A Avenida Ribeira das Naus, em Lisboa, reabre às 17:00 desta quinta-feira à circulação automóvel, após ter estado encerrada para obras de manutenção e substituição do piso do passadiço, disse à agência Lusa fonte do município.

“A Avenida vai reabrir na quinta-feira [hoje], às 17:00, conforme foi anunciado e nos moldes habituais”, encerrando aos fins de semana, feriados e durante as férias escolares, informou a fonte.

Nos dias úteis das férias escolares, a circulação automóvel é permitida durante as horas de ponta, mas entre as 10:00 e as 17:00 a avenida está fechada ao trânsito.

A Avenida Ribeira das Naus, que liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço num circuito junto ao Rio Tejo, está encerrada desde meados de agosto, altura em que se iniciaram as “obras de manutenção e substituição” do piso passadiço, em madeira, “por betuminoso colorido”, explica a autarquia no seu ‘site’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este troço foi reinaugurado em julho do ano passado, após a conclusão da segunda fase das obras na frente ribeirinha, e já foi fechado outras vezes para obras de repavimentação.

Neste verão, devido às obras na Avenida Infante Santo – onde foi feita uma intervenção na rede de saneamento, integrada no Plano Geral de Drenagem de Lisboa – a Ribeira das Naus manteve-se aberta durante os períodos em que normalmente encerra (fins de semana, feriados e férias escolares).

Com o fim dos trabalhos na Infante Santo, a Ribeira das Naus vai voltar a funcionar normalmente, adiantou a mesma fonte. Como na Ribeira das Naus apenas passam carros e táxis, os restantes veículos de transporte público têm de passar pela Rua do Arsenal. Nos períodos em que a avenida está fechada, os veículos de transporte individual podem circular na Rua do Arsenal.

Nessas ocasiões, segundo moradores e comerciantes, o trânsito na Rua do Arsenal e na sua continuação – Rua Bernardino Costa – costuma ficar congestionado ao longo do dia, uma vez que por ali passam autocarros, elétricos, táxis, ‘tuk-tuk’ e automóveis particulares e comerciais.