Norte

Parques aquáticos há muitos, mas não a norte do país. É por isso que a notícia da reabertura do Parque Aquático de Amarante é música para os nossos ouvidos. Com 36 mil metros quadrados, há um mundo de diversão aquática para descobrir ou revisitar este verão, com seis pistas múltiplas, quatro pistas rápidas, um caracol, dois tobogans, dois parques aquáticos infantis, bares e um snack-bar com esplanada. O espaço está aberto todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00, e assim ficará até dia 20 de setembro, altura em que voltará a desligar a água e a encerrar os portões. Até lá, há mais de três meses de mergulhos para aproveitar. Os preços podem ser consultados na página oficial.

Começa às 08h00 da manhã de sábado e só termina no domingo à meia-noite. O Serralves em Festa, que é como quem diz o maior festival de expressão artística contemporânea do Porto, está de regresso para alegria de tantos. Com tanta coisa a acontecer, é difícil selecionar um momento. A Festa no Prado, no sábado à noite, é um dos pontos altos de todas as edições do Serralves em Festa e este ano arranca com o concerto dos britânicos The Pop Group, precursores da geração pós-punk. Mas a sinergia entre os portugueses Paus e o filme da britânica Jemima Stehli também devera atrair curiosos. Parece mentira, mas o acesso a todas as atividades é gratuito. Vale a pena ver o programa com antecedência e traçar um roteiro.

As legiões romanas invadem Matosinhos esta sexta-feira. Felizmente não querem subjugar a Lusitânia e já têm despedida marcada para domingo. Até lá, é aproveitar os três dias d recriação histórica da lenda de Cayo Carpo, que terá dado o nome a Matosinhos e as vieiras aos peregrinos de Compostela. As legiões têm invasão marcada para as 17h00 de sexta-feira, com o cortejo da Lusitânia para receber o cônsul, e só abandonarão o recinto, instalado junto à Praia do Titã, no domingo depois de o sol se pôr, com um espetáculo pirotécnico. A entrada é gratuita

legiões romanas, recriações históricas, cayo carpo

Como diriam Astérix e Obélix, estes romanos estão loucos. E vão invadir Matosinhos este fim de semana. © C.M. Matosinhos

O Dia da Criança comemora-se a 1 de junho, mas celebrar no fim de semana anterior parece uma ideia tentadora para quem não tem a segunda-feira livre. Como já é tradição, os Jardins do Palácio de Cristal voltam a receber a Festa da Criança, entre sexcta-feira e domingo, das 10h00 às 18h00, com muitas atividades especialmente pensadas para os mais novos. A saber: insufláveis, jogos tradicionais, desafios desportivos, circuito de karting a pedais, desfiles de moda infantil, pinturas faciais, barcos, música, dança e teatro. E é tudo gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Centro

Uma vez por ano, as ruas e as casas das Caldas da Rainha transformam-se em galerias e palcos, acessíveis a todos os caldenses e visitantes. À 19.ª edição, o evento anual Caldas Late Night escolheu o mote “O Caldas está a morrer”, e como não poderia deixar de ser, fá-lo com arte. Até sábado à noite, haverá música, performances e arte de rua. É também uma oportunidade para os estudantes da Escola Superior de Artes e Design mostrarem os seus talentos. O acesso é gratuito.

O festival Música em Leiria arranca esta sexta-feira à noite com um concerto da Filarmonia das Beiras com Maria João & Mário Laginha ao qual vale a pena assistir, no Teatro José Lúcio da Silva (bilhetes entre os cinco e os 10 euros). Entre as novidades da 33.ª edição do evento está a inclusão de espetáculos de dança direcionados para o público infantil. Ou seja, agarre na pequenada e aproveite o evento que vai acontecer no domingo, às 15h00, em Castanheira de Pêra, este com entrada gratuita.

como-vim-aqui-parar

“Como é que eu vim aqui parar?” é um espetáculo gratuito para famílias, inserido no festival Música em Leiria. © Divulgação

Sul

É uma das alturas favoritas dos lisboetas, sinónimo de bom tempo e aproximação das festas dos Santos Populares. As Festas de Lisboa arrancam já este sábado às 22h00 com um espetáculo imperdível (e gratuito). A Torre de Belém vai servir de tela para o novo espetáculo do atelier O Cubo, “Quinhentos”, que apresentará cinco séculos da história de Portugal e do mundo. A EGEAC promete um espetáculo transdiscipli­nar de teatro e música, com uma paisagem natural com vista privilegiada sobre o Tejo e projeções multimédia. Se só puder fazer uma coisa no sábado à noite, escolha estar junto à Torre de Belém para assistir a este momento.

Sexta-feira é dedicada a Tolkien. Pelo menos na Faculdade de Letras de Lisboa, que organiza, desde as 10h00 até às 17h00, várias conferência centradas no criador de “O Senhor dos Anéis”. Da construção de linguagens como o élfico até às adaptações dos livros ao cinema, vale a pena espreitar algumas das sessões que vão ter lugar no Anfiteatro III, todas com entrada gratuita.

Por falar em Tolkien, muitos dos livros do escritor estão neste momento à venda na 85.ª Feira do Livro de Lisboa, junto com tantos outros. A maior festa do livro dura até 14 de junho no Parque Eduardo VII e não faltam os descontos dos “Livros do Dia” e da “Hora H”, as apresentações de livros feitas com os autores, os debates, as sessões de autógrafos, os eventos para crianças e também os comes e bebes, que são cada vez melhores e mais variados. Para visitar de segunda a quinta-feira das 12h30 às 23h, sexta-feira e vésperas de feriado das 12h30 às 24h, sábado das 11h às 24h e domingos e feriados das 11h às 23h.

O fato de banho está à mão? E o talento para os mergulhos e as braçadas, está em dia? É que a Piscina Oceânica de Oeiras começa a época balnear esta sexta-feira e só fecha portas em setembro. Para os mais corajosos, a plataforma de saltos tem quatro pranchas de 0, 70 cm, dois metros, cinco metros e 7,5 metros. Durante o mês de junho vigora a época baixa, com preços mais baratos: sete euros o bilhete diário de adulto durante a semana e 11,40 durante o sábado e o domingo. Também é possível adquirir um bilhete de meio dia e há descontos para crianças e jovens.

piscina oceânica oeiras

A Piscina Oceânica de Oeiras abre esta sexta-feira. Até setembro, há muitos mergulhos para dar. ©Divulgação

O Dia da Criança comemora-se a 1 de junho, mas celebrar no fim de semana anterior parece uma ideia tentadora para quem não tem a segunda-feira livre. Em Cascais, por exemplo, no Parque Marechal Carmona, bem perto da praia, não vão faltar jogos tradicionais, pinturas faciais, workshops e provas desportivas no domingo, entre as 10h00 e as 19h00. Bebés também sºao bem-vindos, já que haverá aulas de massagem infantil, yoga, brincadeiras e música para bebés. No Jardim da Parada, junto ao Museu do Mar – Rei D. Carlos, há passeios de pónei e o contacto com a natureza. O acesso é gratuito.

Cascais está em grande. Para além das atividades para as crianças, há vinhos, queijos e enchidos para os adultos, no Mercado da Vila, em mais uma edição do Mercado de Vinhos, e na Casa das Histórias Paula Rego estarão cinco curtas do New York Portuguese Short Film Festival, com exibição marcada para as 21h30 de sexta-feira.

Sérgio Godinho e Jorge Palma juntos no mesmo palco? Sim, é possível, e vai acontecer já este sábado e domingo no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Os dois grandes nomes da música nacional reúnem-se em palco para um espetáculo que prometem ser especial, e que conceberam em conjunto. Os dois primeiros concertos esgotaram, por isso foi adicionada uma terceira data, no domingo, às 21h00. Os bilhetes custam entre 15 e 27,50 euros e é possível que esgotem rapidamente.

Os estudantes universitários de Évora estão em festa, mas qualquer pessoa é bem-vinda na Queima das Fitas, que decorre de 29 de maio a 6 de junho. Para a primeira noite estão reservadas as atuações das tunas. No sábado, dança-se ao som de DJ Ride e Regula. No domingo, os Hi-Fi são os cabeças de cartaz de uma festa que está longe de se esgotar na música.