439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

PSD/CDS

PSD/CDS

Congresso JSD: "Proibido calça bege e blazer azul"

JSD divulgou dress code para congresso que arranca esta sexta em Almada: "Proibido calça bege e blazer azul". A piada ajusta-se ao lema do encontro — "Começar por Nós" — e ao estilo do presidente.
Emissão Especial

Vice de Rui Rio deseja "boa sorte" ao CDS

Vice de Rio diz que "a democracia precisa do CDS". No rescaldo do primeiro discurso de Melo à frente do CDS, Salvador Malheiro pede “contraponto” com outras forças “de direita, menos responsáveis"
Rádio Observador

Direita sobe, PSD perde. Porquê? Ligue 910024185

Nas legislativas os partidos à direita do PS conseguiram mais 550 mil votos do que em 2019, mas o PSD não descolou. Porquê? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Emissão Especial

Rangel: "Não tenho hábitos de hibernação política"

Candidato derrotado das últimas diretas do PSD garante que processo eleitoral reforçou Rui Rio. No dossier autárquicas: "Acho que só eu e Carlos Moedas achávamos que era possível ganhar Lisboa"
Comentário

PSD chumba coligação. "Não era a decisão esperada"

PSD chumba coligação pré-eleitoral e vai sozinho a votos. Partido de Francisco Rodrigues dos Santos "fica em maus lençóis". A análise do editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes.
Noticiário

18h. PSD não vai a Legislativas coligado com o CDS

Decisão foi tomada na reunião da Comissão Política Nacional do PSD. Proposta foi chumbada com apenas três votos a favor. Ainda nesta edição, a análise à 'luz verde' da DGS à vacinação de crianças.
Comentário

"Rio não tem margem para ter coligação com CDS”

A direção do PSD 'chumba' uma coligação pré-eleitoral com o CDS-PP. Miguel Santos Carrapatoso, Editor Adjunto de Política do Observador, explica que os centristas podem não conseguir eleger deputados.
Noticiário

23h "Golpe". Nuno Melo ataca Rodrigues dos Santos

Candidato à liderança do CDS critica o atual presidente por querer alterar a data das eleições internas no partido. "Quem tem medo de ir a votos dentro, não deve ir a votos fora", diz o eurodeputado.
Autárquicas 2021

Negrão vítima de "arrufo democrático" na Moita

Candidato do PSD à câmara de Setúbal foi vítima de uma tentativa de agressão durante a apresentação, este sábado, do candidato da coligação à câmara da Moita. Foi apenas "um arrufo democrático", diz.
PSD/CDS

O desgaste do governo e o desgaste do país

Era fácil fazer oposição com a perspectiva de uma catástrofe iminente. É muito mais difícil num país em declínio, porque os declínios são graduais e ferem sobretudo as gerações futuras.
PSD/CDS

O povo e a direita

A direita está perante a rara oportunidade de ter aquilo que tem sido tão difícil alcançar nos últimos anos: estar ao lado do povo e ter o povo do seu lado num momento histórico marcante.
Autárquicas 2021

CDS coliga-se a PSD para Viana do Castelo

O líder da distrital do CDS-PP diz que a coligação surge da necessidade de "dar uma resposta aos vários problemas que tem o concelho". Em Ponte de Lima e Viana do Castelo, haverá mudança de liderança.
Autárquicas 2021

PSD coligado com CDS no bastião comunista de Serpa

Formado em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico, é empresário agrícola, professor de matemática e foi deputado municipal. Quer nova liderança num município em que o PCP venceu sempre.
Autárquicas 2021

Mesquita Nunes candidato à assembleia da Covilhã

O PSD e o CDS-PP correrão à Covilhã coligados e apresentaram os nomes do presidente da Federação de Desportos de Inverno, e antigo vereador, e do ex-secretário de Estado do Turismo.
Comentário

Acordo PSD/CDS-PP. "É uma paixão que não é nova"

Rui Pedro Antunes, editor de Política, analisa o acordo. "Rio insiste que uma vitória não é ter mais autarquias que o PS". Líder do PSD reforça importância de vencer Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.  
Autárquicas 2021

PSD e CDS vão assinar acordo para coligações

PSD e CDS-PP assinam nesta terça-feira o acordo com as "balizas" para as coligações locais nas autárquicas, que assentará em princípios políticos "semelhantes" aos que foram assinados em 2017.
Autárquicas 2021

Tabuaço. Coligação PSD/CDS quer continuar projetos

Carlos Carvalho candidatou-se pela primeira vez ao município do distrito de Viseu em 2013 com o CDS-PP. Concorre agora para o terceiro mandato com "vontade de dar continuidade aos projetos" pré-Covid.
CDS-PP

Porque é que o CDS importa 

Portugal precisa de partidos à direita capazes de se unirem para serem alternativa ao poder socialista. Por isso, precisa de um CDS liderado por um político como Francisco Rodrigues dos Santos.
Aveiro

PCP quer reverter a privatização da Aveirobus

Num comunicado emitido esta terça-feira, o PCP salientou que são desconhecidas as contrapartidas e que "a Câmara Municipal vai além do já previsto nos programas de apoio ao transporte público".
Negócios do Estado

Trofa gasta milhares em iPhones 11 para vereadores

Em plena crise socio-económica, câmara municipal da Trofa gastou mais de 8 mil euros a comprar iPhones 11 Pro para presidente e vereadores. Há mais fãs na Apple em outras entidades públicas.
Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente e a direita que se habituou a perder

Uma "candidatura da direita" contra o actual presidente da república serviria apenas para acabar de dividir e de desacreditar a mesma direita. Mas parece que a direita se habituou mesmo a perder.
Política

A direita é a revolução?

A agenda da "mudança de regime" e não da mudança do regime, que agrada muito mais ao eleitorado de direita do que aquilo que se pensa, carrega riscos que os seus promotores menosprezam.
PSD/CDS

Carta aberta aos líderes dos partidos de direita

Quero viver num país em que a população volte a sentir que quer fazer parte da política ativa, mas para isso é preciso também que a política – e quem a faz – queira fazer parte da vida da população.
CDS-PP

O desafio para o novo CDS de Rodrigues dos Santos

O CDS terá de superar a oposição entre os liberais e conservadores do partido, os que defendem a liberdade e os direitos individuais e os que defendem a moral e as instituições nucleares da sociedade
Madeira

Miguel Albuquerque rejeita cisões de coligação

O presidente do Governo Regional da Madeira advertiu quem pretende "criar desagregação" da coligação, realçando que irá cumprir os "acordos todos" que fez com o CDS, com base no "pacto de confiança".
PSD

Centro-direita: ideais e convicções precisam-se

O nervo da perda de alma do centro-direita está na debandada nos debates das chamadas questões fracturantes: a oposição às propostas radicais é débil e as concessões vão-se somando.
PSD

O que é que fizeram à direita?

O PSD que vai a votos a 6 de Outubro não é o que governou entre 2011 e 2015. É o PSD de Rui Rio, de Pacheco Pereira e de Ferreira Leite. É o PSD dos que concertadamente comentam realidades virtuais.
Eleições

Quem não for socialista, vota em quem?

O campo da direita moderada está fragmentado, sem identidade nem liderança apelativa, mas certo é que optar pela abstenção é validar as duplicidades de Costa e essencialmente o mesmo que votar no PS.
PSD/CDS

A beira do precipício

A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação

PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS

Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia

Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril 

Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
PSD/CDS

Onde estamos? À direita, no pior desde 1976

Há muito eleitorado que não percebe que PSD e CDS pareçam defender aquilo que criticaram, para amanhã voltarem a realizar aquilo que hoje criticam, ou arruinarem o país. Tudo o mais é jogo de palavras
Política

À atenção da direita

Espantei-me que não se espantasse mais com o estado de saúde das direitas em Portugal: que país normalmente constituído e com um regime democrático sobrevive com metade da democracia a funcionar?
PSD/CDS

A direita de Groucho Marx

A famosa frase “estes são os meus princípios, mas se não gostam deles, eu tenho outros” é uma piada de Groucho Marx. No caso da direita portuguesa, porém, não é uma piada: é como as coisas são.
Eleições

Uma grande coligação da direita

É agora que PSD e CDS terão de decidir como pretendem sair da noite eleitoral de Outubro e em que condições farão a refundação da direita: sozinhos e derrotados, ou juntos e eventualmente vitoriosos?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.