Centenas de imigrantes fizeram cerca de 300 tentativas na última madrugada para atravessar o túnel do Canal da Mancha e entrar em Inglaterra, segundo dados policiais, que consideram que o número baixou em relação às noites anteriores.

De acordo com fontes policiais, na noite de sexta-feira para sábado estavam cerca de 800 imigrantes perto do porto francês de Calais, onde passam os autocarros para entrar no Eurotúnel, que faz a ligação entre a França à Grã-Bretanha através do Canal da Mancha.

Estes imigrantes terão feito cerca de 300 tentativas para entrar, quando nos últimos dias se registaram cerca de mil tentativas diárias.

Entretanto, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ligou na noite de sexta-feira ao Presidente francês, François Hollande, e terão chegado a acordo no combate à imigração ilegal.

Os dois líderes expressaram a sua preocupação com os atuais “desafios de segurança” e reiteraram o compromisso de “continuar a trabalhar em conjunto para resolver os problemas da imigração ilegal”, segundo um comunicado divulgado pelo Governo britânico.

Ambos concordaram em colaborar com a concessionária Eurotunnel, que opera as ligações ferroviárias no canal, para monitorar a área e prometeram discutir nos próximos dias como poderão alterar a atual situação.

Cameron anunciou na sexta-feira que o Reino Unido enviou “mais cães treinados, mais cercas e assistência” para reforçar a segurança em Calais, onde mais de 3.500 imigrantes sem documentos tentaram, na semana passada, entrar no túnel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR