As selfies podem ser mais mortais que os tubarões. Esta é a conclusão tirada pelo Telegraph, que a justifica em números: só em 2015 já há registo de 12 mortes que ocorreram após as vítimas tentarem tirar fotografias a si próprias, ao passo que no mesmo período de tempo se registaram “apenas” oito devido a ataques de tubarões.

A maior parte destas 12 mortes derivaram de quedas, que foram provocadas pela tentativa de tirar uma selfie. Outra das causas mais comuns é ser atingido por um veículo em movimento, enquanto se tenta tirar uma destas fotografias.

O número tem aumentado com a crescente popularidade deste fenómeno, e já levou o governo russo, por exemplo, a lançar um guia informativo sobre como evitar morrer enquanto se tira uma selfie. Um dos conselhos do governo russo é que as pessoas não se equilibrem em superfícies perigosas e não tirem fotografias a si mesmas com uma arma carregada. Recorde-se que em gosto deste ano um mexicano morreu enquanto posava para uma selfie com uma arma carregada, que acidentalmente disparou sobre si mesmo.

Também nos Estados Unidos o problema tem sido sentido. No Parque Nacional de Yellowstone (localizado no estado de Wyoming), por exemplo, cinco pessoas foram atacadas por bisontes, quando tentavam tirar uma selfie com os animais, e outra quase ficava sem uma mão quando tentava tirar uma destas fotografias com uma cascavel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR