771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD/CDS

Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Tira-Teimas

PS e Livre. Oposição e derrota prematura de PNS

Francisco César sublinha que lugar do Partido Socialista é na liderança da oposição: "Lugar não pode ser deixado ao Chega". Já Paulo Muacho considera que declaração de derrota do PS foi prematura.
Tira-Teimas

AD terá postura dialogante, PS será oposição

Alexandre Poço (PSD) assegura que a AD vai ter uma postura construtiva. Quanto à viabilização dos Orçamentos do Estado, Carlos Pereira (PS) afirma que Pedro Nuno Santos foi razoável com a sua posição.
Tira-Teimas

Erros e Governo. AD e Chega em debate aceso

Diogo Pacheco de Amorim garante que Chega não vai ser "espectador". Hugo Soares, da AD, responde que partido de André Ventura não pode obrigar ninguém a levá-lo para o governo.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Tira-Teimas

PS e PSD: Puxões de orelhas da CNE e extremismos

Para José Matos Correia (PS) a queixa das siglas podia ser feita antes, mas não invalida a posição atual. Adalberto Campos Fernandes (P SD) deixa a nota que "quem vai apara o mar, avia-se em terra".
Tira-Teimas

PSD vs. PCP: dramatizar alianças, IVG e igualdade

Alexandre Poço (AD) e Paula Santos (CDU) debatem sondagens e acordos pós-eleitorais, matéria em que trocam acusações. De acordo quanto à IVG (fora da Constituição) e igualdade de género.
Tira-Teimas

BE vs IL: "Direita quer resolver tudo com cheques"

BE discorda da proposta dos cheques-creche da Iniciativa Liberal, que responde que é preciso dar "liberdade de escolha" para resolver a falta de vagas. Partidos juntam-se contra o voto útil.
Tira-Teimas

PAN vs Livre: Montenegro não é para levar a sério

Livre deixa críticas ao líder da AD e PAN chama Ventura de "criança birrenta". Protestos pelo clima também foram criticados: "Os fins não justificam os meios". 
Tira-Teimas

PSD vs. PAN: governabilidade ou "preciosismos"?

PAN continua sem dizer se dá ou não a mão a um governo da AD, mas vinca que o CDS está a contaminar essa hipótese. PSD diz que eleitores conhecem prioridades. E ainda ambiente e agricultura em debate.
Tira-Teimas

Chega vs. IL: PGR e portagens

Pedro Pinto (Chega) e Rodrigo Saraiva (IL) em debate sobre justiça, habitação e também sobre a proposta do Chega para acabar com as portagens.
Reportagem Observador

AD. Cristas quer "maioria robusta" e recusa lições

Em Ourém, Assunção Cristas entrou na campanha da AD para se dirigir aos indecisos ao pedir uma "maioria robusta". Montenegro reforça o apelo ao voto útil e caça no Chega e no PS, entre os "revoltados"
Tira-Teimas

PS vs. PCP: acordos pós-eleitorais, aborto e Gaza

Pedro Delgado Alves (PS) e Duarte Alves (CDU) em debate sobre Livre ter admitido conversas com a direita democrática; incluir o aborto na Constituição e o papel de Portugal na guerra do Médio Oriente 
Tira-Teimas

PSD vs. IL: aborto e protestos pelo clima 

Alexandre Poço e Mariana Leitão, candidatos pelo círculo de Lisboa, reagem ao ataque com tinta verde de que Luís Montenegro foi alvo, à declaração do CDS sobre o aborto e discutem tema da imigração. 
Tira-Teimas

BE vs. Livre: imigração e fim do 2.º ciclo 

Fabian Figueiredo, do BE, e Patrícia Robalo, do Livre, debatem o tema da imigração à boleia das declarações de Passos Coelho e da defesa de Montenegro e ainda um relatório sobre educação. 
Tira-Teimas

Chega acusa PCP de ter "aversão à NATO"

Neste frente-a-frente, Bruno Nunes (Chega) vinca posições diferentes sobre política externa, enquanto Duarte Alves (PCP) fala em dualidade critérios e diz que é claro quando o assunto é a Palestina.
Tira-Teimas

PCP vs. BE: PME podem aumentar salários

Comunistas querem uma subida do salário mínimo para os mil euros, ainda este ano. O Bloco de Esquerda quer uma subida para os 900 euros, de imediato. Aumento salarial é prioridade para apontar ao PS.
Tira-Teimas

PAN e IL levam a descentralização a debate

Hugo Trindade (PAN) defende que é prioritário haver uma ligação direta com o litoral. Já Jorge Miguel Teixeira (IL) apela a uma maior preocupação com os incêndios e com o fornecimento de água.
Tira-Teimas

Governabilidade. BE quer menos foco, PS respostas

Jorge Costa (BE) critica que a campanha eleitoral esteja muito virada para os cenários de governabilidade. Já Pedro Delgado Alves (PS) considera que era importante o PSD definir uma posição.
Tira-Teimas

Sondagens. PS e Livre animados com resultados

Pedro Delgado Alves, do PS, diz que resultado das sondagens é “encorajador” por colocar os socialistas à frente. Já Isabel Mendes Lopes, do Livre, reconhece “aumento do voto útil.”
Tira-Teimas

PCP vs Livre: A morte de Navalny e a defesa da UE

PCP demarca-se da Rússia para dizer que o partido "não se identifica com as práticas" levadas a cabo por Putin. Já o Livre apela a uma saída da Hungria da União Europeia, em nome da defesa do bloco.
Tira-Teimas

PS vs IL: o caso Madeira e a "desencontrada AD"

Liberais entendem que há "garantismo" na Justiça. Socialistas dizem que isso é "mau princípio de conversa". E ainda a falta de sintonia na direção do PSD sobre viabilizar governo minoritário do PS.
Tira-Teimas

Bloco de Esquerda e PSD frente a frente

Bloco pede explicações à PGR no âmbito do caso judicial na Madeira. PSD está preocupado com a influência que a justiça pode ter na esfera política.
Tira-Teimas

Chega vs. PAN: zoofilia, polícias, Açores

Filipe Melo reitera que “o Chega se preocupa mais com os animais” do que o opositor. Já Pedro Fidalgo Marques (PAN) “não percebe os excessivos anseios com a zoofilia defendidos nas medidas do Chega”.
Tira-Teimas

IL e PCP frente a frente

Saúde e educação. António Filipe defende que “ricos têm sempre liberdade de escolha” e esta tem de ser universal. Cotrim de Figueiredo (IL) afirma que "públicos prestam serviços piores que privados”.
Noticiário

00h. Montenegro participa em todos os debates

O líder do CDS garante que a AD não foge a debates. Ainda neste jornal, as rádios renovaram o convite a Montenegro e Pedro Nuno Santos para debater.
Tira-Teimas

PS e PAN frente a frente

Hugo Trindade destaca que sem PAN na AR "o PS não tinha avançado com algumas medidas". O socialista André Pinotes Batista sublinha que o PAN "não pode fazer promessas que não consegue cumprir".
Tira-Teimas

Paulo Muacho e Alexandre Poço frente a frente

Paulo Muacho (Livre) considera que é “essencial garantir a paz social” e ouvir as forças de segurança. Alexandre Poço (PSD) defende “direito ao protesto”, mas lembra que segurança tem de ser mantida.
Tira-Teimas

Chega e BE: "Brutalidade" e "acérrimo combate"

Debate político entre a deputada Rita Matias, do Chega, e o número dois por Lisboa do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo. Em cima da mesa, as contas das propostas dos partidos. Ouça aqui na íntegra.
Tira-Teimas

Hugo Soares e Delgado Alves no Tira-Teimas

Delgado Alves clarifica que quando disse que PS vai sempre criar condições de estabilidade, isso não passa necessariamente por viabilizar governo do PSD. Já Hugo Soares acusa Ventura de infantilidade.
Legislativas 2024

AD: apoio dos portugueses "cada vez mais sentido"

Presidente do PSD assegurou que AD só conta com "apoio dos portugueses" e recusou falar sobre cenários de "políticos e opinadores", assegurando não perder "um minuto que a falar do que não interessa".
Eleições

Exoneração do Governo Regional publicada em DR

A exoneração do Governo Regional da Madeira foi publicada em Diário da República, após Albuquerque apresentar a demissão ao representante da República, que vai começar "de imediato" a ouvir partidos.
Noticiário

13h. Candidatos açorianos deixam último apelo

José Manuel Bolieiro e Vasco Cordeiro deixaram um último apelo ao voto nas eleições de hoje nos Açores, depois de votarem.
Direto ao Assunto

IL. "Sem Albuquerque o CDS estava fora da equação"

O deputado da IL na Madeira critica o CDS e diz que "sem Miguel Albuquerque" os centristas já não contavam para o futuro da região autónoma. Nuno Morna quer uma clarificação do Presidente da República
Semáforo Político

O cozinhado em "banho Madeira" do PSD e CDS

Com dúvidas criadas pelos partidos, que "não garantem a própria estabilidade", o PSD e o CDS Madeira dificultaram a vida ao Presidente da República. E sinal para as equipas dedicadas nas urgências.
Direto ao Assunto

"Vamos ver se é possível conciliar o que PAN quer"

Cenários em aberto na Madeira, mas PAN segura Governo pelo menos até ao Orçamento. Guilherme Silva, membro do conselho regional, diz que opinião de Albuquerque para eventual substituo será ouvida.
Noticiário

13h. Líder PS Madeira pede marcação de eleições

Paulo Cafôfo diz que troca de líderes do Governo Regional "não está prevista" no estatuto da Madeira e que é preciso marcar eleições. Ainda, mais de 16 mil notas contrafeitas apreendidas em Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos