O FC Porto anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo com o Marselha para a contratação do francês Giannelli Imbula, por 20 milhões de euros, a transferência mais cara para o futebol português.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube portuense indica que acordou com o Marselha a “aquisição dos direitos desportivos e a totalidade dos direitos económicos” do médio francês, de 22 anos, que já assinou contrato por cinco anos, até 30 de junho de 2020.

A contratação de Imbula, cuja cláusula de rescisão com o FC Porto ascende a 50 milhões de euros (ME), torna-se a mais cara de sempre de um clube português, superando os 19 milhões que os dragões pagaram pela aquisição de 85% do ‘passe’ do internacional brasileiro Hulk, em 2008. Curiosamente, essa foi também a venda mais cara do futebol nacional, pois o brasileiro saiu do Dragão por 60 milhões de euros, rumo ao Zenit de São Petersburgo.

No ranking das compras mais caras dos clubes portugueses estão ainda jogadores como Danilo, também adquirido pelo Porto e com uma história semelhante à de Hulk. O também internacional brasileiro chegou a Portugal por quase 18 milhões de euros e foi vendido recentemente ao Real Madrid por 31,5 milhões, entrando diretamente para o sexto posto das vendas mais avultadas.

Outras compras caras foram:

  • Salvio, pelo Benfica: 13,5 milhões de euros
  • Simão Sabrosa, pelo Benfica: 13 milhões
  • Cardozo, pelo Benfica: 11,6 milhões
  • João Moutinho, pelo Porto: 11 milhões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR