Amancio Ortega Gaona, fundador do grupo Inditex, ultrapassou o investidor Warren Buffett no ranking da Bloomberg das pessoas mais ricas do mundo. É a primeira vez que o magnata espanhol do pronto-a-vestir ocupa o segundo lugar desta lista criada em 2012. Em primeiro lugar mantém-se Bill Gates, cofundador da Microsoft, com uma fortuna avaliada em 85,5 mil milhões dólares (77,6 mil milhões de euros).

O grupo Inditex, que detém marcas como Zara, Massimo Dutti e Pull & Bear, tem já mais de 6.600 lojas. No último ano, Ortega subiu 17% o património líquido chegando aos 71,5 mil milhões de dólares (quase 65 mil milhões de euros), refere a Bloomberg.

A fortuna de Warren Buffett, agora em terceiro lugar no ranking, foi avaliada em 70,2 mil milhões de dólares (cerca de 64 mil milhões de euros) e vem quase inteiramente da Berkshire Hathaway, refere a Bloomberg. Neste ano, a empresa caiu cerca de 5%, em parte resultado do fracasso dos dois dos maiores investimentos de Buffett – American Express e Coca-Cola.

Segundo a Bloomberg, entre as 200 pessoas mais ricas do mundo não existe nenhum português.