Pobreza

Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Instituto Nacional Estatística

109 mil portugueses em risco de pobreza

792
De acordo com os dados do INE sobre Rendimentos e Condições de Vida, no ano passado havia 2.223 mil pessoas que estavam em risco de pobreza ou exclusão social.
Pobreza

Africanos na pobreza diminuem pela primeira vez

167
Números são da World Data Lab, uma empresa de estatísticas que trabalha com a UNICEF. Em março, número de pessoas que saíram da pobreza extrema suplantou o número das que caíram nesta situação.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Pobreza

Ex-modelo e capa da Vogue dorme há 3 meses na rua

4.104
Deu cara a várias marcas e capas de revistas, jantou com Andy Warhol e chegou a ser convidada para o casamento de Madonna. Nastasia Urbano teve contratos milionários mas o ex-marido deixou-a sem nada.
Fome

8 países concentram maioria das pessoas com fome

2.692
56 milhões de pessoas, em oito países, necessitam de alimentos urgentemente. Em cinco deles, a fome crónica não para de crescer devido aos conflitos.
Habitação e Urbanismo

Jamaica. "PCP não quer o ónus de demolir barracas" /premium

3.463
Em entrevista, Víctor Reis, ex-presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, fala em "gestão ruinosa" das câmaras PCP e duvida que as 200 famílias que vivem no Jamaica tenham casa nova.
Discriminação

Jamaica: o bairro do PCP e da “Frente de Esquerda”

1.494
E no Seixal, onde prevalece desde sempre o poder local comunista - que o marketing do comité central sempre tentou vender como exemplar - que acontecem "Jamaicas" e outras dezenas de bairros idênticos
Angola

Angola. Elevada taxa de pobreza preocupa PNUD

Para o PNUD o desenvolvimento sustentável precisa de empreendimentos que priorizem a redução da pobreza e da fome, conservação do meio ambiente, boas práticas sociais e valorização do capital humano.
Pobreza

15% dos pensionistas em risco de pobreza em 2017

Segundo o relatório da União Europeia, Portugal está no 15º posto da taxa de pensionistas em risco de pobreza, o que representa ainda assim um recuo de quase um ponto face a 2016.
Lisboa

Menos 50% de sem-abrigo em Lisboa em dois anos

869
A Câmara de Lisboa estima que houve "uma redução de 50% no número de pessoas em situação de sem-abrigo" na capital entre 2015 e 2017.
Presidente Marcelo

Marcelo elogia proposta do BE sobre a pobreza

132
O Presidente da República elogiou a proposta da coordenadora do BE para que se faça uma avaliação ao impacto que a nova legislação terá no combate à pobreza, dizendo que é "uma proposta a estudar".
Bloco de Esquerda

BE quer avaliar impacto da legislação na pobreza

221
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou este sábado, no Porto, que vai levar ao Parlamento uma proposta neste sentido.
Saúde

Marcelo pede criação de estatuto do cuidador

518
Presidente aproveitou iniciativa da Cáritas e dos Escuteiros em Belém para reforçar necessidade de se criar o estatuto do cuidador. E relembrou os 1,8 milhões de pobres em Portugal.
Angola

Bispos apelam à sociedade compromisso com pobres

Os bispos católicos desafiaram a sociedade angolana a dar mais atenção aos "pobres, abandonados e desfavorecidos" do país, considerando "imperioso" um maior compromisso no seu apoio.
Moçambique

Inflação pode ter agravado pobreza em 4% a 6%

Algumas das províncias mais pobres, tais como Tete, Manica e Niassa (interior norte e centro), terão sido as que mais suportaram a inflação de preços, devido ao elevado nível de dependência do milho.
Venezuela

Venezuela: aumento dos casos de pobreza extrema

850
Os dados mais recentes da ONU mostram um aumento de 40% da pobreza extrema no país, resultado da grave crise humanitária que a Venezuela está a atravessar.
Governo

Vieira da Silva: pobreza pode ser reduzida

A taxa de pessoas em risco de pobreza abrange 23,3% da população portuguesa, segundo dados do Eurostat.
Pobreza

Situação de pobreza e exclusão social preocupantes

Portugal mantém uma situação de pobreza e exclusão social preocupantes, considera o professor Carlos Farinha Rodrigues, segundo o qual as melhorias económicas ainda não foram suficientes.
Pobreza

Marcelo quer estratégia imediata contra pobreza

121
O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que é preciso uma estratégia autónoma de combate à pobreza, à semelhança do que já acontece com as pessoas sem-abrigo.
País

Mais de 1,1 milhões trabalham, mas são pobres

438
A Rede Europeia Anti-Pobreza aponta que, em Portugal, um emprego não basta e que é preciso uma aposta na educação e em melhores qualificações.
União Europeia

Estudo: uma em 4 crianças em risco de pobreza 

Pelo menos 25 milhões de crianças na União Europeia (UE) vivem em agregados com baixos rendimentos, sem condições e onde a fome é frequente, revela um relatório da Agência da UE.
Pobreza

Espanha. 1 em cada 3 crianças em risco de pobreza

O Alto Comissário do Governo espanhol, Pau Marí-Klose, defende uma melhoria imediata das prestações das famílias com os filhos.
América

Melhor gestão pública poderia acabar com pobreza

Erradicar a pobreza extrema na América Latina e Caribe seria possível se os Estados gerissem melhor o seu dinheiro, aponta o Banco Ibero-americano de Desenvolvimento.
Pobreza

1,3 mil milhões de pessoas vivem na pobreza

Cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, das quais metade são menores de 18 anos anos, vivem na pobreza.
Pobreza

35% dos guineenses em pobreza extrema em 2050

A percentagem de habitantes da Guiné-Bissau em pobreza extrema vai diminuir dos atuais 58% para 35% em 2050. Dados são da Fundação Bill e Melinda Gates, citados pelo Wall Street Journal.
Pobreza

Pobreza extrema atinge 61% da população

127
Na Venezuela, 87% da população é pobre e 61% vive em pobreza extrema, segundo dados divulgados na quinta-feira pela Coligação de Organizações pelo Direito à Saúde e à Vida (Codevida).
Angola

Angola reduziu fome, mas precisa de lutar pobreza

A comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana afirmou que Angola progrediu na redução da fome, mas precisa de reforçar a estratégia para diminuir a pobreza.
Doenças

Noma, a doença que afeta as crianças mais pobres 

461
Afeta crianças dois 2 aos 6 anos que vivem em pobreza extrema. O casos mais frequentes ocorrem na África subsariana. Investigação recente aponta miséria como principal fator de risco.
Brasil

6 em cada 10 crianças brasileiras vivem na pobreza

Mais de seis em cada dez crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza e quase metade dos menores vivem em situação de privação, segundo um estudo da Unicef.
Angola

Angola prevê atribuir rendimento mínimo

O Governo angolano pretende instituir um programa de rendimento mínimo para reduzir a taxa de 36% da população que ainda vive no limiar da pobreza absoluta, com menos de um dólar por dia.
Angola

Angola quer reduzir pobreza extrema até 2022

Até 2022, Angola quer reduzir a pobreza extrema para cerca de três milhões de pessoas. Até lá, o governo angolano quer também assegurar o aumento do rendimento médio mensal por pessoa.
OCDE

Salário médio. Família pobre precisa de 5 gerações

Uma família pobre precisa de 125 anos (5 gerações) para que os descendentes atinjam um salário médio. As condições económicas em Portugal transmitem-se "fortemente" entre gerações, diz a OCDE.
Mundo

1,2 mil milhões de crianças em risco 

297
Um relatório divulgado pela organização não-governamental Save the Children revela que as ameaças por guerras, pobreza extrema e discriminação são reais e comuns em 20 países,
Guiné-Bissau

Guiné. Pobreza impede acesso à justiça

O coordenador residente das agências das Nações Unidas na Guiné-Bissau disse esta quinta-feira que a pobreza e o isolamento populacional impedem o acesso dos guineenses à justiça.
Pobreza

Pobreza. Quase 2,4 milhões de portugueses em risco

1.431
Os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida realizado em 2017 confirmam que 23,3% da população estava em risco de pobreza ou exclusão social. São menos 196 mil pessoas que em 2016.
Pobreza

Jerónimo de Sousa pede aumentos salariais

241
Jerónimo de Sousa pediu o aumento dos salários para que o Presidente deixe de ter "vergonha da pobreza". "Temos uma boa solução: valorizar os salários para que eles deixem de ser pobres", disse.
Presidente Marcelo

"Eu tenho vergonha", diz Marcelo sobre pobreza

956
O Presidente da República diz que a estratégia para acabar com a pobreza não passa só por gerar mais emprego e disse que tem vergonha da pobreza que existe em Portugal.
Lisboa

Emprego aumentou, mas pobreza mantém-se

A entrada no mercado de trabalho aumentou, mas os empregos precários impedem a população de sair da pobreza, revela um estudo do Barómetro do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa.
caderno de apontamentos

Horror a pobre

302
O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas
Rússia

Putin promete cortar taxa de pobreza para metade

O Presidente russo prometeu cortar para metade a taxa de pobreza nos próximos seis anos, a duração do mandato que deverá garantir nas próximas eleições.
Pobreza

