A propósito do seu 10º aniversário, o YouTube promoveu recentemente a eleição do anúncio mais popular desta sua primeira década de existência. Levados a escolher o seu anúncio preferido entre uma seleção de 20, os habitantes do planeta digital pronunciaram-se ao longo das últimas semanas: nem “Epic Split” (para a Volvo, com a épica espargata de Jean-Claude Van Damme) nem “The Force” (para a Volkswagen, com um pequeno Darth Vader). O anúncio preferido dos votantes é “Kobe vs. Messi: The Selfie Shootout”, para a Turkish Airlines.

No filme da companhia aérea turca, o futebolista argentino Lionel Messi e o basquetebolista americano Kobe Bryant travam uma intrépida batalha de selfies à volta do mundo. Veja ou reveja o filme, atualmente com mais de 140 milhões de visualizações:

https://www.youtube.com/watch?t=43&v=jhFqSlvbKAM

O Top 5, de que curiosamente só constam anúncios veiculados nos últimos quatro anos, inclui no 5º lugar a campanha “Real Beauty Sketches”. Conforme o Observador havia noticiado, esta campanha da Ogilvy Brasil para a Dove foi assinada, entre outras pessoas, pelo criativo português Hugo Veiga, eleito melhor copywriter do mundo na sequência dos prémios arrecadados por esta ideia. Recorde-a aqui:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo lugar da lista do mais popular anúncio da década foi, então, para o filme do pequeno Darth Vader que não consegue abrir à distância a porta do então (em 2012) “novo VW Jetta”. Aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0

Em terceiro, o filme da emocional campanha “#LikeAGirl”, da marca de produtos íntimos femininos Always, feito pela Leo Burnett. Este:

Ainda no Top 5, mais exatamente no quarto lugar, esta votação consagrou o épico e incontornável Jean-Claude Van Damme. Mais concretamente, o anúncio para os camiões Volvo em que o ator protagoniza uma espargata de dimensões bíblicas e dificuldade estratosférica sobre manto sonoro a cargo de Enya. Sempre bom de recordar:

Caso tenha alguns minutos livres e escassas ideias para ocupá-los, aqui fica a playlist com os 20 anúncios finalistas: