456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bielorrússia

Gabinete de Guerra

Lukashenko/Putin. "Novela com atores deploráveis"

Rússia quer "envolver a Bielorrússia no conflito". Resistência ucraniana "mudou o mundo". Análise de Bruno Cardoso Reis, António José Telo, Arnaut Moreira, Isidro Morais Pereira e Carlos Mendes Dias.
Noticiário

23h. Kiev: "Bielorrússia arrastada para guerra"

Volodymyr Zelensky avisa que população bielorrussa "não é escrava nem carne para canhão” e pede que se revoltem contra a guerra. E ainda, Sintra recebe fórum do Banco Central Europeu.
Guerra na Ucrânia

Zelensky diz que Bielorrússia vai entrar na guerra

Zelensky afirmou que o Kremlin já decidiu que a Bielorrússia vai entrar na guerra e, numa afronta a Lukashenko, pediu à população bielorrussa para se revoltar: "Podem prevenir que decidam por vocês".
Guerra na Ucrânia

Lukashenko para Putin: "Por favor, ajude-nos"

Lukashenko pediu à Rússia para que ajudasse a Bielorrússia a reagir a um possível ataque da NATO. Putin concordou enviar "nos próximos meses" sistemas de mísseis com capacidade nuclear.
Guerra na Ucrânia

A sabotagem russa para que Minsk entre na guerra

Serviços de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia acreditam que mercenários russos disfarçados de civis vão explodir cidade na Bielorrússia para forjar um pretexto para a entrada na guerra.
Contra-Corrente

A terceira guerra vai começar nos países bálticos?

Os líderes europeus deram ontem o estatuto de país candidato à UE à Ucrânia numa altura em que sobem as tensões entre a Rússia a Lituânia. Nos países bálticos vivem-se horas de justificada inquietação
Guerra na Ucrânia

Ucrânia teme que Bielorrússia dê armas a Moscovo

Forças Armadas de Kiev dizem que equipamento militar bielorrusso está atualmente a ser retirado dos armazéns e reparado. Destino pode ser utilizado para auxiliar as tropas russas na linha da frente.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko e Putin mantêm uma "falsa amizade"

A opositora do regime bielorrusso afirma que os dois líderes políticos "sempre se aproveitaram um do outro para garantirem benefícios". Svetlana Tikhanovskaia encontra-se em Portugal.
Guerra na Ucrânia

Marcelo recebeu opositora ao regime bielorrusso

Sviatlana Tsikhanouskaya, que como outros opositores ao regime do Presidente bielorusso fugiu o país após as eleições presidenciais, está de visita a Lisboa.
Noticiário

1h. Novas falhas nas urgências hospitalares

Falhas já não estão circunscritas à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. E ainda, Marcelo Rebelo de Sousa recebe opositora ao regime bielorrusso.
Gabinete de Guerra

Severodonetsk pode mesmo cair?

O major-general Arnaut Moreira explica que a manobra das forças ucranianas é "muito complexa" nesta cidade. "Defender à frente do rio é uma manobra tática muito complexa e arriscada", acrescenta.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko: "A melhor rota é a Bielorrússia"

Em conversa com Guterres, Presidente da Bielorrússia disponibilizou o seu país como rota de exportação de cereais ucranianos, em troca de concessões como a abertura de portos do Báltico.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko premeia KGB por "operação" na Ucrânia

Diversos membros dos serviços secretos bielorrussos que participaram numa "operação especial" em território ucraniano foram condecorados pelo presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.
Europa

Berlim garante combater repressão na Bielorrússia

As opositoras Svetlana Tikhanovskaya, Veronika Tsepkalo e Maria Kolesnikova venceram o Prémio Carlos Magno. MNE alemã garante que Berlim vai continuar a combater a repressão na Bielorrúsia.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estaciona tropas perto da Ucrânia

Lukashenko criou um novo comando militar que irá estar junto à Ucrânia. "Temos de agir perante o facto de que o nível de ameaças militares à Bielorrússia irá aumentar no futuro", explicou.
Guerra na Ucrânia

PM da Bielorrússia: "País fornece armas à Rússia"

Com as sanções impostas à Bielorrússia pelo Ocidente, o mercado de fabrico de armas procurou colmatar o défice de material nos produtores russos, vendendo depois o armamento construído a Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko avisa: NATO quer desmembrar Ucrânia

Alexander Lukashenko alerta para a possibilidade de a NATO (em particular a Polónia) querer desmembrar a Ucrânia — e também a Bielorússia. Presidente envia a carta a Guterres a pedir a paz mundial.
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia adquire armas para o exército russo

O Presidente da Bielorrússia revelou ter chegado a um acordo com o homólogo russo, garantindo ter comprado a quantidade "necessária" de armamento, "capaz de infligir danos colossais".
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estará a ponderar apoio à Rússia

O Ministério da Defesa britânico alertou que Lukashenko estará a ponderar o apoio militar à Rússia para evitar envolvimento direto no conflito devido ao risco de sanções ocidentais.
Guerra na Ucrânia

Rússia vai ajudar Bielorrússia a produzir mísseis

O Presidente bielorrusso avisou que país está com os "olhos bem abertos" ao que a NATO está a fazer perto da fronteira, prometendo "responder" caso haja um ataque.
Guerra na Ucrânia

Ocidente transformou a Bielorrússia num "monstro"

Nas celebrações do Dia da Vitória, o Presidente bielorrusso acusou Ocidente de inundar a Ucrânia com armas e de ter elevado o “nazismo à categoria de ideologia de Estado”.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko admite: guerra está "a arrastar-se"

"Não estou suficientemente por dentro para dizer se está a correr de acordo com o plano, mas sinto que esta operação está a arrastar-se", disse o Presidente bielorrusso, aliado de Vladimir Putin.
Bielorrússia

UE condena pena de morte na Bielorrússia

Bruxelas condenou a aprovação de uma emenda que introduz a pena de morte na Bielorrússia, podendo dar aso a "novos abusos graves". "O regime continua a sua repressão brutal contra a população."
Guerra na Ucrânia

Lukashenko quer ex-repúblicas soviéticas juntas

Presidente bielorrusso quer que ex-repúblicas soviéticas se juntem a "Estado União", no qual "interesses de todos serão respeitados". Lukashenko acusa Ocidente de querer colocar Rússia de "joelhos".
UNESCO

UNESCO atribui prémio a associação bielorrussa

A distinção foi atribuída à associação por ter salvado vários meios de comunicação independentes locais da repressão do Presidente bielorrusso, que desde a sua reeleição tem reprimido a imprensa.
Guerra na Ucrânia

Russos e bielorrussos não jogam em Wimbledon

Wimbledon confirma que os tenistas russos e bielorrussos não vão jogar a próxima edição do torneio. A medida inviabiliza a participação de Medvedev, número dois mundial.
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia ameaça países da UE com "destruição"

A Bielorrússia acusa a Letónia, a Lituânia e a Polónia de prepararem uma "agressão" ao país. Secretário de Estado deixou ameaça — se houver invasão ao território bielorrusso, haverá "mortes".
Guerra na Ucrânia

Bielorrúsia quer participar nas negociações de paz

Principal aliado russo, Alexandre Lukashenko diz que reconhece situação na Ucrânia como uma "guerra", termo proibido por Moscovo, e exigiu participação nas negociações de paz.
Guerra na Ucrânia

BERD suspende financiamento à Rússia 

Depois de anunciar estar a fechar escritórios em Moscovo, BERD suspende financiamentos e serviços à Rússia e Bielorrússia e diz que se vai concentrar em programa de apoio de 2.000 milhões à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Chernobyl. Soldado russo terá morrido por radiação

Um soldado russo terá morrido devido a envenenamento por radiação após estar na central nuclear de Chernobyl. O militar terá acampado na Floresta Vermelha, que possui altos níveis de radiação.
Guerra na Ucrânia

Tropas russas terão saído de Chernobyl doentes

Os soldados russos terão saído da central nuclear de Chernobyl por envenenamento por radiação em parte porque terão cavado trincheiras na Floresta Vermelha. Alguns não conheciam acidente de 1986.
Noticiário

1h. Austrália impõe sanções a Lukashenko

Governo australiano vai ainda sancionar 22 indivíduos russos que descreve como "propagandistas". Guerra na Ucrânia foi tema de várias cimeiras em Bruxelas. No futebol, Portugal mais perto do Mundial.
Estados Unidos da América

Ataque ao Capitólio. Suspeito está na Bielorrússia

O norte-americano de 49 anos indiciado em dezembro do ano passado de 14 crimes terá entrado na Bielorrússia em agosto. Evan Neumann considera estar a ser vítima de "perseguição política" nos EUA.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko: Bielorrússia não vai invadir Ucrânia

Lukashenko advertiu o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky: terá de assinar em breve um ato de capitulação se recusar um acordo com Putin. Para já, garante que Bielorrússia não entrará na guerra.
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia acusa Ucrânia de lançar míssil

As forças ucranianas são acusadas de lançar um míssil do tipo Tochka-U na direção da Bielorrússia, embora o mesmo tenha sido abatido pelas forças defesa aérea sobre o território de Pripyat.
Noticiário

16h. Ucrânia: PSD critica ineficácia do governo

É a posição transmitida pelo PSD num debate no parlamento, com críticas sobretudo aos preços dos combustíveis. Ainda neste jornal, as queixas de Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia.
Guerra na Ucrânia

Rússia e Bielorrússia acordam apoio mútuo

Vladimir Putin e Alexander Lukashenko discutiram a cooperação nos setores financeiro, industrial e agrícola, bem como logística e acordaram "medidas conjuntas de apoio mútuo".
Noticiário

4h. Putin e Lukashenko concordam em "apoio mútuo"

Líderes russo e bielorrusso concordaram em apoio mútuo. Delegações dos dois países vão reunir-se na segunda-feira. E ainda, Bulgária oferece-se para mediar negociações entre Rússia e Ucrânia.
Noticiário

7h. Rússia volta a anunciar cessar-fogo na Ucrânia

Apesar de a Ucrânia não ter respondido à proposta de Moscovo, Rússia anuncia cessar-fogo. Em direto, uma das porta vozes da comunidade bielorrussa em Portugal. E ainda, o círculo próximo de Putin.
Guerra na Ucrânia

Opositora bielorrussa: "Lukashenko é marioneta"

A líder da oposição bielorrussa, Sviatlana Tsikhanouskaya, denunciou o controlo que o Kremlin tem atualmente sobre o território bielorrusso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.