270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Bielorrússia

União Europeia

Sanções à Bielorrússia incluem dois ministros

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 impuseram medidas restritivas contra ministros da Defesa e Transportes e cinco personalidades pelo envolvimento na aterragem forçada do voo em Minsk.
Bielorrússia

Oposição bielorrussa quer mais sanções ao governo

Augusto Santos Silva revelou que a líder da oposição democrática bielorrussa "não só entende que as sanções são necessárias, como entende até que elas devem ser reforçadas".
Bielorrússia

EUA anuncia sanções e restrições à Bielorrússia 

As medidas visam punir "a repressão persistente na Bielorrússia", bem como as violações dos direitos humanos, explica Antony Blinken, e são uma resposta à polémica do avião desviado no final de maio.
Bielorrússia

Autoridades bielorrussas exibem Protasevich

Foi esta segunda-feira exibido pelas autoridades bielorrussas o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação".
Câmara Municipal Lisboa

Ativistas anti-Lukashenko apresentam queixa à CML /premium

Comunidade bielorrussa em Portugal teme ter sido exposta ao regime de Lukashenko. Câmara promete auditoria ainda esta semana e inquérito vai apanhar igualmente anos de António Costa enquanto autarca.
Bielorrússia

Regime endurece legislação contra manifestantes 

Com a nova legislação, um manifestante que participe em mais de dois protestos não autorizados corre, a partir de agora, o risco de uma sentença de até três anos de prisão.
Bielorrússia

PR Checo apoia oposição ao "ditador da Europa"

Milos Zeman, conhecido por ter ligações estreitas com o Presidente russo, "desejou uma vitória à oposição, na sua luta contra o último ditador da Europa", referindo-se ao presidente bielorrusso.
Bielorrússia

Opositora pede fim do "regime terrorista"

Tikhanovskaia denunciou que "dezenas de milhares" de cidadãos bielorrussos passaram pelas prisões do país no último ano, apenas por participarem nos protestos contra o governo.
Bielorrússia

As “confissões” de Putin e Protasevich /premium

As respostas de Roman Protasevich fizeram lembrar as daqueles réus dos tribunais soviéticos que reconheciam tudo e mais alguma coisa para proteger a vida dos seus parentes e amigos.
Mundo

Rússia e Bielorrússia: duas faces do mesmo rublo

As declarações da chefia diplomática russa ecoam traços do neo-eurasianismo que edifica o regime de V. Putin. Uma ideologia que eleva a Rússia a único garante da continuidade das sociedades eslavas.
Bielorrússia

Jornalista bielorrusso volta a aparecer em vídeo

Num novo vídeo, Roman Protasevich admite que organizou protestos contra Lukashenko e pede à oposição para não voltar a protestar para as ruas. Aliados e família acham que foi novamente coagido.
Bielorrússia

Bielorrússia vai retaliar contra EUA

A Bielorrússia anunciou medidas de retaliação contra Washington, incluindo a redução do pessoal diplomático dos EUA no país, após a entrada em vigor de novas sanções americanas contra Minsk.
Bielorrússia

NATO restringe acesso de diplomatas bielorrussos

"Decidimos limitar o acesso do pessoal bielorrusso ao quartel-general da NATO", em Bruxelas, afirma secretário-geral da organização, saudando "as sanções decididas pelos aliados da NATO".
Bielorrússia

Oposição estende protestos a países bálticos

A oposição bielorrussa estendeu os protestos aos países bálticos e Polónia para exigir a libertação do jornalista Román Protrasevich, preso em Minsk após o desvio forçado de um avião da Ryanair.
Bielorrússia

Oposição bielorrussa promete continuar a lutar

"Estamos aqui hoje para expressar nossa determinação em continuar a luta pela liberdade. Não vamos recuar", disse Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa.
Bielorrússia

Putin e Lukashenko estiveram novamente reunidos

Os presidentes da Rússia e da Bielorrússia estiveram no segundo dia de conversações. A Bielorrússia está a ser alvo de medidas punitivas dos países do Ocidente.
Bielorrússia

EUA anunciam medidas contra Lukashenko

Washington promete, tal como a União Europeia, "uma lista de sanções direcionadas contra membros-chave do regime de Lukashenko. Presidente bielorrusso encontrou-se com Vladimir Putin na sexta-feira.
Bielorrússia

Lukashenko acusa Ocidente de tentar desestabilizar

Alexander Lukashenko disse existir "uma tentativa de desestabilizar a situação até aos níveis de agosto do ano passado", numa referência a protestos antigovernamentais após as eleições presidenciais.
Bielorrússia

Plano de apoio da UE a Bielorrússia democrática

Plano servirá para apoiar a Bielorrússia a estabilizar a sua economia e a reformar as suas instituições, disse chefe da diplomacia europeia. A proposta "não será um forte encorajamento" a Lukashenko.
Bielorrússia

Lituânia expulsa dois diplomas bielorrussos

"Dois oficiais das informações" da Bielorrússia "trabalhavam sob a cobertura de diplomatas e foram convidados a deixar a Lituânia. Não obrigado, e adeus", diz ministro dos Negócios Estrangeiros.
Bielorrússia

Rússia proíbe entrada de voos europeus em Moscovo

121
Rússia responde ao pedido de Bruxelas para os países europeus evitarem o espaço aéreo bielorrusso. As operadoras tiveram de contornar o problema e pensar em novas rotas.
União Europeia

A geopolítica não é para quem quer /premium

O tom das ameaças e a inação que se lhe seguiu mostram uma impotência confrangedora. Daqui para a frente, nenhum Estado se vai coibir de fazer o que quiser, porque a Europa não tem meios para o travar
Bielorrússia

Bielorrússia. Como Lukashenko ficou isolado /premium

109
Com a nostalgia soviética, Lukashenko explorou o medo dos bielorrussos para impor poder. Com o despertar da oposição e a condenação internacional ficou isolado. E dependente da Rússia.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
Bielorrússia

Desvio de avião assusta opositores na Lituânia

"Eu fui um refém do regime de Lukashenko, mas agora toda a União Europeia está na mesma situação", diz um opositor que se encontra em Vilnius, como milhares de dissidentes bielorrussos.
café europa

O avião desviado é um problema de estratégia /premium

Não é a falta de um exército que leva os vizinhos a pensar que podem provocar a União Europeia. É a ideia de que, sobrevivendo às sanções da época, a paz pode ser vendida a qualquer preço.
Bielorrússia

Aviação grega nega ameaças ao avião desviado 

Aviação grega considera "falsa, inexistente e errónea" a tese de que o desvio do avião da Ryanair se deveu a uma ameaça de bomba. Polónia interdita o espaço aéreo a aviões bielorussos.
Bielorrússia

Presidente alude a uma nova guerra mundial

621
"Estamos na primeira linha de uma de uma nova guerra, já não fria, mas gélida", afirmou o Presidente da Bielorrússia reforçando que esta poderá transformar-se "numa nova guerra mundial".
Bielorrússia

Costa ataca Lukashenko. NATO quer investigação

Primeiro-ministro aproveitou visita do secretário-geral da NATO para atirar ao regime bielorruso e apontar para as ameaças que estão tão próximas da UE. Stoltenberg diz que desvio foi "sequestro".
Bielorrússia

Bielorrússia. Jogo de voleibol de Portugal adiado

A seleção tinha previsto viajar esta quarta-feira para a capital do país mas, com os voos cancelados por recomendação da União Europeia, para que se evite o espaço bielorrusso, a partida foi adiada.
Bielorrússia

Namorada de jornalista bielorrusso faz 'confissão'

452
Sofia Sapega foi detida, tal como o namorado, quando desceu do avião desviado no domingo para Minsk. Na gravação confessa dois crimes, mas família e oposição a Lukashenko dizem que foi forçada a isso.
Bielorrússia

Lukashenko: ataques à Bielorrússia passam limites

588
Depois da reação europeia ao incidente com o voo da Ryanair, o presidente da Bielorrússia afirma que foram passadas "muitas linhas vermelhas e os limites do bom senso e da moralidade humana".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: mundo tem de se esforçar mais pelas vacinas

É necessário mais esforço de todos os países para que haja mais vacinas. O desvio do voo da Ryanair é “um ato absolutamente desesperado” da Bielorrússia, defende o ministro.
Noticiário

6h. MNE. Desvio de avião foi "ato desesperado"

Ministro português dos Negócios Estrangeiros considera que o desvio do avião da Ryanair para Minsk foi "ato desesperado". Para Augusto Santos Silva as justificações da Bielorrússia são "ridículas".
Bielorrússia

Portugal revê-se em "posições duras" da UE

Os líderes da União Europeia decidiram banir a entrada no espaço aéreo europeu de companhias aéreas da Bielorrússia e pedir às companhias aéreas sediadas na UE para evitarem sobrevoar este país.
Bielorrússia

Conselho de segurança ONU discute desvio de avião

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se na quarta-feira para discutir o caso do avião desviado por Lukashenko para prender um jornalista, dizem diplomatas. NATO pede explicações.
União Europeia

Costa destaca "condenação do terrorismo de Estado"

Costa diz que "foi unânime a decisão de recomendar a todas as companhias europeias que não utilizem o espaço aéreo da Bielorrússia e de proibir a utilização do espaço aéreo europeu pela Bielorrússia.
Bielorrússia

Contra Lukashenko, a Europa pode, mas pouco /premium

A UE acreditou que era um soft power, capaz de agir com a força das suas instituições e o seu dinheiro. Agora, incapaz de ameaçar com hard power, é vista como um jelly power. Ensaio de Henrique Burnay
Bielorrússia

Ryanair suspende rotas que sobrevoam Bielorrússia

Várias companhias aéreas anunciaram esta terça que vão suspender o sobrevoo do espaço aéreo da Bielorrússia. A elas, junta-se agora a Ryanair. "Estamos a seguir a diretriz da UE", explica a empresa.
Bielorrússia

Biden exige libertação de jornalista bielorrusso

Presidente dos EUA está a estudar medidas para responder a "afronta às normas internacionais". Companhias aéreas europeias começam a suspender voos para a Bielorrússia.
Noticiário

5h. UE pede fecho do espaço aéreo com Bielorrússia

Para além de mais sanções económicas, os 27 líderes europeus pedem ao Conselho Europeu para banir os voos da Bielorrússia. A União Europeia pede uma investigação urgente ao desvio do voo no domingo.
Bielorrússia

Quem é o jornalista bielorrusso Roman Protasevich? /premium

A dissidência começou na adolescência e levou-o ao exílio. Por gerir um canal no Telegram, foi apelidado de terrorista e preso por ordem de Lukashenko, que não hesitou em mandar sequestrar um avião.
Bielorrússia

Jornalista aparece em vídeo a confessar crimes

551
Detido numa prisão em Minsk, Roman surge em vídeo divulgado pelas estações públicas do país a confessar ter participado na organização de grandes protestos e a dizer que está a ser bem tratado.
Bielorrússia

UE chega a acordo: novas sanções à Bielorrússia

476
Sucedem-se as acusações pelo desvio de um avião que transportava jornalista incómodo. UE acordou sanções económicas, evitar sobrevoar a Bielorrússia e banir as companhias aéreas daquele país.
Bielorrússia

Passageiros relatam angústia de jornalista detido 

600
"Ele começou a entrar em pânico e disse que era por causa dele", disse a lituana Monika Simkiene quando o voo desviado para Minsk finalmente aterrou em Vílnius.
Noticiário

4h. MNE pede libertação de jornalista detido 

O ministério português dos Negócios Estrangeiros condenou a detenção de um jornalista que seguia no avião da Ryanair desviado para a Bielorrússia. Ministério pede "libertação " de Romam Protasevich.
Bielorrússia

Portugal pede libertação de jornalista bielorrusso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português condenou firmemente a aterragem forçada na Bielorrússia de um avião em que seguia Roman Protasevich e exigiu a libertação imediata do jornalista.
Bielorrússia

Bielorrússia. Conselho Europeu discute sanções

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia vão discutir segunda-feira, em Bruxelas, "possíveis sanções" contra a Bielorrússia, que forçou um avião onde seguia um jornalista a aterrar em Minsk.
Bielorrússia

Bielorrússia. Lukashenko acusado de desviar avião

177
O regime de Alexander Lukashenko foi acusado de ter desviado um avião para prender um jornalista que enfrenta pena de morte na Bielorrússia. Von der Leyen diz que é "totalmente inaceitável".
Fact Check

Imagem mostra desfile motard de apoio a Bolsonaro?

Uma imagem está a ser partilhada com uma legenda que a associa a uma manifestação de apoio ao Presidente brasileiro em Porto Velho, mas a fotografia foi tirada na Lituânia no verão do ano passado.
Bielorrússia

Lukashenko anuncia eventual transferência de poder

Alexandr Lukashenko anunciou que nos próximos dias assinará um decreto que permitirá manter a estabilidade do país e precaver situações extremas como a eventualidade de o presidente ser assassinado.
Bielorrússia

Mais de 100 detidos em dia de protesto 

Desde o início da manhã, as autoridades colocaram em Minsk um enorme dispositivo policial para impedir as manifestações da oposição contra Lukashenko.
Bielorrússia

Bielorrússia. Travados protestos contra regime

Os apoiantes da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko esperavam reunir-se este sábado ao início da tarde, no centro de Minsk, mas acabaram impedidos por uma forte presença policial.
Bielorrússia

Bielorrússia. Polícia detém dezenas de pessoas 

A polícia deteve esta quarta-feira pelo menos 42 pessoas em 10 cidades bielorrussas, na véspera de um protesto convocado a nível nacional. As autoridades estão a proibir qualquer manifestação.
Bielorrússia

Associação pede a Lisboa reconhecimento de Belarus

Uma associação que reivindica representar a comunidade bielorrussa em Portugal pediu ao Governo o reconhecimento oficioso e a implementação na língua portuguesa do nome Belarus como país soberano.
Bielorrússia

Oposição retoma luta contra Lukashenko dia 25

Ex-ministro da Cultura e líder da oposição exilado na Polónia, Pavel Latushko, falou da campanha que inclui ainda um referendo e sanções contra a última ditadura mais antiga da Europa.
Bielorrússia

O caminho mais longo /premium

A oposição bielorussa percebeu a importância deste momento histórico na política internacional. Mas é pouco. É preciso um empenhamento europeu continuado e persistente neste caso em particular.
Bielorrússia

Bielorrússia. “Portugal pode ser decisivo" /premium

101
Líder da oposição bielorrussa veio a Portugal pedir à UE para impor mais sanções ao regime de Lukashenko. Quer urgência na resposta à violência e acredita ser uma questão de tempo até novas eleições.
Bielorrússia

Bielorrússia pede extradição da líder da oposição 

Aa autoridades da Bielorrússia pediram à Lituânia, país onde está exilada Svetlana Tikhanovskaya, a extradição da líder da oposição por crimes contra a ordem pública, após as manifestações de agosto.
União Europeia

Líder da oposição bielorussa visita Portugal

Svetlana Tikhanovskaia encontrar-se-á com Augusto Santos Silva, Durão Barroso e com a comunidade bielorussa para uma manifestação contra o regime de Minsk. E disse precisar "tremendamente de apoio".
Iniciativa Liberal

