270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Pobreza

Pobreza

Estudo. Pandemia atira mais 400 mil para a pobreza

Estudo do Observatório Social da Fundação "la Caixa", afirma que a pandemia resultou numa "perda substancial de rendimentos para a população portuguesa" e que esta teve "teve efeitos assimétricos".
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Combate à pobreza: três mudanças fundamentais

Em Portugal, a percentagem da população empregada que vive com rendimentos inferiores ao limiar de risco de pobreza é o dobro da registada na Finlândia e na República Checa.
União Europeia

Garantia Europeia da Infância é uma "conquista"

O objetivo da recomendação que estabelece a Garantia Europeia da Infância é prevenir e combater a exclusão social de crianças necessitadas e a pobreza infantil através do acesso a serviços essenciais.
Nações Unidas

47 milhões de mulheres perto da pobreza extrema

Cerca de 47 milhões de mulheres em todo o mundo caminham para a pobreza extrema, alertou a vice-diretora executiva da ONU Mulheres, Anita Bhatia.
OCDE

Moreira da Silva alerta para aumento da pobreza  

Diretor de Cooperação da OCDE Jorge Moreira da Silva afirma que a crise pandémica aumentou a pobreza e as desigualdades no mundo, tendo evidenciado a importância da cooperação para o desenvolvimento.
Pobreza

Tirar famílias com crianças da pobreza até 2030

"Devíamos ter como objetivo que até 2030 nenhuma família com crianças estivesse abaixo do limiar da pobreza no seu rendimento", defendeu o coordenador da Estratégia Nacional de Luta Contra a Pobreza.
Habitação e Urbanismo

Criação de Observatório de Pobreza Energética

A prioridade tem de ser a renovação de paredes, coberturas e janelas dos edifícios, porque o mau isolamento é tido como uma das principais causas da pobreza energética, dizem as organizações.
Resposta Pronta

Ranking Equidade: "Equilibramos menos afortunados"

445
Diretor da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras, não aceita os louros: "A pessoa menos orgulhosa sou eu. Este resultado é dos alunos, das famílias e dos professores e funcionários" 
Cabo Verde

PR de Cabo Verde inicia 2º mandato 

"O emprego, a eliminação da pobreza extrema e a redução da pobreza absoluta" são as prioridades do primeiro-ministro de Cabo Verde, no seu novo mandato que se iniciou esta quinta-feira.
Voluntariado

O Banco Alimentar do Porto completa 27 anos

Os desafios que a pandemia nos apresenta são enormes, mas foram também desafios com uma dimensão ínfima, quando comparados com a onda de solidariedade que nos foi chegando de todos os lados.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins critica Europa de "palavras ocas" /premium

A encerrar a contra-cimeira do Bloco de Esquerda, Catarina Martins critica as “lágrimas de crocodilo”, as “palavras ocas” e as “meias intenções” dos líderes europeus reunidos na Alfândega do Porto.
Explicador

"Aumento de rendimentos deve descentralizar-se"

As medidas da UE para o combate à pobreza são "ambiciosas", na opinião dos responsáveis pelas instituições de Solidariedade Social. Pode a Cimeira Social do Porto chegar a medidas concretas?
União Europeia

Reduzir pobreza começa no combate à precaridade

A propósito da Cimeira Social, o investigador Fernando Diogo acredita que enquanto a Europa não apostar no combate à precariedade laboral vai ser difícil alcançar a meta de reduzir o risco de pobreza.
União Europeia

Cimeira Social. BE anuncia contra-cimeira

"O que está anunciado é muito débil e muito proclamatório" considera Catarina Martins prevendo que o encontro terá "poucos resultados" que ajudem a resolver problemas como a habitação ou o desemprego.
Pobreza

Verdade ou consequência?

Quase 50 anos depois do fim da ditadura, quase 50 anos de alternância governativa PS/PSD, temos um país onde 20% da população está em situação de pobreza.
Energia

Edifícios sustentáveis devem ser "o novo normal"

A proteção do direito dos cidadãos a uma habitação com energia acessível é um dos princípios básicos da estratégia Vaga de Renovação da União Europeia, que quer combater a pobreza energética.
Pobreza

Atleta mais medalhada da Guiné-Bissau parte pedra

6886
Com a morte do marido, a antiga campeã teve de largar as corridas de pista para se dedicar ao sustento dos três filhos. Hoje, divide-se entre o trabalho de empregada doméstica e a extração de pedra.
Energia

Governo: 1300 euros para famílias aquecerem casas

385
Cem mil famílias carenciadas deverão receber os "vouchers eficiência", uma medida com o objetivo de reduzir a pobreza energética. Valor chega até aos 1300 euros e poderá ser usada em compras e obras.
Pobreza

Pobreza. CGTP culpa política de baixos salários

O estudo diz que um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha. A CGTP culpa bloqueio da contratação coletiva e a política de baixos salários.
Resposta Pronta

"Pobreza vai aumentar com crise pandémica"

149
Em Portugal, uma em cada três pessoas em situação de pobreza tem emprego. A presidente do Banco Alimentar não tem dúvidas de que os números se vão agravar.
Pobreza

Um em cada três pobres tem contrato em Portugal

3296
Estudo diz que "apenas" 13% dos pobres em Portugal não têm emprego — a maioria trabalha e um em cada três ganha pelo menos o salário mínimo. Divórcio, desemprego e doença são fatores de pobreza.
Noticiário

7h. Pobreza. Um terço da população trabalha

254
O estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conclui que 60% dos trabalhadores estão em situação de pobreza. Desemprego, doença e divorcio são os principais fatores para a miséria.
Autárquicas 2021

Candidato do BE ao Porto pede combate à pobreza

Sérgio Aires, candidato bloquista à Câmara Municipal do Porto, exige um plano municipal de combate à pobreza, aponta críticas ao atual executivo, que “afasta tudo o que é desagradável e incomoda”.
Pobreza

Quando a esmola é pouca, o pobre desconfina /premium

1594
O empobrecimento é o destino comum de cada governação socialista. A diferença é que nem o eng. Sócrates aproveitou a gripe das aves para trucidar a economia e suscitar dependência por duas gerações.
Global Shapers

Design inclusivo

O envolvimento das pessoas na construção/reabilitação das suas casas é um fator determinante no sucesso de qualquer processo de intervenção e requalificação.
União Europeia

Europa deve reforçar combate à pobreza no mundo 

Organizações defendem que a UE deve fazer a sua parte para garantir uma recuperação justa a nível global perante um cenário adverso de "estagnação e até diminuição de ajuda pública ao desenvolvimento"
América

Maior aumento de pobreza na América Latina

Organismo da ONU revela que a América Latina é a região do mundo mais afetada pela crise sanitária da Covid-19, com 22 milhões de novos pobres em 2020.
Habitação e Urbanismo

Moradores do bairro da Jamaica pedem realojamento 

743
Com o agravamento das condições de vida devido à pandemia, a associação de moradores do bairro da Jamaica pediram ao parlamento a rápida concretização do processo de realojamento.
Governo

O Estado socialista é o responsável pela pobreza /premium

2529
O dinheiro que vem de Bruxelas não vai apoiar o aparecimento e o crescimento das chamadas empresas de inovação. E por uma razão muito simples: o governo socialista não acredita na iniciativa privada.
Escolas

Escolas estão a servir 45 mil refeições por dia

Em janeiro, antes do confinamento, eram 115 mil, agora são 45 mil as refeições que as cantinas estão, em média, a servir todos os dias. Há muitas famílias com “seríssimos problemas”, alertam diretores
Governo

Francisco Assis alerta para riscos das raspadinhas

149
"O problema é mais grave do que se pensa": as raspadinhas são rápidas, baratas e fáceis de comprar. Assis critica o Governo por procurar financiamento à custa do empobrecimento de quem é viciado.
China

China. Pobreza extrema erradicada com "êxito" 

Segundo Xi Jinping, 832 vilas e 128.000 cidades foram retiradas da lista de locais empobrecidos da China e 98,99 milhões de pessoas saíram condição de pobreza extrema nos últimos oito anos.
Pobreza

As desigualdades matam

241
O Plano de Recuperação e Resiliência tem de servir, antes de tudo o mais, para diminuir as desigualdades e reforçar a coesão social, que já agora, só se faz com o reforço da coesão territorial.
Pordata

Números do Desenvolvimento sustentável na Pordata /premium

Pordata começa a divulgar indicadores da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza; o acesso a educação de qualidade, o trabalho ou a desigualdade. Portugal com longo caminho até atingir metas.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de pobreza ou exclusão social baixou em 2020

157
O INE revelou que a taxa de pobreza ou exclusão social baixou para 19,8% face aos 21,6% em 2019. A taxa de privação material também diminuiu para 13,5% e a severa para 4,6%.
Pobreza

ONG ajuda 60 famílias em Loures

164
Estão neste momento 60 famílias a receber apoio alimentar da associação Ajuda em Ação, em que há, no total, 115 crianças. "São pessoas que perderam ou viram os seus rendimentos diminuírem."
Noticiário

7h. Vem aí cartão recarregável para comprar comida

318
Cada vez mais famílias aderem ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais carenciadas, mas apoio não chega para todos. Casos mais graves no Seixal e do Porto. Governo promete alternativa.
Banca

Contas de serviços mínimos aumentaram 25% em 2020

Mário Centeno revela que as contas de serviços mínimos bancários aumentaram 25% em 2020. Há, no total, 129.586 contas ativas. Três em cada quatro resultaram da conversão de depósitos à ordem normais.
União Europeia

UE. Portugueses querem foco no combate à pobreza 

O combate à pobreza e às desigualdades sociais deve ser a principal prioridade, consideram os cidadãos da União Europeia. Os portugueses são quem lidera essa reivindicação.
Pobreza

92 milhões de pessoas em risco de pobreza, diz ONU

Existem 92 milhões de pessoas em risco de pobreza, na União Europeia, sobretudo mulheres, segundo o relator especial sobre pobreza extrema e direitos humanos, da Organização Mundial da Saúde.
Pobreza

Complemento Solidário para Idosos verá aumento

Será apenas uma questão de calendário até que o valor de referência do CSI seja reposto acima do limiar da pobreza. Medida está no despacho de nomeação da comissão de coordenação de Combate à Pobreza.
Energia

Quanto custa acabar com a pobreza energética? /premium

1535
Portugueses "habituaram-se" a passar frio em casa devido à má construção, energia cara e baixos salários. Estudo conclui que são precisos 25 mil milhões de euros para garantir o conforto térmico.
União Europeia

Sassoli destaca combate à pobreza na Europa

Num artigo na revista CAIS, David Sassoli destacou o combate à pobreza na Europa, que a Covid-19 veio trazer à tona. "A pobreza não pode ficar escondida, tem de ser combatida e vencida", afirma.
UNICEF

Omara: causas e culpas não podem impedir ajuda

Para cumprir a nossa missão temos que estar em todo o lado, independentemente dos regimes políticos, da guerra ou da paz, da riqueza ou pobreza de cada país. Temos que estar onde as crianças precisam
União Europeia

Angola. UE financia projetos de redução de pobreza

O projeto FRESAN, financiado pela UE, vai disponibilizar 14,6 milhões de euros a projetos de organizações angolanas, de modo a reduzir a pobreza e a insegurança alimentar e nutricional.
Venezuela

Associação portuguesa distribui sopa em Caracas

400
A "sopa sorriso" é um projeto de origem portuguesa que alimenta os pobres do centro da capital venezuelana, vocacionado para sem-abrigo e idosos que vivem na solidão.
Resposta Pronta

"Próximo ano vai trazer muitas dificuldades"

Eugénio Fonseca alerta para a grande crise socioeconómica que a pandemia trouxe e garante que 2021 vai ser muito exigente. "Não tenham ilusões", afirma o presidente cessante da Cáritas. 
Sem-abrigo

Um em cada três sem-abrigo conseguiu emprego

512
Através do programa RedEmprega, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Câmara de Lisboa "auxiliou na busca de emprego, 179 pessoas" e, destas, 57 conseguiram emprego.
Angola

(Sobre)viver e crescer nas ruas de Luanda

3750
Centenas de crianças pedem esmolas nas ruas de Luanda -- querem fugir à fome. Vários já consomem drogas para "escapar da realidade da rua".
Coronavírus

UNICEF. Pobreza infantil vai manter-se elevada 

Segundo um relatório divulgado pela UNICEF, da ajuda financeira atribuída pelos governos na primeira vaga da doença, apenas 2% foi dirigida às crianças.
UNICEF

UNICEF lança maior pedido de fundos da história

A UNICEF fez, esta quinta-feira, o maior pedido de fundos da sua história, ao solicitar 5.292 milhões de euros para, em 2021, poder chegar a 190 milhões de crianças em situações extremas.
UNICEF

Crianças necessitadas na América Latina triplicam

23,4 milhões de crianças necessitam de assistência humanitária na América Latina e Caraíbas, mais do triplo de há um ano, face à crise provocada pela pandemia, migração e alterações climáticas.
Coronavírus

ONU estima mil milhões na pobreza extrema em 2030

A erradicação da pobreza extrema é uma das principais metas incluídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O cenário base contempla mais 44 milhões de pessoas em pobreza extrema.
Reportagem

Sem-abrigo. As ruas de Lisboa nunca ficam vazias /premium

542
Manel sofre de esquizofrenia. Quando a pandemia começou nem sabia o que estava a acontecer: "Não se via ninguém". Luis saiu da prisão em abril. Foi para um hostel, onde nem sempre vai dormir.
Reportagem Observador

Sem-Abrigo. Como confina quem não tem casa?

536
"Quando dizem 'vai toda a gente para a casa', eu sei que não vou, porque não tenho casa." Falta de máscaras e menos apoios são principais efeitos da pandemia nas centenas de pessoas sem-abrigo.
Pobreza

Programa Bairros Saudáveis 'aberto' até dia 2 

O processo de apresentação de candidaturas iniciou-se em 29 de outubro e estava previsto decorrer até esta quinta-feira, pelo ficou decidido alargar o prazo até dia 2 de dezembro.
Coronavírus

Pobres devido à pandemia fazem circuito de apoios

466
A segunda vaga da pandemia de Covid-19 fez aumentar procura por refeições no Porto. Desde o início da pandemia, 6.428 das refeições distribuídas foram para crianças com menos de 10 anos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar. Campanha arranca quinta-feira

"À nossa mesa há sempre lugar para mais um" arranca já esta semana e prolongar-se-á pela primeira quinzena do mês de dezembro
Coronavírus

AMI apoiou mais de sete mil pessoas carenciadas

A AMI diz estar preocupada com a segurança alimentar de 50% das pessoas, face ao crescimento do número de pessoas que recorrem aos seus serviços pela necessidade de bens alimentares.
Coronavírus

Malala Yousafzai pede ajuda a Boris Johnson

Malala junta-se a várias personalidades, entre as quais cinco antigos chefes do Governo britânico, que receiam eventuais cortes que podem vir a ser anunciados pelo ministro das Finanças, Rishi Sunak.
Cinema

Bairro do Aleixo. Os últimos anos em documentário /premium

“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é a primeira longa-metragem do realizador André Guiomar que retrata os últimos anos do Bairro do Aleixo. A estreia será esta segunda-feira no festival Porto/Post/Doc.
Pandemia

(Des)Governo

É notória uma descrença relativamente aos objetivos comuns, de bem-estar coletivo e individual, que nos uniram inicialmente no combate à pandemia.
Direto ao Assunto

"Há pessoas que trabalham e continuam pobres"

210
"Não sabemos quantas pessoas estão em situação de pobreza", diz Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas defende um rendimento de substituição dos rendimentos perdidos baseado no salário mínimo.
Contra-Corrente

Umas coisas que eu sei sobre Rabo de Peixe e o RSI

2281
Vai por aí grande inquietação por causa do rendimento mínimo nos Açores, em particular em Rabo de Peixe. Essa prestação social não tem sido um sucesso, mas um fracasso que tem eternizado a pobreza.
Coronavírus

Covid-19. Milhares pediram prestações sociais

Entre março e setembro, a Segurança Social recebeu, em média, cerca de 152 pedidos por dia, mais de 4.500 por mês, de pessoas ou famílias em situação de carência socioeconómica.
Coronavírus

Consequências gravosas da crise estão para vir

Carlos Farinha Rodrigues, professor do ISEG, diz que a pandemia não é democrática no que toca ao impacto que vai ter sob diferentes pessoas, sublinhando que os mais pobres são os que mais vão sofrer.
Pobreza

Portugal e Israel juntos no combate à pobreza

177
Memorando pretende permitir ações conjuntas de cooperação "em áreas nas quais os dois governos partilham um interesse comum, e que contribuam para a erradicação da pobreza".
Coronavírus

Cáritas pede plano contra o empobrecimento

"Vamos entrar em períodos muito difíceis", afirmou Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas. Jovens que ficaram sem rendimento por causa da pandemia de Covid-19 são preocupação.
Mundo

Países ricos devem 5,7 biliões de dólares em ajuda

Os países ricos devem 5,7 biliões de dólares em ajuda internacional aos países pobres por nos últimos 50 anos terem falhado o compromisso de destinar 0,7% do seu rendimento nacional a este fim.
CGTP

CGTP exige medidas contra aumento da pobreza

A CGTP defende urgência no aumento dos salários e o salário mínimo nacional, a fim de permitir a um número maior de pessoas e famílias "subsistir de forma condigna".
Pobreza

UNICEF alerta para pobreza infantil em Portugal

129
Segundo a UNICEF, "a taxa de risco de pobreza é mais elevada em famílias com filhos, nomeadamente, em famílias numerosas (30,2%) e em famílias monoparentais (33,9%)".
Coronavírus

FMI: economia mundial está extremamente frágil

A gravidade e a magnitude do impacto da pandemia, que já causou mais de um milhão de mortos e a maior recessão económica em praticamente um século, tem sido o centro de atenção das reuniões do FMI.
Almada

Bairro Amarelo. A vista é boa, o pior é o resto /premium

130
Presidente da câmara disse que se mudaria para lá, os moradores do bairro garantem: a vista não é tudo. No Bairro Amarelo há droga, lixo, tiros e corridas de motas. "E as casas estão todas rebentadas"
Coronavírus

AMI apoiou 114 casos novos de pobreza por mês

No período de confinamento a AMI aumentou o número médio de refeições servidas por pessoa, aumentando de 37 para 60, e o apoio em géneros alimentares cresceu neste período 19%.
Medicamentos

Há mais pessoas sem conseguir pagar medicamentos

297
Associação Dignitude criou fundo para ajudar pessoas que perderam empregos ou com cortes nos salários devido à pandemia. Só em julho o fundo tinha 460 beneficiários — um valor que sobe diariamente.
Conversas de Fim de Tarde

"Chovia no quarto. Dormiam com plástico na cama"

611
O Just a Change nasce da falta de resposta aos portugueses que vivem em casas sem condições. A pobreza escondida e os relatos chocantes. "Encontrámos quem vivesse numa casa sem janelas ou portas". 
Pobreza

Câmaras doaram comida a mais de 89 mil pessoas

409
Coimbra, Maia, Vila Real e Paredes relatam que houve um "aumento exponencial" dos pedidos de ajuda. A Câmara de Lagos, por exemplo, registou um aumento de 220% do número de famílias abrangidas.
Banco Alimentar Contra a Fome

Só #JUNTOS poderemos combater a pobreza

288
Não há estudos que nos preparem para mais de 58 mil pessoas a pedir ajuda para comer, famílias com crianças, nem tubos de ensaio que nos permitam prever o que acontecerá quando tudo isto terminar.
Conversas de Fim de Tarde

"Testemunhei o que é estar na pobreza extrema"

361
A viagem a Moçambique mudou a vida de Susana Damasceno. As 150 crianças que conheceu num orfanato são a razão para a existência da AIDGLOBAL, que equipa as bibliotecas e escolas da província de Gaza. 
Coronavírus

Mais pobres e em idade ativa são quem sofre mais

186
Escola Nacional de Saúde Pública diz que dois meses após o início do confinamento se confirmavam desigualdades crescentes em saúde, com os mais desfavorecidos com maiores dificuldades em se protegerem
Resposta Pronta

"Há pessoas sem qualquer tipo de rendimento"

Nos últimos meses, a Cáritas recebeu mais de 1500 novos pedidos de ajuda. O Presidente, Eugénio Fonseca, explica que a maioria das pessoas são portuguesas, em idade ativa, que ficaram desempregadas. 
Coronavírus

Covid-19. Marcelo alerta que há mais sem-abrigo

Presidente da República distribuiu refeições a pessoas carenciadas em Coimbra, alertando que, por todo o país, tem encontrado novos sem-abrigo, grande parte são jovens.
Coronavírus

Oxfam alerta: fome pode matar mais que a Covid-19

1837
A atual pandemia agravou as situações de fome verificadas em vários pontos do mundo e criou outros epicentros. Em África, 50 milhões de pessoas estão em risco de fome extrema.
Coronavírus

Pandemia pode levar 50 milhões africanos à pobreza

158
O Banco Africano de Desenvolvimento estima que a pandemia de Covid-19 possa atirar quase 50 milhões de africanos para a pobreza extrema e destruir até 30 milhões de empregos.
Angola

Covid e pobreza. Jovens marcham em Luanda

159
"Queremos cesta básica, não queremos rebuçado", ouviu-se no arranque do desfile, numa alusão à frase do ministro angolano do Interior que disse que a polícia "não estava para distribuir rebuçados".
Coronavírus

África. FMI prevê quase 40 milhões na pobreza

189
O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de crescimento para a África subsaariana, antecipando uma recessão de 3,2% e prevendo quase 40 milhões de pessoas em pobreza extrema.
Reportagem

Reportagem no bairro social que a Covid duplicou /premium

229
Segundo Torrão da Trafaria já seria o maior bairro precário da região de Lisboa mas com a pandemia está a crescer ainda mais. Moradores queixam-se de insegurança, ocupação de casas e falhas de energia
Pobreza

A Covid destapou os bairros pobres. Há solução? /premium

476
O surto na Grande Lisboa chamou a atenção para os bairros de barracas ou sociais, onde não há condições de isolamento — nem água ou esgotos. De onde surgiram e como se pode resolver o problema?
Macau

Macau assina novos acordos para combater pobreza

Acordos contemplam apoios na "exploração de medicina ervanária, donativos para a construção de instalações educativas, promoção da língua portuguesa, instalação de postos filantrópicos", entre outros.
Pobreza

Portugal melhorou na erradicação da pobreza

Portugal está alinhado com a média da UE, com 21,6% da população em risco de pobreza, em 12.º lugar, uma melhoria no objetivo de erradicação da probreza.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Improvável acabar com sem-abrigo até 2023

567
Presidente da República voltou na sexta-feira à noite ao contacto com pessoas em situação de sem-abrigo e considerou que é agora improvável que se cumpra a meta de pôr fim a este problema até 2023.
Pobreza

Carta aberta pede estratégia para pobreza no país

200
Os promotores querem "garantir uma política social solidária" com uma ação multidisciplinar junto de famílias pobres, combatendo os problemas estruturais, não se limitando a ação à mera distribuição.
Futebol

Campanha de Rashford faz Boris Johnson recuar

496
Rashford foi notícia por ter enviado uma carta ao Parlamento inglês a pedir reconsideração do fim das refeições gratuitas nas escolas no verão. Um dia depois, Boris Johnson recuou e aceitou a medida.
Futebol

"Nenhuma criança deveria ir para a cama com fome"

Rashford quer que as crianças deixem de "pensar de onde é que vem a próxima refeição" e escreveu ao Parlamento para pedir que as escolas dêem refeições durante o verão. E contou a própria história.
Moçambique

Moçambique com mais um milhão de pobres em 3 anos

222
O número de pobres em Moçambique aumentou um milhão no período 2015-2018, , passando de cerca de 21,3 milhões de pessoas para cerca de 22,2 milhões, num país com quase 30 milhões de habitantes.
Crise económica

Abem da saúde de todos, pelo combate à pobreza

O financiamento dos pagamentos dos doentes na aquisição de medicamentos representa um aumento do poder de compra que diminuiu a distância a que se encontram do limiar da pobreza, e tem grande impacto.
Coronavírus

Conselho de Saúde alerta para aumento da pobreza

Um "aumento da pobreza da população" é uma possibilidade, alerta o Conselho Nacional de Saúde, baseando-se nos resultados de um estudo sobre os pedidos de ajuda devido à pandemia.
Angola

Pobreza incide em agregados com mais de 7 membros

O Relatório de Pobreza para Angola 2020 concluiu que a pobreza aumenta cinco vezes mais em agregados com sete ou mais membros. Incidência da pobreza em Angola é de 41%.
Coronavírus

BE propõe 6 medidas de combate à pobreza infantil

Aumento do abono de família, funcionamento pleno das cantinas escolares e sinalização de famílias com carência são três das seis medidas de combate à pobreza infantil propostas pelo Bloco de Esquerda.
Resposta Pronta

Contágio em bairros pobres. "Surpresa é ser agora"

185
Luís Capucha, sociólogo e diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE, assinala que "quem tem menos recursos está mais vulnerável" à pandemia.
Coronavírus

86 milhões crianças podem ser levadas à pobreza

O aumento no número de crianças afetadas pela pobreza devido à pandemia de Covid-19 deverá ocorrer principalmente na Europa e Ásia central. No total, serão 672 milhões de crianças afetadas este ano.
Angola

Mais de um terço dos angolanos privados de comida 

189
Mais de um terço de uma população total de 30 milhões sofreu situações de extrema pobreza, ficando "muitas vezes" ou "sempre" privados de bens essenciais, incluindo salários ou outros rendimentos.
Política

Portugal não é um país, é um milagre…

5371
Vamos então a factos. Portugal está em antepenúltimo lugar em PIB per capita da zona euro, antepenúltima posição na produtividade do trabalho, e temos a 3.º maior dívida externa líquida em % do PIB.
Pobreza

A emergência agora (também) é outra

478
A primeira missão das empresas é a sua sobrevivência e a preservação dos seus postos de trabalho, mas não podem esquecer o apoio ao Terceiro Setor, que luta de perto contra as situações mais extremas.
Fome

Ninguém se salva sozinho

249
Eles não ficaram a pensar se cabe ao Estado o papel “providenciador” nem presos na dúvida moral sobre o “assistencialismo”: cuidaram de se proteger e pragmaticamente saíram à rua para fazer acontecer.
Pobreza

Dois terços sem meios

102
E, se a curva de contágio abre noticiários, outra curva corre em velocidade ainda mais vertiginosa: no início deste mês de abril, acumulavam-se, a cada dia, 4.000 novos desempregados.
Coronavírus

Pobreza extrema pode afetar 62 milhões de crianças

187
Apesar de o grupo etário não estar a ser atingido diretamente pela doença, as Nações Unidas alertam que a pobreza pode afetar 62 milhões de crianças e impacto poderá ser de longa duração.
Conversas à Quinta

Porque é que os países pobres ficam menos doentes?

237
A Covid-19 está a fazer mais vítimas no mundo desenvolvido, onde há boas infraestruturas de saúde, do que nos países mais pobres. Como explicar este mistério? E ainda a polémica entre Trump e a OMS.
Coronavírus

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

1572
Estudo conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de contração económica de 20%.
Porto

300 mil euros para combate à pobreza infantil

A intenção do projeto "é romper o círculo de pobreza que se transmite de pais para filhos" e "promover novas formas de apoio focadas no desenvolvimento social e educativo".
Eurostat

Crianças em Portugal em risco de pobreza em 2018

176
Apesar de um quinto dos menores de 18 anos estar em risco de pobreza em 2018, os números têm vindo a "recuar gradualmente nos últimos anos". As crianças são a faixa etária mais exposta à pobreza.
Sem-abrigo

Número de sem-abrigo em Portugal sobe 157%

18077
Em alguns casos, aponta a OCDE, o aumento foi considerável e Portugal aparece logo em segundo lugar. Com o maior crescimento aparece a Islândia e, em terceiro lugar, a Irlanda.
China

Morreu chinesa que vivia com 26 cêntimos por mês

2851
Wu Huayan tinha 24 anos, mas pesava apenas 20kg. Desde que ficou orfã, vivia com 26 cêntimos por mês para poder pagar a medicação do irmão mais novo. Morreu após anos de pobreza extrema.
Sem-abrigo

Amália mora com os filhos na rua em Paris

5958
Amália já procurou ajuda em habitações e pensões sociais, mas estão sobrelotadas. Os filhos são os primeiros a chegar à escola, mas fazem os TPC num banco de uma estação de comboios.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde. Barreiras diminuem mas há disparidades

As barreiras no acesso à saúde estão a diminuir em Portugal, mas ainda existem entraves. 2,3% da população portuguesa comunicou em 2017 necessidades de cuidados médicos não satisfeitas.
Pobreza

Risco de pobreza sobe quase 2% para desempregados

891
Desempregados continuam a ter maior risco de pobreza, tendo aumentado quase 2% em 2018. Há mais de dois milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social em 2019.
António Costa

Governo aguarda com "otimismo" dados sobre pobreza

"É naturalmente com expectativa, mas também com otimismo e confiança, que aguardamos o balanço", afirmou o primeiro-ministro, apontando "prioridades" na erradicação da pobreza.
Sem-abrigo

Vai nascer plataforma para identificar sem-abrigo

158
A ministra do Trabalho anunciou que está a ser desenvolvida uma plataforma para identificar em tempo real todos os casos de sem-abrigo pelas instituições que lhes dão apoio.
Sociedade

Prioridade aos sem abrigo não é capricho

151
Ao não se comprometer com prazos e objetivos concretos em relação aos sem abrigo, o Governo deixa bem patente que continua a encarar esse investimento como uma esmola.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede mais atenção para crianças na pobreza

Marcelo Rebelo de Sousa saudou todas as crianças e mostrou-se empenhado para que estas tenham um futuro digno. Celebram-se os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Sem-abrigo

Governo não se compromete com meta de Marcelo

299
Presidente diz que meta para erradicar sem-abrigo "é lógica" e "é de todos", mas ministra Ana Mendes Godinho foi questionada e não responde ela mesma. Plano para 2020 será "reajustado".
Brasil

Pobreza extrema afeta 13,5 milhões brasileiros

215
Cerca de 13,5 milhões de brasileiros foram sofrem com pobreza extrema. Estão em situação de extrema pobreza as pessoas com rendimentos abaixo de 1,9 dólares por dia (1,7 euros).
Fact Check

Fotografia mostra bairro de lata em Paris em 2019?

Publicação que mostrava um alegado bairro de lata em Paris como prova do falhanço social de Macron é acompanhada de fotografia tirada em 2015 (e não em 2019) e corresponde a uma situação provisória.
Angola

Taxa de pobreza em Angola desce para 29%

Os dados foram revelados pela ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher angolana, Faustina Alves, que anunciou a meta dos 25% até o ano 2022.
Pobreza

Pobreza. Portugal tem 330 mil crianças em risco 

657
Cerca de 330 mil crianças estão em risco de pobreza em Portugal, havendo mais crianças pobres do que adultos ou idosos. O risco de pobreza neste grupo etário era de 19%, em 2017.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR pede determinação no combate à pobreza

"O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva", escreve o Presidente da República.
Pobreza

Portugal tem 300 mil crianças sob risco de pobreza

252
O grupo até aos 18 anos é o mais afetado, o que significa que há mais crianças pobres do que adultos ou idosos em Portugal dizem os dados o INE no Dia Internacional contra erradicação da pobreza.
Pobreza

UE. Risco de pobreza baixou mais em Portugal

Portugal tem 21,6% pessoas em risco de pobreza, em linha com a média da União Europeia. Mas esse risco reduziu-se em Portugal a mais do dobro do ritmo do resto da Europa desde 2008.
Pobreza

Rede Anti-Pobreza quer mais envolvimento do Estado

“Temos de intervir a nível macro, junto dos partidos e na Assembleia da República, mas também nas comunidades intermunicipais e nas câmaras”, disse o presidente da Rede Anti-Pobreza, Jardim Moreira.
PS

Costa quer elevar complemento solidário dos idosos

4915
O secretário-geral do PS quer erradicar a pobreza e elevar o complemento solidário para idosos, que são aqueles que estão mais frágeis, são aqueles que mais dependem dos outros".
Guiné-Bissau

Bissau promove programa de crescimento económico

Eixos incluem a promoção do crescimento económico, ações para a melhoria das infraestruturas, segurança, política externa, interação com a diáspora e a preservação do ambiente.
Igreja Católica

"Se é estar com os pobres, a Igreja é de esquerda" /premium

2157
Em entrevista, o arcebispo D. Jorge Ortiga lamenta que o discurso político não tenha em conta os problemas da população. Há idosos com reformas "ridículas" e os políticos não conhecem o país real.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Instituto Nacional Estatística

109 mil portugueses em risco de pobreza

792
De acordo com os dados do INE sobre Rendimentos e Condições de Vida, no ano passado havia 2.223 mil pessoas que estavam em risco de pobreza ou exclusão social.
Pobreza

Africanos na pobreza diminuem pela primeira vez

167
Números são da World Data Lab, uma empresa de estatísticas que trabalha com a UNICEF. Em março, número de pessoas que saíram da pobreza extrema suplantou o número das que caíram nesta situação.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Pobreza

Ex-modelo e capa da Vogue dorme há 3 meses na rua

4104
Deu cara a várias marcas e capas de revistas, jantou com Andy Warhol e chegou a ser convidada para o casamento de Madonna. Nastasia Urbano teve contratos milionários mas o ex-marido deixou-a sem nada.
Fome

8 países concentram maioria das pessoas com fome

2692
56 milhões de pessoas, em oito países, necessitam de alimentos urgentemente. Em cinco deles, a fome crónica não para de crescer devido aos conflitos.
Habitação e Urbanismo

Jamaica. "PCP não quer o ónus de demolir barracas" /premium

3463
Em entrevista, Víctor Reis, ex-presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, fala em "gestão ruinosa" das câmaras PCP e duvida que as 200 famílias que vivem no Jamaica tenham casa nova.
Discriminação

Jamaica: o bairro do PCP e da “Frente de Esquerda”

1494
E no Seixal, onde prevalece desde sempre o poder local comunista - que o marketing do comité central sempre tentou vender como exemplar - que acontecem "Jamaicas" e outras dezenas de bairros idênticos
Angola

Angola. Elevada taxa de pobreza preocupa PNUD

Para o PNUD o desenvolvimento sustentável precisa de empreendimentos que priorizem a redução da pobreza e da fome, conservação do meio ambiente, boas práticas sociais e valorização do capital humano.
Pobreza

15% dos pensionistas em risco de pobreza em 2017

Segundo o relatório da União Europeia, Portugal está no 15º posto da taxa de pensionistas em risco de pobreza, o que representa ainda assim um recuo de quase um ponto face a 2016.
Lisboa

Menos 50% de sem-abrigo em Lisboa em dois anos

869
A Câmara de Lisboa estima que houve "uma redução de 50% no número de pessoas em situação de sem-abrigo" na capital entre 2015 e 2017.
Presidente Marcelo

Marcelo elogia proposta do BE sobre a pobreza

132
O Presidente da República elogiou a proposta da coordenadora do BE para que se faça uma avaliação ao impacto que a nova legislação terá no combate à pobreza, dizendo que é "uma proposta a estudar".
Bloco de Esquerda

BE quer avaliar impacto da legislação na pobreza

221
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou este sábado, no Porto, que vai levar ao Parlamento uma proposta neste sentido.
Saúde

Marcelo pede criação de estatuto do cuidador

518
Presidente aproveitou iniciativa da Cáritas e dos Escuteiros em Belém para reforçar necessidade de se criar o estatuto do cuidador. E relembrou os 1,8 milhões de pobres em Portugal.
Angola

Bispos apelam à sociedade compromisso com pobres

Os bispos católicos desafiaram a sociedade angolana a dar mais atenção aos "pobres, abandonados e desfavorecidos" do país, considerando "imperioso" um maior compromisso no seu apoio.
Moçambique

Inflação pode ter agravado pobreza em 4% a 6%

Algumas das províncias mais pobres, tais como Tete, Manica e Niassa (interior norte e centro), terão sido as que mais suportaram a inflação de preços, devido ao elevado nível de dependência do milho.
Venezuela

Venezuela: aumento dos casos de pobreza extrema

850
Os dados mais recentes da ONU mostram um aumento de 40% da pobreza extrema no país, resultado da grave crise humanitária que a Venezuela está a atravessar.
Governo

Vieira da Silva: pobreza pode ser reduzida

A taxa de pessoas em risco de pobreza abrange 23,3% da população portuguesa, segundo dados do Eurostat.
Pobreza

Situação de pobreza e exclusão social preocupantes

Portugal mantém uma situação de pobreza e exclusão social preocupantes, considera o professor Carlos Farinha Rodrigues, segundo o qual as melhorias económicas ainda não foram suficientes.
Pobreza

Marcelo quer estratégia imediata contra pobreza

121
O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que é preciso uma estratégia autónoma de combate à pobreza, à semelhança do que já acontece com as pessoas sem-abrigo.
País

Mais de 1,1 milhões trabalham, mas são pobres

438
A Rede Europeia Anti-Pobreza aponta que, em Portugal, um emprego não basta e que é preciso uma aposta na educação e em melhores qualificações.
União Europeia

Estudo: uma em 4 crianças em risco de pobreza 

Pelo menos 25 milhões de crianças na União Europeia (UE) vivem em agregados com baixos rendimentos, sem condições e onde a fome é frequente, revela um relatório da Agência da UE.
Pobreza

Espanha. 1 em cada 3 crianças em risco de pobreza

O Alto Comissário do Governo espanhol, Pau Marí-Klose, defende uma melhoria imediata das prestações das famílias com os filhos.
América

Melhor gestão pública poderia acabar com pobreza

Erradicar a pobreza extrema na América Latina e Caribe seria possível se os Estados gerissem melhor o seu dinheiro, aponta o Banco Ibero-americano de Desenvolvimento.
Pobreza

1,3 mil milhões de pessoas vivem na pobreza

Cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, das quais metade são menores de 18 anos anos, vivem na pobreza.
Pobreza

35% dos guineenses em pobreza extrema em 2050

A percentagem de habitantes da Guiné-Bissau em pobreza extrema vai diminuir dos atuais 58% para 35% em 2050. Dados são da Fundação Bill e Melinda Gates, citados pelo Wall Street Journal.
Pobreza

Pobreza extrema atinge 61% da população

127
Na Venezuela, 87% da população é pobre e 61% vive em pobreza extrema, segundo dados divulgados na quinta-feira pela Coligação de Organizações pelo Direito à Saúde e à Vida (Codevida).
A página está a demorar muito tempo.