Foi bonita a festa, pá! O verso de Chico Buarque, na canção (“Tanto Mar”) que escreveu para um país libertado, em 1974, é o que melhor descreve a manhã deste domingo, em Tondela. O dia ergueu-se solarengo nas beiras, e, em Tondela, não haveria de ficar nenhum lugar por preencher no velhinho Estádio João Cardoso, que só tem 2.500 lugares, mas o ambiente era o de uma improvisada “Bombonera” de Buenos Aires, pois não se viu vivalma sentada, e rufaram os bombos, e exaltaram-se as vozes, até terminar o tão decisivo Tondela-Chaves.

Tondela: Cláudio Ramos; Edu Machado, Vítor Alves, Pica e Pedro Araújo; Bruno Monteiro, Fábio Pacheco e Machado; Renato Santos, Piojo e Tozé Marreco

Chaves: Paulo Ribeiro; João Góis, Stéphane Madeira, Miguel Ângelo e Sagna; João Patrão, Siaka Bamba e Bruno Magalhães; Issoko, Barry e João Reis

A Segunda Liga foi, em 2014/2015, o que vem sendo desde há muitas temporadas. Não, não é a Premier League, desengane-se quem nunca acordou cedo ao domingo para ver uma partidinha do Desportivo das Aves ou do Portimonense, a técnica é quase sempre preterida em detrimento da força, e, durante os meses de inverno, com as bancadas vazias e os relvados quase impraticáveis, é penoso ver um jogo aqui. Mas, se há na Segunda Liga um travo de Premier League, é, precisamente, a sua total imprevisibilidade, quer no desfecho de cada partida, quer na noção, até final, de quem será campeão – e, no caso, quem vai subir à Primeira Liga.

A penúltima jornada começou, e seis (!) dos oito primeiros classificados (excluídos que estão Sporting e Benfica “B” de subir) podiam ser promovidos. Mas se para o Freamunde só a matemática valia, a verdade é que Tondela e Chaves, caso vencessem, subiriam imediatamente de divisão, e Covilhã, União da Madeira e Feirense, se algum dos anteriores perdesse, também tinha hipóteses de lá chegar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogou começou por ser bem disputado em Tondela, com os da casa a tratarem melhor a redondinha, sobretudo por intermédio de Edu Machado, que, outrora médio, se fez um lateral de valor, Fábio Pacheco, que, sendo médio-defensivo, é ele quem pensa todo o futebol do Tondela, e, claro, Tozé Marreco, o melhor marcador da Segunda Liga, com 23 golos. No onze do Chaves, e na ausência do talentoso Raphael Guzzo – que vai disputar o Mundial Sub-20 da Nova Zelândia –, foi sobretudo o cabedal do costa-marfinense Siaka Bamba, no meio-campo, e de Luís Barry – em tudo a fazer lembrar Hugo Almeida –, no ataque, que se destacou. Não admira, por isso, que o Chaves tenha terminado o jogo com mais do triplo das faltas do Tondela, e os da casa tenham conseguido quase o dobro da posse de bola.

Mas até foi o Chaves quem marcou primeiro, logo aos 8′. E que golo! A bola é metida na área vinda da direita, o grandalhão Luís Barry ganha disputa de cabeça, e João Reis (que, quando nos juniores do Louletano, até foi cobiçado pelo Inter de Milão) fez, num remate de bicicleta, o golo dos flavienses.

O Tondela quase marcou aos 33′, num remate do argentino Piojo após confusão na área, mas foi aos 38′, e pouco depois do treinador do Chaves, Carlos Pinto, ser expulso por protestos, que o Tondela empatou. O autor do golo foi João Pica, que marcou de cabeça, na área, após um daqueles lançamentos à Maxi Pereira, que põe a bola com as mãos onde muitos não a põem com os pés, de Pedro Araújo.

E foi com o empate que chegou o intervalo. No recomeço da partida, aos 58′ minutos, o Tondela adianta-se pela primeira vez no encontro, com Machado a desviar de cabeça um bom cruzamento de Tozé Marreco na direita. Fazia-se a festa em Tondela, com a possibilidade do clube da terra, e ao fim de 83 anos de história, subir pela primeira vez à Primeira Liga.

O “balde de água fria” viria aos 62′, com Luís Pinto, na área, e após vários muita confusão, a desviar um cruzamento vindo da direita, e a fazer o empate.

Até final pouco mais se viu de futebol, oportunidades idem, e, com este empate, nem Tondela nem Chaves sobem de imediato à Primeira Liga. E, se perderem pontos na última jornada, até podem ser ultrapassados por Covilhã e União da Madeira, que venceram hoje os respetivos jogos.

U. Madeira 1-0 Santa Clara

FC Porto B 0-3 Benfica B

Tondela 2-2 Chaves

Trofense 2-1 Freamunde

Sporting B 1-1 Marítimo B

Sp. Covilhã 1-0 Farense

Feirense 1-0 Oriental

* os jogos Leixões-Beira-Mar, UD Oliveirense-Olhanense e Ac. Viseu-Portimonense apenas se realizam às 16h. Para segunda-feira (17h) estão marcados os encontros entre V. Guimarães B-SC Braga B e Atlético CP-Desp. Aves.