Gerou-se uma nova polémica na rede social Reddit esta quinta-feira. Até aqui, tudo normal. Mas desta vez, o assunto foi o próprio Reddit. O caso esteve relacionado com a demissão injustificada da Diretora de Talento do site, Victoria Taylor, muito acarinhada pelos utilizadores e também conhecida na comunidade pelo username “chooter”.

Segundo o utilizador “karmanaut”, Taylor era um “elo de ligação essencial” entre os administradores do site e o público em geral. “Karmanaut” modera um dos mais conhecidos subreddits (ou sub-fóruns) do site — o “Ask Me Anything”, ou /r/IAmA — e, como forma de protesto, tornou este subreddit privado.

Sendo o Reddit uma comunidade, não tardou até que os moderadores de muitos outros subreddits fizessem o mesmo, de forma completamente viral. O resultado foi um autêntico bloqueio das principais áreas temáticas do site, tal como reportado pela Quartz, pela CNN e até pela BBC.

O subreddit /r/Portugal também aderiu ao bloqueio, mas já se encontra novamente aberto.

O /r/IAmA é uma área do site voltada para a criação de AMA’s — Ask Me Anything, ou “pergunta-me o que quiseres” em português. Tem mais de oito milhões e meio de subscritores e acolhe sessões nas quais os utilizadores podem fazer perguntas a alguém que se voluntaria para as responder. Por exemplo, Bill Gates, fundador da Microsoft, já se submeteu às questões dos utilizadores várias vezes. E Victoria Taylor, “inesperadamente” dispensada das suas funções na rede social, era uma das principais colaboradoras desta área — responsável muitas vezes por confirmar que as celebridades que se submetiam às questões eram realmente quem diziam ser, indicou o utilizador “Gillgamesh” nesta publicação que resume a polémica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante todo este drama e revolta — e com as principais áreas do site indisponíveis — a administração viu-se obrigada a reagir. “Recebemos claramente a vossa mensagem. A comunicação entre [a administração do] Reddit e os moderadores precisa de melhorar drasticamente. Vamos trabalhar em estreita colaboração com todos vós daqui para a frente, para garantir que eventos como o de hoje não se voltem a repetir”, escreveu o administrador “kn0thing”.

Em traços gerais, a comunidade do Reddit divide-se em administradores (trabalhadores do site), moderadores (voluntários que criam os fóruns temáticos e que os gerem de forma independente) e utilizadores (público que acede, comenta e partilha conteúdos no site).

Ao final da tarde desta sexta-feira, a maioria dos fóruns já tinham sido reabertos ao público. Não foi possível apurar, no entanto, o número exato de subreddits que aderiram ao bloqueio.