Portugal pode ter perdido a final do Campeonato da Europeu de futebol sub-21, mas venceu noutros campos. O desempenho da seleção nacional refletiu-se nas escolhas da UEFA para o “onze ideal da prova”: 5 dos 11 jogadores escolhidos pertencem à seleção nacional, a mais representada no onze da UEFA.
O guarda-redes José Sá, o defesa Raphael Guerreiro e os médios Bernardo Silva e William Carvalho e o avançado Ivan Cavaleiro foram escolhidos pela equipa técnica da UEFA, responsável por esta seleção.
Verifique o “onze ideal” da UEFA:
William Carvalho eleito melhor jogador da competição
A seleção portuguesa também venceu também a competição individual. Neste caso, a UEFA considerou que o melhor jogador da competição foi William Carvalho.
O jogador do Sporting não falhou um único minuto da fase final da prova, jogando cerca de 480 minutos do Europeu. É o segundo jogador português a vencer o prémio de melhor jogador de um campeonato europeu sub-21: Luís Figo venceu em 1994.
“Fico muito grato por ter recebido este prémio individual porque sempre dei tudo em prol do coletivo”, disse William Carvalho em declarações à Federação Portuguesa de Futebol.
“No fundo comecei com este grupo, apesar de depois ter dado o salto para a seleção A”, acrescentou, assegurando se sentiu confortável na seleção sub-21 e que a sua experiência na seleção A foi crucial para poder contribuir neste coletivo.
“Apesar de não termos conseguido o grande objetivo, foi uma campanha muito positiva porque os jogadores saíram valorizados e porque a nossa seleção mostrou que futuramente a seleção A terá jogadores de grande nível a representar o país”, sublinhou, concluindo que o desempenho da seleção de sub-21 neste campeonato da Europa é um sinal de que “Portugal tem talento e futuro”.