Inês Monteiro decidiu olhar nos olhos a pobreza. Tem 20 anos, é estudante na Escola Superior de Comunicação Social e veio de uma terra pequena estudar para Lisboa. “Choca-me ver pessoas a dormir na rua, pessoas idosas sozinhas, pessoas que lutam todos os dias para sobreviver da melhor forma que podem”, conta Inês. As fotografias esperavam-na na rua, o título estava pensado. (Sobre)vivência. Foi com este projeto que a amante de fotojornalismo decidiu mostrar como vive um sem-abrigo na capital.

A algumas perguntou as histórias. E encontrou pessoas desesperadas por medicamentos, jovens que só têm cães como companheiros e grupos que pedem dinheiro para vinho e whiskey. “Pelo menos somos sinceros”, ironizam nos cartazes que exibem na rua. “Retrato vítimas de um sistema financeiro em crise, vítimas de si próprias”, descreve Inês Monteiro.

O trabalho da estudante de jornalismo está em exibição até dia 16 de outubro na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, precisamente até à véspera das celebrações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Encontre algumas histórias e imagens captadas por Inês Monteiro na fotogaleria. E procure pelos outros projetos de Inês no site da artista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR