Os ténis estão mais na moda do que nunca. No entanto, além de não serem uma peça barata, raramente se adaptam a todos os coordenados. Antigamente, o remédio para variar era comprar outro par. Agora, há a Shoes your Mood, que nasceu precisamente a pensar na imensidão do que é imutável no nosso armário.

Luís Marvão, o mentor da ideia, contou com a ajuda da família e dos amigos para se lançar neste projeto, mesmo sem qualquer experiência prévia no ramo, com a intenção de que este venha a ser um conceito que se estenda à moda no geral. A partir da constatação de que “temos tanta coisa que não se pode modificar”, a marca, que já está patenteada, pretende encabeçar um movimento de mudança.

Shoes your Mood é um trocadilho com a palavra “choose” (escolher) que faz jus ao poder de escolha. Na primeira coleção da marca terá ao seu dispor 21 padrões diferentes, precisamente para que possa escolher os que mais gostar, os que mais se adaptarem ao seu guarda-roupa ou os que mais transmitirem o seu estado de espírito, sem ter de passar pela penosa experiência das bolhas de água nos calcanhares. É que o que muda são as palas, os ténis continuam a ser os mesmos.

© Filipe Feio

© Filipe Feio

Por agora os padrões são fixos, mas no futuro é esperado que as pessoas possam desenhar o seu próprio padrão. O modelo dos ténis, registado e feito em Portugal, é sempre o mesmo, pelo menos nesta coleção de verão, e pode encontrá-los em cinco cores base: castanho, salmão, azul, cor-de-rosa e bege. Adquiridos os ténis e com recurso aos padrões terá, nada mais nada menos que, 126 combinações possíveis.

catalogo_palas©filipefeio_altas-25

Todos os padrões são cosidos sobre palas com “velcro fêmea”. Pode mudá-las sempre que quiser já que os ténis têm “velcro macho” e aceitam qualquer pala.

Concebidos para homens e mulheres de todas as idades — os números vão do 36 ao 44, com exceção do cor-de-rosa que só há até ao 39 — Luís demarca-se de um público-alvo: “Quero que a marca chegue a todas as idades. [Os ténis] tanto podem ser usados por um miúdo de 14 anos como por um senhor de 50, com um padrão mais sóbrio.” Não que um dos objetivos da Shoes Your Mood seja tornar-se consensual.

A loja abre dia 5 de junho, em Campo de Ourique, no mesmo espaço onde funciona o Winston Bar Lisboa, que vai continuar a ser bar durante a noite, mas durante o dia vai dar lugar a uma loja de ténis. Cada par vai custar 65 euros e virá com dois padrões diferentes. Mas em caso de indecisão, pode comprar palas avulso que vão custar entre os 4 e os 6 euros. Na impossibilidade de visitar a loja, poderá adquiri-los online a partir de dia 8 de junho, com a diferença de que vai perder a adrenalina do “experimenta padrão, troca padrão” em frente a um espelho.

O futuro espera-se expansionista. Luís Marvão disse ao Observador que daqui a um ano pensa abrir “mais uma loja em Lisboa, outra no Norte, talvez Porto ou Braga e outra, quem sabe, no Sul”. Mas enquanto a primeira loja não abre, pode começar por ver alguns exemplos de combinações na fotogaleria.

Nome: Shoes Your Mood
Data: 2014
Pontos de venda:
Winston Bar Lisboa (a partir de dia 5 de junho) e loja online (a partir de dia 8 de junho)
Preços:
65€ (ténis), 4€ a 6€ (palas)

100% Português é uma rubrica dedicada a marcas nacionais que achamos que tem de conhecer.