Quem já tiver perdido uma hora da sua efémera existência a viajar de barco pela costa de Lagoa, já teve o privilégio de entrar no Algar de Benagil que fica ao largo do Algarve, perto da praia homónima. Todo o percurso, que vários barcos asseguram nesta zona, vale a pena. Há fósseis incrustados nas rochas, formações sedimentares em forma de tubarões ou narizes humanos, e várias piscinas e lagoas naturais de água cristalina protegidas por grutas imponentes. A gruta de Benagil é a mais famosa, pelo buraco no teto que ilumina a sua pequena praia interior.
Pois bem. Se no concelho de Lagoa cada mupi e poster guarda uma imagem da magnífica gruta de Benagil, a verdade é que o The Guardian acha que é uma beleza natural pouco divulgada/conhecida e portanto merece uma entrada direta no top 10 de belezas naturais recônditas.
Portanto, da próxima vez que for ao Algarve contrarie o jornal britânico e apanhe um barco. Com sorte, se não tiver desbravado a cataplana do almoço, ainda o deixam mergulhar nas águas turquesa que banham aquelas areias. Quanto à restante lista, pode conhecer os outros nove locais na fotogaleria acima.