Se comprou um computador novo, ou formatou o seu computador atual, é provável que lhe falte o Office. O pacote de ferramentas de trabalho da Microsoft sempre foi um elemento essencial nos nossos PC’s e uma cópia dos programas pode ser demasiado cara para algumas pessoas.

Porém, há alternativas gratuitas para quem necessita das funcionalidades básicas que o Office oferece. Algumas delas, oferecidas pela própria Microsoft.

1 — Office Online

No momento em que quase tudo o que fazemos na internet passa pela cloud, porque não trabalhar também na nuvem? A Microsoft disponibiliza os principais programas do Office na rede (Word, PowerPoint, Excel, etc.), e que funcionam diretamente no browser.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O único requisito é ter uma conta de e-mail da Outlook (Hotmail, por exemplo). Pode aceder ao Office online aqui. Abra os programas, carregando nos respetivos ícones.

Office Online

O Office Online permite usufruir das funcionalidades básicas dos aplicativos da Microsoft. Créditos: Microsoft

2 — Google Docs, Slides e Sheets

É outra alternativa na cloud. Estas três ferramentas da Google substituem, respetivamente, o Word, o PowerPoint e o Excel.

Além disso, permitem que várias pessoas trabalhem no mesmo documento, em simultâneo e em tempo real. E todas as alterações são guardadas automaticamente. Tal como na alternativa anterior, o requisito é ter uma conta nos serviços da Google. Experimente: Docs, Slides, Sheets.

3 — Open Office e Libre Office

Se mesmo assim prefere ter os programas instalados no computador, pode optar pelo Open Office ou pelo Libre Office. São duas alternativas de código aberto (open source), com a maior parte das funcionalidades que o Office da Microsoft oferece.

A instalação dos programas é simples: basta descarregar os instaladores, abri-los e seguir os passos indicados. Descarregue o Open Office aqui, e o Libre Office aqui.

4 — Microsoft Office Mobile

Se ainda não está convencido, sabia que o Office da Microsoft é gratuito para dispositivos móveis iOS e Android? O interface é igual ao que já estamos habituados com o Office 2013 e as funcionalidades básicas estão todas lá. E para quem não se sente confortável a escrever grandes textos com o touch screen, existem teclados físicos que funcionam por Bluetooth.

Procure estas apps (Word, PowerPoint e Excel) na App Store (iOS) ou na Play Store (Android).

5 — Descarregue o Office 2016 Preview

O Office 2016 ainda não foi lançado, mas a Microsoft permite que os aplicativos que o compõe sejam descarregados e testados. A boa notícia é que estas ferramentas são gratuitas, até que a versão final seja lançada ainda este ano.

Segundo o site Digital Trends, o Office 2016 terá novas funcionalidades, como um novo assistente chamado “Tell Me” e uma tecnologia que permitirá que várias pessoas editem o mesmo documento em tempo real (à semelhança das ferramentas da Google).

O Office 2016 Preview está disponível aqui (clique em “Get the Office 2016 Preview now”).