Há coisas na vida que nunca mudam. O verão vai sempre acabar, o fruto do vizinho vai ser sempre melhor que o nosso e o cabelo vai sempre cair. E não vale a pena entrar em pânico. No mês passado, o dermatologista Rui Oliveira Soares disse ao Observador que 70% das pessoas tem um aumento do número de cabelos que caem durante o outono. E o dermatologista Miguel Trincheiras acrescentou que é perfeitamente normal perdermos entre 50 a 100 cabelos por dia.

E se acha que perder 100 cabelos por dia é muito — calma, respire fundo — segundo a American Academy of Dermatology, uma pessoa adulta tem, em geral, entre 90 mil e 140 mil fios de cabelo. E por cada fio que cai, vai nascer outro nesse mesmo folículo capilar. Mas quando a queda é maior do que a média — o que pode acontecer precisamente nesta altura de queda sazonal associada ao outono –, é preciso atacar com tratamentos que atuem no interior do bulbo capilar e favoreçam a fixação e o crescimento do cabelo.

Se não sabe por onde começar, reunimos alguns tratamentos — para mulher e para homem — que vão ajudar a combater a queda e a fortalecer o cabelo. Alguns só se vendem nos salões profissionais para poder fazer em casa. Mas há também opções de farmácia e supermercado. Qualquer que seja o seu orçamento mensal, não deixe que este problema lhe dê mais dores de cabeça.

15 fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR