As pessoas estão cada vez mais dinâmicas na utilização das novas tecnologias, por isso o modo como interagem com produtos e marcas mudou radicalmente nos últimos anos, nomeadamente com a explosão das redes sociais. Através delas, os consumidores acabam por exercer uma influência direta sobre as estratégias de marketing das empresas, na medida em que as demonstrações positivas ou negativas sobre uma determinada ação ou produto têm influência no alcance e sucesso das campanhas publicitárias.

A grande maioria dos diretores de marketing está consciente desta mudança de paradigma. A explosão de informação, o uso generalizado de plataformas sociais e a proliferação de canais e dispositivos móveis vieram modificar radicalmente a forma como é desenhada a interação com os clientes, sejam empresas ou o consumidor final.

A análise deste fenómeno será o centro do evento “Inteligência em Ação”, organizado pela IBM na sede da empresa em Lisboa, a que o Observador se associou e que irá acompanhar.

Vão ser três os tópicos fundamentais em discussão: Como satisfazer as necessidades de um cliente “sempre ativo”, o Cliente Digital – Novos modelos de relação e Social Business/Commerce. Na base de tudo isto está a análise de dados (“big data”), que se acumulam a um ritmo vertiginoso e que obrigam à utilização de ferramentas de Social Business, de analítica avançada e de Smarter Commerce, tais como o Social Media Analytics e o Watson Analytics, que permitem obter uma visão detalhada para melhor entender os comportamentos (e sentimentos) dos consumidores nas redes sociais, como Facebook, Twitter, blogs e fóruns.

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https://www.youtube.com/watch?t=1&v=4RInFZdr_B4

Estes assuntos serão abordados em detalhe na conferência “Inteligência em Ação”, na manhã da próxima quarta-feira, dia 23 de setembro.

Agenda:

09h00 – Receção e café

09h15 – Abertura
António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal

09h30 – Keynote
Rui Ventura, Presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing

10h00 – Como satisfazer as necessidade de um cliente “sempre ativo”
Joaquín Lacambra, Diretor de Software e Soluções de Analytics, Commerce e Security, IBM Portugal

10h30 – O Cliente Digital – Novos modelos de relação
Paula Figueiredo, Business Analytics & Commerce Strategy Leader, IBM Portugal

11h00 – Casos de Clientes

11h40 – Encerramento
Joaquín Lacambra, Diretor de Software e Soluções de Analytics, Commerce e Security, IBM Portugal

11h45 – Porto de Honra