O secretário de Estado dos Transportes anunciou que o Governo quer assinar, antes do final do mandato, um acordo com as partes envolvidas para que o Montijo seja a localização do novo aeroporto complementar ao de Lisboa.

“A nossa intenção é assinar o memorando com todas as partes envolvidas”, ou seja, os ministérios da Defesa e da economia, a Força Aérea Portuguesa (FAP), as câmaras de Lisboa e do Montijo e a ANA – Aeroportos de Portugal, disse aos jornalistas, em Beja, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.

Segundo o governante, através do memorando, todas aquelas entidades vão acordar que a Base Área do Montijo é a localização do novo aeroporto complementar ao da Portela, em Lisboa.

“A partir daí, serão desenvolvidas as ações no acordo entre a ANA e a FAP para que a utilização da Base Área do Montijo possa também ser civil” e feitos “todos os investimentos necessários para termos Portela mais Montijo para durar 50 anos”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sérgio Silva Monteiro disse que o Governo está “plenamente convencido” de que o aeroporto da Portela “no sítio onde está é uma mais-valia para o país e para a região de Lisboa”, porque quem aterra naquele aeroporto está a 10 minutos e a 1,40 euros, o preço do bilhete de metro, do centro da cidade.

“Se tivéssemos um aeroporto na Ota ou em Alcochete, como chegou a ser discutido, teríamos custo de transporte de 10 ou 15 euros mais as taxas dos aeroportos”, o que “tornava o destino Lisboa menos atrativo e, portanto, Portugal menos atrativo”.

O secretário de Estado falava aos jornalistas no aeroporto de Beja, no final da cerimónia de assinatura, entre a ANA e a empresa portuguesa AeroNeo, da licença de ocupação para a construção e a exploração de uma unidade industrial de manutenção e desmantelamento de aviões e valorização de ativos aeronáuticos na infraestrutura aeroportuária alentejana.

No final de cerimónia, questionado pelos jornalistas sobre se o aeroporto de Beja pode ser alternativa ao da Portela, o presidente da ANA, Jorge Ponce de Leão, respondeu “não, não é”, sublinhando que isso seria “sacrificar o destino de Lisboa”.

“A grande vantagem” do aeroporto da Portela é “a proximidade” de Lisboa, a qual “não pode ser equacionada”, sublinhou Jorge Ponce de Leão, referindo também que “os passageiros que aterram na Portela “estão a 1,40 euros do centro da cidade utilizando o metro”.