Rádio Observador

Indústria Farmacêutica

Grupo Azevedos investe 3,3 milhões de euros em fábrica de medicamentos em Portugal

Grupo Azevedos investiu 3,3 milhões de euros na que diz ser a maior fábrica de medicamentos em Portugal, para aumentar a capacidade de fabrico de produtos liofilizados.

O grupo Azevedos investiu 3,3 milhões de euros na que diz ser a maior fábrica de medicamentos em Portugal, para aumentar a capacidade de fabrico de produtos liofilizados, avançou nesta terçe-feira o grupo farmacêutico português. “O investimento de 3,3 milhões de euros na unidade industrial (Sofarimex), a maior fábrica de medicamentos em Portugal, tem como objetivo aumentar e melhorar a capacidade de fabrico de produtos liofilizados, mas também as condições tecnológicas de embalamento dos produtos sólidos”, explicou o presidente do grupo Azevedos, Thebar Miranda.

A maior parte do investimento foi direcionada para a área dos liofilizados (produtos preservados em desidratação absoluta) e vai permitir aumentar a capacidade de produção em 44%, o equivalente a mais quatro milhões de unidades por ano. “A Sofarimex, a nossa unidade de produção, é um pilar do grupo. Não só pelo que representa em termos de volume de negócios, cerca de 30% da faturação total do grupo Azevedos, mas pelo caráter âncora que tem em todo o circuito do medicamento e o valor que gera em termos de exportação para o país”, destacou o gestor.

Thebar Miranda explicou ainda que o grupo Azevedos “está continuamente a investir na Sofarimex”, lembrando também que “esta recente aposta [no valor de 3,3 milhões de euros] não é mais do que um passo idêntico” aos que têm vindo a dar e que irão continuar. Cerca de 95% dos medicamentos liofilizados produzidos pelo grupo Azevedos têm como destino o mercado externo, principalmente a Europa, sendo que o grupo farmacêutico português é um dos maiores produtores ibéricos deste tipo de produtos, com uma capacidade atual de nove milhões de unidades por ano.

Do total do negócio do grupo Azevedos em Portugal – Investigação & Desenvolvimento, Produção, Distribuição e Comercialização-, cerca de 60% destina-se à exportação. O grupo afirma que lidera a produção de medicamentos em Portugal, fabricando mais de 500 medicamentos diferentes. Na atividade industrial (Sofarimex), mais de 75% dos medicamentos produzidos são exportados para os cinco continentes.

Trata-se de um grupo farmacêutico nacional que atua em todo o circuito do medicamento — Investigação & Desenvolvimento, Produção, Distribuição e Comercialização — através de marcas próprias e licenciadas, sendo que os medicamentos produzidos pelo grupo Azevedos são comercializados em mais de cinquenta países.

O grupo Azevedos emprega cerca de 650 colaboradores e tem presença direta em cinco mercados, caso de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde e de Moçambique.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições

Eis o social - ismo

Luís Areias

O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)