Bashar al-Assad

Síria

Síria. Mais de 100 ataques químicos desde 2013

Investigação da BBC conclui que Governo sírio usa armas químicas como "estratégia" para vencer a guerra. Levantamento de 106 ataques é um dos maiores já contabilizados por organizações independentes.
Conflito na Síria

Sírios apoiam al-Assad em Damasco

Manifestantes sírios estão concentrados na Praça Omayyad em apoio a Bashar al-Assad, na sequência dos ataques de EUA, Reino Unido e França. "Alá, Síria e apenas Bashar" são as palavras de ordem.
Conflito na Síria

Quais os países que lutam na guerra da Síria?

208
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
Conflito na Síria

Síria. Raide aéreo mata 15 crianças e 2 mulheres 

252
Um raide aéreo das forças governamentais sírias atingiu uma escola em Ghouta oriental, matando 15 crianças e duas mulheres que ali se encontravam escondidas. ONU pede fim da "situação catastrófica".
Conflito na Síria

Ghouta. Pelo menos 20 civis mortos em 24 horas

Sete civis foram mortos esta segunda-feira e 13 no domingo à noite, na região de Douma, Ghouta oriental. Desde 18 de fevereiro, mais de 1.400 civis morreram devido aos bombardeamentos.
Conflito na Síria

Ghouta. 12,5 mil pessoas encontram-se em fuga  

Esta quinta-feira fugiram de Ghouta 12.500 civis. A televisão estatal mostrava as pessoas a pé, com os seus pertences, e autocarros que as esperavam, segundo o Observatório para os Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 350 mil pessoas

"Desde 15 de março de 2011 foram mortas 353.935 pessoas", segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A UNICEF diz que 2018 se anuncia ainda mais sombrio.
Conflito na Síria

Casos de asfixia após bombardeamentos em Ghouta

Pelo menos 60 pessoas sofreram dificuldades respiratória após os bombardeamentos aéreos em Ghouta. Médicos dizem que pelo menos 29 pessoas que apresentavam sintomas de exposição a gás cloro.
Síria

Macron pede pressão russa para trégua em Ghouta

O presidente francês pediu "medidas reais e concretas" a Vladimir Putin para pressionar o regime sírio quanto a uma trégua em Ghouta. Esta segunda-feira morreram mais 44 civis em bombardeamentos.
Síria

44 mortos em ataques aéreos do regime em Ghouta

Pelo menos 44 pessoas morreram esta segunda-feira em Ghouta depois de novos ataques aéreos do regime de Bashar al-Assad. Desde 18 de fevereiro já morreram mais de 700 civis naquela região.
Síria

"Não há contradição entre cessar-fogo e operações"

500
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, disse que iria continuar com as operações militares em Ghouta, considerando que elas não contrariam o cessar-fogo imposto pela Rússia.
Conflito na Síria

Morreram mais de 90 pessoas em menos de um dia

156
Morreram mais de 90 pessoas em menos de 24 horas na zona de Ghouta oriental. Há ainda 470 pessoas feridas, algumas das quais em situação crítica, pelo que o número de vítimas mortais pode aumentar.
Síria

Crianças doentes retiradas de cidade síria cercada

29 doentes em estado crítico, incluindo crianças com cancro, estão a ser retirados de Ghouta oriental. 400 mil pessoas estão cercadas pelas forças afetas ao Governo de Bashar al-Assad.
Conflito na Síria

Síria. Putin ordena retirada de forças russas

O Presidente da Rússia ordenou a retirada da maior parte do contingente militar russo na Síria, numa visita surpresa à base de Hmeimim.
Rússia

Rússia discute cooperação militar com a Síria

O ministro da Defesa russo reuniu com o presidente sírio Bashar al-Assad para discutir a cooperação militar entre ambos os países e a ajuda humanitária à população.
Conflito na Síria

Começa a retirada de rebeldes em Damasco

O regime sírio esta cada vez mais perto de recuperar a capital Damasco aos rebeldes. Esta segunda-feira o governo deu passagem a um grupo de cerca de 1000 pessoas que deverão estabelecer-se em Idlib
Conflito na Síria

França acusa Assad de "falsidade" e "cinismo"

O MNE francês acusou o Presidente sírio de demonstrar "100% de falsidade" e de "cinismo", quando afirmou que o ataque com armas químicas na Síria foi "uma história fabricada a 100%".
Bashar al-Assad

Assad. Ataque químico foi "100% fabricado"

247
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, diz que o ataque químico que matou 87 pessoas na Síria, na semana passada, foi "100% fabricado" e que o exército sírio já abandonou todas as armas químicas.
Espanha

Tio de al-Assad está a ser investigado em Espanha

Rifaat al-Assad, responsável por um dos maiores massacres em território sírio e tio de Bashar, está a ser investigado em Espanha por suspeitas de lavagem de dinheiro. Operação nasceu em França.
Turquia

Turquia culpa Al-Assad por massacre na Síria

A Turquia responsabilizou esta terça-feira o regime sírio de Bachar al-Assad a autoria do alegado ataque com armas químicas contra a localidade síria de Jan Shijún, na região de Idleb.
Conflito na Síria

Governo de Assad diz ter controlo total de Alepo

O governo sírio diz ter o controlo total da cidade de Alepo. A confirmar-se a informação esta será uma das maiores reviravoltas, a favor de Assad, desde o início da Guerra Civil.
Conflito na Síria

Síria: civis usados como escudos humanos, diz ONU

129
A comissão de inquérito da ONU sobre a Síria disse ter recebido informações de que os rebeldes estão a impedir a saída de civis de Alepo e que estão a usar estas pessoas como escudos humanos.
Conflito na Síria

Em Aleppo, há mais de 100 crianças encurraladas

438
A UNICEF recebeu um relato de um médico que fala de mais de 100 de crianças presas num prédio numa zona de Aleppo sob fogo. ONU também fala de 82 civis executados, incluindo crianças e mulheres.
Casa Branca 2016

Democrata foi à Trump Tower defender Assad

218
A congressista Tulsi Gabbard, antiga apoiante de Bernie Sanders, acedeu ao pedido de Donald Trump para falar sobre a guerra na Síria. A ex-veterana do Iraque partilha a mesma estratégia do republicano
Conflito na Síria

Hospital pediátrico atingido por ataques em Aleppo

Médicos e pacientes tiveram de se refugiar na cave enquanto bombardeamentos aéreos atingiam hospital pediátrico na maior cidade síria. Forças de Assad serão as responsáveis.
Bashar al-Assad

Crianças mortas na Síria não tiram o sono a Assad

329
O controverso presidente sírio, Bashar al-Assad, deu este domingo uma entrevista exclusiva ao The Sunday Times, onde explicou, a rir, que a morte de centenas de crianças na Síria não lhe tira o sono.
Conflito na Síria

Novos bombardeamentos atingem Aleppo

Aviões sírios e russos voltaram a bombardear o leste de Aleppo, controlada pelos rebeldes, a horas de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
Síria

Partido de Bashar al-Assad venceu legislativas

Os resultados oficiais ditam que o partido Baas, no poder há meio século, elegeu a grande maioria (200) dos 250 deputados ao parlamento pela aliança União Nacional. A oposição fala em fraude.
Síria

Eleições na Síria para melhorar negociações de paz

A oposição ao governo de Bashar al-Assad anunciou boicotar as eleições desta quarta-feira. As eleições na Síria têm sido alvo de grande contestação, devido aos resultados suspeitos apresentados.
Síria

Bashar al-Assad marca eleições para 13 de abril

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, anunciou hoje que as eleições legislativas se vão realizar a 13 de abril, depois dos Estados Unidos e da Rússia anunciarem um plano de cessar-fogo, noticiou a agência noticiosa SANA.
Conflito na Síria

Assad: "Serei a pessoa que salvou a Síria"

O presidente sírio afirma que há 80 países a apoiar os grupos da oposição. Assad quer salvar a Síria, mas diz que isso não passa necessariamente por se manter no poder.
Síria

EUA admitem enviar tropas para combater Daesh

John Kerry admitiu a possibilidade de enviar tropas para a Síria para limpar a "confusão" provocada por Assad. Os norte-americanos querem ver o acordo cumprido e avisaram a Rússia: controlem Assad.
Síria

Bashar al-Assad promete recuperar toda a Síria

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, prometeu recuperar todo o país e continuar a "lutar contra o terrorismo", ao mesmo tempo que mantém as negociações de paz.
Conflito na Síria

Vídeo mostra a destruição em Homs, dura e crua

Um repórter de imagem da Russia Works filmou a destruição na cidade síria pelo ar. E o que se vê é desolador. Mais: é devastador. Enquanto isso, a Europa não se entende quanto à crise dos migrantes.
Conflito na Síria

Síria: arrancam negociações de paz. Sem a oposição

Arrancam esta sexta-feira em Genebra as negociações para a paz na Síria mas a oposição ao regime de Bashar al-Assad, reunida em Riade, não vai estar presente.
Conflito na Síria

Conversações de paz na Síria começam sexta-feira

O enviado da ONU para a Síria anunciou que as conversações de paz, entre Damasco e oposição, vão ter início na sexta-feira. Mas ainda é preciso esclarecer quem vai da parte da oposição ao regime.
Conflito na Síria

Assad, EI e Al-Nusra acordam retirada de pessoas

O regime sírio de Bashar al-Assad, o Estado Islâmico e o grupo afiliado da Al Qaeda a Frente Al-Nusra chegaram a acordo inédito para a retirada de 4 mil pessoas de 3 distritos junto a Damasco.
Síria

Novas provas de crimes do regime de Assad?

A organização Human Rights Watch diz ter encontrado provas de várias mortes em centros de detenção na Síria com indícios de tortura e execuções.
Negociações de Paz

Síria. Oposição aceita conversar com Assad

140
Reunião em Riade com mais de 100 representantes da oposição síria foi decisiva. Oposição quer Assad fora do poder, mas já admite que o líder sírio fique enquanto o governo de transição é formado.
Conflito na Síria

Bashar Al-Assad acusa França de apoiar terroristas

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, acusou a França de "apoiar o terrorismo" e afirmou que considerava Praga um possível local para assinar um acordo de paz.
Síria

Assad: Síria não é "incubadora" do Estado Islâmico

O Presidente sírio culpa o Ocidente pela criação de organizações jihadistas afirmando que "não começou na Síria, começou no Iraque, e começou antes disso no Afeganistão".
Conflito na Síria

Conflito sírio e o Estado Islâmico em 16 gráficos

663
São muitos os intervenientes na guerra civil da Síria. O sistema de alianças define-se pela sua complexidade. Quem apoia quem? E onde se encaixa o EI?
Conflito na Síria

Síria. Al-Assad disposto a recandidatar-se

O Presidente da Síria admite realizar eleições no país e confessa estar pronto para se recandidatar se o povo sírio "considerar necessário".
Terrorismo

Presidente sírio foi a Moscovo reunir-se com Putin

A visita não foi previamente anunciada e tratou-se da primeira deslocação de Bashar Al-Assad ao estrangeiro desde que rebentou a guerra na Síria.
Síria

Síria. Putin diz que Rússia não irá enviar tropas

O Presidente russo reiterou que Moscovo não irá enviar tropas terrestres para apoiar as forças de Bashar al-Assad na Síria, país onde a Rússia iniciou uma campanha de ataques aéreos.
Rússia

Rússia inicia operações militares na Síria

352
As autoridades americanas revelaram que, ao todo, foram mobilizados 28 aviões militares russos para uma base aérea na Síria.
Diplomacia

John Kerry: "Assad deve deixar Síria"

O secretário de Estado norte-americano afirma que Bashar al-Assad deve abandonar o cargo de presidente da Síria, mas acredita que "não tem de ser no dia um ou no mês um".
Síria

Assad admite: guerra na Síria fragiliza o Governo

Bashar al-Assad, o Presidente sírio, admitiu, numa rara afirmação "franca", que a guerra na Síria está a começar a fragilizar as forças do Governo.
Mundo

Suspeita de novos ataques químicos na Síria

Foram reportados novos ataques químicos por parte do governo de Bashar al-Assad na província de Idlib na Síria. Barris de cloro terão sido atirados de helicópteros, vitimando cerca de 80 pessoas.
Síria

Síria. Bashar Al-Assad aberto ao diálogo com EUA

O presidente sírio impõe, contudo, que o diálogo terá de estar assente "no respeito mútuo" e garantiu não ter existido até agora qualquer contacto com os norte-americanos.
Estado Islâmico

Al-Assad responsabilizado pelo avanço do ISIS

Os apoiantes do presidente da Síria estão a pressioná-lo para travar os avanços cada vez maiores do grupo terrorista ISIS no país. E pedem uma resposta militar mais direta.
Síria

Armas químicas foram destruídas, diz Obama

"As armas químicas mais mortíferas detidas pelo regime sírio foram destruídas", confirmou Obama. Mas os EUA vão continuar atentos ao comportamento de Damasco, disse o Presidente norte-americano
Mundo

Bashar al-Assad reeleito com 88,7% dos votos

NATO assegura que os resultados do escrutínio não serão reconhecidos. Estados Unidos falam em "vergonha" e a oposição ao regime sírio em "farsa".
Síria

No estrangeiro, os refugiados já votam. Em Assad

A guerra civil na Síria já fez mais de dois milhões de refugiados. A permanência de Assad no poder vai ser votada no dia 3, mas no estrangeiro, já se vota nele.
Síria

22 mortos em ataque contra manif pró-Assad

Ataque contra apoiantes de Assad foi um protesto contra a realização de eleições consideradas pouco democráticas em plena guerra civil.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)