Novo Governo
António Costa

Já vivemos num pântano /premium

Costa diz que com ele não há pântanos. Mas quanto mais olhamos o que nos rodeia mais nos convencemos que algo não está bem nem vai melhorar. Não é verdade que um pântano não passa de água estagnada?
Sem-abrigo

PR quer saber ações do Governo sobre os sem-abrigo

O Presidente da República quer perceber se o novo Governo, que conta com uma nova secretária da Ação Social, vai dar continuidade ao trabalho iniciado anteriormente face às pessoas sem-abrigo.
Orçamento do Estado

Governo discute com a esquerda e PAN OE2020

118
O Governo vai reunir com com o Bloco de Esquerda, PCP, PAN, PEV e Livre durante a próxima semana para discutir o Orçamento de Estado para 2020.
Novo Governo

Programa (de um governo) com contas escondidas

436
Estimativa para aumento de despesa com a função pública: rondará os 1000 milhões de euros por ano. Mas ninguém sabe de onde vem o dinheiro a mais para pagar isto. De um aumento de impostos escondido?
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
Novo Governo

Um país às vezes /premium

1202
A urgência do Garcia da Orta funciona às vezes. Os ciganos são ciganos às vezes. A ADSE tem dinheiro às vezes… Somos um país às vezes. Só os impostos e a propaganda são para todos os dias.
Novo Governo

Carta aberta ao meu país

24667
Tenho 17 anos e uma vida pela frente. Sinto que posso fazer algo pelo meu país, podemos todos. Porém, tu parece que não queres que eu o faça. Aliás, não queres que o faça nem ninguém da minha geração.
Programa de Governo

Agricultura: o bode expiatório de António Costa

585
A Agricultura conseguiu aumentar as exportações ao dobro do ritmo do resto da economia e tirou jovens do desemprego em tempo de crise, mas foi totalmente desconsiderada pelos governos de António Costa
Novo Governo

Programa de Governo: Gato Gordo não Voa

O programa do Governo foi desenhado a régua e esquadro para agradar aos partidos com os quais António Costa espera contar para a aprovação do programa e, pelo menos, dos dois orçamentos iniciais.
Programa de Governo

Programa do Governo: contra factos há argumentos

Contra todos os factos, do fraco crescimento à continuada permanência de Portugal na cauda da Europa, o Estado e a Administração Pública são, para este governo, o motor do desenvolvimento nacional.
Novo Governo

Estagnação + asfixia fiscal = empobrecimento /premium

1869
Que país quer António Costa construir com uma classe média asfixiada pelo garrote do Fisco e um salário médio cada vez mais próximo do salário mínimo? O país mais pobre da Europa?
Novo Governo

Mais política, por favor!

142
Estamos a passar um período difícil, talvez uma crise de puberdade e descontentamento da nossa muito jovem Democracia, que leva ao crescimento de perigosíssimos partidos rebeldes.
Novo Governo

O monstro /premium

128
Resta-nos adivinhar quem vai coordenar aquela trapalhada toda. O PS não aprendeu nada e apenas repete um vocabulário pseudo-tecnocrático em benefício de uma máquina tentacular de clientelas.
Futuro

Pensar os futuros, consertar o presente

O que a prospetiva estratégica visa é adicionar e propor ferramentas críticas e analíticas para ajudar a responder hoje àquelas perguntas que nos parecem difíceis e que amanhã nos surgirão como óbvias
PS

O partido-Estado /premium

2253
O PS não é um partido de esquerda nem de direita; é simplesmente um partido para estar no Estado e para usá-lo em seu benefício. No PS já não há ideologia nem doutrinas. Há spin doctors e boys e girls
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

236
Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Maioria de Esquerda

A nossa política não cumpre a Constituição

101
Tem de se cumprir o princípio Constitucional da subsidiariedade, pelo qual a função da política e do Estado é "favorecer o desenvolvimento da sociedade, não organizar e comandar o processo social".
Novo Governo

Eles tomam posse e não deixam nada /premium

797
Agora a sério (se possível): antigamente a sujidade da política sofria uma demão de verniz. Nas situações extremas, varria-se o lixo para debaixo do proverbial tapete. Nos tempos que correm, é isto.
Novo Governo

A smartificação das CIM e a coesão territorial

As comunidades intermunicipais (CIM), já constituídas e em funcionamento, merecem uma oportunidade de se instituírem como territórios de referência, mas um território inteligente e criativo.
Novo Governo

Um Governo para quê?

135
Em qualquer país sério, um Governo com esta composição seria caso para fechamento compulsivo de fronteiras e consequente interdição de contactos com o resto do mundo e diagnóstico de inimputabilidade.
Novo Governo

Governo toma posse sábado às 10h30 da manhã

155
A Presidência da República já confirmou oficialmente que a tomada de posse do novo Governo está marcada para sábado às 10h30 da manhã. A cerimónia vai decorrer no Palácio da Ajuda.
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

731
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Novo Governo

Quem são os novos secretários de Estado

623
O primeiro-ministro já entregou a lista dos secretários de Estado ao Presidente da República. Para além de Patrícia Gaspar na administração Interna, entram Jamila Madeira (saúde) e Nuno Artur Silva
Novo Governo

Um Governo imobilista /premium

129
O espartilho do acordo com a extrema-esquerda foi destruído mas o resultado será o mesmo: um Governo com uma alergia absoluta a qualquer mudança estrutural que promova o progresso económico e social.
Novo Governo

Costa apresenta secretários de Estado a Marcelo

O primeiro-ministro vai apresentar ao Presidente da República os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. Audiência será esta segunda-feira.
Novo Governo

O óbito da geringonça e como Costa testa os seus /premium

135
Este é o maior governo da nossa democracia. É também, porventura, o que tem mais juristas como ministros. Nenhuma destas características é muito recomendável. Mas esperemos que tenha visão e ambição!
Novo Governo

Como o novo Governo é visto em Belém

Um executivo que é o exército (temporário?) de Costa para dois anos "cruciais". Presidência da República vê mais Economia e menos Finanças, mais centro e menos esquerda e uma aproximação aos patrões.
Novo Governo

Parceiros sociais aprovam maior peso da Economia

Os parceiros sociais reuniram-se para falar de Europa mas pronunciaram-se sobre o novo Governo. Há satisfação com maior peso da Economia mas todos concordam: políticas valem mais do que os rostos.
Novo Governo

Quem são os novos (e os velhos) membros do Governo /premium

575
Mais mulheres, 2 novos ministérios, 3 caras novas. Siza Vieira sobe a número dois, Ana Mendes Godinho passa para a delicada pasta do Trabalho. Quem é quem no novo Governo?
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
Sindicatos

A nova esquerda é fofinha! /premium

229
Mário Nogueira, como sempre um precursor e um inovador, acaba de inaugurar uma nova esquerda. A esquerda do protesto fofinho, que não quer ser incómoda nem desagradável para o Governo.
Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

6250
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Governo

A propaganda socialista deixou de ser suficiente

880
O país onde tudo corria bem tornou-se “pobre, de gente velha e doente, entregue a si próprio e abandonado”. Não foi um neoliberal que o disse. Foi um ministro. Ele saberá porque acha o país abandonado
Angola

Novo Presidente promete tratar dos problemas

Novo presidente angolano tomou posse esta terça-feira e garantiu que a melhoria das condições de vida é prioritária. Num discurso de quase uma hora, garantiu que é o presidente de todos os angolanos.
Catarina Martins

Bloco não será "elemento decorativo" do governo PS

A coordenadora do Bloco de Esquerda afastou esta quinta-feira o cenário de um acordo de governo com o PS nas próximas legislativas, assegurando que os bloquistas não são "elementos decorativos".
Política

O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

120
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
Democracia

O problema não é só a economia

1477
Não temos só um problema económico, mas também político: só a UE limita neste momento o poder do governo em Portugal sobre uma sociedade cada vez mais envelhecida, empobrecida e dependente.
Governo

O plano macroeconómico do PS e a realidade

1516
António Costa está a cumprir perante as suas clientelas políticas mais poderosas e os partidos de extrema-esquerda mas, para o fazer, está a falhar os objectivos que o próprio PS delineara para o país
Novo Governo

A Legislatura, o Ladrão, e os seus Aliados

650
É preciso torcer muito os factos e os dados disponíveis, e ter muito mau perder, para achar que houve roubo de legislatura. E o tiro sai pela culatra: apenas reforça a legitimidade da dita geringonça.
Maioria de Esquerda

Não íamos “virar a página da austeridade”?

1793
À medida que a demagogia dos propagandistas da esquerda radical que impulsionaram a “geringonça” vai colidindo com a realidade, o “virar de página da austeridade” dará lugar a ainda mais austeridade.
Casa Branca 2016

A desordem internacional

A discussão política está transformada num permanente ataque sem acordo à vista e os parlamentos em palcos de debates de surdos destituídos de qualquer produção de resultados com sentido.
Novo Governo

Legislaturas roubadas

725
Por muito inusitado que nos tenha parecido num momento inicial, a verdade é que quem ganhou as eleições, aquele que os eleitores (ou, pelo menos, os seus representantes) preferiram, foi António Costa.
Novo Governo

À esquerda da Saúde

120
Estamos amarrados a uma visão insustentável do sistema de saúde, a do ministro, em que os privados crescem por predação do setor público e só devem ocupar o lugar que sobrar da incapacidade do Estado.
Wolfgang Schäuble

Schauble é que é irresponsável?

1235
Segundo os nossos oligarcas, irresponsabilidade é falar dos problemas. Não é insistir em cenários desacreditados, exigir aumentos de despesa, e propor referendos contra as regras europeias.
União Europeia

Segundo resgate? Schäuble até foi moderado

3645
A probabilidade de Portugal ter de pedir um novo apoio financeiro vai subindo a cada dia que passa. Schäuble poderia até ter acrescentado mais argumentos para mostrar os riscos que Portugal enfrenta.
Eleições Espanha 2016

Em Espanha, o “BE” vai ganhar ao “PS” 

193
O PS poderá um dia enfrentar o dilema que o PSOE vai enfrentar no dia 27 de Junho: participar numa maioria de esquerda com um PM do BE ou permitir um governo minoritário de direita.
Congresso do PS

PS sequestrado pela esquerda? "Pelo contrário"

Manuel Alegre recusa a ideia de um PS "sequestrado" pelos acordos à esquerda. O partido estaria sequestrado, aí sim, se tivesse feito um acordo com os partidos à sua direita.
Governo

Dissonância cognitiva de Centeno e acordo com PCP

267
Ao mesmo tempo que Mário Centeno pede tempo para que as reformas passadas vinguem, o governo a que pertence dedica-se a destruí-las. Mas a dissonância cognitiva não se fica por aqui.
Novo Governo

A condescendência

562
De onde virá este “estado de condescendência” num país de língua afiada, desconfiança militante, culto da maledicência? E as elites, que dizer da sua amabilidade com as misérias do “tempo novo”?
Governo

A vaca, o marxismo e o porquinho mealheiro

397
Gente avisada, como Teodora Cardoso, já anda a falar seriamente da possibilidade de um novo resgate. O “tempo novo”, esta Primavera de que falam, pode bem ser um tempo que nos faça voltar para trás.
Novo Governo

Para quando governantes sensatos e sensíveis?

111
Alguns políticos portugueses, e não são poucos, consideram que se pode arrancar e plantar, reformar e voltar a reformar sempre que lhes dá na real gana ou esse processo prometer dividendos eleitorais.
Novo Governo

Seis meses de geringonça, modo de usar

3469
Que país em ruínas sobrará depois de uma experiência governativa cujo único cimento é a sobrevivência no poder, cujo programa é um regresso ao passado, cujo efeito começa a ser devastador na economia?
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Maioria de Esquerda

A grande farsa. E a catástrofe anunciada

4850
Temos um Governo que diz uma coisa em Bruxelas e outra aos portugueses, que promete à DBRS o que ilude aos parceiros da geringonça. Mas que já tem "narrativa" para tudo: a culpa é sempre dos outros.
Maioria de Esquerda

Mais notícias da geringonça

854
O nome ‘cartão do cidadão’ é ótimo símbolo dos tempos socráticos em que foi criado: possidónio, pretensioso, a armar ao moderno mas que poucos anos depois já se vê que foi mal pensado, se não ofensivo
Maioria de Esquerda

Um Governo míope prepara um futuro pobre

422
A miopia da maioria vai custar-nos muito caro, porque nos remete de novo na melhor das hipóteses para um patamar de crescimento de pouco mais de 1% ao ano, que foi o que tivemos antes da crise de 2011
Maioria de Esquerda

Só agora perceberam?

884
O poder tem feito muito bem à “geringonça”, que começa finalmente a identificar os seus erros recentes. Mas falta o fundamental: descobrir se, a nós, todos esses erros não sairão demasiado caro.
António Costa

Não gosto que me tomem por parvo

6425
O problema com Diogo Lacerda Machado não é apenas formal: é o de uma grave incompatibilidade. E o problema com aquilo que Costa diz e faz é pior: revela alguém que se vê como novo dono-disto-tudo.
Maioria de Esquerda

O passado, o futuro ou bater no muro da realidade

722
Reverter significa voltar ao ponto de partida. Isto é, regressar ao passado. É pois extraordinário fazê-lo acenando com ilusões de "futuro", uma espécie de duplopensamento orwelliano "à la geringonça"
Novo Governo

Os mercados perderam o medo da "geringonça"?

488
Agências de "rating" e analistas parecem mais tranquilos do que no "outono quente". O que mudou? Estarão os mercados (mesmo) a olhar com outros olhos para o governo do PS, apoiado à esquerda?
Orçamento do Estado

"Pão" do lado da esquerda e "circo" do da direita

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirmou que a discussão na especialidade do orçamento para 2016 se resume a "pão e circo", considerando que a esquerda discutiu medidas, ao passo que, da direita, "veio o circo".
Mercados Financeiros

WSJ admite, em artigo de opinião, um novo resgate

1731
"Lisbon, we have a problem" é o subtítulo de um artigo de opinião escrito por um editor do "The Wall Street Journal" (WSJ), um dos jornais financeiros mais lidos de todo o mundo.
Novo Governo

100 dias de Governo. Quase 1.000 nomeações

3627
Em três meses, o Governo de António Costa já fez quase 1.000 nomeações, a maioria para gabinetes ministeriais. O ministro da Defesa é o governante que mais pessoas nomeou.
Novo Governo

Projectos novos para o tempo novo

Afinal de contas a “austeridade” acabou, não foi? Tudo vai mudar para melhor, mas pede-se mais de arrojo. Seguem-se pois algumas sugestões, colhidas em vários utopistas, à atenção dos nossos ministros
Orçamento do Estado

A “Geringonça Triple A”

543
O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Orçamento do Estado

"Não esperava esse apoio, mas fico a aguardar"

Costa respondeu com ironia a Passos e prometeu uma execução orçamental de forma "a diminuir riscos e a reforçar a confiança" depois de se encontrar com o Presidente eleito.
Orçamento do Estado

Passos. Governo deve evitar "planos B ou C"

Pedro Passos Coelho, defende que seria bom que o Governo tomasse a iniciativa de apresentar uma solução para fazer face aos riscos orçamentais, e não esperar que as coisas se resolvam por si.
Pedro Passos Coelho

Passos não quer ouvir falar em crise no Governo

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou hoje que "o PSD estará preparado para governar" e recusou "especular" sobre "qualquer solução que esteja relacionada com alguma crise".
Orçamento do Estado

Governo antecipou-se a armadilha do PSD

365
O PSD afinou a estratégia, mas o Governo viu-a a tempo: com o PSD a votar contra todos os artigos do Orçamento, a esquerda tem de estar alinhada na hora da votação. Diploma foi desarmadilhado.
Novo Governo

As mudanças nas esquerdas

477
Todos notaram como o Syriza destruiu o partido socialista grego e como o Podemos ameaça o PSOE. Mas pouco repararam como a nova esquerda 'chic' e radical destruiu os comunistas gregos e espanhóis.
Novo Governo

"É urgente coser aquilo que se rasgou"

1114
António Costa anunciou que a partir de março o Governo irá fazer reuniões mensais fora de Lisboa para estar "mais perto" das pessoas. O primeiro destino será Coimbra.
Novo Governo

Adjunto do Governo deve 39 mil euros ao IEFP

1597
O IEFP tenta cobrar, há cinco anos, uma dívida de mais de 39 mil euros a Pedro Gomes, antigo assessor da Câmara de Lisboa e atual adjunto da secretária de Estado Graça Fonseca.
Orçamento do Estado

Partidos lutam contra a paternidade da austeridade - como aconteceu

164
O primeiro dia de debate do Orçamento ficou marcado por uma velha discussão: quem trouxe e quem foi além da troika. Com uma nuance: saber quem é que começou a reverter a austeridade.
Orçamento do Estado

Que Orçamento é este? E no fim quem fica a ganhar?

428
Há vida para além do défice? O "virar de página" da austeridade? A culpa é de Bruxelas? Quem ganha e quem perde? Passámos o Orçamento a pente fino e algumas conclusões são (quase) surpreendentes.
Empresas

Cidadãos e empresas com dossiês online

127
Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, disse ao Jornal de Negócios que os dossiês com documentos pessoais vão estar disponíveis a partir de um código de acesso.
António Costa

A minha petição

536
Nada é mais urgente que ter a garantia de que António Costa vai continuar à frente do PS. Mesmo depois de deixar de ser primeiro-ministro? Sim, sobretudo depois de deixar de ser primeiro-ministro.
Bloco de Esquerda

Os velhos do Bloco e os novos do PCP

O PCP não é uma "cambada de velhos". E o BE, que organizou agora o "1º Encontro Nacional +60", não é um partido juvenil. Os rótulos que colaram aos dois não podiam estar mais errados, garantem eles
Orçamento do Estado

Passos critica "ataque descabelado" de Costa

437
Decisão sobre o Orçamento só na segunda feira. Para já, só críticas: a Costa, diz Passos, falta-lhe "cultura democrática" e sobra-lhe vontade de controlar tudo. Isto por causa do Banco de Portugal.
Novo Governo

BE e PCP pressionam reestruturação da dívida

479
PCP vai apresentar proposta para a renegociação da dívida nos próximos dias. BE aposta em grupo de trabalho conjunto com Governo. PS já avisou que primeiro é preciso mostrar boas contas públicas à UE.
Governo

PSD. Criámos mais emprego do que Costa prevê criar

466
Passos em jeito de desafio: se as medidas deste Governo são tão positivas, como é que se justifica que o Governo anterior tenha criado mais emprego em 2015 do que este prevê criar em 2016?
Orçamento do Estado

Orçamento? O PSD não vai ser "muleta" do Governo

879
Não há espaço para consensos de regime. A garantia é de José Matos Correia, vice-presidente do PSD, que fechou a "porta" a qualquer entendimento com o PS. Orçamento do Estado para 2016 incluído.
Governo

PS, PCP e BE. As juras de amor envergonhadas

1363
Ao fim de 40 anos de separação, juntaram-se. Foi um caminho longo, parecem ainda pouco à vontade mas apostam numa relação duradoura. Eis a troca de mimos.
Orçamento do Estado

O interesse nacional e as alternativas de política

163
As alternativas de política entre o anterior governo PSD/CDS e o atual governo PS não está, sejamos claros, no compromisso em relação à consolidação orçamental (quer no défice quer na dívida).
Orçamento do Estado

É a fama, estúpido

658
Tal como Costa pode dizer para fumarmos menos, andarmos mais de transportes públicos e endividarmo-nos menos sem soar a Salazar, também pode jurar rigor nas contas que nunca o tomaremos por Schauble.
Orçamento do Estado

"Receita da Europa tem dado maus resultados"

5980
A ex-líder do PSD criticou esta quinta-feira as declarações de Wolfgang Schäuble sobre Portugal, afirmando que a receita da Europa "tem dado maus resultados" e é "uma teimosia" que só ele defende.
Orçamento do Estado

Carga fiscal: PS contraria PS na guerra de números

648
O primeiro-ministro afirmou que o rendimento das famílias, em 2016, aumenta em mais de 700 milhões de euros. Mas Trigo Pereira, do PS, diz que o nível de fiscalidade vai agravar-se. Contas diferentes?
Orçamento do Estado

Patrões: OE "não favorece o investimento privado"

137
As confederações patronais criticam o Orçamento de Estado, que acusam de "não favorecer o investimento privado". E dizem que a carga fiscal e parafiscal atingirá "um novo máximo histórico" em 2016.
Orçamento do Estado

Investigadores: valor das bolsas ficará congelado

O ministro Manuel Heitor afirmou esta quarta-feira que o valor das bolsas pagas a investigadores se manterá congelado. E disse, sem quantificar, que o número de bolsas aumentará em 2016.
TAP

Moreira pressiona Governo para restabelecer rotas

253
O presidente da Câmara do Porto pediu ao Governo para ordenar o restabelecimento das ligações internacionais que a TAP quer suspender a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Privatização da TAP

TAP. Administração com próximos de Costa

1961
Dois dos 6 membros do novo conselho de administração da TAP escolhidos pelo Governo deverão ser Luís Patrão e Diogo Lacerda Machado. Ambos com ligações ao PS e a António Costa.
Novo Governo

PCP e BE: as tensões de uma relação "engraçadinha"

Juntaram-se para aprovar o OE numa convergência inédita, mas a relação entre comunistas e bloquistas é tensa desde a fundação do BE. Houve críticas, acusações, desconforto - e piadas.
Privatização da TAP

TAP – uma importante decisão colectiva

127
Tal como as nossas caravelas que lideraram no século XV/XVI uma epopeia de globalização pioneira, também na TAP podemos acrescentar.
Orçamento do Estado

Sindicatos pedem esclarecimentos sobre 35 horas

O primeiro-ministro garantiu, este sábado, o regresso às 35 horas a 1 de julho, mas Frente Comum e FESAP não ficaram convencidas com as palavras do chefe do Executivo e pedem explicações.
Orçamento do Estado

O que pensar sobre o Orçamento? Leia 6 respostas

141
Nuno Garoupa, José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Jorge Costa Paulo Trigo Pereira e André Azevedo Alves analisam as medidas do Orçamento. Isto vai correr bem - ou vai correr mal?
Orçamento do Estado

Maior justiça social e melhor Estado

604
Num orçamento que promove a justiça social e a requalificação do Estado só me desgosta a supressão da baixa da TSU para os trabalhadores de baixos rendimentos.
Orçamento do Estado

Tudo tão óbvio que até cansa

1581
Sete breves notas sobre algumas evidências que um dia serão reconhecidas como consensuais – um dia que julgo menos longínquo do que se imagina.
Orçamento do Estado

Passos acusa Governo de "política da fanfarronice"

1200
Passos Coelho acusou o Governo socialista de andar a fazer "política da fanfarronice" que, segundo ele, vai fazer Portugal "andar para trás". A solução que defende é "atrair investimento estrangeiro".
Orçamento do Estado

Guia para saber o que vai mudar em 2016

252
Setor a setor, explicamos-lhe onde vai pagar mais e onde (com sorte) pode pagar menos e tudo aquilo que o Governo de António Costa quer fazer de diferente em relação a Passos.
Orçamento do Estado

Leia aqui os documentos do Orçamento

183
Pode consultar aqui todos os documentos importantes que foram divulgados desde a proposta de lei à carta que Mário Centeno escreveu à Comissão Europeia.
Orçamento do Estado

Costa fala sobre orçamento e refugiados com Merkel

O primeiro-ministro encontra-se com Merkel em Berlim. O Orçamento e os refugiados vão ser os temas principais - vagas no ensino superior e trabalho na agricultura são as propostas do Governo.
Orçamento do Estado

Governo "ganhou" as negociações com Bruxelas

2697
A ex-líder do PSD afirmou esta quinta-feira que "em termos formais e políticos o governo ganhou" as negociações com Bruxelas: conseguiu reverter as medidas que queria e ver o Orçamento aceite.
Orçamento do Estado

Um homem com um cérebro tão grande…

318
Como me escrevia um amigo no outro dia, o lapso de António Costa, que por duas vezes chamou “primeiro-ministro” a Passos Coelho no parlamento indica pelo menos alguma má-consciência
Orçamento do Estado

Pobres de nós, que já vimos este filme

4375
Por uma vez, todos estão de acordo nas críticas ao Orçamento, em Lisboa, em Bruxelas, no FMI – mas para o comandante e adjuntos deste nosso Titanic, estão todos errados, pois só eles é que têm razão.
Orçamento do Estado

Cavaco espera que Costa lhe dê "boas notícias"

O Presidente da República vai reunir-se esta quinta-feira com António Costa, e espera que este lhe traga "boas notícias". Até porque a credibilidade do país é influenciada pelas negociações, lembrou.
Orçamento do Estado

Quanto nos custa (em impostos) o sonho de Costa?

1852
A geringonça tem apenas legitimidade formal e nenhuma legitimidade política e popular. Se a a Comissão foi dura com quem tinha essa legitimidade, que fará com uma geringonça dependente de clientelas?
Agricultura

Governo quer duplicar exportações hortofrutícolas

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, diz que o Governo quer duplicar o valor das exportações de frutas e legumes para dois mil milhões de euros em 2020.
Orçamento do Estado

Portas espera "aproximação" entre governo e Europa

O líder do CDS-PP reuniu-se com Juncker e no final disse esperar que haja "uma aproximação de posições" entre o Governo e a Comissão Europeia, na negociação do Orçamento.
Base das Lajes

"Tomara eu ter encontrado uma solução"

O ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou esta terça-feira não ter encontrado uma solução para a Base das Lajes, mas crê que ainda pode "convencer os nossos amigos norte-americanos".
Orçamento do Estado

CTGP: Governo deve resistir à pressão da Europa

A CGTP pediu ao Governo que "resista à pressão" exercida pela Comissão Europeia, na negociação do Orçamento de Estado. E diz que é preciso "criar uma contestação nacional a esta ingerência".
Orçamento do Estado

Bruxelas pressiona. "Mais medidas" e "bom senso"

793
A última versão do plano orçamental nas mãos de Bruxelas, e que foi analisada esta terça, não contém "progressos suficientes" para um "ok" da Comissão. Jean-Claude Juncker pede "bom senso" ao governo.
Orçamento do Estado

Banca e dividendos. Quem paga mais com este OE

131
Alterações ao IRC constam no Orçamento do Estado para 2016: novas regras para tributação de dividendos e reporte de prejuízos fiscais.
PS

Porfírio Silva: Comissão é dominada pela direita

892
O responsável do Partido Socialista pelas relações internacionais, Porfírio Silva, afirma que a União Europeia está a ser gerida pela direita.
Orçamento do Estado

Estão a gozar connosco?

1549
Só quem está viciado no jogo político encontrará alguma lógica nisto que, em boa verdade, é incompreensível, inaceitável e indigno: um governo arriscar a vida dos outros só para ganhar eleições.
Orçamento do Estado

Todos os nomes. O que este Orçamento já ouviu

507
Irrealista, imprudente, artificial. O plano já teve vários nomes, mas o perigo é que venha a chamar-se "chumbado". Aí, também a dívida pública ganhará um nome - "lixo" - e o país arrisca novo resgate.
Orçamento do Estado

"Herança" torna "pequena" a margem para negociar

712
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu hoje, no Porto, existir uma "margem pequena" para o Governo negociar o Orçamento do Estado com Bruxelas.
Governo

Previsões da esquerda. Intensa e desafiante

À esquerda falou-se em oportunidade única - e desafiante - para devolver rendimentos. Mas também se reconheceu a "originalidade" da nova aliança. À direita desejou-se boa sorte - e caldos de galinha.
Orçamento do Estado

PSD pede competência ao Governo no Orçamento

Líder parlamentar do PSD diz que o esboço do Orçamento "tem a marca da displicência" e pediu "competência" ao Governo na elaboração de uma proposta credível a nível nacional e internacional.
Orçamento do Estado

Governo: Ninguém dirá que fomos "postos na ordem"

926
"Expresso" cita fonte do governo que admite mudanças no Orçamento, perante a intransigência de Bruxelas. Mas não serão postos em causa os compromissos com a esquerda e o fim da austeridade.
Presidenciais 2016

Marcelo em Belém. Dias difíceis para Passos?

552
Pressão sobre Passos cresce. Aos que pedem consensos e que realinhe ao centro, o líder responde com "social-democracia sempre". Críticos vão ao próximo congresso dizer tudo o que pensam.
Orçamento do Estado

Costa: entre Ângela e Catarina

760
A soberania fiscal transferiu-se para o Canadá porque Costa está em campanha eleitoral para ganhar eleições antecipadas. Este Orçamento visa enganar os portugueses com promessas impossíveis de cumprir
Rating

DBRS admite cortar "rating" de Portugal

3020
É a agência mais pequena das reconhecidas pelo BCE. Mas é, para Portugal, a mais importante. A DBRS receia um desentendimento com Bruxelas em torno do Orçamento do Estado.
Governo

PS quer fechar 60% do acordo neste OE. E depois?

202
Eis o estado do acordo: 30 medidas fechadas ou encaminhadas, 20 ainda em stand-by. Só uma corre mal. Orçamento cumpre mais 13 - e o seguinte quase tudo. E depois, sobra o quê?
Governo

Costa muda IVA na restauração por causa do custo

2304
Governo prevê reduzir, já em julho, o IVA para 85% dos produtos de restauração. Baixa total do IVA só chegará em 2017, admitiu António Costa. Impacto orçamental é "muito superior" aos 350 milhões.
Governo

Costa quer Estado com mais jovens quadros

O primeiro-ministro anunciou hoje um conjunto de medidas de descentralização de competências e para a modernização e simplificação administrativa. Veja quais são.
Orçamento do Estado

Precisamos de bem mais do que ilusão contabilísta

426
Soçobra a ideia de que o PS conseguiria compatibilizar a responsabilidade orçamental com o aumento mais rápido de rendimentos. Não consegue como a tentativa de sacrificar o défice estrutural demonstra
Orçamento do Estado

BE avisa: Ceder "foi o que a direita fez"

874
A líder do Bloco deixou um aviso a António Costa: "Nada aconselha a que o governo tente fazer o mesmo que a direita fez". E diz que a Comissão Europeia "nunca deu um bom conselho para defender o país"
Santa Casa de Lisboa

Demitiu-se o vice-provedor da Santa Casa

Fernando Paes Afonso tinha a tutela dos Jogos Santa Casa, que recentemente se viram envolvidos numa polémica relativa ao jogo Placard.Garante que sai "sem acrimónia".
Governo

Costa reúne-se com Merkel na próxima semana

Primeiro-ministro português vai a Berlim na próxima semana, momento chave para fechar com Bruxelas o Orçamento de 2016. O tema na agenda? Refugiados, diz Costa.
Greve

Sindicatos e Governo: tudo igual. Greve mantém-se

À saída da reunião com o Governo, Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, explicou que "está tudo na mesma" e que a greve vai mesmo acontecer.
Orçamento do Estado

OE 2016: um desastroso regresso ao passado

903
A Comissão Europeia tem dúvidas sobre o esboço de Orçamento? É natural, pois os seus pressupostos são completamente irrealistas. Basta analisar os seus números e ver como nenhuma projeção os sustenta.
Governo

Concursos para altos cargos no Estado anulados

389
O Governo vai anular "alguns concursos" para altos cargos da Administração Pública. Cresap diz que dentro de quinze dias "serão publicados despachos de anulação" com fundamento de alteração de perfil.
Orçamento do Estado

Costa não fala em mudar e diz-se confiante

103
Primeiro-ministro diz que não há razões para chumbo do rascunho do OE por parte de Bruxelas e desdramatiza negociações técnicas. PSD não está surpreendido e diz que é "oportunidade" para Costa mudar.
Função Pública

Mais uma mudança: Estado vai contratar jovens

773
O Governo vai mudar as regras das contratações. Serão lançados concursos nacionais para quadros superiores para atrair jovens. Tribunais, Segurança Social e saúde são as principais áreas.
Governo

Costa assina contratos de desenvolvimento local

António Costa e dois ministros vão a Ponte de Sor participar na assinatura de 54 projetos. O financiamento é de 242,2 milhões de euros.
Governo

35 horas, subvenções e fantasias

1332
O Estado português foi à falência em 2011. Negar isto é negar a realidade. Pensar, argumentar e decidir sem ter isto em conta é como pensar, argumentar e decidir num mundo de fantasia.
Governo

Costa e BE negoceiam 5 temas sensíveis. PCP fora

539
Ao fim de dois meses, Governo cria 5 grupos de trabalho sobre temas sensíveis - incluindo a dívida. PCP não quis participar. Socialistas prometem dar informação. Ideia é fechar no OE2017.
Governo

Governo trava saída do Estado de empresa da Defesa

161
No Parlamento, Azeredo Lopes anunciou a intenção de reverter a venda dos 44% que o Estado tem na empresa de comunicações EID. E ressuscita o debate sobre o Serviço Militar Obrigatório.
Governo

PCP contra "chantagem" da UE no Orçamento

520
Jerónimo denuncia pressões de Bruxelas sobre o OE mas elogia PS por aceitar contribuições. Aponta o dedo à fuga de votos de Edgar para Nóvoa, mas garante que temperatura no Comité Central está amena.
Governo

