O roteiro de promoção internacional do Portugal Fashion estreia-se na segunda-feira na Alemanha, com desfiles de Daniela Barros, Hugo Costa e Susana Bettencourt na mostra Potsdam Now, no âmbito da Berlin Fashion Week, seguindo-se a presença dos criadores num ‘showroom’.

Em antecipação à agência Lusa, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) anunciou que os desfiles dos jovens designers marcam “o arranque do programa da Berlin Fashion Week, no âmbito da iniciativa Potsdam Now”.

Depois dos desfiles, os três criadores integram um ‘showroom’ de dois dias, que decorre na terça e na quarta-feira, sendo esta a estreia do Portugal Fashion em Berlim, depois de o roteiro internacional ter passado por Madrid, Londres e Paris na anterior estação.

“Esta ação é fruto do trabalho promocional que o mais internacional projeto de apoio à moda portuguesa tem levado a cabo. Tratou-se, na verdade, de um convite endereçado pela organização da iniciativa à organização do Portugal Fashion, na sequência dos contactos efetuados em Portugal, em março. Um desafio que acabou por ser endereçado aos jovens criadores cujas estratégias de internacionalização têm passado pelo mercado alemão”, explicam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hugo Costa é o primeiro a subir à passerelle alemã, estreando a coleção para a primavera/verão 2016, que “partiu da reflexão sobre os rituais tribais, tendo por base o fundamental, o individuo”.

“A sujeição ao ritual passa pela clara necessidade de aceitação do indivíduo pelo coletivo, destacando a individualidade e autenticidade do ser singular”, descreve o jovem criador.

Segue-se Daniela Barros, que apresenta a coleção “NKA_002”, um trabalho que já apresentou em Londres para a próxima estação fria e que, segundo a criadora, “manifesta uma viagem ao inconsciente” e “às memórias”, onde os “elementos clássicos masculinos são reinterpretados e desconstruídos”.

A última estilista nacional a apresentar os seus coordenados na segunda-feira em Berlim é Susana Bettencourt, que leva a coleção “Ways of Seeing”, propostas inspiradas nas técnicas artesanais de Judith Watson e no interior do olho humano, em coordenados que integram malhas feitas pelas mãos da própria criadora.