 400 familiares, para quem o governo colombiano estabeleceu um processo de "receção e atendimento". Todos procuram proteção.
Ministério Público

Jamaica. MP quer penas suspensas ou multas

O MP acusa os arguidos do arremesso de pedras e de injurias sobre polícias, quando desciam a Avenida da Liberdade, durante uma manifestação. MP pede pena suspensa ou multas para 4 arguidos.
Forças Policiais

Zimbabué. PR estupefacto com vídeo de abusos

Os protestos contra o aumento dos combustíveis anunciado por Mnangagwa em 12 de janeiro levaram a um aumento da repressão pela polícia e exército, causando, pelo menos, 12 mortos e 300 feridos.
Forças Policiais

Jamaica. Governo angolano preocupado com ameaças

3850
Desde o incidente no bairro da Jamaica, as redes sociais em Angola têm incitado a ações de retaliação contra cidadãos portugueses que residem no país, ameaças que são consideradas "caça ao português".
Forças Policiais

Jamaica. Violência policial? O que o vídeo mostra /premium

2812
O inquérito à atuação policial no bairro da Jamaica, no Seixal, vai ser feito com base num vídeo amador captado de uma varanda. O Observador mostra o que aconteceu, segundo a segundo, em 7 vídeos.
Moçambique

Três mortos e um ferido em ataque de grupo armado

Três pessoas morreram na sequência de um ataque de um grupo armado, no norte de Moçambique, tendo sido uma delas decapitada. O grupo estava munido de catanas e queimou seis casas durante a incursão.
Holanda

Portugal passa à Holanda liderança da Eurogendfor

110
Portugal passou o testemunho da Força de Gendarmeria Europeia, uma força multinacional de polícia militarizada constituída por forças de segurança com estatuto militar de sete países, à Holanda.
Forças Policiais

27 casos de gastroenterite na GNR de Portalegre

Um total de 27 guardas provisórios que frequentam o 40.º curso de formação de guardas, em Portalegre, apresentaram sintomas coincidentes com um quadro de gastroenterite.
Itália

Novo chefe da máfia siciliana detido em Itália

O novo chefe da máfia siciliana e dezenas de suspeitos foram detidos na Sicília. Os detidos são acusados, entre outros crimes, de conspiração criminosa, extorsão, porte de armas e incêndios.
PSP

PSP desmantela grupo suspeito de furto de rodas

A PSP deteve três homens suspeitos de pertencer a um grupo que se dedicava ao furto de rodas de viaturas na Área Metropolitana de Lisboa. Para já, estão indiciados por 14 crimes.
Europol

Europol identifica 94 suspeitos de crimes sexuais

Vinte e sete investigadores de 21 países juntaram-se à Europol para identificar, através de milhões de fotografias e vídeos, 241 vítimas de exploração e abuso sexual de crianças.
Protestos

Protesto dos polícias acaba sem "invasão, invasão"

807
Milhares de polícias estiveram em protesto esta noite frente à Assembleia da República. Houve barreiras derrubadas e empurrões. A tensão escalou mas a manifestação acabou por terminar sem danos.
Tráfico de Droga

Operação Star Bananero faz 16 detidos

Segundo a PJ, foram apreendidas 6,3 toneladas de cocaína num contentor que havia chegado ao porto de Setúbal e se destinava a uma empresa espanhola.
Forças Policiais

Forças policiais realizam protesto na quinta-feira

Elementos da PSP, GNR, SEF, guardas prisionais, Polícia Marítima e ASAE realizam na quinta-feira uma manifestação de protesto contra o descongelamento das carreiras.
Forças Policiais

PSP é alvo da maioria das queixas contra polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna recebeu 772 queixas contra a atuação das forças e serviços de segurança em 2017, mais de metade das quais foi dirigida à ação da PSP.
Tiroteio

Dois rapazes feridos em tiroteio em Londres

A polícia ainda não conseguiu perceber se os 2 tiroteios que ocorreram num espaço de dois minutos, a poucas ruas de distância, estão ou não ligados. Os rapazes foram hospitalizados e livres de perigo
Frontex

Portugal reforça presença nas missões da Frontex

Portugal vai reforçar este ano a participação em operações da agência europeia Frontex para combater o tráfico de seres humanos e apoiar refugiados.
Catalunha

Que é feito dos polícias enviados à Catalunha?

Foram destacados pelo governo para impedir o referendo independentista e acabaram alvo de contestação catalã. Porém, na fronteira de Aragão com a Catalunha, os "300 de Pineda" são vistos como heróis.
Arte Urbana

Dois novos trabalhos de Banksy nas ruas de Londres

144
O artista anónimo voltou a deixar a sua marca nas ruas de Londres e agora inspirou-se no também artista Jean-Michel Basquiat. As obras estão a ser interpretadas como uma crítica às forças policiais.
Venezuela

Venezuela. Denunciado abuso das forças policiais

A coligação de oposição venezuelana Mesa da Unidade Democrática denunciou que vários agentes da polícia cometeram abusos contra os manifestantes durante um protesto antigovernamental em Caracas.
Venezuela

Caracas: tanques e barreiras policiais na cidade

Tanques militares, equipas antimotins e pontos móveis de controlo policial foram distribuídos pelas forças de segurança por vários sítios da capital venezuelana.
Forças Policiais

PJ detém inspetores da própria PJ

725
Operação visa vários suspeitos de tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais. Entre os detidos há um funcionário da PJ já reformado e um inspetor no ativo.
Justiça

Ameixoeira. Suspeitos do tiroteio detidos

Os dois homens foram identificados esta segunda-feira e vão agora apresentar-se ao juiz no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. Terão sido eles os autores dos disparos há uma semana, em Lisboa.
País

Só 25% das chamadas para o 112 são emergências

O 112, dedicado a comunicar emergências, recebe em média 25 mil chamadas por dia, mas 75% não correspondem a emergências, ainda que isso não signifique que sejam chamadas falsas.
Suécia

14 homens planeavam ataque a centro de refugiados

A polícia da Suécia anunciou hoje a detenção de um grupo de 14 homens suspeito de planear um ataque a um centro de refugiados. Tinham machados, facas e tubos de ferro guardados nos carros.
Orçamento do Estado

Polícias contestam cortes no orçamento

Menos agentes, polícias mais velhos e com menos meios para trabalhar é o cenário traçado pelo presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia, em reação à proposta de Orçamento do Estado.
Orçamento do Estado

GNR. Suspensão de passagem à reserva contestada

Associação dos Profissionais da Guarda manifestou-se preocupada com a suspensão da passagem à reserva prevista no Orçamento do Estado.
País

Caso de Guimarães. "Dúvida jurídica" alterou pena

MAI afirmou que suspendeu a aplicação da pena de 200 dias aplicada ao subcomissário Filipe Silva, envolvido nos incidentes de Guimarães em maio de 2015, por existir "uma dúvida" jurídica.
Animais

655 crimes por maus-tratos a animais. 5 condenados

A maioria das denúncias foi registada nos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto. A lei que criminaliza os maus-tratos de animais entrou em vigor em outubro de 2014.
Tráfico de Droga

Dois homens detidos com 3.500 doses de droga

387
A PSP do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, anunciou hoje a detenção de dois homens no Bairro do Aleixo, Porto, com mais de 3.500 doses individuais de droga.
Parlamento

AR recomenda aprovação do novo estatuto da GNR

A Assembleia da República recomenda a aprovação de um novo estatuto profissional com base no "trabalho já desenvolvido na anterior legislatura" e nas reivindicações das associações da GNR.
Trânsito

GNR deteve 168 pessoas durante o fim de semana

A GNR deteve 168 pessoas no âmbito de operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária realizadas durante o fim de semana em todo o país.
Crise dos Refugiados

Mascarados atacam migrantes no centro de Estocolmo

Várias dezenas de homens mascarados, presumivelmente ligados a grupos neonazis, dirigiram-se na sexta-feira para o centro de Estocolmo com o objetivo de agredir migrantes.
Trânsito

GNR multou 525 condutores por uso do telemóvel

Mais de 500 condutores foram multados por estarem a utilizar o telemóvel durante a condução, no âmbito de operação da GNR que decorreu na quinta e sexta-feira em todo o país.
Governo

Segurança nos aeródromos é das câmaras

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, lembrou que a responsabilidade pela segurança nos aeródromos é dos municípios, enquanto proprietários, mas afiançou que o Governo espera encontrar em breve uma solução para a carreira aérea Bragança/Portimão.
Nações Unidas

PSP confirma intendente em missão da ONU

A Polícia de Segurança Pública confirmou a nomeação do intendente José Figueira para uma missão internacional das Nações Unidas, após um pedido de disponibilização do agente feito pelo organismo.
Trânsito

Condução e telemóvel: cada vez há mais quem o faça

Cerca de 29 mil condutores foram apanhados pela GNR em 2015 por estarem a utilizar o telemóvel durante a condução, mais 30 por cento do que no ano anterior.
Crise dos Refugiados

Mais dois refugiados chegam quinta-feira a Lisbo

O SEF revelou que vão chegar, na quinta-feira, mais dois refugiados a Portugal, provenientes da Grécia, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia.
Madeira

PSP encontra dois cadáveres no Curral das Freiras

A PSP encontrou dois cadáveres perto de um miradouro na freguesia do Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, disse uma fonte dos bombeiros locais.
Governo

PSP pergunta quando são promovidos 2.000 polícias

A PSP pediu um parecer jurídico para esclarecer a norma relacionada com a progressão na carreira de mais de 2.000 polícias, resultante da aplicação da nova tabela remuneratória.
Refugiados

SEF: Refugiados terão autorização de residência

Ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia, Portugal recebeu, a 17 de dezembro, o primeiro grupo de 24 refugiados proveniente da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia.
Iraque

Oito mortos em tomada de reféns

Homens armados sequestraram um número indeterminado de pessoas num centro comercial de Bagdad, onde entraram depois de fazerem explodir um veículo armadilhado na rua, incidente que até ao momento fez pelo menos oito mortos.
Alemanha

Polícia e extrema-direita em confrontos em Colónia

A polícia alemã usou hoje gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar uma concentração de militantes do movimento xenófobo PEGIDA. Manifestantes responderam atirando garrafas e petardos.
Crise dos Refugiados

Polícia grega vai registrar ONG do mar Egeu

As ONG presentes nas ilhas do norte do mar Egeu, na Grécia, principal ponto de entrada dos migrantes na Europa, deverão registar-se de forma sistemática junto das autoridades gregas.
Turquia

Rusga policial na sede do partido pró-curdo

A polícia antiterrorista turca deteve, em Istambul, diversos responsáveis locais do principal partido pró-curdo do país, alvo de recentes e acesas críticas do Presidente islamita-conservador Recep Tayyip Erdogan.
Crime

Iam avisá-la da morte do marido. Estava degolada

A Polícia Judiciária está a investigar o caso de uma mulher encontrada degolada na sua casa, em Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, quando as autoridades tentavam avisá-la da morte do companheiro.
País

Corpo encontrado dentro de uma autocaravana

O corpo de uma pessoa ainda por identificar foi encontrado dentro de uma autocaravana na praia de Carreço, Viana do Castelo, num caso que está já a ser investigado pela PJ, disseram fontes policiais e da proteção civil.
Terrorismo

"Não há razão para alarme", diz ministra

A ministra da Administração Interna afirmou que o nível de ameaça terrorista em Portugal se mantém inalterado, assegurando que não há razão para alarme.
Terrorismo

Suspeito de terrorismo detido em Nova Iorque

Um homem de 25 anos foi detido e acusado de planear um ataque terrorista, em nome do autodenominado Estado Islâmico, na noite de Ano Novo em Rochester, Nova Iorque.
Segurança

GNR em força nas estradas a partir de quinta 

A 'Operação Ano Novo' da GNR começa na quinta-feira com a intensificação do patrulhamento e da fiscalização rodoviária nas estradas de e para os locais associados às festividades desta altura do ano.
Acidente Rodoviário

"Festas Seguras": 2.326 acidentes e 6 mortos 

A PSP informou que registou 2.326 acidentes dos quais resultaram seis mortos, no período de 14 a 27 de dezembro, durante o qual decorreu a operação "Polícia Sempre Presente -- Festas Seguras 2015".
Justiça

Traficante de droga detido no Natal ouvido hoje

O alegado maior traficante de droga do Porto e outras três pessoas, detidos pela PJ na noite de quinta-feira, são hoje ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal.
Alentejo

Encontrado corpo de homem desaparecido no Alqueva

O corpo de um homem de 26 anos que estava dado como desaparecido há seis dias na barragem do Alqueva, no Alentejo, foi encontrado perto das 12h30 a flutuar na albufeira.
PSP

Onze pessoas detidas no Algarve

Onze pessoas foram detidas, durante a madrugada de hoje, nas cidades de Faro, Olhão e Lagos, na sua maioria por condução sob a influência de álcool e posse de droga.
Lisboa

Tuk tuk: 40 autos de infrações num mês

As ações de fiscalização às restrições de circulação de veículos de animação turística na cidade de Lisboa, que entraram em vigor há um mês, resultaram em 40 autos levantados devido a infrações.
PSP

50 pessoas detidas esta madrugada em Lisboa

A PSP deteve nesta madrugada 50 pessoas e apreendeu seis armas e droga no âmbito de diversas operações levadas a cabo em Lisboa, Amadora e Loures.
País

Acidente com trator faz dez feridos, quatro graves

Dez pessoas ficaram feridas, quatro delas com gravidade, na sequência de um acidente que envolveu um trator com reboque, no concelho de Sousel, distrito de Portalegre.
Segurança

GNR reforça fiscalização aos veículos pesados

A GNR vai reforçar na quarta-feira a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.
Trânsito

Quase 27 mil condutores com excesso de álcool

Quase 27.000 condutores foram apanhados este ano pela GNR com excesso de álcool, mais 2.000 do que 2014, indicou a corporação, que intensificou a partir de hoje a fiscalização à condução sob efeito de álcool e drogas.
Polícia

Polícias europeus reclamam mais coordenação

Os polícias da União Europeia reclamam mais coordenação, uma formação estandardizada e mais meios para poderem enfrentar as novas ameaças. A presidente da Eurocop denunciou ainda os baixos salários.
País

Duas mil pessoas fiscalizadas pelo SEF

Mais de dois mil cidadãos foram fiscalizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras durante uma operação de controlo realizada em todos os postos de fronteira marítima. Registaram-se 15 ocorrência.
Polícia

PSP lança grande operação em Sacavém

348
200 agentes da PSP estão desde as 7h10 a realizar uma grande operação para detetar armas ilegais na Quinta do Mocho, em Sacavém. Já foram detidas sete pessoas.
Atentados de Paris

Nova operação policial em Molenbeek

A polícia federal da Bélgica está a levar a cabo uma nova operação antiterrorista no distrito de Molenbeek no âmbito de uma investigação após os atentados de Paris de 13 de novembro.
Madeira

Ex-deputado CDS: suspeitos em prisão preventiva

"Os arguidos foram indiciados pelos crimes de roubo, homicídio qualificado e profanação de cadáver", adianta o comunicado da Polícia Judiciária.
Forças Policiais

GNR faz 5 detidos em comboios e estações

A GNR anunciou a detenção de cinco pessoas, por entrada ilegal no país, durante uma operação de quatro dias de controlo e fiscalização nos comboios internacionais e nas estações ferroviárias.
Oeiras

Detidas 33 pessoas por suspeitas de jogo ilegal

33 detidos em Oeiras são suspeitos de envolvimento em jogo ilegal e exploração ilícita de jogo, lenocínio (incentivo à prostituição com fins lucrativos) e tráfico de droga.
França

Tomada de reféns em França foi apenas "banditismo"

O procurador da República de França confirmou que a tomada de reféns no norte do país "foi uma operação de grande banditismo" e não uma operação terrorista.
Crime

Tráfico de seres humanos: 29 vítimas este ano

O SEF sinalizou, até setembro, 29 vítimas de tráfico de seres humanos, 17 das quais para exploração laboral. Há 28 investigações de tráfico a decorrer.
Forças Policiais

PSP e GNR. MAI quer ajuda para prevenir suicídios 

O Ministério da Administração Interna vai pedir o contributo das associações socioprofissionais da GNR e dos sindicatos da PSP, para a revisão do plano de prevenção do suicídio nas forças de segurança.
INTERPOL

Só um em cada cinco terroristas identificados

O organismo policial internacional estima que as forças de segurança apenas têm identificados 5.600 dos 25 mil combatentes terroristas em todo o mundo, ou seja um em cada cinco.
Polícia

Criado grupo de trabalho para suicídio na PSP/GNR

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho, para rever o plano de prevenção do suicídio nas forças de segurança, que deverá apresentar um relatório preliminar no prazo de 30 dias.
Forças Policiais

Caução de 30 mil euros para funcionário público

O funcionário da Segurança Social detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), por corrupção e outros crimes, terá de prestar uma caução de 30.000 euros para aguardar o desenrolar do processo em liberdade, foi hoje divulgado.
Burla

2 detidos e buscas em centro de segurança social

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas, entre as quais o chefe de equipa do centro distrital de segurança social de Lisboa, por suspeitas de burla ao Estado.
Crimes Sexuais

GNR de Viana do Castelo faz cinco arguidos

A GNR de Viana do Castelo anunciou hoje que constituiu arguidos quatro homens e uma mulher no âmbito de uma operação de combate ao crime de lenocínio feita em Ponte da Barca, naquele distrito, e em Braga.
Crime

Valongo. Homem encontrado morto em bagageira

PJ está a investigar a morte de um homem encontrado em Valongo na bagageira de um automóvel, depois de a PSP ter detido o condutor da viatura por furto, disse à Lusa fonte policial.
Angola

Ministro angolano 'revela' planos estrangeiros 

O ministro do Interior de Angola entende como "prudente" a detenção dos 15 ativistas angolanos, para não permitir o desenvolvimento de planos apoiados por forças estrangeiras para a desestabilização do país, que previam "mortes".
Fraude

Buscas em casa de Le Pen por suspeita de fraude

A casa de do ex-líder da Frente Nacional (extrema-direita), Jean-Marie Le Pen, foi alvo de buscas. A investigação foi aberta em junho e envolve suspeitas de branqueamento de capitais.
Crime

Segundo cadáver encontrado em Guimarães

O cadáver de um individuo de sexo masculino foi encontrado esta manhã junto ao Castelo de Guimarães, caso que a Policia Judiciária está a investigar.
Crime Informático

Alerta: cuidados redobrados para evitar cibercrime

127
A Polícia Judiciária apelou aos utilizadores da internet que se certifiquem primeiro se as empresas que oferecem empregos realmente existem e só depois respondam às propostas de trabalho.  
País

Violência doméstica:40 mulheres mortas, 122 órfãos

245
Este ano já morreram 40 mulheres portuguesas por violência doméstica, valor que supera as médias registadas em 2013 e 2014, no Relatório Anual da Segurança Interna.
Crise dos Refugiados

GNR detetou 5 mil imigrantes no mar Egeu

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR detetou este ano 5.180 imigrantes irregulares e resgatou 1.265, no mar Egeu, na fronteira marítima entre a Grécia e a Turquia.
Angola

Imigrantes expulsos por Angola caem para metade

O número de imigrantes expulsos por Angola desceu praticamente para metade na última semana, cifrando-se, ainda assim, em cerca de 870 casos, segundo dados do Serviço de Migração e Estrangeiros.
Meteorologia

Resgate do petroleiro atraiu turistas a Cascais

A operação de resgate do petroleiro que estava encalhado desde atraiu a atenção de milhares de pessoas que aproveitaram a tarde de domingo para assistir no local aos trabalhos.
Crime

Cadáver encontrado em Loures deverá ser de homem

Decomposição do cadáver encontrado hoje dentro de uma mala em Loures levou a GNR a julgar que se tratava de uma criança, mas os dados mais recentes indicam que será o corpo de um homem.
Crime Organizado

"El Chapo" fica ferido em operação mas escapa

narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman sofreu ferimentos na perna e no rosto enquanto fugia de uma operação policial para o recapturar, realizada no noroeste do México, revelou o governo.
Segurança Alimentar

ASAE abre três processos-crime no Norte

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anunciou ter instaurado três processos-crime por abate clandestino nos concelhos de Vinhais, Monção, Fafe e Vila Real.
Naufrágios

Buscas por pescador desaparecido retomam às 20h

As buscas subaquáticas pelo pescador ainda desaparecido na Figueira da Foz foram suspensas às 14h30 e vão ser retomadas às 20h, por causa das condições "adversas" do mar.
Braga

Criança gravemente ferida em Braga por disparo

Uma criança foi esta tarde assistido pelo INEM, em Braga, a um ferimento na cabeça "muito grave" provocado pelo disparo de uma arma de fogo.
Animais

Maus tratos a animais: 98 crimes e 4.536 multas

A GNR registou 98 crimes e 4.536 contraordenações durante o primeiro ano da lei que criminaliza os maus tratos e o abandono de animais de companhia.
Trânsito

Acidente causa pelo menos dez feridos

Cerca de uma dezena de feridos é o resultado de um acidente de trânsito envolvendo três viaturas ligeiras no IC 2, sentido norte-sul, perto de Oliveira de Azeméis, segundo a GNR.
Administração Interna

Entrada de 33 novos oficiais da GNR

A ministra da Administração Interna salientouque, apesar dos constrangimentos financeiros, a GNR tem registado a entrada de novos efetivos.
Animais

Treinadores de cães perigosos certificados

A GNR e a PSP são as entidades competentes para certificar treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos.
Assistência Social

Mais de 500 idosos em risco 

251
Mais de 500 idosos em situação de risco foram sinalizados este ano pela GNR a instituições locais para receberem apoio social e médico.
A página está a demorar muito tempo.