Cáritas: Combate não quebrou pobreza geracional

Um relatório europeu da Cáritas concluiu que as políticas de combate à pobreza não quebraram a pobreza geracional. As pessoas mais carenciadas continuam a ser originárias das famílias mais pobres.
UNICEF

Países pobres com muitas mortes de recém-nascidos

Nos países mais pobres do mundo o nível de mortes de recém-nascidos mantém-se elevado. Japão, Irlanda e Singapura são os países onde os bebés têm maior probabilidade de sobreviver.
Pobreza

Em nome dos filhos

178
Esta é a oportunidade de a direita portuguesa conseguir com um discurso simples mas eficaz apagar de vez a imagem de que a esquerda é a única que se preocupa com os mais pobres e desfavorecidos. Não é
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1.399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
Desigualdade

Ser Peru

Enquanto os obscenamente ricos continuarem convencidos que os obscenamente pobres merecem sê-lo, o Mundo continuará um lugar obscuro e triste, a violência dos revoltados assomará contra os privilégios
Pobreza

Foto de menina a beber de um charco torna-se viral

1.568
Uma fotografia de uma menina a beber água de um charco, na Argentina, provocou indignação. Chegou a milhares de pessoas através das redes sociais e foi notícia em diferentes meios internacionais.
Brasil

Brasil: 25% da população vive na pobreza

A linha de pobreza adotada pelo Banco Mundial é de 5,5 dólares diários e 25,4% da população brasileira teve uma renda diária abaixo desse valor.
Angola

Angola. Crise afeta distribuição de alimentos

A crise angolana fez com que o Governo só consiga cobrir 43% das 15 mil famílias vulneráveis a que se propôs ajudar. O governo angolano ajudou 6.500 famílias.
Pobreza

Quem são os Pobres?

Os pobres gostariam que as cidades dessem prioridade a soluções para eles antes de investirem em parques caninos para cães que precisam de brincar porque os donos não brincam com eles durante o dia.
Sociedade

Risco de pobreza diminuiu para 18,3% em 2016

O número de portugueses em risco de pobreza diminuiu para 18,3% em 2016, abrangendo principalmente as crianças, os jovens e os idosos, revela o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE.
Sociedade

Há mais pessoas com fome ajudadas por instituições

O número de pessoas assistidas por instituições que esteve "uma vez ou outra" sem comer durante um dia inteiro "aumentou de forma significativa" entre 2014 e 2016, passando de 18% para 26%.
Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

485
Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.
Cabo Verde

Cabo Verde. Mais de metade das crianças são pobres

Mais de metade das crianças e jovens cabo-verdianos são pobres ou muito pobres, de acordo com o perfil da pobreza, que revela ainda que 35% da população total é pobre e 10,6% muito pobre
Nações Unidas

ONU: energia é crucial para escapar à pobreza

O acesso ao fornecimento de eletricidade é fundamental para ajudar os negócios nos países em desenvolvimento. Segundo a ONU, 60% da população dos países mais pobres não tem acesso à eletricidade.
Espanha

Juan, o sem-abrigo que pede no Twitter e no PayPal

970
Juan Mascuñano é um engenheiro informático com 56 anos que vive há quase 20 na Gran Vía de Madrid e pede ajuda através das redes sociais em busca de um trabalho que lhe permita não dormir na rua.
Pobreza

Amar com obras e não com palavras

1.846
Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.
Economia

Países pobres sofrem com restrições a bancos

O Banco Mundial avisou que as crescentes restrições impostas após a crise financeira de 2007-2009 aos bancos internacionais nos países em desenvolvimento travam as perspetivas de crescimento.
Saúde

Idosos pobres têm sobrevivência mais reduzida

141
Estudos do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto relacionam zona onde vivem idosos com esperança de vida que têm. Para "aumentar sobrevivência" há que "priorizar as áreas mais pobres".
Pobreza

Secas afetam alimentação de 81 milhões

As muitas secas que afetam o planeta destroem impedem 81 milhões de pessoas de comer diariamente, e têm efeitos inesperados que condenam à pobreza gerações inteiras, segundo um novo relatório.
Rendimento Social de Inserção

Governo lança campanha sobre RSI

109
Uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre o Rendimento Social de Inserção foi lançada pelo governo esta sexta-feira. O objetivo é reforçar a capacidade integradora desta prestação.
Mortalidade

Morrem 7 mil recém-nascidos por dia

Em 2016, 15 mil crianças morreram antes dos cinco anos. Na África subsariana, morre um recém-nascido em cada 36. Na Europa, morre um em cada 333.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)