A rotação diplomática prossegue. Esta quarta-feira foi publicado em Diário da República a nomeação de Domingos Fezas Vital para o cargo de embaixador de Portugal em Washington. Ex-assessor para as Relações Internacionais do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, este diplomata estava agora colocado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas.

Fezas Vital troca, assim, de lugar com Nuno Brito, antigo assessor diplomático do ex-primeiro-Ministro José Manuel Durão Barroso.

João Gomes Caetano da Silva, por sua vez, foi nomeado para Luanda, deixando assim o México, enquanto João da Câmara, que estava em Angola, segue para Nova Deli. O lugar na Cidade do México é ocupado por Jorge Roza de Oliveira.

Esta quinta-feira saiu ainda outra nomeação: a de João Côrte-Real para o cargo de embaixador de Portugal não residente no Uganda. As nomeações de embaixadores são feitas por decreto do Presidente da República em articulação com o Governo.

O movimento diplomático que está agora gradualmente a ser feito tinha sido anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros antes do verão e foi contestado pelo PS porque este partido considera que o Governo não devia redistribuir os embaixadores na fase final da legislatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR