PSD/CDS
PSD

O que é que fizeram à direita? /premium

306
O PSD que vai a votos a 6 de Outubro não é o que governou entre 2011 e 2015. É o PSD de Rui Rio, de Pacheco Pereira e de Ferreira Leite. É o PSD dos que concertadamente comentam realidades virtuais.
Eleições

Quem não for socialista, vota em quem?

179
O campo da direita moderada está fragmentado, sem identidade nem liderança apelativa, mas certo é que optar pela abstenção é validar as duplicidades de Costa e essencialmente o mesmo que votar no PS.
PSD/CDS

A beira do precipício

1250
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

357
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação /premium

124
PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS /premium

1224
Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia /premium

396
Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
PSD/CDS

Onde estamos? À direita, no pior desde 1976

418
Há muito eleitorado que não percebe que PSD e CDS pareçam defender aquilo que criticaram, para amanhã voltarem a realizar aquilo que hoje criticam, ou arruinarem o país. Tudo o mais é jogo de palavras
Política

À atenção da direita /premium

152
Espantei-me que não se espantasse mais com o estado de saúde das direitas em Portugal: que país normalmente constituído e com um regime democrático sobrevive com metade da democracia a funcionar?
PSD/CDS

A direita de Groucho Marx /premium

326
A famosa frase “estes são os meus princípios, mas se não gostam deles, eu tenho outros” é uma piada de Groucho Marx. No caso da direita portuguesa, porém, não é uma piada: é como as coisas são.
Eleições

Uma grande coligação da direita /premium

187
É agora que PSD e CDS terão de decidir como pretendem sair da noite eleitoral de Outubro e em que condições farão a refundação da direita: sozinhos e derrotados, ou juntos e eventualmente vitoriosos?
Política

Unir a direita no combate ideológico a ser feito /premium

219
Para não sermos governados por socialistas e neocomunistas, não basta à direita unir-se. É preciso que apresente um programa de governo sustentado numa mudança cultural que a coloque em 2019.
PSD/CDS

Um vazio de representação /premium

156
A pergunta que importa é se, desde 2018 e com a eleição de Rio no PSD, a direita recuou na representação dos ideais que a definem desde 2011. Este episódio com os professores parece indicar que sim.
PSD/CDS

O momento PRD da direita /premium

168
O PSD e o CDS tiveram a semana passada o seu momento PRD: o momento em que começamos a suspeitar de que já não sabem o que representam nem para que servem.
PSD/CDS

Para onde quer ir a Direita?

331
Como se justifica então que o PS pareça destinado a dominar a política nacional? Se não é pela capacidade dos socialistas, então só pode ser pela incapacidade da Direita em atrair o eleitorado.
PSD/CDS

Refundação da Direita: PSD vs CDS

170
“Refundar” toda a área não socialista talvez seja mais eficiente e eficaz com a mudança de eixo do CDS do que do PSD. Se o CDS alterar a sua abordagem, o PSD vem por arrasto. O inverso é mais difícil.
Política

A direita deve unir-se num só partido /premium

197
Perante a bipolarização escamoteada da política portuguesa uma coligação pré-eleitoral, de preferência uma fusão do PSD, CDS e Aliança num só partido de direita não só se torna necessária como natural
PSD/CDS

Os problemas da direita: o Presidente /premium

Marcelo fará o que bem entender na sua lógica da política, a dos tempos que vivemos, em que ter popularidade é a chave do sucesso. Não é por causa do PR que a oposição irá ganhar ou perder as eleições
PSD/CDS

Os problemas da Direita: a liderança

O PSD precisa de um líder e não de um patrão. Até pode ser Rui Rio, não digo que não, mas isso obrigava-o a transmitir a ideia de que está confortável e seguro no cargo. Não parece ser o caso.
PSD

A direita poderia ganhar em 2019 /premium

616
Rui Rio homenageia Sá Carneiro falando de piscinas municipais e dos seus processos como arguido na Câmara do Porto e ninguém se levanta para sair da sala. Foi uma vergonha. Repito: foi uma ver-go-nha.
Governo

Revolução Francesa

196
Os “coletes amarelos” franceses são o pior inimigo de Costa neste momento. Os portugueses perceberam-no ao compararem o que pagam os franceses pelos combustíveis com o tamanho da nossa carga fiscal.
PSD/CDS

A Direita não é o bem o que se lhe chama

A direita nacional tem falta da extrema-direita, pois assim não tem um comparador extremo, à sua direita, que lhe permita conquistar o centro. A extrema-direita, se existisse, recentraria a direita.
PSD

Um eleitor de direita em 2019 /premium

320
Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.
Política

A nova direita

143
O bicho papão que Passos e a Troika encarnavam tinha um prazo de validade, está fácil de ver que o próximo passo será fazer desta direita, ainda ontem ultraliberal, os fascistas do mundo contemporâneo
PSD/CDS

Os meus dois centavos sobre a direita /premium

479
Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal.
Orçamento do Estado

Rui Rio considera Orçamento eleitoralista

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 é eleitoralista e enganadora, mas escusou-se a adiantar o sentido de voto dos deputados sociais-democratas.
PSD/CDS

Subvenção: 100 mil euros a mais para PSD e CDS

Segundo a Entidade das Contas, o PSD recebeu 90 mil euros de subvenção pública relacionada com a campanha eleitoral de 2015 que não tinha direito. CDS outros 8 mil. Decisão, contudo, é do Parlamento.
PSD/CDS

Eleger 116 deputados no nosso sistema eleitoral

Por regre quando o PSD e o CDS concorrem em listas separados recolhem mais votos. Salvo uma única excepção, em 2005, sempre que o fizeram em eleições legislativas recolheram pelo menos 40% dos votos.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
CDS-PP

O único partido não-socialista

827
Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser?
PSD/CDS

Rui Rio reúne-se esta quinta-feira com Cristas

O novo líder do PSD reúne-se esta quinta-feira com Assunção Cristas. A presidente do CDS-PP já tinha manifestado a vontade de se encontrar com Rui Rio para encontrar uma alternativa às "esquerdas".
Congresso do PSD

O Lado Direito da Força

334
É preciso não ter receios em ser assumidamente de centro-direita, é necessário vencer os persistentes e tristes complexos de inferioridade da direita portuguesa que distorcem o nosso sistema político.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.
PSD/CDS

Liberais Anónimos

235
Quem pede uma direita pragmática e menos ideológica deseja na verdade reformá-la por dentro, para a tornar mais liberal. É um projecto redutor que amputa a direita da sua tradição e lhe retira votos.
PSD/CDS

A direita equivocada

127
Ou a direita junta forças em nome de um projecto que erija uma alternativa política a PS-PCP-BE, ou alimenta equívocos sobre a disponibilidade do PS em lhe dar a mão. Demasiados preferem a segunda.
PSD/CDS

A direita faz as contas

148
Há muita gente convencida de que a esquerda cresce com um discurso ideológico enquanto a direita tem de disfarçar a sua ideologia. Não sei se é pragmatismo ou complexo de esquerda. Mas não faz sentido
Pedro Santana Lopes

12 histórias que mostram como Santana geriu Lisboa

160
O Túnel do Marquês e o Parque Mayer foram duas das maiores polémicas. O aumento da dívida é um dos problemas da gestão de Santana em Lisboa, interrompida quando assumiu o cargo de primeiro-ministro.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco

941
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.
Fact Check

PSD e CDS defenderam corte nas pensões?

É verdade que PSD e CDS defenderam corte das pensões quando estavam no Governo? E em 2015 defenderam corte de 600 milhões? A discussão é antiga e é cheia de meias-verdades. De um lado e de outro.
Desigualdade

Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

5151
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
PSD

A direita do futuro

631
O país dispensa uma direita que convenha à esquerda. A direita tem de ser descomplexada e ter alternativas, sem se acantonar no passado. Assim Cristas tirou a maioria a Medina, assim se derrota Costa.
PSD

Tempos interessantes para a direita

936
Faria bem ao PSD escolher personagens não cinzentas, novas, que conheçam mais o país que a bolha do partido. Gente que saiba fazer oposição de forma aguerrida e sinta prazer por ir à cara à esquerda.
PSD

Já “se” desistiu de Passos Coelho?

2119
O país não precisa de dois primeiros ministros a digladiarem-se mas de um líder da oposição a marcar, como no futebol – e no caso vigente, a marcar impiedosamente – o primeiro-ministro.
Fogo de Pedrógão Grande

PCP. "Incêndios não se apagam com gasolina"

O líder do PCP admitiu que o Governo do PS "decidirá quem é que quer ter como parceiro" na reforma florestal, mas avisou que nem PSD nem CDS têm "soluções boas para a floresta".
Autárquicas 2017

Odivelas: a bizarra apresentação de Fernando Seara

3809
Gestos largos, falsetes e graças - a apresentação da candidatura de Fernando Seara à Câmara de Odivelas teve momentos delirantes. Com Passos Coelho a assistir na primeira fila
OCDE

Subida do emprego? Mérito é, "em parte", de Passos

3396
Relatório da OCDE elogia "reformas abrangentes" feitas entre 2011 e 2015, pelo anterior governo, para combater as fragilidades estruturais do mercado de trabalho.
Investigação

Os partidos portugueses foram sempre do Estado

"O Estado é ainda uma grande fonte de rendimento e de estatuto. Os partidos tornaram-se a via através da qual o Estado é disputado e repartido", analisa Rui Ramos.
Investigação

O Governo PSD/CDS acabou com a nomeação de boys?

451
O Governo de Passos Coelho criou a CRESAP, uma comissão para selecionar dirigentes para o Estado. Veja se resultou. E descubra quem foi o ministro que nomeou mais boys
Investigação

Vídeo: quem nomeou mais boys? PS ou PSD/CDS?

373
Uma investigação do Observador analisou 376 nomeações políticas, nos últimos dez anos, para cargos no Instituto do Emprego e na Segurança Social. Que governos nomearam mais boys? PS ou PSD/PP?
PSD/CDS

A direita já perdeu (porque desistiu de ganhar)

580
Ao recusar Cristas, o PSD desistiu de Lisboa (e das autárquicas). Sem autárquicas, sem discurso e sem projecto comum para derrotar a geringonça, o país desistiu de admitir PSD-CDS como alternativa.
Assunção Cristas

No Conselho de Ministros nunca se falou no BES

321
Assunção Cristas diz que houve apenas "referências" ao BES, por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, mas que nunca o tema foi discutido "com profundidade".
PSD/CDS

Cristas em Lisboa e Moreira no Porto

234
Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE
PSD/CDS

Ou PSD/CDS se juntam, ou ficam a ver navios

291
PSD e CDS estão numa bifurcação estratégica. Ou seguem os caminhos de sempre e perdem. Ou assumem um projecto conjunto para o país – com bandeiras políticas, objectivos precisos e visão reformista.
PSD/CDS

PS congratula-se com dados positivos da economia

Após serem divulgados os dados do INE sobre a economia do país, o PS congratula-se dos resultados e afirma que o "diabo" da economia só existe, mesmo, para a oposição PSD/CDS.
Rocha Andrade

"Ética tem de ir até às últimas consequências"

1111
Fernando Negrão falou em nome do PSD a dizer que "o caso não está encerrado" e que "as questões éticas têm de ir até às últimas consequências". Apela à intervenção do primeiro-ministro.
Transportes

Trabalhadores acusam Passos de desinvestir na STCP

150
A Comissão de Trabalhadores da STCP acusou anterior Governo de ter feito "propositadamente um desinvestimento total" na empresa para degradar o serviço público.
Eleições

PSD/CDS-PP ganha intercalares em S.João da Madeira

310
Ricardo Figueiredo vai voltar a ocupar a presidência da autarquia de S. João da Madeira, após vitória nas eleições intercalares que se realizaram este domingo.
PSD/CDS

PSD e CDS. Break-up sem dramas e "natural"

Os dois prometem continuar a cooperar mas cada um quer fazer o seu caminho para se fortalecer. Congressos do PSD e CDS vão clarificar autonomia dos dois partidos.
PSD/CDS

PSD avisa que coligação caiu com o governo

O líder do PSD esclareceu que a coligação PSD/CDS acabou no momento em que o governo foi derrubado na Assembleia da República, mas que as "boas relações" com o CDS continuam.
Governo

Niawt Kram, esse grande maroto

192
A descrença (ou a desvalorização) da maioria absoluta foi o erro estratégico central da coligação PSD/CDS – a sua perda comprometeria tudo. É difícil, pois, entender como se agiu diferente – e porquê.
Conselho de Estado

Guerra de cadeiras. PSD ameaça bloquear escolhas

660
PSD é o partido com mais deputados e não concorda que PS faça listas para dar lugares a BE e PCP, como no Conselho de Estado. Mas só nas eleições de 2/3 pode travar pretensões da esquerda.
Presidenciais 2016

Marcelo e o Governo do PS: "Espero que dê certo"

272
O candidato presidencial não tem dúvidas: o melhor para o país é que o Governo de Costa "dê certo". E nesse sentido garante que fará o "possível" para que a solução seja "duradoura".
Governo

Ressentimento?E que tal cumprir as regras do jogo?

1835
A oposição não pode esquecer como este governo chegou ao poder, e por isso o ressentimento não vai desaparecer. Mas, ao mesmo tempo, tem de ter sangue-frio e paciência, esperar pelo fim do foguetório
Governo

Tsipras quer ajuda de Costa contra a austeridade - como aconteceu

285
Programa inclui 6 ideias do PAN e privilegia participação na UE e NATO. Discussão é quarta e quinta. No Parlamento, esquerda empurrou votação de projetos sobre transportes, salários, sobretaxa e PMA.
Governo

Todos de acordo. "Isto não dura 1 ano"

665
Tudo preso por um fio. PSD e CDS, com Passos e Portas de volta ao Parlamento, vão apostar tudo nas fragilidades do acordo com o PCP. PS acredita que coligação à direita não se aguenta mais que um ano.
Governo

Direita pondera moção de rejeição a novo Governo

1491
Com o Governo de Costa em funções, à direita a ordem é para fazer oposição firme e a hipótese de apresentar uma moção de rejeição não é já posta de parte. "Não seria a primeira vez". É certo.
Assembleia Da República

Esquerda ignora 25 de novembro

1316
PS, PCP, BE e Verdes não foram à reunião marcada para discutir celebração do 25 de novembro. Direita fala em "desrespeito" e em novo PREC. Esquerda em "jogatana política". Ferro não escapa às críticas
Assembleia Da República

Direita desafia, PS dá 'nim' à UE e 'sim' à NATO

136
PS vai abster-se no projeto da direita sobre compromissos europeus e vai aprovar projeto sobre NATO e política externa. Mas com críticas: um é "insuficiente" e "financista", o outro é "inócuo".
Atentados de Paris

PCP e BE contra ação militar, PS nunca disse não

5758
Atentados em Paris reacendem debate sobre envolvimento de Portugal numa ação militar contra Estado Islâmico. Costa admitia que sim em setembro, mas PS remete-se agora ao silêncio. PCP e BE são contra.
Bloco de Esquerda

"Meninas esganiçadas". BE exige pedido de desculpa

2040
Foi na terça-feira à noite que no Porto Canal o economista Pedro Arroja referiu-se às "meninas do Bloco de Esquerda no Parlamento" como "esganiçadas", sempre "contra alguém ou contra alguma coisa".
Assembleia Da República

PSD/CDS à frente do Orçamento, Finanças e Economia

204
Distribuição da presidência das comissões foi concertada entre os partidos: coligação PSD/CDS preferiu áreas financeiras e orçamentais, PS ficou com as pastas sectoriais. BE ganha uma comissão.
Governo

Partidos europeus comentam, Bruxelas calada

Em Bruxelas, apenas as famílias políticas europeias reagiram publicamente à queda do Governo PSD/CDS-PP em Portugal.
Governo

Passos: "Não abandono o meu país"

5051
A poucos minutos de ser derrubado, Pedro Passos Coelho deixou claro que não é o poder que o move, mas recusa-se abandonar o pais - vai fazer, se Cavaco empossar Costa, oposição no Parlamento.
Governo

Acordo não garante aprovação de orçamentos - como aconteceu

1226
Acordo à esquerda apenas estabelece que Governo PS não cai por aprovação de moções de censura, mas não garante votação de orçamentos do Estado, apenas "apreciação conjunta". Acordo assinado em breve.
Governo

CDS. Costa "enlameou" Portas para se explicar

331
Líder do PS acusou Paulo Portas de ter revertido as suas posições anti-euro em 2002 para entrar no Governo. CDS diz que é "falso" e que Costa só tentou "enlamear" Portas.
Governo

Veja aqui o programa do Governo de Passos e Portas

295
O Governo já entregou o seu programa na Assembleia da República. Veja aqui, na íntegra. Mantém-se as promessas de rejeição por parte dos partidos à esquerda. A discussão é 2ª e 3ª-feira no Parlamento
Governo

As tarefas inadiáveis na vida de ministros a prazo

A tomada de posse é apenas o primeiro protocolo dos novos ministros. Já há gabinetes destinados aos novatos e alguns já começaram a transição de pastas, mesmo que seja só por semanas.
Legislativas 2015

Direita tenta debater UE para confrontar esquerdas

124
Governo vai ser debatido no último dia do prazo. PSD/CDS tentam agendar debate sobre Europa para confrontar esquerdas, e acusam partidos de "bloqueio". PS fala em "inversão" e invoca regimento da AR.
Legislativas 2015

Infografia. Quem é quem no novo Governo

151
A composição do novo Executivo PSD/CDS foi conhecida esta terça-feira, com algumas surpresas à mistura. Conheça todos os ministros do XX Governo Constitucional.
Legislativas 2015

Portas admite ceder lugar de número dois a Costa

1370
Paulo Portas está disposto a ceder o seu lugar de número dois no Governo no caso de haver uma coligação PSD/CDS e PS. Governo de Passos é o natural, mas acusa PS de não ter feito "uma única" proposta.
Legislativas 2015

Costa revela "desespero" e "radicalização"

296
Maria Luís Albuquerque "não deixará de esclarecer o conteúdo" da reunião que teve com Mário Centeno, garante o PSD sobre acusações de novos buracos orçamentais.
Legislativas 2015

Costa: não há nenhuma razão para PR não dar posse

462
Costa faz acusação ao PSD/CDS sobre novos buracos nas contas e diz que está a negociar acordo para quatro anos com a esquerda. A Cavaco, avisa que "governo de gestão seria um desastre".
Legislativas 2015

Guia para as cedências da coligação ao PS

São 23 as propostas que o PSD e o CDS levam à discussão com o PS. Veja aqui as medidas que os aproximam e quais as que Passos e Portas não cedem aos socialistas.
Legislativas 2015

Leia aqui o "Documento facilitador" da PàF ao PS

866
São mais de 20 as propostas que a coligação PSD/CDS enviou a António Costa. Documento, divulgado pela TSF, pode ser lido na íntegra aqui.
Presidenciais 2016

"Não se pode ser árbitro e jogador ao mesmo tempo"

486
Sampaio da Nóvoa criticou a demora na clarificação. Todos estes candidatos deveriam ter aparecido há muito tempo. "Nenhuma democracia madura teria aceitado este jogo que se passou nos últimos meses".
Legislativas 2015

Esquerda unida: 13 leis para cair. 28 para impor

4544
Alterar a lei das rendas, baixar o IVA da restauração, repor as 35 horas e dois feriados. Votos da maioria de esquerda na AR podem revogar 13 leis deste Governo. E impor 28 que antes não passaram.
Legislativas 2015

Que economia espera um governo minoritário?

Passos e Portas preparam-se para governar em minoria - ficando na mão do PS e na expectativa de que a economia acelere. Não faltam, contudo, riscos perigosos para os próximos anos. Veja quais.
Legislativas 2015

Costistas preocupados com a 'pasokização' do PS

352
Porfírio Silva e Manuel Alegre alertam que se o PS for responsável pela continuação deste governo, correrá o risco de ser comido pelos partidos da extrema-esquerda, à semelhança do caso grego.
Legislativas 2015

PSD pode perder deputado para o Nós, Cidadãos!

1482
PSD teme perder um deputado do círculo fora da Europa. Nós, Cidadãos! está em força em Macau - e isso pode chegar para eleger. Sendo assim, PS mais BE e pequenos serão superiores a PSD/CDS.
Legislativas 2015

O que negociaram, onde se aproximam e o mais difícil

144
Pensões, IVA e educação são linhas vermelhas entre PS e coligação. Mas, no último ano, foram vários os diplomas do PSD/CDS que os socialistas viabilizaram.
Legislativas 2015

Onde a coligação perdeu mais e menos votos

272
A coligação Portugal à Frente perdeu votos em todos os distritos. Braga e Algarve são distritos com os resultados mais distintos.
Legislativas 2015

7 coisas a saber para poder discutir as eleições

718
Partidos do arco da governação sofrem erosão, Passos não vai ter vida fácil com Costa e Costa não vai ter vida fácil com críticos. O que estas eleições nos dizem sobre o futuro.
Legislativas 2015

As 6 tarefas mais urgentes de Passos

153
Formar um novo Governo, aprovar o Orçamento, escolher um candidato a presidente da AR, definir a estratégia presidencial. Estas são algumas das prioridades (e dores de cabeça) do primeiro-ministro.
Legislativas 2015

E agora? 10 análises às legislativas

146
Aguiar-Conraria, Ribeiro Mendes, Nuno Garoupa, Marina Costa Lobo, Rui Ramos ou Helena Matos comentam os resultados eleitorais. E agora o país?
Legislativas 2015

PS admite governar mesmo perdendo

1037
Duarte Cordeiro diz que PS "aguarda serenamente". Augusto Santos Silva defende que o PR deve chamar a governar o partido com o grupo parlamentar maior e que não contam os mandatos em coligação.
Presidenciais 2016

O que pode mudar na estratégia dos presidenciáveis

Na noite eleitoral, começa o futuro dos presidenciáveis. Uma maioria do PSD/CDS interessa mais a Marcelo ou a Rio? Nóvoa sobreviverá se Costa perder? Maria de Belém sairá reforçada?
Explique Isso Melhor

10 dúvidas a que eles não responderam

101
Pensões, plafonamento, desempregados, deduções em IRS, regime conciliatório. A campanha chega ao fim e tanto Passos como Costa furtaram-se a explicar várias promessas eleitorais.
15 questões eleitorais

Como é que a economia pode crescer mais?

A economia recuperou (e recomenda-se) ou estagnou (e precisa do motor do Estado)? O Observador convidou os 4 partidos a defender a respetiva proposta económica, questão central para o voto no dia 4.
Legislativas 2015

Maria Luís fez "ajustamentos" ao orçamento da EP

1053
Em 2012, quando era secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque pediu alterações ao orçamento da Estradas de Portugal: mais 35 milhões de receita e menos 84 milhões de despesa.
Explique Isso Melhor

O que é o prémio de ativação para desempregados?

PSD e CDS prometem um prémio de ativação para os desempregados que arranjem trabalho. É um cheque? Um desconto em contribuições? Como será calculado?
Legislativas 2015

Sondagens do dia: fosso do PS para a PàF aumenta

1056
A coligação reforça a distância nos dois estudos do dia. O fosso para o PS subiu 0,2 pontos no estudo da Intercampus e dois pontos na sondagem da Católica.
Legislativas 2015

Separação total de bens. Mataram o romantismo?

1932
PSD/CDS querem que o regime normal no casamento civil passe a ser a separação total de bens. O que significa isso para uma nova família? Desconfiança ou independência?
Legislativas 2015

Que desconto me fazem por este governo?

838
Se o PS me tinha convencido a votar na coligação, esta convenceu-me a não votar. Mas como não quero um governo do tiranete Costa, peço encarecidamente que votem na coligação para eu não ter de votar.
Legislativas 2015

As 8 mentiras e as 10 evidências da campanha

Socialistas escolheram oito mentiras de Pedro Passos Coelho. Coligação preferiu dez evidências que a oposição ignora. No dia do arranque oficial da campanha, a guerra de palavras aqueceu.
Legislativas 2015

Podcast. E a lista de promessas aumenta

Ao segundo dia de campanha, a lista de promessas engrossa do lado do PS. Com as sondagens a darem empate e sem maioria absoluta à vista, que coligações podemos esperar?
Legislativas 2015

Afinal, o que nos dizem as sondagens?

108
Os números são ligeiramente diferentes, mas Pedro Magalhães não tem dúvidas: últimas sondagens indicam um PS a descer desde julho e uma coligação que não descola. Boas notícias só para o BE.
Legislativas 2015

A Palhaça, Costinha e chicha, uma campanha especial

Quem vencer em Aveiro, arrisca-se a ajudar o partido a vencer o país. Quem perder, arrisca-se a disputar o primeiro lugar do partido num futuro não muito distante. Confuso? Nem tanto.
Legislativas 2015

PS ganha, mas perde. Este filme já deu na Europa

As últimas sondagens dizem que o PS tem mais votos, mas que elege menos deputados do que a coligação. Pode parecer estranho, mas não é novo na Europa.
Legislativas 2015

PS com mais votos mas menos deputados. E agora?

581
De acordo com a sondagem SIC/Expresso, os socialistas conseguem 35,5% e a coligação 34%. O problema é que PSD/CDS elegem mais deputados. Então, quem é que vence? Como decide Cavaco?
Legislativas 2015

Coligação acusa Costa de "despespero" - como aconteceu

748
Costa rejeita viabilizar Orçamento do Estado para 2016, caso a coligação ganhe com maioria relativa. Sondagem dá vitória a PS, mas mais deputados a PSD/CDS.
Explique Isso Melhor

Como será a majoração de pensões para as mães?

Passos propõe uma majoração na forma como a pensão de reforma das futuras mães será calculada. Mas o que é que isso quer dizer exatamente? Fomos procurar mais respostas.
Legislativas 2015

Passos tem "incompatibilidade com a verdade" - como aconteceu

O PS, através de Carlos César, disse que o primeiro-ministro é “um caso mais sério”, de “incompatibilidade permanente com a verdade”.
Legislativas 2015

BE quer "leques salariais" dentro das empresas - como aconteceu

Depois de tudo o que foi dito e discutido no primeiro frente a frente entre Passos Coelho e António Costa, os partidos lançam-se definitivamente à "estrada". A viagem só termina a 4 de outubro.
Legislativas 2015

Sondagem da Aximage: coligação ultrapassa PS

9124
A sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã dá uma vantagem de 5,6 pontos percentuais à coligação PSD/CDS, com 38,9% das intenções de voto. Socialistas caem de 38 para 33,3%.
Fact Check

Reabilitação urbana. Segurança Social é para isto?

Marco António Costa acusou o PS de querer alimentar a construção civil através do Fundo da Segurança Social. O PS começou a mitigar alguns riscos da proposta. O Observador fez um fact check.
Legislativas 2015

Orçamento do PS não prevê maioria absoluta

155
PSD e CDS acreditam que vão ter mais votos do que o PS e que vão chegar à maioria absoluta. Já o PS, nem tanto. Coligação pediu subsídio estatal a contar com os 45% dos votos, PS apenas com 39%.
Legislativas 2015

Costa acusa: PSD/CDS "abusam" de funções do Estado

433
O secretário-geral do PS, António Costa, acusou a coligação PSD/CDS de "uso e abuso das funções do Estado para campanha eleitoral", deixando sem resposta o desafio de Portas para um debate.
Legislativas 2015

Orçamentos de campanha mais altos do que em 2011

249
Propaganda vai custar 7 milhões. PSD/CDS e PS entregaram orçamentos superiores aos de 2011, mas com valores abaixo do que acabaram por gastar na realidade há quatro anos.
Debate

Debates: Bloco acusa coligação de quebrar acordo

181
Sobre a decisão da coligação em não participar no debate conjunto, Catarina Martins acusa Passos Coelho e Paulo Portas de recuarem num acordo escrito. PSD desmente.
Legislativas 2015

Portas no duelo com PCP. Debate a 4 em xeque

257
PSD e CDS não vão ao debate conjunto e acusam PS e PCP de boicotarem discussão com todos. Paulo Portas vai afinal participar em dois debates - com Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.
Legislativas 2015

Passos e Portas. Bloco fala em enorme descaramento

Líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, considerou um "enorme descaramento" os discursos de Paulo Portas e Passos Coelho no Pontal.
Legislativas 2015

A pergunta tabu da rentrée: o que fazer em minoria

Passos e Portas lançam a campanha no Pontal, animados pelas sondagens. Mas estas levantam uma questão que é tabu para os líderes partidários. Marcelo e Mendes analisam o cenário A do pós-legislativas.
Legislativas 2015

Ganhe quem ganhar: onde Passos e Costa têm acordo

Na campanha, PS e coligação procuram vincar as diferenças. Mas entre os dois programas há muitas promessas comuns, da natalidade à saúde, passando educação e pelos serviços públicos. Copo meio cheio?
Legislativas 2015

Vantagem de PSD e CDS irem coligados? Os números

Se, em 2011, PSD e CDS tivessem ido juntos teriam roubado três deputados ao PS e dois ao BE. O PCP escapava ileso. Tudo culpa do método de Hondt, que privilegia os maiores.
Legislativas 2015

Passos e Portas agradecem aos portugueses

250
Passos e Portas escreveram uma carta aos portugueses onde lembram a "herança pesada" que receberam do Governo PS. E garantem: "Vamos estar sempre juntos como estivemos nestes anos".
Legislativas 2015

Portas fica (mesmo) de fora dos debates?

424
Pedro Passos Coelho e António Costa vão enfrentar-se primeiro a 9 de setembro, num debate transmitido pelos três canais generalistas. Para já Portas está fora dos debates. Mas ainda se negoceia.
Segurança Social

PS quer ver contas da proposta da coligação

320
João Galamba acusa a coligação PSD/CDS-PP de apresentar uma "proposta radical e aventureira" e de "iniciar o caminho da privatização" na saúde, educação e Segurança Social. E quer ver contas feitas.
Legislativas 2015

PSD. Do Governo para cadeira em São Bento

120
Passos Coelho está a chamar ao Parlamento vários nomes do Governo: além de ministros, também os secretários de Estado Pedro Lomba e Manuel Rodrigues e o assessor do PM, Miguel Morgado, estão dentro.
Legislativas 2015

Trocar subsídio por emprego dá prémio

As empresas que contratarem desempregados com subsídio vão ter crédito, propõe o programa do PSD/CDS. Desempregados que aceitem trocar subsídio por emprego vão ter prémio.
Legislativas 2015

Limite nas contribuições e pensões dos mais jovens

O plafonamento das contribuições e valor das pensões dos mais jovens, voluntário, recupera uma proposta do guião da reforma do Estado. Coligação propõe reformas em part-time.
Legislativas 2015

Saúde: Médico de família para todos até 2017

114
PSD/CDS-PP prometem dar médico de família a todos os portugueses e mais liberdade de escolha no SNS. Alargamento da ADSE aos trabalhadores com contrato individual também faz parte das promessas.
Legislativas 2015

PSD/CDS quer premiar mães com pensões mais altas

441
Como incentivo à natalidade, coligação promete majoração nas pensões das mães e ir mais longe no quociente familiar no IRS. Algumas das medidas que propõem, no entanto, já foram aprovadas.
Legislativas 2015

PS critica cabeças de lista PSD/CDS

147
Divulgados os cabeças de lista da coligação às legislativas, PS conclui que "não há nada de novo" e que o facto de não haver lugares de topo para o CDS prova que divergências se mantém.
PS

Rio avança para Belém em setembro? "Ideia tonta"

Marques Mendes acredita que Rui Rio tem tudo a perder se anunciar que se candidata a Belém em setembro - mês de campanha para as legislativas. Seria "a ideia mais tonta deste mundo".
PSD/CDS

Tribunal Constitucional aceita coligação PSD/CDS

O Tribunal Constitucional (TC) divulgou que aprovou a coligação PSD/CDS denominada “Portugal à Frente”, cujo processo de legalização e registo formal foi entregue no dia 20 de julho.
Legislativas 2015

PS e PSD de acordo: eleições a 27 de setembro

27 de setembro. É esta a data escolhida quer por PS, quer por PSD e CDS para a realização das próximas eleições legislativas. O objetivo é ter o Orçamento do Estado aprovado em dezembro.
Legislativas 2015

O que Portugal conseguiu em quatro anos

1060
Coligação PSD/CDS lançam campanha de balanço dos últimos quatro anos de governação. Puxam por dados positivos na redução do abandono escolar ou do preço dos genéricos.
CRESAP

Boys. Maioria diz que cor política não é exclusão

A oposição acusa a maioria de plantar "boys" na administração pública. PSD/CDS rejeitam essa tese e defendem que a ligação partidária não deve ser fator de exclusão nos concursos públicos.
PS

Partidos deixam cair redução de prazos eleitorais

Ainda não é desta que vai haver eleições mais rápidas. PSD/CDS e PS retiraram propostas para encurtar prazos eleitorais por falta de tempo útil. Cavaco deverá convocar eleições já para a semana.
Presidenciais 2016

Paulo Morais não quer apoio de partidos

O candidato presidencial Paulo Morais afirmou que não espera nem quer o apoio de partidos e de dirigentes partidários, considerando que tem havido um concurso pelo apoio de PS, PSD e CDS.
Legislativas 2015

Governo: Devagarinho, o cinto vai desapertando

140
Rumo às legislativas, de forma discreta, vários ministérios têm anunciado medidas que mostram um ligeiro desaperto do cinto. O custo é controlado, para bem da mensagem, mas a lista já é extensa.
Legislativas 2015

"Há um ano ninguém diria que pudéssemos ganhar"

1504
Passos diz que as contas do memorando estavam mal feitas - e que teve de quebrar promessas para cumprir. "Hoje estaríamos como a Grécia", garante. Apelo é para uma maioria. Contra riscos do PS.
Saúde da Mulher

Petição pró-vida: PSD/CDS distante, mas nem tanto

PSD/CDS rejeitam o projeto de lei de iniciativa cidadã, que previa novas regras para o aborto. Mas a maioria vai apresentar um diploma próprio e não exclui recuperar algumas dessas medidas.
Legislativas 2015

Redução dos prazos eleitorais por um fio

Tudo depende dos próximos passos de Cavaco Silva. Se eleições forem convocadas antes do último plenário de 22 de julho, PS e PSD admitem que alteração legislativa fica "comprometida". E não avançará.
Legislativas 2015

O que querem os patrões do próximo Governo?

Mais investimento, mais competitividade, mais flexibilidade. Ao mesmo tempo, menos burocracia, menos carga fiscal e menos restrições legais. São estes os mais e os menos da CIP para o próximo Governo.
PSD/CDS

Grécia fica à porta de debate sobre futuro da economia

Primeiro dia de jornadas PSD/CDS centrou-se no "futuro da economia nacional". Mas em quatro horas de debate com economistas e empresários, as ondas de choque da Grécia não se fizeram sentir.
Futuro da Grécia

Portas e Grécia: Costa teria deitado tudo a perder

342
Portas defende que o Governo se moveu pelo "interesse nacional" ao distanciar-se da Grécia, ao contrário de Costa que teria deitado "fora os esforços dos portugueses" por "solidariedade ideológica".
Parlamento

Lista de pedófilos vai ser aprovada sem alterações

Partidos da oposição não chegaram a apresentar propostas de alteração e PSD/CDS deverão voltar a aprovar sozinhos a criação da lista de pedófilos. Texto mantém-se igual a como saiu da mesa do Governo.
Eleições

Voto dos emigrantes divide PS e maioria

Os prazos eleitorais vão mesmo ficar mais curtos. PSD e CDS decidiram avançar com um projeto de lei similar ao do PS. Apenas uma matéria os divide: o prazo para a receção dos votos dos emigrantes.
Saúde da Mulher

PSD/CDS quer taxas moderadoras em caso de aborto

PSD e CDS vão para a frente com um projeto de lei de alteração à lei do aborto. Objetivo é aplicar taxas moderadoras ao ato médico de interrupção voluntária da gravidez. Quem já é isento, continua.
Legislativas 2015

Programa eleitoral da coligação só em julho

O programa eleitoral da coligação PSD/CDS apenas deverá ser conhecido depois do debate sobre o Estado da Nação, agendado para 8 de julho, no Parlamento. Lista definitiva de deputados só em agosto.
Legislativas 2015

Sondagem. Coligação apanha PS pela primeira vez

1555
Barómetro de junho da Católica mostra coligação a apanhar pela primeira vez o PS. Tendência é de empate técnico (38% para 37%). 55% dos inquiridos acham que oposição não é alternativa ao Governo.
Legislativas 2015

Maioria aprova lei da cobertura eleitoral sozinha

PSD e CDS chegaram a acordo, mas não com o PS. A nova lei que rege a cobertura eleitoral obriga a que todos os partidos com representação parlamentar entrem em debates.
PS

Campanhas eleitorais: CDS impede acordo com PS

PSD e CDS avançam com alterações à cobertura jornalística das campanhas eleitorais sem o acordo do PS. Centristas não abrem mão na questão dos debates.
Parlamento

Debate sobre cobertura eleitoral adiado

O CDS pediu adiamento para tentar chegar a consenso com partidos de esquerda. Não há novo prazo final.
Aníbal Cavaco Silva

Isto só lá vai com um bónus de maioria absoluta?

107
Em nome da estabilidade do país, "governa quem vence". Não são precisas coligações e a maioria é um dado adquirido. A reforma da lei eleitoral parece agradar a Passos, mas não convence nem PS nem CDS.
A página está a demorar muito tempo.