Se ainda acha que o areal é para enfrentar de cara lavada, está presa num conceito antigo. Hoje em dia, os visuais de praia são cada vez mais amigos de quem não abre mão da maquilhagem, nem à beira-mar ou na piscina. É preciso ter alguma moderação, é claro. Não falamos de olhos pintados de preto e lábios vermelhos, mas também não é preciso apanhar sol com cara de quem acabou de acordar. Já existem produtos de maquilhagem específicos para usar na praia. E se tomar os cuidados certos para não prejudicar a pele, não há motivos para se esconder atrás de óculos de sol gigantes ou de um guarda-sol para não correr o risco de se cruzar com alguém conhecido e estar com o look de almofada.
O que é uma maquilhagem de praia ou piscina?
É aquela que, ao mesmo tempo que deixa a pele bonita, fornece a proteção que esta precisa na praia. A maquilhagem pode confundir-nos (com tantos produtos e opções nas prateleiras) mas aqui o essencial é usá-la apenas para tapar imperfeições, manchas, realçar pormenores e valorizar a luminosidade — ter um kit de produtos só para praia é uma forma fácil de não se perder no que pode, ou não, usar ao sol. Diga adeus às bases com muita cobertura, aos eyeliners e às sombras. Protetores com cor, lápis de olhos, máscaras, pós com filtros solares e produtos à prova de água sim. Tudo o resto é dispensável.
Posso maquilhar-me e colocar um protetor solar depois?
Não, nunca, jamais. O protetor solar tem de ser colocado antes da maquilhagem por forma a garantir que a absorção (e consequente proteção) seja máxima. Se a maquilhagem estiver por baixo, a proteção vai ser menor. A ideia é criar uma barreira entre a pele e os raios ultravioleta.
Posso usar base se tiver filtros solares?
Sim, mas o ideal seria usar protetores solares com cor. As bases têm, na sua grande maioria, filtros solares baixos enquanto um protetor já traz um filtro maior e faz uma proteção suficiente na praia. Não vão ter uma cobertura tão boa, é verdade, mas está na praia para apanhar sol e ter uma máscara de base também não vai ser confortável.
Posso usar pós de bronze e blush?
Sim. Enquanto um pó de bronze tem o objetivo de criar um efeito de bronze na zona T (testa, nariz e queixo), o blush define as maçãs do rosto. Na praia, o ideal seria usar pós com filtros de proteção solar mas, não havendo essa hipótese, use um pó de bronze ou um pó compacto com cor para retirar o aspeto brilhante deixado pelo protetor solar.
E nos lábios?
Muita gente se queixa dos lábios ressequidos no verão. Isto é normal, dado a exposição solar excessiva e o facto de, regra geral, não usarmos protetor solar labial. Mas porque os lábios são extremamente sensíveis ao sol, utilize protetores labiais ou batons com filtros solares. Mas tenha moderação. Um rosa ou um laranja funcionam bem na praia. Mas vermelhos ou cores escuras são proibidas.
Qual é a máscara de pestanas certa?
Qualquer uma, desde que seja à prova de água. Lembre-se que vai querer ir ao mar ou mergulhar na piscina e, se não for waterproof, vai sair com lágrimas pretas a escorrerem pelos olhos.
E lápis de olhos?
Aplica-se a mesma lógica que nas máscaras — um lápis pode criar irritações ao calor, por isso opte por lápis de olhos à prova de água.
Então posso usar apenas maquilhagem com filtros solares?
Não. A maior parte dos produtos de maquilhagem com filtros solares tem filtros baixos. Por outro lado, a maquilhagem nem sempre cobre toda a extensão do rosto e, como tal, algumas zonas vão ficar desprotegidas.
Posso saltar produtos do inverno para o verão?
Sim, mas não os use na praia. Muitos dos produtos que usamos no inverno tendem a derreter e a borrar porque não estão preparados para resistir ao calor e à humidade. É o caso das máscaras de pestanas, eyeliners, sombras, bases e lápis. Na praia use produtos à prova de água e, não estando na praia mas a lidar com calor, use produtos de longa duração e fixação.
Posso usar corretor?
Claro mas, mais uma vez, opte por corretores de longa duração, à prova de água, ou por coberturas secas. E não use em exagero — a ideia é apenas disfarçar aquelas imperfeições que lhe dão dores de cabeça (borbulhas, manchas, cicatrizes) e não ir para a praia com cara de boneca.
Kit SOS
Ter um kit SOS, essencialmente nos dias de calor, é fundamental. Nunca se sabe o que o dia lhe vai reservar e, numa emergência, alguns produtos podem salvar-lhe a pele. Águas termais, protetores para zonas sensíveis, pós com filtro de proteção solar, um BB Cream, um corretor à prova de água e um after-sun podem fazer milagres numa emergência de beleza.