IL pede atenção do Governo para Tikhanovskaia

136
João Cotrim de Figueiredo pede ao Governo que a líder da oposição da Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaia, não saia "de mãos a abanar" da visita que realiza esta semana a Portugal.
Bielorrússia

Líder da oposição na Bielorrússia visita Portugal

Svetlana Tikhanovskaia vai estar em Portugal entre 4 e 7 de março. Vai reunir-se António Costa, Augusto Santos Silva e José Manuel Durão Barroso para discutir a crise na Bielorrússia.
Bielorrússia

Bielorrússia. Lukashenko propõe referendo em 2022

Lukashenko propôs a convocação de um referendo constitucional em janeiro de 2022. E haverá novas leis contra protestos: "É importante prevenir qualquer distúrbio massivo", diz o Presidente.
União Europeia

Eurodeputados pedem demissão de Josep Borrell

Mais de 80 eurodeputados enviaram carta a Ursula von der Leyen "muito preocupados" com a visita de Josep Borrell à Rússia e esperam que a presidente da Comissão Europeia "tome medidas".
Joe Biden

Myanmar. Biden quer que militares renunciem

251
O presidente americano promete combater autoritarismo, tendo em conta as "ambições da China" e o "desejo da Rússia de enfraquecer" a democracia dos EUA. E aponta o dedo aos generais de Myanmar.
Bielorrússia

Polícia bielorussa detém 100 pessoas em protestos

A polícia bielorussa deteve sábado cerca de 100 pessoas que formavam cordões humanos em manifestações a pedir que o Presidente do país renuncie ao cargo.
Bielorrússia

UE aprova novas sanções à Bielorrússia

A UE aprovou um pacote de sanções a personalidades relacionadas com o regime de Alexander Lukashenko. Em causa, está a "brutalidade das autoridades bielorrussas" e na falta de apoio a uma democracia.
Bielorrússia

Líder da oposição bielorrussa promete vitória

A concorrente de Lukashenko mostrou-se com esperança que todos os bielorussos que se encontram na prisão ou forçados a viver no exílio possam regressar a casa.
Manifestações

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia

Os manifestantes pediam a saída do presidente Lukashenko. A opositora e ativista Svetlana Tikhanovskaya posicionou-se: "O povo da Bielorrússia quer viver num país democrático e livre", escreveu.
Bielorrússia

Bielorrússia. Suíça impõe sanções a Lukashenko

A Suíça impôs sanções financeiras a Lukashenko e a outros oficiais bielorrussos que também estão proibidos de entrar no país por serem "responsáveis por atos de violência e detenções arbitrárias".
Jogos Olímpicos

Bielorrússia. Lukashenko ameaça COI com tribunais

Comité Olímpico Internacional suspendeu Lukashenko "de todas as manifestações e atividades do COI, incluindo os Jogos Olímpicos", em resposta à "discriminação política" que atinge os atletas do país. 
Jogos Olímpicos

COI suspende presidente bielorusso Lukashenko

O COI considerou que "a direção atual do comité nacional olímpico" da Bielorrússia, presidida pelo próprio Lukashenko, "não protegeu de forma apropriada os atletas contra essa discriminação política".
Bielorrússia

Bielorrússia agrava violação dos direitos humanos

A alta comissária da ONU denunciou que penas impostas aos manifestantes "estão a tornar-se mais severas" e admitiu estar "muito preocupada com as violações" de direitos humanos.
Bielorrússia

Mais de 300 detidos em protesto contra Lukashenko

O número de pessoas detidas na Bielorrússia, em novos protestos que exigem a renúncia do Presidente do país, Alexander Lukashenko, aumentou para mais de 300 em todo o país.
Bielorrússia

Lukashenko afirma que deixará a presidência

Alexander Lukashenko afirmou que "com a nova Constituição" já não servirá como Presidente da Bielorrússia e criticou os contestatários que "atacam o presidente e a vertical do poder" no país.
Bielorrússia

Mais de 200 detidos nos protestos em Minsk

O protesto contra o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, decorreu este domingo e provocou mais de 200 detenções.
Bielorrússia

Bielorrússia. Milhares em funeral de oposicionista

Cerca de 5.000 pessoas reuniram-se perto de uma igreja nos arredores de Minsk para participar no funeral de um ativista da oposição. Roman Bondarenko terá sido espancado pela polícia.
Bielorrússia

Bielorrússia. Mais de 700 detidos em novo protesto

ONG diz que pelo menos 1.200 pessoas foram detidas. Manifestação prontamente dispersa pela polícia, que usou granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo.
Bielorrússia

Lukashenko disposto a ceder parte do poder

O presidente bielorusso sugere uma transferência gradual do seu poder para o parlamento. Já a oposição desconfia das declarações por considerar que se trata de uma manobra para o prolongar.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Ministros apoiam reforço de sanções à Bielorrússia

Além das sanções à Bielorrúsia o orçamento da União Europeia também esteve na agenda do encontro. Depois da posição da Hungria e Polónia esperam agora uma "posição positiva e construtiva".
União Europeia

Bielorrússia. UE ameaça reforçar sanções 

A UE mostra-se "pronta a impor sanções suplementares" à Bielorrússia, após a morte de um jovem pintor pela polícia. A causa da morte terá sido os ferimentos causados pela brutalidade das agressões.
Bielorrússia

UE avança com sanções a Lukashenko e filho

O regime de sanções prevê a proibição de viagens para a UE e o congelamento de bens no espaço comum. Cidadão e empresas da união não podem fornecer fundos aos 59 indivíduos que constam na lista.
Bielorrússia

Bielorrússia. Organização denuncia "torturas" 

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa apela à anulação dos resultados das eleições bielorrussas, denunciando também "torturas" e "violações em massa dos direitos humanos".
Bielorrússia

ONU acusa Bielorrússuia de torturar manifestantes

Com a iniciativa de França, vários diplomatas exigiram às autoridadades bielorrussas o fim da repressão, libertação dos manifestantes detidos e investigação sobre acusações de tortura.
Bielorrússia

Bielorrússia. Lukashenko demite ministro 

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, demitiu o ministro do Interior que agora será representante na região de Grodno. Yuri Karaev é o seu substituto.
Bielorrússia

Bielorrússia. Greve geral já registou detenções

Após Lukashenko não ter respondido ao ultimato da oposição bielorrussa, iniciou-se uma greve geral esta segunda-feira. Registaram-se protestos tímidos, mas 106 manifestantes foram detidos.
Bielorrússia

Ultimato para Lukashenko se demitir termina hoje

O prazo dado no passado dia 13 de outubro pela opositora bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya ao Presidente Alexander Lukashenko para renunciar ao mandato presidencial, termina este domingo.
Parlamento Europeu

Oposição bielorrussa vence prémio Sakharov

O prémio para a Liberdade de Pensamento distingue o Conselho de Coordenação da Bielorrússia, qualificado como uma "iniciativa de mulheres corajosas e figuras da sociedade civil e política".
Bielorrússia

"Quem recebe 80% de apoio não precisa de armas"

A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, declarou que "quem recebe 80% do apoio" não precisa de "usar armas letais e força bruta", referindo-se ao Presidente da Bielorrússia.
Bielorrússia

Polícia já pode usar armas letais em manifestações

185
Nona semana de protestos na Bielorrússia e a polícia foi autorizada a usar força letal contra os manifestantes, se necessário. A decisão vem em resposta ao aumento da violência.
Bielorrússia

Bielorrússia. Polícia ameaça utilizar balas reais 

Tais medidas são justificadas pelo facto de "as manifestações, que se deslocaram principalmente para Minsk, se terem tornado organizadas e extremamente radicais".
Bielorrússia

UE avança sanções contra Lukashenko

Após um pacote de sanções contra 40 personalidades ligadas ao regime bielorrusso há duas semanas, os líderes da diplomacia europeia decidiram incluir o presidente esta segunda-feira.
Bielorrússia

713 detidos na Bielorrússia depois de protestos

713 pessoas foram detidas, na Bielorrússia, depois de protestos para contestar a reeleição de Alexander Lukashenko. 570 pessoas ainda estão sob custódia prisional e 40 jornalistas foram detidos.
União Europeia

UE debate Bielorrússia, Rússia e Moçambique

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia discutem esta segunda-feira as sanções aplicadas à Bielorrússia, as tensões com a Rússia e os ataques que ocorreram a norte de Moçambique.
Bielorrússia

Bielorrússia: dezenas de detidos em manifestação

Este domingo, também foram presos cerca de dez jornalistas, incluindo representantes dos meios de comunicação russos, durante os protestos contra o Presidente Lukashenko.
Bielorrússia

PE quer Lukashenko na lista de sanções da UE

Os principais grupos parlamentares europeus apelaram ao Conselho Europeu a incluir o chefe de Estado bielorrusso na lista de sanções. Presidente do Conselho defende um "diálogo nacional inclusivo".
Bielorrússia

Bielorrússia. Novo protesto leva a mais detenções

A polícia bielorrussa dispersou com jatos de água os vários milhares de manifestantes que regressaram este domingo às ruas de Minsk para protestar contra a reeleição do Presidente Lukashenko.
Bielorrússia

Bielorrússia cria entraves a imprensa estrangeira

As autoridades da Bielorrússia decidiram cancelar as acreditações de todos os jornalistas estrangeiros. A partir desta sexta-feira, todos os interessados terão de renovar a sua credencial.
Bielorrússia

Minsk em retaliação às sanções de Bruxelas

A Bielorrússia declara impor sanções retaliatórias às que serão aplicada pela UE a partir desta sexta-feira. As sanções congelam os bens na UE das pessoas em causa, probidas de entrae na União.
União Europeia

Líderes europeus acordam sanções à Bielorrússia

Os chefes de Governo e de Estado da UE estiveram reunidos desde cerca das 16h (15h em Lisboa) de quinta-feira para tentar chegar a acordo sobre a aplicação de sanções aos repressores na Bielorrússia.
Bielorrússia

Bielorrússia. Putin não aceita interferências

O chefe de Estado francês pediu na terça-feira uma mediação internacional para organizar novas presidenciais na Bielorrússia, controladas pela comunidade internacional, mas Putin discorda.
Conselho Europeu

Bielorrússia e Turquia marcam Conselho Europeu

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia reúnem-se para discutir as sanções à Bielorrússia, depois das eleições e dos protestos no país, e as tensões entre a Turquia e o Chipre.
Conselho Europeu

Bielorrússia. Líderes da UE discutem sanções

A aplicação de sanções à Bielorrússia — na sequência da repressão do país à onda de protestos contra a reeleição do Presidente — deverá ser um dos assuntos dominantes no Conselho Europeu.
Bielorrússia

Londres aplica sanções a Lukashenko e filho

As sanções incluem proibição de viagens e congelamento de bens de oito indivíduos do regime bielorrusso, incluindo Alexander Lukashenko, o filho Victor Lukashenko e o chefe de gabinete do Presidente. 
Emmanuel Macron

Macron reúne-se com líder da oposição bielorrussa 

O Presidente francês será o primeiro dirigente internacional a reunir-se com a líder da oposição bielorrussa, que se encontra exilada em Vilnius, capital da Lituânia.
Bielorrússia

Nobel Svetlana Aleksievich voou para Alemanha

Escritora, que fazia parte do conselho da oposição para fazer uma transição democrática face ao regime de Lukashenko, voou para a Alemanha. Assistente diz que motivo não é político. E que volta.
Bielorrússia

200 pessoas detidas em protesto contra Lukachencko

A própria porta-voz do ministério do Interior, Olga Tchémodanova, confirmou que "cerca de 200 pessoas" que protestavam contra o governo foram detidas.
Bielorrússia

UE não reconhece presidência de Lukashenko

222
A União Europeia recusa-se a reconhecer a presidência de Alexandre Lukashenko, na Bielorrússia, após tomada de posse inesperada, apontando para a fraude eleitoral de 9 de agosto.
Bielorrússia

Polícia dispersa manifestantes com canhões de água

Vários milhares de protestantes juntaram-se na Avenida dos Vencedores após o juramento em segredo de Lukashenko para um sexto mandato. Forças policiais tiveram que usar canhões de água.
Estados Unidos da América

EUA não reconhecem Lukashenko como Presidente

O Departamento de Estado norte-americano afirma que "as eleições de 9 de agosto não foram nem livres nem justas" e os "resultados anunciados foram manipulados e não conferem qualquer legitimidade".
Bielorrússia

Lukashenko já tomou posse na Bielorrússia

Numa cerimónia sem anúncio prévio, mas perante centenas de pessoas, o presidente da Bieolússia prometeu “servir fielmente o povo" e "respeitar e proteger os direitos e as liberdades".
Bielorrússia

Borrell quer adotar sanções à Bielorrússia 

Josep Borrell afirma que a adoção de novas sanções contra os responsáveis pela repressão dos protestos na Bielorrússia "terá de ser discutida pelos líderes europeus na cimeira no final desta semana".
Parlamento Europeu

Situação na Bielorrússia é "inaceitável"

O presidente do Parlamento Europeu considerou "inaceitável" a situação na Bielorrússia, no final de um encontro coma ex-candidata da oposição às presidenciais do país, Svetlana Tikhanovskaya.
Bielorrússia

Líder da oposição bielorrussa reúne-se com UE

A ex-candidata presidencial Svetlana Tikhanovskaia vai a Bruxelas na segunda-feira para pedir sanções da União Europeia contra os responsáveis pela violência e fraude eleitoral no seu país.
Bielorrússia

Bielorrússia. Polícia detém manifestantes em Minsk

Centenas de mulheres que se manifestavam este sábado em Minsk contra Alexander Lukashenko foram detidas pela polícia, que bloqueou o seu caminho. Há relatos de várias ambulâncias no local.
Bielorrússia

Opositora bielorrusa pede firmeza da ONU

Svetlana Tikhanovskaya pediu no Conselho de Direitos Humanos da ONU que fosse mais firme perante a repressão na Bielorrússia, onde manifesteantes são detidos ilegalmente.
Bielorrússia

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras

296
O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras com a Polónia e Lituânia.
Bielorrússia

Jornais sem fotografias, em protesto por detenções

Os principais jornais independentes da Bielorrússia estão sem fotografias nos seus sites, em protesto contra pena de 11 dias para fotojornalistas que cobriram manifestação anti-Lukashenko.
Bielorrússia

Bielorrússia. Opositora reúne-se com chefes da UE

Svetlana Tikhanovskaia é esperada em Bruxelas para uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. Será a segunda saída oficial da opositora que se refugiou na Lituânia.
Bielorrússia

Kolesnikova acusada de "minar segurança nacional"

A acusação que Maria Kolesnikova enfrenta acarreta uma pena máxima de 5 anos de prisão. A dirigente da oposição da Bieolorrússia encontra-se detida depois de, a 7 de setembro, ter sido sequestrada.
Bielorrússia

Putin manifesta apoio a Lukashenko

Putin sublinhou que a solução para a crise desencadeada na sequência das eleições presidenciais deve ser resolvida pelos próprios bielorrussos, sem interferências ou pressões vindas do exterior.
Bielorrússia

Bielorrússia. 250 detenções em manif da oposição

As detenções ocorreram em diferentes partes da capital pelo uso de "bandeiras e outros símbolos" da oposição e "placas com mensagens ofensivas", disse o Ministério do Interior em comunicado.
Bielorrússia

Minsk. Dezenas detidos na marcha das mulheres

As mulheres continuaram a manifestar-se no centro da capital bielorrussa, onde no domingo vai ter lugar mais uma marcha contra Lukashenko, que em ocasiões anteriores reuniu mais de 100 mil.
Bielorrússia

Bielorrússia. Guterres exige diálogo 

O chefe das Nações Unidas "continua profundamente preocupado com a situação na Bielorrússia, em particular com o uso continuado da força contra os manifestantes pacíficos".
Bielorrússia

Lukashenko faz "visita de trabalho" a Moscovo

O Presidente da Bielorrússia vai encontrar-se na segunda-feira com o Vladimir Putin, numa visita de trabalho marcada quando o movimento de contestação bielorrusso completa um mês.
Bielorrússia

Bielorrússia. Kolesnikova diz que foi ameaçada 

Ludmila Kazak, advogada de Maria Kolesnikova, entregou esta quinta-feira uma declaração da cliente ao responsável pelo Comité De Investigação.
café europa

Não somos todos bielorussos /premium

O que fazer pelo povo heróico da Bielorrússia? Não prometer mais do que iremos dar. Dizer que somos todos bielorussos é fácil, mas na prática não vamos todos mudar-nos para Minsk.
Bielorrússia

Bielorrússia. UE quer acelerar sanções

Chipre procurou bloquear a adoção de novas sanções da União Europeia contra a Bielorrússia, exigindo que medidas comparáveis sejam tomadas contra a Turquia, na crise do Mediterrâneo oriental.
Ucrânia

Reforço russo na Bielorrússia é ameaça à Ucrânia

O chefe da diplomacia da Ucrânia considerou que o reforço das posições da Rússia na Bielorrússia constitui uma "ameaça direta" para a segurança do seu país e anunciou um reforço da vigilância.
Bielorrússia

Opositores detidos eram "risco à segurança"

Duas figuras da oposição bielorrussa presas recentemente, como Maria Kolesnikova, estão detidas por "colocarem em risco a segurança nacional", anunciou a Comissão de Investigação.
Bielorrússia

Lukashenko admitedebater eleições antecipadas

O Presidente da Bielorrússia admitiu pela primeira vez um debate sobre uma possível eleição presidencial antecipada, mas recusou-se a propor um calendário.
Bielorrússia

A bisavó que bate o pé a Lukashenko

152
Nina Bahinskaya, uma bisavó de 73 anos, recebe metade de pensão por participar em manifestações contra Lukashenko. Não tem telemóvel, só um telefone fixo. Mesmo assim, é um sucesso na internet.
Bielorrússia

Bielorrússia. Opositora, afinal, foi detida

271
Segundo a agência Belta, Maria Kolesnikova, foi presa na fronteira com a Ucrânia quando tentava sair ilegalmente do país. Colegas da oposição denunciaram que tinha sido sequestrada no centro de Minsk.
Bielorrússia

Bielorrússia. UE exige libertação de presos

O chefe da diplomacia da União Europeia apelou às autoridades bielorrussas para que "libertem imediatamente" os opositores políticos e recordou que vai impor sanções.
Bielorrússia

Bielorrússia. UE condena detenções e sequestros

147
O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, considerou "inaceitáveis" as "detenções arbitrárias e os sequestros por motivos políticos na Bielorrússia.
Bielorrússia

O que se sabe da opositora bielorrussa "levada"

"Pessoas à civil e de máscara" terão empurrado a dirigente para carrinha. Há mais dois ativistas incontactáveis. Rapto ou detenção policial? O que se sabe sobre o desaparecimento de Maria Kolesnikova.
Bielorrússia

Opositora bielorrussa "levada" em carrinha

1346
Maria Kolesnikova foi vista a ser levada por desconhecidos para dentro de uma carrinha. Porta-voz do Conselho de Coordenação ficou também incontactável depois de começar à procura de dirigente.
Bielorrússia

Bielorrússia. Mais de 630 detidos em manifestação

Um total de 633 pessoas foram detidas durante uma manifestação realizada no domingo em Minsk, na Bielorrússia, para contestar a reeleição do Presidente, Alexander Lukashenko.
Bielorrússia

Milhares de mulheres pedem demissão de Lukashenko 

249
Cerca de 5 mil mulheres juntaram-se este sábado em Minsk para protestar contra Lukashenko. Onda de contestação agita o país há quase um mês, desde as presidenciais que voltaram a eleger o presidente.
Bielorrússia

Opositora de Lukashenko pede sanções na ONU

A líder da oposição na Bielorrússia exigiu perante o Conselho de Segurança da ONU o uso de "todos os mecanismos", incluindo sanções, para terminar a "violência" e as "violações" do governo.
Bielorrússia

Conselho de Segurança ouve opositora bielorrussa

O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a discutir a situação na Bielorrússia, numa reunião informal que contará com a participação da líder da oposição, Svetlana Tikhanovskaya.
Bielorrússia

Lukashenko: envenenamento de Navalny é falso

O presidente bielorrusso assegurou que os seus serviços de informações "intercetaram" uma chamada telefónica entre Varsóvia e Berlim, que prova que o caso de Alexei Navalny é uma "falsificação".
Bielorrússia

Jornalistas julgados por cobrirem protestos

Dezenas de jornalistas concentraram-se frente a uma esquadra da polícia na capital da Bielorrússia em protesto pela detenção de colegas que cobriam uma manifestação contra o Presidente.
Bielorrússia

ONU exorta Bielorrússia a parar com torturas

O relator especial da ONU sobre tortura exortou a Bielorrússia a parar com as torturas aos manifestantes detidos durante os protestos contra a controversa reeleição do Presidente Lukashenko.
Bielorrússia

Bielorrússia. Estudantes protestam em Minsk

Algumas centenas de estudantes bielorrussos manifestaram-se em Minsk no dia da abertura do ano letivo, denunciando o autoritarismo de Lukashenko, que voltou a minimizar os movimentos de contestação.
Bielorrússia

Lukashenko demite embaixador em Espanha

147
O presidente da Bielorrússia demitiu o embaixador do país em Espanha, Pavel Poustovoi, por ter criticado a violência policial e apoiado uma recontagem de votos nas presidenciais.
Bielorrússia

Bálticos consideram Lukashenko "persona non grata"

Lukashenko, foi considerado pelos países bálticos "persona non grata" figurando numa lista em que estão cerca de 30 pessoas acusadas de fraude eleitoral e da repressão de protestos pacíficos.
Bielorrússia

Bielorrúsia. Lukashenko quer referendo

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, evocou a ideia de um referendo constitucional para apaziguar o movimento de contestação que enfrenta desde que foi reeleito.
Bielorrússia

Mais de 100.000 manifestam-se contra Lukashenko

Mais de 100.000 pessoas participaram numa manifestação da oposição ao presidente Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, cuja reeleição, a 9 de agosto, é contestada como fraudulenta.
Bielorrússia

Bielorrússia. Dezenas de detidos em manifestação

Dezenas de pessoas foram detidas em mais uma manifestação da oposição ao presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que tem sido fortemente contestado desde que foi reeleito, a 9 de agosto.
Comunismo

Human lives matter!

329
Na Ucrânia, a Segunda Guerra Mundial só terminou em 1991, com a proclamação da independência. Está agora a terminar na Bielorússia, onde o povo se cansou do ditador comunista.
Bielorrússia

10 mil bielorrussas marcham contra violência

260
Mais de 10 mil mulheres marcharam em Minsk contra a violência policial e exigiram a libertação dos presos políticos do regime do Presidente Alexander Lukashenko.
Bielorrússia

Bielorrússia retira credenciais a 17 jornalistas.

O Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia retirou as credenciais a 17 jornalistas de meios estrangeiros no país, no meio da crise política que atravessa esta país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Sanções à Bielorrúsia antes do fim de setembro

Augusto Santos Silva explicou que a reunião do conselho informal de ministros dos Negócios Estrangeiros permitiu um "acordo político" dos 27 para "pôr em marcha o processo de aprovação de sanções".
Bielorrússia

Lukashenko: "A pouca vergonha está a acabar"

O Presidente da Bielorrússia avisou que os protestos antigovernamentais que abalam o país desde as eleições irão acabar, afirmando que as prioridades políticas devem estar concentradas na economia.
Rússia

Cinismo ou demência do czar Vladimir, o Venenoso? /premium

251
Não se pode pôr de parte a possibilidade de o atentado contra Alexey Navalnyi fazer parte na luta no interior da elite pelo poder. Putin não é eterno e a sua autocracia dá sinais de erosão.
Bielorrússia

Sérvia não reconhece reeleição de Lukashenko

188
A Sérvia anunciou não reconhecer os resultados das eleições de Lukashenko e criticou a repressão das manifestações pacíficas na Bielorrússia. Os países mantêm tradicionalmente boas relações.
União Europeia

Ministros dos Negócios da UE reúnem-se em Berlim

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se entre esta 5.ªfeira e sexta-feira em Berlim, num encontro informal dominado pelas discussões sobre Bielorrússia, Turquia e Rússia.
Bielorrússia

Bielorrússia: 450 casos de violência policial

A organização de direitos humanos Vesná entrevistou 450 vítimas de violência policial durante as manifestações contra o resultado das presidenciais, consideradas fraudulentas pela oposição.
Resposta Pronta

"É quase impossível Lukashenko continuar no poder"

Aleksei Chemisov é bielorusso, está em Portugal desde 1996 e acredita que a "UE só tem demonstrado apoio à causa devido ao ganho de coragem do povo bielorruso. Já nem há medo da Rússia".
Bielorrússia

Bielorrússia. "Revolução pacífica a acontecer"

A líder da oposição na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, declarou que "a revolução pacífica" está a acontecer no país e rejeitou a interferência da Rússia ou da União Europeia (UE).
A página está a demorar muito tempo.