As mesmas fotografias. As mesmas personagens e locais. Histórias diferentes. A imagem à esquerda é a fotografia original, da autoria do fotógrafo romeno Costică Acsinte (1897 – 1984). À direita está a manipulação que Jane Long fez delas, dando-lhes uma segunda vida.

Tudo começou quando Jane Long, uma artista australiana de 45 anos, decidiu que estava na hora de apurar as suas capacidades técnicas de manipulação de imagem. Em busca de material para trabalhar, Jane cruzou-se com as fotografias vintage de Costică Acsinte no Flickr. “Fiquei fascinada com as imagens e as suas personagens. Quis trazê-las para a vida. Mas, mais do que isso, quis dar-lhes uma vida”, conta a artista ao Observador.

Foi assim que nasceu “Dancing with Costica”. A partir daquelas fotografias, Jane Long foi capaz de criar cenários surreais e de inventar novas presenças nas imagens. “Queria que houvesse alguma ambiguidade nas imagens. É por isso que gosto de as colocar num contexto levemente surreal”, explica. Lançou-se no Photoshop, uma ferramenta com que trabalha desde há 20 anos, quando deu os primeiros passos no mercado do design gráfico.

As imagens já estiveram expostas na Embaixada da Roménia em Camberra. Jane Long fez renascer as fotografias do artista romeno e isso agradou aos jornais e televisões do país de Costică Acsinte. Mas a australiana sabe que nunca vai saber a verdadeira história daquelas imagens, mas isso não é algo que a incomode: “Na minha cabeça, aquelas personagens tornaram-se parte dos contos que eu inventei: amores proibidos, uma mulher à espera que o marido regresse a casa, rapazes a partilhar uma fantasia, uma criança inocente com uma pitada de algo escuro”.

Jane Long casou fotografia com foto-manipulação e o resultado está na fotogaleria. Saiba mais sobre a artista no seu site ou Facebook. E conheça melhor o mundo de Costică Acsinte no site do Arquivo do artista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR