771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Novo Governo

Novo Governo

Tempo de mais políticas e menos táticas

O novo Governo tem de saber conciliar a necessidade de ser mais político com a resolução dos problemas mais urgentes. É preciso menos táctica para satisfação intelectual. 
Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Novo Governo

Um “bico de obra”…

Graças à “geringonça”, o PS quase que liquidou o PCP e o Bloco. Sem dúvida, uma lição que Montenegro poderia aproveitar à direita.
Novo Governo

O mito de Pandora

Não haverá futuro numa sociedade dividida, motivada no rancor e na desesperança. Gente fraca e sem qualificação não fará forte a nossa gente.
Pai, já fui ministro

"Um dia de trabalho no ministério tinha 12 horas"

Teixeira dos Santos foi Ministro das Finanças nos governos de José Sócrates. Quando recebeu o convite, ligou logo ao irmão. O pedido de resgate foi o momento mais difícil.
Forças Armadas

Quem não deve ser o/a novo/a Ministro/a da Defesa

Não deverá ser alguém que precise de dois anos para conhecer os dossiês militares e de dois anos para decidir sobre esses assuntos. Deverá antes deter muita experiência prévia em assuntos militares.
Novo Governo

O que se segue?

Se a AD assume a vitória, tem o ónus de dar a Portugal um governo estável para os próximos 4 anos. Mas é necessário fazer uma questão: se não negoceiam com o PS nem com o Chega, vão negociar com quem?
Novo Governo

O embuste das linhas vermelhas

Os virtuosos garatujavam sem parar linhas vermelhas em cenários políticos imaginários. Até que a 10 de Março descobriram que as linhas vermelhas se fecharam num círculo à sua volta.
Novo Governo

Cumpram-se os slogans…

É urgente e necessário que os líderes meditem sobre o interesse nacional e se ajustem por forma a encontrar, por negociação, uma solução que nos permita ter um governo forte e durável.
Novo Governo

O país tem mesmo que mudar

Uma semana depois das eleições, creio ser indubitável que não está tudo bem, que não está tudo a funcionar e que os portugueses não vislumbram um futuro com ambição, próspero e estável.
Noticiário

13h.Próximo Orçamento com medidas sem retificativo

O orçamento em vigor, feito pelo Governo do PS, tem margem para acomodar os planos do novo Governo da AD para 2024. Ainda, empresários e trabalhadores partilham preocupações por causa das eleições.
Novo Governo

Montenegro, Penteu e o fascínio das colinas

Etimologicamente a identidade soa a algo de tranquilizador. Esperemos que politicamente também – esperemos que Montenegro perceba que há certas colinas que não vale a pena espiar.
Novo Governo

Acordar para a realidade

Vamos continuar a fazer “vistas grossas” a este impasse e a assistir à fuga de talentos de Portugal? Ou queremos adotar um sistema fiscal que encoraje o sucesso, em vez de o penalizar?
Novo Governo

O canto ingovernável

O que parece não ter sido percebido ainda em Portugal é que um Estado Social forte precisa de ser alimentado por uma economia produtiva e de valor acrescentado.
Resposta Pronta

"Novo aeroporto não pode esperar por estabilidade"

A coordenadora da CTI, que elaborou o relatório sobre o novo aeroporto, diz que a decisão não pode esperar por "estabilidade governamental". Rosário Partidário considera "urgente" resolver o tema.
Novo Governo

10 Prioridades para Portugal

Portugal deve esperar um futuro mais promissor, abordando necessidades fundamentais da sociedade, tais como, educação, saúde, demografia, transportes públicos, entre outros.
Açores

Açores: região deve estar "acima de tudo"

Na tomada de posse do governo, presidente do parlamento açoriano defendeu que "a estabilidade política é no diálogo e na procura constante de consensos", que "deve encontrar o seu principal esteio".
Novo Governo

Açores. Composição do Governo é entregue 6ª ao PR

A tomada de posse do novo executivo está marcada para 2ª feira às 15h00 na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, na ilha do Faial. Nomeação tem de ser antes publicada em Diário da República.
Professores

FNE: valorizar os professores deve ser prioridade 

FEN diz que resposta a muitos dos problemas da educação passa pela valorização dos professores, questões que podem ser "facilmente ultrapassadas pelo próximo Governo, seja ele qual for".
Noticiário

4h. BE diz que vai impedir governo de direita

Mariana Mortágua diz que só uma maioria com a esquerda pode resolver o salário, a saúde e a habitação. E ainda, Pedro Nuno Santos exige transparência a Luís Montenegro.
Enfermeiros

Corrigida situação de enfermeiros sem pontos  

Sindicato dos Enfermeiros diz que, finalmente, foi reconhecido o direito de progressão dos enfermeiros. Muitos enfermeiros "foram ultrapassados nas posições remuneratórias por colegas”.
Legislativas 2024

Organizações pedem prioridade ao desperdício

Organizações pedem aos partidos que se comprometam a aprovar legislação para reduzir desperdício alimentar. E lembram que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.
Legislativas 2024

