Governo

Grupo parlamentar do PS pede à Parpública que adie venda da TAP

Tendo em conta a nova composição parlamentar, maioritariamente desfavorável à privatização, os socialistas consideram que o processo "não pode ser concluído".

O consórcio liderado pelo empresário David Neeleman ganhou o concurso internacional de venda da TAP

EPA/JOSE SENA GOULAO

O grupo parlamentar do Partido Socialista enviou esta quarta-feira uma carta ao presidente da entidade que gere as participações do Estado em empresas, Parpública, em que pede que a venda da TAP não seja concluída esta quinta-feira, como sugeriram algumas notícias nunca confirmadas oficialmente. Os socialistas lembram que a “assinatura dos contratos está prevista ocorrer num período em que o Governo se encontra com poderes de gestão”, pelo que o processo “não pode ser concluído”.

Na carta, assinada pela ex-secretária de Estado dos Transportes do Governo Sócrates, Ana Paula Vitorino, os deputados socialistas lembram que o PS “é frontalmente contra a forma como o atual processo de reprivatização tem sido desenvolvido” e, mais importante do que isso, que a nova maioria de esquerda do Parlamento também não concorda com esse desfecho. 

A assinatura do contrato de venda com consórcio composto por David Neeleman e Humberto Pedrosa está, segundo várias notícias, agendado para esta quinta-feira, pondo fim ao longo caminho de privatização da companhia aérea portuguesa. O PS defende que o Estado deve “ter uma intervenção e presença na definição do rumo estratégico desta empresa”, pretendendo recorrer a “instituições europeias” e ao “mercado de capitais” para “capitalizar, modernizar e assegurar o desenvolvimento da empresa”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições Europeias

Salve-se quem puder /premium

Rui Ramos
354

É este o governo que temos: não tem nada a dizer ao país, enquanto conjunto dos cidadãos, mas tudo para dizer aos lóbis e grupos de interesse que lhe parecem importantes para continuar a mandar. 

Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)