Os trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa vão reunir-se esta sexta-feira em assembleia geral para debater uma proposta da direção, numa altura em que se mantém a não realização de trabalho extraordinário.

A Comissão de Trabalhadores e a direção do INEM estiveram reunidas na terça-feira, mas sem resultados imediatos, como disse à Lusa o coordenador da comissão, Rui Gonçalves, acrescentando que pelo menos até esta sexta-feira os trabalhadores vão continuar a recusar-se a fazer trabalho extraordinário.

De acordo com Rui Gonçalves, a direção do INEM apresentou uma proposta de reestruturação dos meios em Lisboa, que vai ser analisada esta sexta-feira em assembleia geral.

Os técnicos de ambulância de emergência do INEM estão desde o início do mês a recusar-se a fazer horas extraordinárias, o que, segundo o sindicato do setor, pode pôr em causa a prestação de socorro especialmente na área de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os técnicos queixam-se de sobrecarga de trabalho e da falta de pagamento de subsídios e horas extra, além de mais cortes no salário.

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Paulo Campos, disse na segunda-feira que até setembro vai haver um reforço de 85 técnicos de emergência médica, um número que o sindicato considera insuficiente.

Na sequência da recusa dos trabalhadores do INEM em realizar trabalho extraordinário, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais emitiu um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário a partir das 00h00 de dia 24 deste mês.