PSD/CDS

PSD/CDS

A beira do precipício

1.250
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

357
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação /premium

124
PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS /premium

1.224
Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia /premium

396
Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
PSD/CDS

Onde estamos? À direita, no pior desde 1976

418
Há muito eleitorado que não percebe que PSD e CDS pareçam defender aquilo que criticaram, para amanhã voltarem a realizar aquilo que hoje criticam, ou arruinarem o país. Tudo o mais é jogo de palavras
Política

À atenção da direita /premium

152
Espantei-me que não se espantasse mais com o estado de saúde das direitas em Portugal: que país normalmente constituído e com um regime democrático sobrevive com metade da democracia a funcionar?
PSD/CDS

A direita de Groucho Marx /premium

326
A famosa frase “estes são os meus princípios, mas se não gostam deles, eu tenho outros” é uma piada de Groucho Marx. No caso da direita portuguesa, porém, não é uma piada: é como as coisas são.
Eleições

Uma grande coligação da direita /premium

187
É agora que PSD e CDS terão de decidir como pretendem sair da noite eleitoral de Outubro e em que condições farão a refundação da direita: sozinhos e derrotados, ou juntos e eventualmente vitoriosos?
Política

Unir a direita no combate ideológico a ser feito /premium

219
Para não sermos governados por socialistas e neocomunistas, não basta à direita unir-se. É preciso que apresente um programa de governo sustentado numa mudança cultural que a coloque em 2019.
PSD/CDS

Um vazio de representação /premium

156
A pergunta que importa é se, desde 2018 e com a eleição de Rio no PSD, a direita recuou na representação dos ideais que a definem desde 2011. Este episódio com os professores parece indicar que sim.
PSD/CDS

O momento PRD da direita /premium

168
O PSD e o CDS tiveram a semana passada o seu momento PRD: o momento em que começamos a suspeitar de que já não sabem o que representam nem para que servem.
PSD/CDS

Para onde quer ir a Direita?

331
Como se justifica então que o PS pareça destinado a dominar a política nacional? Se não é pela capacidade dos socialistas, então só pode ser pela incapacidade da Direita em atrair o eleitorado.
PSD/CDS

Refundação da Direita: PSD vs CDS

170
“Refundar” toda a área não socialista talvez seja mais eficiente e eficaz com a mudança de eixo do CDS do que do PSD. Se o CDS alterar a sua abordagem, o PSD vem por arrasto. O inverso é mais difícil.
Política

A direita deve unir-se num só partido /premium

197
Perante a bipolarização escamoteada da política portuguesa uma coligação pré-eleitoral, de preferência uma fusão do PSD, CDS e Aliança num só partido de direita não só se torna necessária como natural
PSD/CDS

Os problemas da direita: o Presidente /premium

Marcelo fará o que bem entender na sua lógica da política, a dos tempos que vivemos, em que ter popularidade é a chave do sucesso. Não é por causa do PR que a oposição irá ganhar ou perder as eleições
PSD/CDS

Os problemas da Direita: a liderança

O PSD precisa de um líder e não de um patrão. Até pode ser Rui Rio, não digo que não, mas isso obrigava-o a transmitir a ideia de que está confortável e seguro no cargo. Não parece ser o caso.
PSD

A direita poderia ganhar em 2019 /premium

616
Rui Rio homenageia Sá Carneiro falando de piscinas municipais e dos seus processos como arguido na Câmara do Porto e ninguém se levanta para sair da sala. Foi uma vergonha. Repito: foi uma ver-go-nha.
Governo

Revolução Francesa

196
Os “coletes amarelos” franceses são o pior inimigo de Costa neste momento. Os portugueses perceberam-no ao compararem o que pagam os franceses pelos combustíveis com o tamanho da nossa carga fiscal.
PSD/CDS

A Direita não é o bem o que se lhe chama

A direita nacional tem falta da extrema-direita, pois assim não tem um comparador extremo, à sua direita, que lhe permita conquistar o centro. A extrema-direita, se existisse, recentraria a direita.
PSD

Um eleitor de direita em 2019 /premium

320
Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.
Política

A nova direita

143
O bicho papão que Passos e a Troika encarnavam tinha um prazo de validade, está fácil de ver que o próximo passo será fazer desta direita, ainda ontem ultraliberal, os fascistas do mundo contemporâneo
PSD/CDS

Os meus dois centavos sobre a direita /premium

479
Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal.
Orçamento do Estado

Rui Rio considera Orçamento eleitoralista

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 é eleitoralista e enganadora, mas escusou-se a adiantar o sentido de voto dos deputados sociais-democratas.
PSD/CDS

Subvenção: 100 mil euros a mais para PSD e CDS

Segundo a Entidade das Contas, o PSD recebeu 90 mil euros de subvenção pública relacionada com a campanha eleitoral de 2015 que não tinha direito. CDS outros 8 mil. Decisão, contudo, é do Parlamento.
PSD/CDS

Eleger 116 deputados no nosso sistema eleitoral

Por regre quando o PSD e o CDS concorrem em listas separados recolhem mais votos. Salvo uma única excepção, em 2005, sempre que o fizeram em eleições legislativas recolheram pelo menos 40% dos votos.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
CDS-PP

O único partido não-socialista

827
Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser?
PSD/CDS

Rui Rio reúne-se esta quinta-feira com Cristas

O novo líder do PSD reúne-se esta quinta-feira com Assunção Cristas. A presidente do CDS-PP já tinha manifestado a vontade de se encontrar com Rui Rio para encontrar uma alternativa às "esquerdas".
Congresso do PSD

O Lado Direito da Força

334
É preciso não ter receios em ser assumidamente de centro-direita, é necessário vencer os persistentes e tristes complexos de inferioridade da direita portuguesa que distorcem o nosso sistema político.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.
PSD/CDS

Liberais Anónimos

235
Quem pede uma direita pragmática e menos ideológica deseja na verdade reformá-la por dentro, para a tornar mais liberal. É um projecto redutor que amputa a direita da sua tradição e lhe retira votos.
PSD/CDS

A direita equivocada

127
Ou a direita junta forças em nome de um projecto que erija uma alternativa política a PS-PCP-BE, ou alimenta equívocos sobre a disponibilidade do PS em lhe dar a mão. Demasiados preferem a segunda.
PSD/CDS

A direita faz as contas

148
Há muita gente convencida de que a esquerda cresce com um discurso ideológico enquanto a direita tem de disfarçar a sua ideologia. Não sei se é pragmatismo ou complexo de esquerda. Mas não faz sentido
Pedro Santana Lopes

12 histórias que mostram como Santana geriu Lisboa

160
O Túnel do Marquês e o Parque Mayer foram duas das maiores polémicas. O aumento da dívida é um dos problemas da gestão de Santana em Lisboa, interrompida quando assumiu o cargo de primeiro-ministro.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco

941
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.
Fact Check

PSD e CDS defenderam corte nas pensões?

É verdade que PSD e CDS defenderam corte das pensões quando estavam no Governo? E em 2015 defenderam corte de 600 milhões? A discussão é antiga e é cheia de meias-verdades. De um lado e de outro.
Desigualdade

Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

5.151
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
PSD

A direita do futuro

631
O país dispensa uma direita que convenha à esquerda. A direita tem de ser descomplexada e ter alternativas, sem se acantonar no passado. Assim Cristas tirou a maioria a Medina, assim se derrota Costa.
PSD

Tempos interessantes para a direita

936
Faria bem ao PSD escolher personagens não cinzentas, novas, que conheçam mais o país que a bolha do partido. Gente que saiba fazer oposição de forma aguerrida e sinta prazer por ir à cara à esquerda.
PSD

Já “se” desistiu de Passos Coelho?

2.125
O país não precisa de dois primeiros ministros a digladiarem-se mas de um líder da oposição a marcar, como no futebol – e no caso vigente, a marcar impiedosamente – o primeiro-ministro.
Fogo de Pedrógão Grande

PCP. "Incêndios não se apagam com gasolina"

O líder do PCP admitiu que o Governo do PS "decidirá quem é que quer ter como parceiro" na reforma florestal, mas avisou que nem PSD nem CDS têm "soluções boas para a floresta".
Autárquicas 2017

Odivelas: a bizarra apresentação de Fernando Seara

3.810
Gestos largos, falsetes e graças - a apresentação da candidatura de Fernando Seara à Câmara de Odivelas teve momentos delirantes. Com Passos Coelho a assistir na primeira fila
OCDE

Subida do emprego? Mérito é, "em parte", de Passos

3.397
Relatório da OCDE elogia "reformas abrangentes" feitas entre 2011 e 2015, pelo anterior governo, para combater as fragilidades estruturais do mercado de trabalho.
Investigação

Os partidos portugueses foram sempre do Estado

"O Estado é ainda uma grande fonte de rendimento e de estatuto. Os partidos tornaram-se a via através da qual o Estado é disputado e repartido", analisa Rui Ramos.
Investigação

O Governo PSD/CDS acabou com a nomeação de boys?

456
O Governo de Passos Coelho criou a CRESAP, uma comissão para selecionar dirigentes para o Estado. Veja se resultou. E descubra quem foi o ministro que nomeou mais boys
Investigação

Vídeo: quem nomeou mais boys? PS ou PSD/CDS?

374
Uma investigação do Observador analisou 376 nomeações políticas, nos últimos dez anos, para cargos no Instituto do Emprego e na Segurança Social. Que governos nomearam mais boys? PS ou PSD/PP?
PSD/CDS

A direita já perdeu (porque desistiu de ganhar)

582
Ao recusar Cristas, o PSD desistiu de Lisboa (e das autárquicas). Sem autárquicas, sem discurso e sem projecto comum para derrotar a geringonça, o país desistiu de admitir PSD-CDS como alternativa.
Assunção Cristas

No Conselho de Ministros nunca se falou no BES

321
Assunção Cristas diz que houve apenas "referências" ao BES, por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, mas que nunca o tema foi discutido "com profundidade".
PSD/CDS

Cristas em Lisboa e Moreira no Porto

237
Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE
PSD/CDS

Ou PSD/CDS se juntam, ou ficam a ver navios

292
PSD e CDS estão numa bifurcação estratégica. Ou seguem os caminhos de sempre e perdem. Ou assumem um projecto conjunto para o país – com bandeiras políticas, objectivos precisos e visão reformista.
PSD/CDS

PS congratula-se com dados positivos da economia

Após serem divulgados os dados do INE sobre a economia do país, o PS congratula-se dos resultados e afirma que o "diabo" da economia só existe, mesmo, para a oposição PSD/CDS.
Rocha Andrade

"Ética tem de ir até às últimas consequências"

1.113
Fernando Negrão falou em nome do PSD a dizer que "o caso não está encerrado" e que "as questões éticas têm de ir até às últimas consequências". Apela à intervenção do primeiro-ministro.
Transportes

Trabalhadores acusam Passos de desinvestir na STCP

150
A Comissão de Trabalhadores da STCP acusou anterior Governo de ter feito "propositadamente um desinvestimento total" na empresa para degradar o serviço público.
Eleições

PSD/CDS-PP ganha intercalares em S.João da Madeira

310
Ricardo Figueiredo vai voltar a ocupar a presidência da autarquia de S. João da Madeira, após vitória nas eleições intercalares que se realizaram este domingo.
PSD/CDS

PSD e CDS. Break-up sem dramas e "natural"

Os dois prometem continuar a cooperar mas cada um quer fazer o seu caminho para se fortalecer. Congressos do PSD e CDS vão clarificar autonomia dos dois partidos.
PSD/CDS

PSD avisa que coligação caiu com o governo

O líder do PSD esclareceu que a coligação PSD/CDS acabou no momento em que o governo foi derrubado na Assembleia da República, mas que as "boas relações" com o CDS continuam.
Governo

Niawt Kram, esse grande maroto

192
A descrença (ou a desvalorização) da maioria absoluta foi o erro estratégico central da coligação PSD/CDS – a sua perda comprometeria tudo. É difícil, pois, entender como se agiu diferente – e porquê.
Conselho de Estado

Guerra de cadeiras. PSD ameaça bloquear escolhas

660
PSD é o partido com mais deputados e não concorda que PS faça listas para dar lugares a BE e PCP, como no Conselho de Estado. Mas só nas eleições de 2/3 pode travar pretensões da esquerda.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)