O Apocalipse é referido na Bíblia como a profecia da batalha final entre as forças do bem e do mal. Mas houve quem visse teorias sobre o fim do mundo muito antes, na civilização Maia (1000 a.C – 250 d.C), e antecipasse que o mundo ia chegar ao fim em 2012, quando o calendário daquele povo parecia terminar. Algo que não corresponde à verdade (apenas se inicia um novo ciclo, segundo o modelo de medição do tempo maia) e, claro, nada aconteceu. Outros apontavam o Apocalipse para a viragem do milénio, em 2000. Nada também. E sempre que ocorre um eclipse lunar especial, os relatos sobre a destruição da Terra regressam. Houve um no domingo passado, mas o mundo ainda não acabou.

Apesar dos suspiros de alívio, o Guardian elaborou uma lista de futuras datas onde o dia do juízo final pode chegar. Segundo mais umas daquelas teorias do costume:

7 de outubro de 2015

Para quem acredita nesta data, estamos quase lá. Chris McCann, fundador do eBible Fellowship, uma espécie de explicador bíblico online, defende que o mundo irá mesmo acabar neste dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão de McCann tem como base uma previsão anterior de Harold Camping, locutor de uma radio cristã da Califórnia.  Em 2011 Camping previu o fim do mundo para dia 21 de maio desse ano. Como sabemos, falhou. Mas McCann, um fiel admirador do trabalho do locutor, alega que o dia 21 de maio de 2011 era apenas o início do dia do juízo final. Ao acrescentar 1600 dias, retirados de um verso da Revelação, chegamos ao dia 7 de outubro de 2015. Para a semana.

2020 a 2037

Esta previsão tem como base a astrologia. Quem a fez foi Jeane Dixon, uma conhecida astróloga, em 1971, assegurando que Jesus iria regressar por volta do ano 2020 para combater os Anticristos, o Satanás e os falsos profetas. Mas a astróloga tem uma lista de previsões falhadas que incluem o começo da Terceira Guerra Mundial em 1958, a descoberta da cura para o cancro em 1967, que os EUA iriam ter uma Presidente mulher nos anos 80 e que a Rússia iria ser o primeiro país a colocar um homem na lua.

2021 a 2028

Um pastor de uma igreja da Califórnia, Kenton Beshore Kyle, garantiu que a segunda vinda de Jesus, que segundo as crenças cristãs se trata de um regresso para presidir ao juízo final da Terra, ou para,utilizando o termo oriundo do grego, a parúsia, iria ocorrer por volta de 2021. As profecias dão conta também de 7 anos de caos e do sofrimento até Cristo estabelecer um novo reino.

2026

A Fundação Internacional do Messias alega que um asteróide irá colidir com a Terra em 2026, terminando com a vida, ao estilo da extinção dos dinossauros. O fundador desta organização, Riaz Ahmed Gohar Shahi, afirma mesmo, e como cita o Guardian, que o “cometa mamute” já está “a caminho”.

2060

Provavelmente as pessoas referidas anteriormente não lhe causam grande confiança. Mas quem fez a previsão para 2060 é considerado um dos maiores génios da história da humanidade. Sir Isaac Newton. O cientista elaborou um cálculo baseado num excerto da Bíblia, retirado do livro de Daniel, onde, e segundo os cálculos de Newton, o fim do mundo vai acontecer 1260 anos depois da refundação do Império Romano por Carlos Magno, no ano 800. Ou seja, em 2060. Estes cálculos foram feitos num manuscrito publicado na Universidade Hebraica de Jerusalém em 2007.