O gigante da tecnologia Google vai ter ADN português na equipa de Street View. No site da Digisfera, a empresa tecnológica de fotografia que António Cabral (pai) e Manuel Cabral (filho) lançaram em 2011, lê-se o seguinte:

“Estamos entusiasmados por partilhar que a Digisfera se vai juntar à Google. Começámos a Digisfera há quase cinco anos e tivemos a oportunidade de trabalhar em projetos muito interessantes nos últimos anos, que envolviam fotografia em 360º. Estamos entusiasmados por integrar a equipa de Street View da Google para podermos continuar a desenvolver grandes experiências que utilizem 360º”

Contactado pelo Observador, António Cabral recusou-se a fazer comentários sobre a operação por questões de confidencialidade. E remeteu as explicações para o que está escrito no site. A Google confirmou ao Observador que comprou a Digisfera, mas também não quis prestar mais declarações.

“Enquanto nos mudamos para a nossa próxima aventura, não vai ser possível continuar a desenvolver o PanoTag, pelo que este produto será descontinuado. Estamos a planear colocar o Marzipano em ‘open-source’ nas próximas semanas e esperamos que isto beneficie a comunidade da fotografia panorâmica”

A Digisfera nasceu em 2011 pelas mãos do pai António Cabral, com anos de experiência na área da fotografia, e do filho Manuel Cabral, engenheiro em redes de comunicação. Foi por causa da tecnologia que desenvolveram para este projeto (que envolve fotografias de 360.º) que estiveram presentes na tomada de posse do Presidente norte-americano Barack Obama, que assistiram aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e que criaram uma fotografia panorâmica do Estádio do Maracanã.

*Artigo atualizado às 9h05 de 19 de outubro, com informação sobre a Google

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR