O mundo do fitness sofreu uma revolução quando o Instagram entrou pelas nossas vidas e, com ele, algumas mulheres inspiradoras que nos mostraram que, para lá dos ginásios, há todo um universo de treinos que podemos fazer — e, o melhor do melhor, em casa. E quem diz casa diz praia, parque ou em qualquer sítio onde se possa movimentar. Se já se despediu do verão e está pronta para, finalmente, começar a mexer-se, saiba que há três tipos básicos de treino que, combinados, proporcionam resultados excecionais:

  1. exercícios de força (com pesos ou trabalhando com o peso do próprio corpo);
  2. exercícios de resistência (tudo o que seja aeróbico: correr, nadar ou andar de bicicleta, por exemplo);
  3. exercícios de flexibilidade (pilates, alongamentos e ioga são alguns exemplos).

O ideal será fazer um equilíbrio entre os três e comprar alguns acessórios. Siga os exemplos destas cinco estrelas de fitness do Instagram e faça a sua lista antes de entrar numa loja de desporto como a Sport Zone ou a Decathlon.

Pesos

Além de exercitarem os músculos principais, treinar com pesos vai também trabalhar vários músculos de estabilização e levar a uma maior perda de calorias. Isso significa que não só estamos a tonificar certos músculos como também a fortalecer os outros envolventes.

Tapete de fitness

Essencial para todo o trabalho de tonificação e reforço muscular (abdominais, glúteos, pernas) e exercícios no chão. Fazer abdominais sem uma proteção de costas (com um tapete) é assassinar a sua coluna.

Bolas de treino

Há bolas próprias para fazer alguns treinos funcionais que, além de fortalecerem certos músculos, trabalham o equilíbrio. Na falta de bola, pode fazer alguns dos exercícios com um peso.

Elásticos

São ótimos aliados de treino porque são baratos, portáteis e, devido à facilidade de se adaptarem a vários movimentos, potenciam a resistência muscular e são excelentes em exercícios localizados.

View this post on Instagram

Um pedacinho do treino de hoje no melhor estilo ???. O bom desse treino que eu faço, que alias, MUITA gente faz, ainda mais fora do Brasil que é febre ha um tempão, é que a gente não precisa de NADA além de muita energia e força de vontade, e só quem pode te dar isso é voce mesmo! Se tiver acessórios melhor ainda, se tiver esse nascer do sol, essa energia e essa brisa, dai fica realmente muito facil ?✨! Mas o negocio é levantar do sofá, é se amar, e viver! E nada melhor no mundo do que viver com energia, e energia não vem só do treino e da alimentação não…Vem de como você leva sua vida, vem dos seus pensamentos desde o momento em que você acorda, vem do que você manda para o universo. Então levante, mande coisas boas, e isso volta pra vc! Acredite! #BeHealthy #BeHappy #BePositive #BeNice #Believe tks @moduvated @oneandonlypalmilla @setemaresturismo por fazerem meus dias serem ainda mais magicos! #LosCabos #Mexico #Paradise #VidaMara

A post shared by Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) on

Bola de pilates

Precisa de ter um espaço onde a colocar, é verdade, mas os exercícios feitos nesta bola são poderosos para tonificar e melhorar a força, a postura e o equilíbrio. Se quer abdominais e glúteos perfeitos, esta bola é obrigatória.