Desejamos ter aparelhos e ligações cada vez mais rápidos, mas por vezes contrariamos as vontades e só queríamos ter mais uns segundinhos para corrigir uma asneirada. Porque se quer evitar que uma mensagem no iPhone seja enviada, é melhor que seja rápido. Mesmo muito rápido.

O Observador decidiu testar a sugestão disponível na internet e concluiu que, a menos que a rede seja muito fraca ou que já tenha muito treino na técnica, é praticamente impossível. Pelo menos pelas vias normais. Ora teste você mesmo.

Experimente mandar um iMessage ou SMS e antes que a barra no topo do ecrã conclua o envio tente cancelá-lo. Explicamos como: passe o dedo de baixo para cima no ecrã do iPhone (enquanto ainda está no ecrã das mensagens) até aparecer o painel de controlo e depois carregue no avião (à esquerda). Desta forma ativará o “modo de voo” e cancelará qualquer envio ou recepção de mensagens. Saia desse ecrã ainda com o “modo de voo” ativo e espere pela mensagem de erro de mensagem não enviada. Carregue na mensagem por uns segundos e apague-a. O suposto destinatário nunca receberá a dita mensagem, mas até que este processo esteja completo verá umas reticências que o podem deixar desconfiado.

iPhone_2

Cancele a mensagem antes da barra de estado chegar ao lado direito (à esquerda) e ative o “modo de voo” (à direita)

Conseguiu? Talvez seja melhor testá-la várias vezes antes de se colocar em situações embaraçosas. Mas com uma exigência de tempo de reação tão curto, o melhor mesmo é parar antes de enviar a mensagem, ler e reler, confirmar se está a enviá-la para o destinatário correto, e só depois enviar. Se mesmo assim fizer um disparate, não vale fingir que nada aconteceu. Ou tenta fazer passar o erro como uma brincadeira (o que nem sempre é fácil) ou, por muito que lhe custe, admita e peça desculpa.

Se o seu iPhone é demasiado rápido para si e fica demasiadas vezes embaraçado, pode tentar corromper o sistema operativo e ultrapassar as limitações do iOS (iOS jailbreaking), tentando torná-lo mais lento com uma aplicação paga disponível em repositórios alternativos à Apple App Store, mas que lhe vão condicionar todos os momentos em que tente enviar uma mensagem escrita entre telemóveis. Se usar um smartphone com sistema operativo android tem à diposição a aplicação Undo SMS, mas o Observador não conseguiu confirmar se ainda estava ativa.

Outra alternativa, não só para quem comete erros, mas sobretudo para quem preza a privacidade é a Wiper. Uma aplicação em tudo igual ao Whatsapp, que também requer que ambos os utilizadores tenham a aplicação, mas que permite que qualquer interveniente apague todos os registos das comunicações em ambos os telemóveis em simultâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR