Mais novidades nos debates partidários.Não só não há debate entre os representantes dos vários partidos como o PCP decidiu mandar Heloísa Apolónia debater com Paulo Portas.

Afinal, não vai haver debate televisivo alargado com os vários partidos. Perante a recusa de Pedro Passos Coelho em participar no debate em que estariam representadas as principais forças políticas que concorrem às eleições legislativas, as televisões entenderam que não teria interesse um debate apenas entre António Costa, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, confirmou o Observador. Assim, o debate que estava previsto realizar-se dia 22 de setembro não terá lugar. Passos Coelho recusou, na última sexta-feira, integrar este painel de debate por discordar da exclusão de Paulo Portas, líder do CDS, partido que concorre coligado com o PSD. PS e PCP fizeram saber que não aceitariam a presença de Portas pois a coligação Portugal à Frente já estava representada por Passos no debate e não deveria ter dois representantes por uma questão de equidade das candidaturas.

“Partindo da posição de que o princípio aplicável seria o da realização de debates envolvendo candidaturas, e perante a introdução pelo CDS dessa possibilidade, o PCP sublinhou só serem aceitáveis dois critérios objectivos: o da participação nos debates de 4 candidaturas (CDU, PaF, BE e PS) ou dos seis partidos com representação parlamentar (PSD e CDS, PCP e PEV, PS e BE). A base de debates que resultaria da atribuição à coligação PSD/CDS-PP do privilégio de ter dois representantes em contraste com a Coligação Democrática Unitária, constituiria uma grosseira violação do princípio de não discriminação e igualdade de tratamento”, esclareceu a CDU em comunicado. E por isso decidiu mandar Heloísa Apolónia debater com o líder do PP.

Pelo que ainda está acordado, haverá um primeiro frente a frente entre Passos e Costa no dia 9 de setembro, a ser transmitido em simultâneo nos três canais. Seguem-se depois os frente a frente entre Jerónimo de Sousa/Catarina Martins, Catarina Martins/António Costa, António Costa/Jerónimo de Sousa, Catarina Martins/Paulo Portas, Passos Coelho/Catarina Martins, Paulo Portas/Heloísa Apolónia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR