É oficial. A piada que corria nas redes sociais chegou ao jornal do PS, que ridiculariza a sigla da coligação PSD/CDS, batizada há dias por Portugal à Frente (PAF), comparando-a com uma sova de Astérix aos romanos.

“A coligação da direita já escolheu o nome. Optou por uma onomatopeia (recurso estilístico pelo qual se procura sugerir uma imagem auditiva de um objeto por meio de um concurso adequado de sons). Recorramos, pois, ao delicioso universo criado por Uderzo e Goscinny, para uma primeira abordagem à questão”, escreve esta terça-feira um dos assessores políticos de António Costa, Duarte Moral, no Ação Socialista.

ação sociaista dois

Ação socialista

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O secretário-nacional do PS Porfírio Silva tinha posto no Facebook a mesma imagem com a legenda: “Quando a direita fala verdade”.

O nome da coligação PSD/CDS tinha sido anunciado na sexta-feira por Passos e Portas, que não quiseram repetir nem a Aliança Democrática de Sá Carneiro e Amaro da Costa nem a Coligação Democrática de Durão Barroso e Paulo Portas.

Numa sessão que contou com a presença dos líderes dos dois partidos, em Aveiro, coube a Paulo Portas anunciar o nome da coligação, explicando depois que a escolha tinha como fundamento “o interesse nacional”. “Os dois partidos mantêm as suas siglas, os seus emblemas e as suas identidades. Mas, há qualquer coisa que nos une acima de tudo e que é o maior objetivo que podemos ter – o interesse nacional”, realçou.