771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portugal à Frente

Paulo Portas

Portas critica moda de "governar para os likes"

Passos Coelho apareceu na sala no início da intervenção de Portas no encontro das direitas e foi aplaudido. Antigo líder do CDS não resistiu a atirar farpa à moda de "governar para os likes".
PSD

"Simpática e solta". A nova aliança Rio-Chicão 

Se Portas e Passos cantavam Amigos para Siempre, Rio e Chicão aparecem em versão Anitta com nova aliança livre, leve e "solta" com vista a dança nas autárquicas. O mau tango já lá vai.
PSD

O que é que fizeram à direita?

O PSD que vai a votos a 6 de Outubro não é o que governou entre 2011 e 2015. É o PSD de Rui Rio, de Pacheco Pereira e de Ferreira Leite. É o PSD dos que concertadamente comentam realidades virtuais.
Portugal à Frente

A vida são dois dias, este Governo durou onze

Carrinhos otimistas, um enjoo matinal, boleias na saída e uma música de Rui Veloso. Um ano depois da queda, as histórias do Governo mais curto da democracia. O Governo que antes de o ser já não o era.
Luís Montenegro

Quem quiser liderança do PSD, "chegue-se à frente"

Luís Montenegro diz que o PSD é um partido "aberto e plural". Fala-se de Rui Rio? Montenegro diz que "nunca foi tornada pública qualquer intenção nesse sentido".
Política

O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Governo

Governo. 100 nomeações PSD-CDS no dia D para Costa

Assessores, motoristas, adjuntos, técnicos. No dia em que Costa foi chamado a formar novo Executivo, foram publicadas cerca de 100 nomeações para cargos em gabinetes do Governo PSD-CDS que vão cair.
Governo

Governo propõe baixar preço dos manuais escolares

A coligação PSD/CDS-PP propõe, no programa de Governo, tornar os manuais escolares mais baratos. De resto, deixa cair algumas especificações nomeadamente em relação ao ensino privado.
Legislativas 2015

PSD admite ser possível retomar o diálogo com PS

O vice-presidente do PSD, Marco António Costa, admitiu a possibilidade de a coligação retomar diálogo com o PS. Sobre a probabilidade de uma moção de rejeição do programa preferiu não falar.
Legislativas 2015

Portugal pode ficar mais mês e meio sem Governo

Imagine que tudo se desenrola como hoje parece: Passos toma posse, mas PS, BE e PCP derrubam o líder da PàF. Costa torna-se primeiro-ministro. Mas quanto tempo pode demorar este processo?
Legislativas 2015

As 29 propostas que Costa enviou à PàF

O tom da carta é crítico e o caderno de encargos extenso. António Costa enviou uma carta com seis páginas a Passos Coelho, onde anexa um documento com 29 pontos para o entendimento.
Legislativas 2015

Ainda não há Governo. Vamos rir

Pedro e Costa não têm parado de ir ao Twitter comentar o que se passa nos bastidores. "O pisca-pisca" de Ruth Marlene está nos tops. As negociações para o Governo estão bem avançadas... no humor.
Legislativas 2015

"Se começar a cheirar a Syriza", mercados reagem

Dois bancos de investimento de Londres mandaram analistas a Lisboa para saber se Costa admite mesmo um Governo com PCP e BE. Os avisos chegaram cá: a crise pode voltar se houver conflito com a troika.
Legislativas 2015

Que economia espera um governo minoritário?

Passos e Portas preparam-se para governar em minoria - ficando na mão do PS e na expectativa de que a economia acelere. Não faltam, contudo, riscos perigosos para os próximos anos. Veja quais.
Legislativas 2015

Os riscos de governar sem maioria, segundo Passos

Não foi uma nem duas vezes que Passos e Portas alertaram, ao longo da campanha eleitoral, para os riscos de não haver maioria no Parlamento. Sem maioria, haverá novas eleições em seis meses, diziam.
Legislativas 2015

Os vencedores e os derrotados. Em fotos

No deve e haver das contas eleitorais, há quem tenha ganho e quem tenha perdido de forma clara. Aqui fica a nossa lista.
Legislativas 2015

Neto: "Se Costa tentar recuar deve demitir-se"

Henrique Neto, ex-militante do PS e candidato presidencial, acredita que Costa só tem duas alternativas: ou tenta liderar a esquerda ou demite-se.
Legislativas 2015

Playlist. As 5 canções dos candidatos

Em dia de descanso para os políticos, o Observador selecionou cinco canções dos seus artistas preferidos, ilustrando a perspetiva de cada um face às eleições. Oiça!
Legislativas 2015

Maioria "por favor". Passos faz último apelo

É o último apelo, antes da meia noite. Sábado é dia de reflexão, domingo de decisão, e segunda-feira Passos e Portas esperam que não seja de "instabilidade". Até lá é "ter fé" e pedir "por favor".
Legislativas 2015

As promessas do PS no seu distrito, PSD cauteloso

Vários autarcas e cabeças de lista pediram a Costa que não se esquecesse das obras públicas paradas durante 4 anos. O Observador falou com alguns candidatos para saber as prioridades, veja as do seu.
Legislativas 2015

Entre um governo sofrível e uma oposição que assus

A actual liderança do PS preferiu radicalizar, ameaçando colocar o país pela primeira vez em quatro décadas de democracia sujeito ao governo de uma frente de esquerda integrando extremistas.
Legislativas 2015

Quem seriam os ministros em governos de coligação?

Sem maioria absoluta à vista, como seriam os governos de Passos e Costa e os de coligação? Assis a MNE? Jerónimo ministro? Carvalho da Silva no Trabalho? Fernando Rosas na Educação?
Explique Isso Melhor

10 dúvidas a que eles não responderam

Pensões, plafonamento, desempregados, deduções em IRS, regime conciliatório. A campanha chega ao fim e tanto Passos como Costa furtaram-se a explicar várias promessas eleitorais.
Legislativas 2015

Sondagens. Coligação com vantagem de 4 a 6 pontos

A supersondagem da Universidade Católica dá uma vantagem de 6 pontos percentuais à coligação. Na Intercampus essa vantagem é de 4,3%. Eurosondagem fala em diferença de 5 pontos.
Legislativas 2015

Pelos idosos e jovens. "Isto não são promessas"

Coligação continua caminho de caça ao voto. Esta quinta-feira apostou nos idosos e na juventude. Promete melhoras, mas diz que não são promessas eleitorais. "Já estava tudo previsto".
Legislativas 2015

Sondagens do dia. 5, 6 ou 12 pontos de vantagem?

De acordo com a Marktest, PSD/CDS têm agora uma vantagem de 12,4 pontos em relação ao PS. Na sondagem da TVI e RTP, a vantagem é de 6,3 e 5 pontos percentuais.
Legislativas 2015

Passistão ou PàFistão?Cavaquistão não é certamente

Caravana da coligação está em Viseu, um bastião cavaquista que pela primeira vez em mais de 20 anos mudou de nome: Passistão (ou PàFistão). Com "fé" e de crucifixo no bolso, Passos segue cantando.
Legislativas 2015

Pickles, chamuças, BPN. Dia "picante" na coligação

Coligação está em Coimbra, mas não vê estudantes nem passeia pelas ruas. Entre visitas a fábricas de azeitonas, pickles e chamuças, o "picante do dia" foi a notícia sobre prejuízos escondidos do BPN.
Legislativas 2015

Sondagens do dia: PS a descer, Bloco a subir

CDU e Bloco continuam a crescer nas intenções de voto dos portugueses, de acordo com as sondagens do dia. PS também desce nos dois estudos.
Paulo Portas

Portas. Relatório de Bruxelas é "mera opinião"

É "mera opinião" e não é "vinculativo". O vice-primeiro-ministro comentou desta forma o relatório hoje divulgado pela Comissão que indicava possibilidade de Portugal aumentar impostos.
Legislativas 2015

Sondagens do dia: PàF desce nas intenções de voto

As duas sondagens mostram a coligação PSD/CDS a descer nas intenções de voto. No entanto, no estudo da Intercampus, a diferença para o PS atinge um valor recorde - é que o PS também não sobe.
Legislativas 2015

Sondagens do dia: Coligação alarga vantagem

O estudo da Intercampus dá uma vantagem recorde para a coligação, que consegue agora mais 5,1 pontos percentuais do que o PS. Este, em contrapartida, encurtou distâncias na sondagem da Católica.
Legislativas 2015

«O céu é o limite» - será?

Desfraldadas as bandeiras vermelhas da «união da esquerda», os comentadores precipitaram-se para preparar o centro do país e do próprio PS para esta hipótese inédita na política portuguesa desde 1976.
Legislativas 2015

Coligação faz 'all in' nos descontentes do centro

Próximo passo: apostar nos desiludidos do centro - pensionistas, funcionários públicos, jovens e desempregados. Porque as "sondagens não votam" e sempre há o risco de surtirem o efeito contrário.
Legislativas 2015

PàF: Quantas maneiras há para pedir estabilidade?

Primeiro, o contraponto com o passado. Agora, a súplica de maioria para governar. Sem promessas eleitorais, Passos e Portas esperam convencer o eleitorado a não trocar o certo pelo incerto. Mas como?
Legislativas 2015

E se não houver maioria absoluta?

Face à radicalização do PS, um cenário sem maioria absoluta conduzirá portanto aparentemente a uma crise institucional ou a uma "solução" de um governo de coligação do PS com a extrema-esquerda
Legislativas 2015

Sondagens do dia: Coligação perto da maioria

A sondagem da RTP coloca a coligação Portugal à Frente perto da maioria com 42% das intenções de voto, contra os 35% do PS. No estudo da Intercampus a diferença entre os dois diminuiu.
Legislativas 2015

Em Aveiro a falar francês e economês

Passos continua a campanha a deparar-se com "senhoras cor de rosa". Desta vez foi um jovem, em Aveiro. E Passos, o professor, ficou "horas" a explicar. "Ele é mesmo assim", diz a direção da campanha.
Legislativas 2015

Quem vota? O país das televisões ou o outro?

Nestes últimos anos o caminho de muitos portugueses construiu-se na distância da política. Uns por alheamento puro e simples. Outros por opção consciente como contraprova ao modelo clientelar habitual

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos