A mil e dez metros de altura e ao longo de quase 27 metros, no Parque Nacional de Longgang (China), foi construído o maior percurso pedestre de vidro do mundo suspenso.

Chama-se Yuanduan e significa “no final das nuvens”, segundo o ABC. Para quem já sentiu algumas vertigens ao atravessar (ou só de pensar nisso) o miradouro com chão de vidro no Grand Canyon, saiba que este novo caminho pode mesmo desafiar o seu equilíbrio: é que o novo percurso vitral chinês é cinco metros mais alto que o percurso americano.

A construção começou em março de 2014e obrigou a um investimento de cinco milhões de euros. As obras acabaram um ano depois. Yuanduan já pode ser visitado desde abril.

Caminhar sobre o ar neste parque da China durante meia hora custa cerca de nove euros, de acordo com o The Guardian, mas é possível que tenha de esperar algumas horas na fila. É que os responsáveis pelo parque só deixam passar trinta pessoas de cada vez.

Uma questão de segurança? Não, apenas de otimizar a visita: na verdade, Yanduan suporta o peso de 200 pessoas, é resistente a um terramoto de magnitude oito e permaneceria de pé mesmo que fosse atravessado por um tornado.