Rádio Observador

Governo

Grupo parlamentar do PS pede à Parpública que adie venda da TAP

Tendo em conta a nova composição parlamentar, maioritariamente desfavorável à privatização, os socialistas consideram que o processo "não pode ser concluído".

O consórcio liderado pelo empresário David Neeleman ganhou o concurso internacional de venda da TAP

EPA/JOSE SENA GOULAO

O grupo parlamentar do Partido Socialista enviou esta quarta-feira uma carta ao presidente da entidade que gere as participações do Estado em empresas, Parpública, em que pede que a venda da TAP não seja concluída esta quinta-feira, como sugeriram algumas notícias nunca confirmadas oficialmente. Os socialistas lembram que a “assinatura dos contratos está prevista ocorrer num período em que o Governo se encontra com poderes de gestão”, pelo que o processo “não pode ser concluído”.

Na carta, assinada pela ex-secretária de Estado dos Transportes do Governo Sócrates, Ana Paula Vitorino, os deputados socialistas lembram que o PS “é frontalmente contra a forma como o atual processo de reprivatização tem sido desenvolvido” e, mais importante do que isso, que a nova maioria de esquerda do Parlamento também não concorda com esse desfecho. 

A assinatura do contrato de venda com consórcio composto por David Neeleman e Humberto Pedrosa está, segundo várias notícias, agendado para esta quinta-feira, pondo fim ao longo caminho de privatização da companhia aérea portuguesa. O PS defende que o Estado deve “ter uma intervenção e presença na definição do rumo estratégico desta empresa”, pretendendo recorrer a “instituições europeias” e ao “mercado de capitais” para “capitalizar, modernizar e assegurar o desenvolvimento da empresa”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Combustível

O mundo ao contrário /premium

João Pires da Cruz

Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)