478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pobreza

Resposta Pronta

"Ritmo de batalha": combate à pirataria na Somália

Operação Atalanta protege navios da ONU. Liderança é portuguesa. A "30 milhas da Somália", Comodoro Rui Correia descreve o "ritmo de batalha". Espera não sentir uma "diminuição da ajuda humanitária"
Cinema

Filme de Cláudia Varejão no Festival de Veneza

"Lobo e Cão", que foi rodado em São Miguel nos Açores, "tem um pulsar muito forte na juventude", segundo a realizadora, tocando também em questões invisibilizadas como as comunidades LGBTQIA+.
Religião

Comissões Justiça e Paz contra a indiferença

As comissões Justiça e Paz dizem que "os últimos anos têm-se apresentado como um desafio constante" e exigem um "combate à globalização da indiferença e à cultura do descarte".
Guiné-Bissau

Pobreza na Guiné-Bissau era de 66,6% em 2020

A Covid-19 piorou a taxa de pobreza em Guiné-Bissau que era de 66,6% em 2020. O ministro do turismo lembra que o foco do governo deve estar "nas pessoas, na vida humana, dignidade e igualdade".
Pobreza

Madeira: Novo regime apoia famílias carenciadas

O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou o novo regime jurídico que "passará a ser de 20.000 euros". O orgão do Governo regional diz que o valor pode subir a 50.000 em casos excecionais.
Pobreza

Cáritas preocupada com "crise arrastada"

Rita Valadas denunciou o aumento do custo de vida como principal motivo para o crescimento dos pedidos de ajuda à Cáritas, que diz terem duplicado desde 2019.
Noticiário

7h. Tiroteio na Dinamarca. 3 mortos e 3 feridos 

O tiroteio deu-se a meio da tarde de ontem, na zona de restauração do Shopping Fields, um dos maiores centros comerciais da Escandinávia. Ainda, aeroportos com transtornos em vários países.
Nações Unidas

Líbano. 2 milhões precisam de ajuda alimentar

2,2 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar, no Líbano. A situação agravou-se devido à guerra na Ucrânia, que esgotou as reservas de trigo no país.
Pobreza

Pobreza. Estudo mostra estagnação nos últimos anos

Dos voluntários a participar no estudo, a maioria está numa condição de pobreza e permanecem nela apesar de todos os seus esforços individuais e das políticas públicas.
PSD

PSD. Lisboa com proposta para erradicar pobreza

Distrital de Lisboa define erradicação da pobreza como "desígnio nacional" que será atingido através da mobilização de recursos com diferentes origens", entre os quais do PRR.
Nações Unidas

ONU quer reduzir pobreza na Guiné-Bissau

A ONU pretende reduzir a pobreza em Guiné-Bissau através da criação de um sistema de proteção social de emergência e não contributivo. O projeto terá a duração de dois anos.
Fact Check

Pensão média abaixo do limiar da pobreza?

Uma publicação na rede social Facebook alega que a pensão média em Portugal ficou abaixo do limiar da pobreza em 2019 e 2020. No entanto, os números não batem certo com as publicações oficiais.
Guerra na Ucrânia

Guerra sobe risco de pobreza em Portugal

As faturas de energia das empresas duplicaram durante pelo menos um ano devido à guerra da Ucrânia, tendo aumentado aumentando em 1,2 pontos percentuais o risco de pobreza em Portugal.
Pobreza

Socialismo selvagem

A governação socialista é uma máquina de propaganda que ainda recentemente lançou a medida de gratuitidade das creches, que depois, como se viu no Orçamento do Estado de 2022, afinal não é para todos.
Governo

BE pede audição a Ana Mendes Godinho 

O BE requereu a audição urgente da ministra do Trabalho para esclarecer a redução de beneficiários do programa de apoio às pessoas mais carenciadas.
Segurança Social

Segurança Social corta apoio alimentar a famílias

Instituto da Segurança Social deu indicações para reduzir o número de beneficiários do apoio. ISS afirma que medida não era reavaliada desde o início da pandemia.
Conselho Económico E Social

Assis alerta para problema da pobreza laboral

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, considerou que a pobreza laboral é um problema muito grave e injusto, que resulta dos baixos salários.
Marcelo Rebelo de Sousa

Pobreza. PR espera que plano de ação seja definido

Marcelo Rebelo de Sousa espera que o Governo defina rapidamente o plano de ação e a estrutura para colocar no terreno a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030.
Noticiário

22h. Combate à pobreza. PR pede plano de ação

Marcelo Rebelo de Sousa considera que deve haver alguém "que venha a liderar o plano de ação" no combate à pobreza. Ainda neste jornal, a previsão de um forte aumento no preço dos combustíveis.
Noticiário

21h. Combustíveis. Governo espera forte aumento

Está prevista subida de 12,3 cêntimos por litro na gasolina e no gasóleo, que será mitigada por descidas do ISP. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa pede intervenção no combate à pobreza.
Pobreza

500 pessoas em situação de sem-abrigo deixam ruas

O gestor da Estratégia Nacional Para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo lembra que a "pandemia teve impacto" pois obrigou "a trabalhar em emergência e a criar respostas estruturantes".
Educação

Vai-se andando

Como é possível que quem defende a liberdade e a igualdade de oportunidades não tenha no topo da sua agenda política o facto de vivermos num país em que filho de pobre está destinado a ser pobre?
Pobreza

Cartões sociais de apoio aos carenciados

Os cartões sociais permitem respeitar a autodeterminação dos cidadãos que vivem em situação de pobreza, designadamente na capacidade de fazer o planeamento das compras e das respetivas refeições.
Noticiário

13h. Tropas russas estão "desmoralizadas"

Os Serviços de Informação do Reino Unido dizem ter identificado tropas russas na Ucrânia que estão desmoralizadas, mas reconhecem que que há melhorias na estratégia de guerra do Kremlin.
Pobreza

PM: níveis de pobreza laboral são "intoleráveis"

António Costa considerou "intoleráveis" os níveis de pobreza laboral que se registam em Portugal. A pobreza, para o primeiro-ministro, "fere a dignidade humana" e "mina a coesão social"
caderno de apontamentos

Educação de infância, natalidade, pobreza infantil

Os desígnios do quarto país mais envelhecido do mundo com 135 mil crianças em risco de pobreza.
Pobreza

Num mundo dividido os mais pobres ficam à deriva

Com a emergência alimentar e social à porta, a situação de África e do Médio Oriente é especialmente precária, o que pode exacerbar os fluxos migratórios vindos do Médio Oriente e do Norte de África.
Noticiário

21h. Guerra vai aumentar pobreza extrema no mundo

É o alerta do Centro para o Desenvolvimento Global. A guerra vai empurrar mais de 40 milhões de pessoas para a pobreza extrema devido ao disparar dos preços das matérias-primas alimentares.
Nações Unidas

PR de São Tomé considerado "exemplo de paz"

O Presidente da República sublinhou que "São Tomé e Príncipe é um país pacífico", mas nos últimos anos tem registado "sinais e ameaças preocupantes a este legado".
Resposta Pronta

"Risco de pobreza aumentou na população empregada"

A Rede Europeia Anti-Pobreza destaca que a Covid-19 prejudicou os avanços conseguidos no período pré-pandemia. Crianças, pensionistas e população empregada entre os grupos mais afetados.
Educação

Alunos do básico correm maior risco de pobreza

O relatório mostra a relação entre o mercado de trabalho e a pobreza, na qual "vai notar-se o acentuar de uma clivagem" e o papel da educação "enquanto grande passaporte para sair da pobreza".
Pobreza

Risco de pobreza aumentou entre 2019 e 2020

A taxa de risco de pobreza aumentou mais entre as mulheres e entre as pessoas com mais de 65 anos, tendo também subido entre todos os tipos de famílias, "especialmente nas famílias com crianças".
Riqueza

Os 10 mais ricos do mundo duplicaram a fortuna

Estes 10 homens possuem agora seis vezes mais riqueza que os 3,1 mil milhões de pessoas mais pobres do mundo, numa altura em que 99% da humanidade viu os seus salários reduzidos.
Afeganistão

Pobreza extrema leva afegãos a venderam órgãos

A dura realidade levou a que muitos afegãos vendessem os órgãos essenciais e até os filhos para sobreviverem. ONU estima que até meio do ano 97% da população terá ultrapassado limiar da pobreza.
Cabo Verde

PM de Cabo Verde pede envolvimento das ONG

De acordo com dados do Governo, Cabo Verde tem 115 mil pessoas na pobreza extrema, tendo o primeiro-ministro assumido o objetivo de a erradicar nos próximos cinco anos.
Noticiário

8h. Tarifa social de internet entre hoje em vigor

780 mil beneficiários potenciais podem passar a pagar 6,15 euros por uma ligação à internet. Medida pretende "colmatar uma falha de mercado e responder a uma necessidade", avança o governo
Noticiário

7h. Ano novo, aumentos novos

Da eletricidade às comunicações, passando pelos transportes e as rendas quase tudo vai ficar mais caro neste novo ano. Tarifa social de internet entra em vigor e abrange 780 pessoas
Brasil

Desemprego no Brasil cai para 12,1%

Os dados referem-se ao trimestre de agosto, setembro e outubro. Há uma diminuição da taxa de desemprego de 1,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de 2,5% face ao mesmo trimestre de 2020.
Habitação e Urbanismo

Pombal quer acabar com habitação indigna 

A autarquia de Leiria aprovou o documento que "prevê a eliminação das situações de habitação indigna no concelho, que abrangem 295 agregados familiares".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR pede que mais vulneráveis não sejam esquecidos

Presidente alerta que atenção coletiva a "ignorados e omitidos da sociedade" e àqueles que "mais sentiram as descompensações psicossociológicas da pandemia" não pode terminar "no dia 26 ou no dia 02".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.