Fitch ameaça descer rating português

4406
A agência de rating afirma que as previsões do governo quanto ao crescimento e ao défice podem ser demasiado "otimistas" e "irrealistas". E ameaça descer o rating perante um mau desempenho.
Orçamento do Estado

Centeno promete maior contenção de despesa em anos

565
O ministro das Finanças disse hoje que o Orçamento para 2016 representa o maior esforço de contenção de despesa pública dos últimos anos, mesmo com as subidas salariais.
Governo

35 horas põem Portugal nos que menos trabalham

1626
Neste momento, o funcionários públicos portugueses estão entre os que, na UE, trabalham mais horas por semana. Com a passagem para as 35 horas, ficarão no grupo dos que trabalham menos.
Governo

35 horas e feriados: audições hoje na Assembleia

Sindicatos e patrões são ouvidos hoje no Parlamento sobre a reposição das 35 horas de trabalho semanal na administração pública e a reposição dos feriados nos setores público e privado.
Durão Barroso

Regresso das 35 horas? É um "descalabro completo"

782
Durão Barroso diz que "dosagem" da austeridade pode ter sido excessiva, mas pede que continuem as reformas. Porém, atira: "até tenho medo quando alguém cria um Ministério da Reforma Administrativa".
Presidenciais 2016

"Um intervalo ou o regresso dos consensos?"

Amanhã a questão é simples – voltamos à crispação gerigonça/PàF ou evoluímos para os consensos ao centro defendidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa?
Presidenciais 2016

"A política, D.M. (depois de Marcelo)"

Marcelo com mais legitimidade que Costa. Costa com mais um problema - talvez dois, se contarmos com o PCP. O PSD não pode bater palmas. E o namoro Marcelo-Costa, dura quanto?
Presidenciais 2016

Carlos Gaspar: "O preço da vitória"

266
O novo Presidente vai ter de escolher entre dois cenários, que definem, para o bem e para o mal, as fórmulas políticas possíveis para sair da crise.
Orçamento do Estado

Costa diz que negociou "intensivamente" com a UE

248
Costa garante ao Financial Times que houve "semanas de conversas intensivas" com a Comissão, para negociar o draft de OE. E mostra-o como prova de que se pode reverter a austeridade responsavelmente.
Orçamento do Estado

Como o Governo explica o 'buraco' de 800 milhões

208
Uma contribuição para o fundo de resolução europeu que não foi transferida. Despesas adiadas no IRS e IRC. Uma lei que mudou com efeito diferido. Como o Governo explica o dito buraco no OE.
Orçamento do Estado

Centeno crente: "Mercados acreditam na estratégia" - como aconteceu

O ministro das Finanças respondeu a algumas dúvidas levantadas pelo Conselho de Finanças Públicas. E garante que não há mais medidas na manga - e que PCP e BE estarão de acordo.
Orçamento do Estado

Costa: Orçamento cumpre com a esquerda e com a UE

O primeiro-ministro afirmou hoje à agência Lusa que a proposta do Governo de Orçamento para 2016 é "responsável", cumprindo ao mesmo tempo os compromissos nacionais e os europeus.
Nações Unidas

Costa lança candidatura de Guterres à ONU

258
António Costa vai apresentar a candidatura de Guterres à liderança da ONU. PR e líderes partidários já foram informados e diligências diplomáticas já foram iniciadas. E Paulo Portas já declarou apoio.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros devem acordar salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais deverão subscrever esta sexta-feira o acordo sobre o salário mínimo nacional. Mas sem a CGTP.
Assistência Social

Governo cria apoio na qualificação de deficientes

O apoio financeiro à qualificação de deficientes será temporário e deverá ter o valor de 7,3 milhões de euros. O impacto deve recair em 125 entidades e 8 mil beneficiários.
IRS

Despesas na saúde e educação no IRS

O Governo aprovou uma medida transitória que permite aos contribuintes a inclusão, na sua declaração de rendimentos de IRS de 2015, de despesas de saúde, educação e formação, entre outras.
Governo

Governo mantém Frasquilho na AICEP

Governo não tem intenção de trocar presidente da AICEP e Miguel Frasquilho desmente desejo de sair da organização. Relação entre MNE e presidente da AICEP é "exemplar".
Governo

O Partido Socialista contra a justiça

225
Alguém deveria explicar a Costa e aos seus aventureiros companheiros que os portugueses não compensam as suas angústias com um sentimento vago de serem proprietários simbólicos dos meios de transporte
Governo

Reforma antecipada. Afinal, é um aumento do prazo

Ministério da Segurança Social esclarece que se trata de um "alargamento" do prazo, de 10 para 30 dias. Vieira da Silva tinha dito que os trabalhadores só agora iam ter "oportunidade" para recusar.
A página está a demorar muito tempo.