PCP: PPP não podem receber mais do que a Cultura

Paulo Raimundo defende que "não podemos continuar a ter orçamentos de estado que atribuem mais dinheiro" às PPP do que à cultura, um pilar da democracia, que deve ser "valorizada e acarinhada".
Bombeiros

Bombeiros. Estruturas demarcam-se de manifestação

Principais estruturas associativas dos bombeiros demarcam-se da manifestação ocorrida no sábado. Liga dos Bombeiros Portugueses quer que Governo crie estatuto de carreira para bombeiros voluntários.
UNICEF

Unicef quer "estratégia ambiciosa" para crianças 

Num manifesto de 12 páginas, o gabinete em Portugal da UNICEF junta propostas que quer ver implementadas. Apesar de reconhecer "progressos importantes", contexto global "cria múltiplos desafios".
Eleições

Montenegro: listas da AD apostam na "renovação"

Líder social-democrata considera que as listas do PSD se distinguem das do PS também pela capacidade de convocar "cidadãos independentes", como acontece em Lisboa.
Educação

Professores marcham em Lisboa a 17 de fevereiro 

Protesto pretende chamar a atenção para os problemas da escola pública, problemas antigos, que dizem não ter tido resposta do Governo demissionário e que deverão ser uma prioridade do próximo.
Eleições

Chega: ex-PSD e ex-IL para Coimbra e Guarda

Líder do Chega anuncia "um grande evento com personalidades e entidades independentes", no sábado, para apresentar programa eleitoral do partido. Anunciou ainda mais dois nomes da lista de deputados.
Transporte Ferroviário

Concluído relatório ambiental do Plano Ferroviário

Com o relatório ambiental concluído, ficará tudo pronto para que o Governo que resultar das próximas eleições possa "decidir o que fazer com o Plano Ferroviário Nacional".
Bloco de Esquerda

BE propõe reduzir IVA da eletricidade para 6%

Proposta de reduzir o IVA da eletricidade para 6% vai constar no programa eleitoral do BE. Mortágua refere que Portugal é "recordista de pobreza energética" e que medida visa "acabar com a injustiça".
PSD

Montenegro adia deslocação ao Corvo e Flores 

Líder do PSD tinha previsto deslocar-se às ilhas do Corvo e Flores, a um mês de o arquipélago ir a eleições legislativas regionais antecipadas. PSD reagendará nas próximas semanas novas datas.
Semáforo Político

PS recebe presente (envenenado) do BE

BE procura encostar PCP às cordas e evitar voto útil no PS. Sinalizamos o desafio lançado por Mariana Mortágua a Pedro Nuno Santos para um acordo pós-legislativas e a posição "delicada" do PCP.
Ambiente

Eleições 2024 decisivas para políticas ambientais

Associações Zero e ANP/WWF alertam para a importância das próximas eleições de 2024, que podem mudar tudo na área do ambiente. Referiram também aspetos positivos e negativos das políticas deste ano.
Bloco de Esquerda

BE: "Não há AD" mas sim um "projeto de direita"

Segundo Mortágua, Passos Coelho, Montenegro e Ventura "têm o mesmo projeto para o país, foram derrotados a seguir à Troika pelo mal que fizeram ao país, e serão derrotados nas próximas eleições".
Eleições

Ventura exige propostas do Chega equacionadas

"O que nós dissemos foi que não viabilizaremos nenhum governo em que as propostas do Chega que foram votadas não estejam equacionadas", afirma líder do Chega.
Eleições

PCP rejeita "futurologias" sobre Costa na Europa

Questionado sobre se António Costa seria um bom candidato à presidência da CE, líder do PCP afirma que seria "bom" se o ainda primeiro-ministro se concentrasse na resolução dos problemas do país.
Pedro Nuno Santos

PNS vai convidar Costa para campanha eleitoral

Interrogado se tenciona convidar António Costa para a futura campanha eleitoral, se for eleito secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos declara: "Que não haja a menor dúvida sobre isso".
Governo

Ministro da Educação criticado pela oposição

Deputados criticam João Costa por admitir recuperação do tempo de serviço dos professores apenas quando o Governo está de saída. Deputada do PSD considera tratar-se de uma "cambalhota eleitoralista".
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto: PSD já tem grupo de trabalho

O objetivo de Montenegro é tomar uma decisão nos primeiros dias do seu Governo e contar com o PS nesse trabalho. Presidente do PSD diz que o partido já tem "uma equipa constituída”.
PS

Pedro Nuno critica ataques entre candidatos

Num encontro na sede do PS, em Lisboa, com mulheres socialistas, Pedro Nuno Santos diz que a campanha para as diretas é interna, mas o seu foco "tem sido e continuará a ser o combate à direita".
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Governo é incapaz de atrair novos médicos

Fnam critica "políticas incompetentes de um ministro que não percebe de saúde e que falhou ao SNS" e defende que, nas atuais condições, Governo não vai conseguir atrair médicos para o setor público.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos