790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD/CDS

Tira-Teimas

FC Porto. Renovação de Conceição faz sentido?

Manuel Pizarro considera que Pinto da Costa "prestou mais um serviço ao clube" e resolveu o assunto. Nuno Encarnação não entende a pressa e acredita que deviam esperar pelos resultados das eleições.
Tira-Teimas

PS vs. PSD. Deve o 25 de novembro ser celebrado?

Vítor Ramalho (PS) diz que comemorar a data de forma isolada é um erro. José Matos Correia (PSD) acusa o PS atual de se afastar da data para a qual contribuiu em 1975.
Tira-Teimas

AD vs. Livre: IRS é 1º sinal ou só toque fiscal?

Jorge Pinto diz que o Livre não é contra o alívio fiscal sobre o trabalho, mas critica o novo Governo por "beneficar os mais ricos". Alexandre Poço diz que é apenas a primeira medida fiscal do PSD.
Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
Câmara Municipal Lisboa

BE acusa PSD/CDS de "criminalização da pobreza"

Acusando o PSD/CDS de criminalizar a pobreza, a deputada do BE referiu-se ainda à "megaoperação, com forte aparato polícia", realizada junto à Igreja dos Anjos. Acusação exaltou o deputado do PSD.
Tira-Teimas

IL vs Livre. Polémica da adjunta era "evitável"

Mário Amorim Lopes da IL fala num processo conhecido por isso podiam ter evitado esta exposição. Paulo Muacho do Livre diz que é necessário garantir que todos estão acima de qualquer suspeita.
Tira-Teimas

IL e PS aprovam descida do IRS que Governo quer?

Rodrigo Saraiva, da IL, mostra-se aberto a essa possibilidade. Pelo PS, João Torres é mais vago na resposta. E ainda há dúvidas sobre a dimensão da descida do imposto.
Resposta Pronta

"Governo dá sinal de querer pontes com partidos"

A colunista do Observador e editora do jornal Nascer do Sol considera que o executivo do PSD tenta também garantir diálogo para o próximo Orçamento do Estado.
Tira-Teimas

IL vs Livre: É preciso um orçamento retificativo?

A posição de Joana Cordeiro (IL) e Paulo Muacho (Livre) sobre a necessidade, ou não, de haver um orçamento retificativo em debate no Tira-Teimas.
Tira-Teimas

PS vs PSD. Passos Coelho está mais radical?

A posição de Isabel Moreira (PS) e Hugo Carneiro (PSD) sobre a presença de Pedro Passos Coelho na apresentação do livro "Identidade e Família" em debate no Tira-Teimas.
Tira-Teimas

Gémeas. Situação "embaraçosa", diz Chega

A reação de Bruno Nunes (CH) e Hugo Trindade (PAN) aos esclarecimentos de Marcelo sobre o caso das gémeas luso-brasileiras. Moção de rejeição do PCP e OE também em debate no Tira-Teimas.
Tira-Teimas

"Luís Montenegro julga-se quem para entalar o PS?"

O caso das gémeas, a governabilidade e as prioridades do novo Governo em debate entre João Torres (PS) e Hugo Carneiro (PSD). Ouça aqui.
Tira-Teimas

IL vs Livre: 25 de Nov. "faz sombra" aos Cravos?

Mário Amorim Lopes (IL) afirma que celebrar o 25 de Novembro não é "criar sombra" sobre o 25 de Abril. Já Paulo Muacho (Livre) critica "mau timing" da proposta. Ouça aqui o Tira-Teimas.
Noticiário

20h. Montenegro toma posse como primeiro-ministro

O novo primeiro-ministro garante estar no cargo para cumprir os quatro anos de legislatura e pede poucas ilusões quanto a um aumento da despesa pública. Ainda neste jornal, os avisos de Marcelo.
Tira-Teimas

PSD tinha ou não acordo para eleger Aguiar-Branco?

Alexandre Poço diz que PSD não mudou de postura na eleição do presidente da AR. Miguel Costa Matos e Filipe Melo deixam criticas a Luís Montenegro durante todo o processo de eleição de Aguiar-Branco.
Tira-Teimas

AD, PS e Chega. Quem deve assegurar estabilidade?

Sara Madruga da Costa (AD), Miguel Costa Matos (PS) e Pedro dos Santos Frazão (CH) divergem sobre quem deve suportar o Governo de Montenegro e sobre as eleições para a mesa do Parlamento.
Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Tira-Teimas

PS e Livre. Oposição e derrota prematura de PNS

Francisco César sublinha que lugar do Partido Socialista é na liderança da oposição: "Lugar não pode ser deixado ao Chega". Já Paulo Muacho considera que declaração de derrota do PS foi prematura.
Tira-Teimas

AD terá postura dialogante, PS será oposição

Alexandre Poço (PSD) assegura que a AD vai ter uma postura construtiva. Quanto à viabilização dos Orçamentos do Estado, Carlos Pereira (PS) afirma que Pedro Nuno Santos foi razoável com a sua posição.
Tira-Teimas

Erros e Governo. AD e Chega em debate aceso

Diogo Pacheco de Amorim garante que Chega não vai ser "espectador". Hugo Soares, da AD, responde que partido de André Ventura não pode obrigar ninguém a levá-lo para o governo.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Tira-Teimas

PS e PSD: Puxões de orelhas da CNE e extremismos

Para José Matos Correia (PS) a queixa das siglas podia ser feita antes, mas não invalida a posição atual. Adalberto Campos Fernandes (P SD) deixa a nota que "quem vai apara o mar, avia-se em terra".
Tira-Teimas

PSD vs. PCP: dramatizar alianças, IVG e igualdade

Alexandre Poço (AD) e Paula Santos (CDU) debatem sondagens e acordos pós-eleitorais, matéria em que trocam acusações. De acordo quanto à IVG (fora da Constituição) e igualdade de género.
Tira-Teimas

BE vs IL: "Direita quer resolver tudo com cheques"

BE discorda da proposta dos cheques-creche da Iniciativa Liberal, que responde que é preciso dar "liberdade de escolha" para resolver a falta de vagas. Partidos juntam-se contra o voto útil.
Tira-Teimas

PAN vs Livre: Montenegro não é para levar a sério

Livre deixa críticas ao líder da AD e PAN chama Ventura de "criança birrenta". Protestos pelo clima também foram criticados: "Os fins não justificam os meios". 
Tira-Teimas

PSD vs. PAN: governabilidade ou "preciosismos"?

PAN continua sem dizer se dá ou não a mão a um governo da AD, mas vinca que o CDS está a contaminar essa hipótese. PSD diz que eleitores conhecem prioridades. E ainda ambiente e agricultura em debate.
Tira-Teimas

Chega vs. IL: PGR e portagens

Pedro Pinto (Chega) e Rodrigo Saraiva (IL) em debate sobre justiça, habitação e também sobre a proposta do Chega para acabar com as portagens.
Reportagem Observador

AD. Cristas quer "maioria robusta" e recusa lições

Em Ourém, Assunção Cristas entrou na campanha da AD para se dirigir aos indecisos ao pedir uma "maioria robusta". Montenegro reforça o apelo ao voto útil e caça no Chega e no PS, entre os "revoltados"
Tira-Teimas

PS vs. PCP: acordos pós-eleitorais, aborto e Gaza

Pedro Delgado Alves (PS) e Duarte Alves (CDU) em debate sobre Livre ter admitido conversas com a direita democrática; incluir o aborto na Constituição e o papel de Portugal na guerra do Médio Oriente 
Tira-Teimas

PSD vs. IL: aborto e protestos pelo clima 

Alexandre Poço e Mariana Leitão, candidatos pelo círculo de Lisboa, reagem ao ataque com tinta verde de que Luís Montenegro foi alvo, à declaração do CDS sobre o aborto e discutem tema da imigração. 
Tira-Teimas

BE vs. Livre: imigração e fim do 2.º ciclo 

Fabian Figueiredo, do BE, e Patrícia Robalo, do Livre, debatem o tema da imigração à boleia das declarações de Passos Coelho e da defesa de Montenegro e ainda um relatório sobre educação. 
Tira-Teimas

Chega acusa PCP de ter "aversão à NATO"

Neste frente-a-frente, Bruno Nunes (Chega) vinca posições diferentes sobre política externa, enquanto Duarte Alves (PCP) fala em dualidade critérios e diz que é claro quando o assunto é a Palestina.
Tira-Teimas

PCP vs. BE: PME podem aumentar salários

Comunistas querem uma subida do salário mínimo para os mil euros, ainda este ano. O Bloco de Esquerda quer uma subida para os 900 euros, de imediato. Aumento salarial é prioridade para apontar ao PS.
Tira-Teimas

PAN e IL levam a descentralização a debate

Hugo Trindade (PAN) defende que é prioritário haver uma ligação direta com o litoral. Já Jorge Miguel Teixeira (IL) apela a uma maior preocupação com os incêndios e com o fornecimento de água.
Tira-Teimas

Governabilidade. BE quer menos foco, PS respostas

Jorge Costa (BE) critica que a campanha eleitoral esteja muito virada para os cenários de governabilidade. Já Pedro Delgado Alves (PS) considera que era importante o PSD definir uma posição.
Tira-Teimas

Sondagens. PS e Livre animados com resultados

Pedro Delgado Alves, do PS, diz que resultado das sondagens é “encorajador” por colocar os socialistas à frente. Já Isabel Mendes Lopes, do Livre, reconhece “aumento do voto útil.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora