761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pobreza

Fact Check

Mais de 200 mil crianças na pobreza em Portugal?

No debate das rádios, o líder do PCP avançou um valor relativo ao número de crianças a viver abaixo do limiar da pobreza. Os dados mais recentes do Eurostat confirmam aquilo que disse Paulo Raimundo.
Sociedade

Pobreza e exclusão extremas subsistem em Portugal

Estudo da Cáritas revela que entre 2019 e 2023 não houve progressos significativos no combate à pobreza. Em 2023, 241.000 pessoas não conseguiam alimentar-se devidamente devido a razões económicas.
Desemprego

Risco de pobreza é cinco vezes maior no desemprego

As pessoas desempregadas têm uma taxa de risco de pobreza de 46,7%, quase cinco vezes superior aos cerca de 10% para pessoas com emprego. E quanto mais longo o desemprego pior.
Legislativas 2024

Organizações querem pobreza infantil na agenda

Organizações defendem que crianças têm "um papel fundamental no presente e no futuro do nosso país" e pedem "um compromisso de todos os partidos políticos" para que a pobreza infantil seja prioridade.
Legislativas 2024

Rede Anti-Pobreza pede prioridade ao fenómeno 

EAPN Portugal diz em comunicado que vai realizar um encontro com todos os partidos na quinta-feira "para debater a luta contra a pobreza e os compromissos assumidos neste âmbito".
Fact Check

Pobreza cresceu 17% durante a governação do PS?

Num post é feito um suposto balanço dos resultados da politica de combate à pobreza na governação socialista. No entanto, é uma leitura incorreta dos números. O risco de pobreza diminuiu desde 2015.
Habitação e Urbanismo

Seixal realoja famílias do bairro Rio Judeu 

Autarca explica que o programa pretende criar condições para que os custos de uma habitação "adequada e permanente" sejam "compatíveis com o orçamento das famílias mais carenciadas.
Ajuda Humanitária

EUA preveem 19,5 milhões para água em Moçambique

Investimentos da USAID proporcionarão acesso a serviços de água e saneamento básico a pelo menos 325.000 pessoas e a 90 escolas e hospitais.
Fact Check

Dois milhões de portugueses recebem 7.095 por ano?

O valor em causa tem em conta um relatório do INE que se debruçou sobre os rendimentos dos mais pobres e do número de pessoas que estava nesta situação em 2022.
Fact Check

Taxa de pobreza aumentou 17% durante Governo PS?

No final de novembro o INE divulgou os dados relativos à taxa de risco de pobreza: 17% da população portuguesa faz parte da lista. Não só não houve um aumento desde 2015 como houve até um decréscimo.
Moçambique

Governo visa reduzir pobreza para metade até 2043

A Estratégia Nacional de Desenvolvimento do governo moçambicano pretende reduzir a população abaixo do limiar da pobreza dos atuais 68,2% para menos de 30% da população, 13 milhões, até 2043.
Sociedade

Famílias pobres com filhos falham medicamentos

Relatório da Nova SBE mostra que, num país onde os menores estão isentos de taxas moderadoras, uma das principais barreiras no acesso aos cuidados de saúde está relacionada custo dos medicamentos.
Pobreza

Perspetivas de respostas sociais são negativas

Inquérito de centro de estudos da Universidade Católica coloca os cuidados de saúde com avaliação negativa e com tendência a piorar.
Lisboa

Marcelo visitou centros de apoio a sem-abrigo

O chefe de Estado esteve recentemente na Gare do Oriente e no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, para acompanhar medidas de apoio a pessoas sem-abrigo, numa visita que não foi divulgada à imprensa.
Democracia

Quatro prioridades para 2024

Democracia; pobreza; habitação; mobilidade e transportes. Preocupações herdadas de 2023.
Etiópia

Tigré. 91% da população em risco de fome e morte

Região de Tigré, norte da Etiópia, está numa "situação humanitária de pesadelo" devido aos efeitos da guerra civil, uma seca severa, e uma praga de gafanhotos, que deixou 91% da população vulnerável.
Estado Social

A miséria que não rende votos

Esta agenda radical que o PS adoptou serve também para ocupar o espaço mediático, e escamotear o submundo da pobreza em Portugal que começa nos sem-abrigo na rua e abrange lares sem condições.
Pobreza

Pobreza: há mais crianças sem acesso à saúde 

Famílias com crianças e jovens até aos 15 anos não procuram assistência médica, apesar de estarem doentes, ou não compram todos os medicamentos necessários. Crianças pequenas são as mais afetadas.
Resposta Pronta

Migração. "Processo para imigrantes é penoso"

O coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados fala nas dificuldades no acesso à habitação e ao mercado de trabalho. André Costa Jorge diz que é "preciso desburocratizar a cidadania".
Noticiário

8h. Número de estrangeiros em Portugal duplica

São dados divulgados pela Pordata no Dia Internacional das Migrações. Um em cada três vive em risco de pobreza. Ainda neste jornal, Ordem vai contactar médicos que não escolheram especialidade.
Crianças

Acabar com pobreza infantil é vital para o futuro

Se é certo que “somos aquilo que comemos”, também “somos aquilo que sentimos” e emocionalmente a pobreza é violenta, um acontecimento traumático que aumenta o risco de doença mental.
Papa Francisco

O Papa Francisco e a COP 28

O mundo precisa de ouvir a voz de Deus, que a Igreja deve anunciar, bem como o choro dos milhões de crianças que nunca sonharam, porque não chegaram a nascer.
Pobreza

Taxa de risco de pobreza em Portugal é 42%

Depois de contabilizadas as transferências sociais, a taxa de risco de pobreza em 2022 cai para 21,2%, quando se consideram as relativas a pensões de reforma e sobrevivência.
Comentário

"A tarifa social energética não resolve tudo"

Susana Peralta, coordenadora do relatório sobre pobreza energética, diz que tarifa social é "penso rápido que não resolve". Com o estudo, "vai ser mais fácil chegar a famílias" em pobreza energética.
Deficiência

Pessoas com deficiência em risco de pobreza

São precisas "políticas robustas" que corrijam as desigualdades entre pessoas com e sem deficiência. Medidas de acompanhamento para adultos com deficiência têm falhas e dificuldades na implementação.
Pobreza

Vale a pena o limiar de pobreza ter um valor?

A pobreza monetária é apenas uma faceta, temos mais variáveis, como a pobreza energética, a privação material severa… Importa avaliar as condições de vida, ter uma visão de economia social.
Economia

Pobreza no Algarve ligada a "monosetor" turístico

Os indicadores de pobreza do Algarve estão ligados à "grande dependência" de um "monosetor" económico e à evolução da agricultura para o turismo, defenderam investigadores.
Brasil

Brasil: pobreza atinge 80,5 milhões de pessoas

Relatório anual do IBGE indica que a percentagem de brasileiros em pobreza e extrema pobreza diminuiu. No entanto, a situação de pobreza é mais grave na população mais jovem.
Sociedade

Taxa de pobreza infantil desce em Portugal 

Taxa de pobreza infantil em Portugal desce 22,5% relativamente à dos anos 2012-2014. Relatório da UNICEF revela ainda que uma em cada cinco crianças nos países mais ricos do mundo vive na pobreza.
PISA

8.2% dos alunos saltam refeições por carência

8.2% dos jovens de 15 anos na OCDE ficaram sem comer devido a falta de dinheiro, revela o PISA. Portugal é o país menos afetado pelo problema. Imigrantes são 11% dos alunos em escolas portugueses.
Noticiário

3h. Banco Alimentar. Recolhidas 1.300 toneladas

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome salienta a “grande solidariedade” dos portugueses. 1.300 toneladas de alimentos foram recolhidas.
Pobreza

Pobreza

A televisão pública passa programas de entretenimento ou debates sobre a economia dos ricos, não passa um programa pedagógico sobre economia dos pobres.
G20

G20. Brasil dá destaque a pobreza e clima

Sob o lema "construindo um mundo justo e um planeta sustentável", Brasil vai criar dois grupos de trabalho: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.
Pobreza

Sem apoios, 4,4 milhões seriam pobres em Portugal

"Considerando apenas os rendimentos do trabalho, de capital e transferências privadas, 41,8% da população residente em Portugal estaria em risco de pobreza em 2022", sem apoios, diz o INE.
Pobreza

Risco de pobreza aumenta para 17% em 2022

Em 2022, das 10.444 pessoas, mais de 1.775 eram pobres. Um aumento de 0,6 pontos percentuais relativamente a 2021, quando a taxa foi de 16,4%.
Solidariedade

Setor social está a passar "muitas dificuldades"

As instituições não estão a conseguir responder ao aumento dos pedidos de ajuda e dos preços. Representantes do setor pedem a atualização dos apoios e das comparticipações pagas pelo Estado.
Semáforo Político

A estratégia do PS se radicalizar e dividir o país

O PS que "diaboliza" o 25 de novembro ao deixar para a direita as celebrações. Esta divisão artificial é "a estratégia não genuína do PS se radicalizar". Ainda, "o país real não está bem há muito".
Pedro Nuno Santos

O privilégio do neto de sapateiro

Um antepassado pobre é o antigo antepassado nobre. Em termos de notoriedade, o avoengo de sangue azul foi substituído pelo avoengo todo azul, por causa do frio que passava.
País

O meio da ponte

O país-que-lê-jornais pode dividir-se entre a esquerda e a direita, mas o país no seu todo divide-se entre os de cima e os de baixo. E não, não é a elite que tem de ir ver «o povo», como um curioso.
Pobreza

O combate à pobreza 

Uma em cada cinco pessoas continua em situação de estado ou de exclusão social. Poderão o abono de família, o complemento solidário para idosos ou o rendimento social de inserção erradicar a pobreza?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.