Se tem entre 15 e 34 anos e está a ler esta notícia é mais provável que seja mulher, tenha formação superior, já trabalhe e viva confortavelmente com o seu rendimento atual. É esse o retrato que o estudo “Lazer, Emprego, Mobilidade e Política” encomendado pela Presidência da República indica sobre os jovens que lêem notícias e artigos na internet, uma atividade que 34,2% dos jovens portugueses dizem fazer com regularidade. Entre os mais jovens, 86,9% dos jovens dizem aceder todos os dias à internet, especialmente para comunicar nas redes sociais.
Mais de três quartos de todos os jovens portugueses vão diariamente à internet e entre os mais novos, com idade entre os 15 e os 24 anos, há 86,9% que afirmam aceder à rede todos os dias. Apenas 1,2% das pessoas entre os 15 e os 24 anos dizem nunca ter acedido à internet. Esta percentagem sobe para os 8,4% quando se fala de jovens entre os 25 e os 34 anos. Mas o que é que os jovens fazem na internet?
A prioridade na consulta da internet é claramente as redes sociais. 91,9% dos jovens dos 15 aos 24 utiliza-a diariamente para isso. A seguir fazem a consulta e envio dos seus e-mails, procuram informações, falam por Skype, jogam computador e ouvem música. Uma tendência que separa os jovens mais novos e os jovens entre os 25 e 34 é a maneira como os primeiros vêm mais televisão através de streaming na internet. Também são os mais novos que fazem mais downloads de música e filmes.
Na internet, os homens jogam mais jogos de computador e fazem mais downloads. Já as mulheres destacam-se por ler mais artigos e notícias e estarem mais atentas aos blogs. Também são as mulheres que compram mais online, mas a diferença é muito pouca em relação ao homens (21,8% dos homens e 22% as mulheres).
Infografia: Milton Cappelletti