O português Luís Figo, candidato à presidência da FIFA nas eleições de 29 de maio, manifestou-se hoje confiante que as federações “estão dispostas a mudar” e a apoiar a sua candidatura. Em Madrid, à margem da gala de entrega dos prémios Condé Nast Traveler, Figo admitiu, contudo, que será um processo complicado.

“O processo é difícil, sabia-o desde o início. Continuo confiante que pode haver uma mudança e que as pessoas não terão medo da mudança”, afirmou.

Figo apontou ainda como prioridades, em caso de vitória, o desenvolvimento do “futebol base”, para o qual será necessária uma “melhor distribuição de fundos” entre as federações, bem como “mais transparência” na organização de cúpula do futebol mundial.

As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias do congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Além de Figo, concorrem à presidência da FIFA o suíço Joseph Blatter, considerado o principal favorito à reeleição para um quinto mandato, o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, e vice-presidente do organismo para a Ásia, e Michael van Praag, líder da federação holandesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR