895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

86% dos jovens portugueses usam a internet todos os dias

Este artigo tem mais de 5 anos

Apenas 2,1% dos jovens entre os 15 e os 24 anos dizem nunca ter acedido à internet. Para além de consultar as redes sociais, os jovens procuram informação sobre eventos e falam no Skype.

i

Ilustração: Milton Cappelletti

Ilustração: Milton Cappelletti

Se tem entre 15 e 34 anos e está a ler esta notícia é mais provável que seja mulher, tenha formação superior, já trabalhe e viva confortavelmente com o seu rendimento atual. É esse o retrato que o estudo “Lazer, Emprego, Mobilidade e Política” encomendado pela Presidência da República indica sobre os jovens que lêem notícias e artigos na internet, uma atividade que 34,2% dos jovens portugueses dizem fazer com regularidade. Entre os mais jovens, 86,9% dos jovens dizem aceder todos os dias à internet, especialmente para comunicar nas redes sociais.

Mais de três quartos de todos os jovens portugueses vão diariamente à internet e entre os mais novos, com idade entre os 15 e os 24 anos, há 86,9% que afirmam aceder à rede todos os dias. Apenas 1,2% das pessoas entre os 15 e os 24 anos dizem nunca ter acedido à internet. Esta percentagem sobe para os 8,4% quando se fala de jovens entre os 25 e os 34 anos. Mas o que é que os jovens fazem na internet?

A prioridade na consulta da internet é claramente as redes sociais. 91,9% dos jovens dos 15 aos 24 utiliza-a diariamente para isso. A seguir fazem a consulta e envio dos seus e-mails, procuram informações, falam por Skype, jogam computador e ouvem música. Uma tendência que separa os jovens mais novos e os jovens entre os 25 e 34 é a maneira como os primeiros vêm mais televisão através de streaming na internet. Também são os mais novos que fazem mais downloads de música e filmes.

Na internet, os homens jogam mais jogos de computador e fazem mais downloads. Já as mulheres destacam-se por ler mais artigos e notícias e estarem mais atentas aos blogs. Também são as mulheres que compram mais online, mas a diferença é muito pouca em relação ao homens (21,8% dos homens e 22% as mulheres).

Infografia: Milton Cappelletti

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.