Foram registadas algumas anomalias em quatro pirâmides incluindo a de Khufu (ou Quéops), a maior e a mais antiga das três pirâmides de Gizé, depois de ter sido realizado um projeto de digitalização termal para descobrir os segredos que possa esconder o monumento.

Esta operação foi iniciada dia 25 de outubro para procurar eventuais divisões secretas de quatro pirâmides, incluindo a de Khufu. Agora a equipa de arquitetos e cientistas do Egito, França, Canadá e do Japão juntaram-se e, através de um comunicado conjunto, informaram que foram observadas “anomalias térmicas” nos monumentos.

Ou seja, como explica o comunicado, as equipas encontraram “várias anomalias térmicas que observámos em todos os monumentos durante as fases de aquecimento e arrefecimento”. Existem “muitas hipóteses e possibilidades” para explicar este tipo de anomalias como, por exemplo, a “presença de vazio atrás da superfície ou correntes de ar internas”, acrescenta-se no documento.

Mas houve uma anomalia em específico que “impressionou” os investigadores na “parte oriental da pirâmide de Khufu ao nível do solo”. A digitalização termal indicou que alguns blocos de calcário estavam mais quentes do que outros. Por isso, defende-se que “esta área deve ser objeto de futuras investigações nas fases subsequentes do projeto”, que durará até finais de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por tudo isto, o Ministro da Antiguidade Egípcia, Mamduh al-Damati, garantiu, citado pela agência France Press, que “Khufu vai oferecer-nos um dos seus segredos”. No entanto, nem o egípcio nem a equipa responsável pelo projeto ofereceu uma explicação prática ou palpável sobre a origem destas anomalias. Por isso, a especulação sobre a presença de alguma quarto ou divisão secreta começa a aumentar.

Para além deste monumento, o projeto engloba ainda a pirâmide de Chephren (ou Khephren/Khafre) também em Gizé e outras duas no Dahshur, no sul do Cairo.

Este monumento de Khufu foi construído, acredita-se, pelo Faraó Quéops, filho de Seneferu, fundador da quarta dinastia (2.575 a.C – 2.465 a.C). A altura original do edifício seria de 146,60 metros, mas atualmente, e devido à falta do topo e de parte do revestimento, a pirâmide tem uma altura de 137,16 metros.