760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Novo Governo

Noticiário

4h. BE diz que vai impedir governo de direita

Mariana Mortágua diz que só uma maioria com a esquerda pode resolver o salário, a saúde e a habitação. E ainda, Pedro Nuno Santos exige transparência a Luís Montenegro.
Enfermeiros

Corrigida situação de enfermeiros sem pontos  

Sindicato dos Enfermeiros diz que, finalmente, foi reconhecido o direito de progressão dos enfermeiros. Muitos enfermeiros "foram ultrapassados nas posições remuneratórias por colegas”.
Legislativas 2024

Organizações pedem prioridade ao desperdício

Organizações pedem aos partidos que se comprometam a aprovar legislação para reduzir desperdício alimentar. E lembram que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.
Legislativas 2024

PCP: PPP não podem receber mais do que a Cultura

Paulo Raimundo defende que "não podemos continuar a ter orçamentos de estado que atribuem mais dinheiro" às PPP do que à cultura, um pilar da democracia, que deve ser "valorizada e acarinhada".
Bombeiros

Bombeiros. Estruturas demarcam-se de manifestação

Principais estruturas associativas dos bombeiros demarcam-se da manifestação ocorrida no sábado. Liga dos Bombeiros Portugueses quer que Governo crie estatuto de carreira para bombeiros voluntários.
UNICEF

Unicef quer "estratégia ambiciosa" para crianças 

Num manifesto de 12 páginas, o gabinete em Portugal da UNICEF junta propostas que quer ver implementadas. Apesar de reconhecer "progressos importantes", contexto global "cria múltiplos desafios".
Eleições

Montenegro: listas da AD apostam na "renovação"

Líder social-democrata considera que as listas do PSD se distinguem das do PS também pela capacidade de convocar "cidadãos independentes", como acontece em Lisboa.
Educação

Professores marcham em Lisboa a 17 de fevereiro 

Protesto pretende chamar a atenção para os problemas da escola pública, problemas antigos, que dizem não ter tido resposta do Governo demissionário e que deverão ser uma prioridade do próximo.
Eleições

Chega: ex-PSD e ex-IL para Coimbra e Guarda

Líder do Chega anuncia "um grande evento com personalidades e entidades independentes", no sábado, para apresentar programa eleitoral do partido. Anunciou ainda mais dois nomes da lista de deputados.
Transporte Ferroviário

Concluído relatório ambiental do Plano Ferroviário

Com o relatório ambiental concluído, ficará tudo pronto para que o Governo que resultar das próximas eleições possa "decidir o que fazer com o Plano Ferroviário Nacional".
Bloco de Esquerda

BE propõe reduzir IVA da eletricidade para 6%

Proposta de reduzir o IVA da eletricidade para 6% vai constar no programa eleitoral do BE. Mortágua refere que Portugal é "recordista de pobreza energética" e que medida visa "acabar com a injustiça".
PSD

Montenegro adia deslocação ao Corvo e Flores 

Líder do PSD tinha previsto deslocar-se às ilhas do Corvo e Flores, a um mês de o arquipélago ir a eleições legislativas regionais antecipadas. PSD reagendará nas próximas semanas novas datas.
Semáforo Político

PS recebe presente (envenenado) do BE

BE procura encostar PCP às cordas e evitar voto útil no PS. Sinalizamos o desafio lançado por Mariana Mortágua a Pedro Nuno Santos para um acordo pós-legislativas e a posição "delicada" do PCP.
Ambiente

Eleições 2024 decisivas para políticas ambientais

Associações Zero e ANP/WWF alertam para a importância das próximas eleições de 2024, que podem mudar tudo na área do ambiente. Referiram também aspetos positivos e negativos das políticas deste ano.
Bloco de Esquerda

BE: "Não há AD" mas sim um "projeto de direita"

Segundo Mortágua, Passos Coelho, Montenegro e Ventura "têm o mesmo projeto para o país, foram derrotados a seguir à Troika pelo mal que fizeram ao país, e serão derrotados nas próximas eleições".
Eleições

Ventura exige propostas do Chega equacionadas

"O que nós dissemos foi que não viabilizaremos nenhum governo em que as propostas do Chega que foram votadas não estejam equacionadas", afirma líder do Chega.
Eleições

PCP rejeita "futurologias" sobre Costa na Europa

Questionado sobre se António Costa seria um bom candidato à presidência da CE, líder do PCP afirma que seria "bom" se o ainda primeiro-ministro se concentrasse na resolução dos problemas do país.
Pedro Nuno Santos

PNS vai convidar Costa para campanha eleitoral

Interrogado se tenciona convidar António Costa para a futura campanha eleitoral, se for eleito secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos declara: "Que não haja a menor dúvida sobre isso".
Governo

Ministro da Educação criticado pela oposição

Deputados criticam João Costa por admitir recuperação do tempo de serviço dos professores apenas quando o Governo está de saída. Deputada do PSD considera tratar-se de uma "cambalhota eleitoralista".
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto: PSD já tem grupo de trabalho

O objetivo de Montenegro é tomar uma decisão nos primeiros dias do seu Governo e contar com o PS nesse trabalho. Presidente do PSD diz que o partido já tem "uma equipa constituída”.
PS

Pedro Nuno critica ataques entre candidatos

Num encontro na sede do PS, em Lisboa, com mulheres socialistas, Pedro Nuno Santos diz que a campanha para as diretas é interna, mas o seu foco "tem sido e continuará a ser o combate à direita".
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Governo é incapaz de atrair novos médicos

Fnam critica "políticas incompetentes de um ministro que não percebe de saúde e que falhou ao SNS" e defende que, nas atuais condições, Governo não vai conseguir atrair médicos para o setor público.
Segurança

PSP: agentes devem ter mesmo tratamento que PJ

Diretor nacional da PSP considera que polícias devem ter mesmo tratamento remuneratório que elementos da PJ e que as polícias devem ser "reconhecidas da mesma forma".
Economia

CIP quer pacto PS-PSD para que país "não pare"

Presidente do CIP defende pacto "entre os candidatos a chefe de governo" para que não haja uma paragem em questões essenciais da economia. Líder apela a um "compromisso" pelo "interesse nacional".
Serviço Nacional de Saúde

Governo dá por encerradas negociações com médicos

Mariana Vieira da Silva diz que negociações sindicais, revisões de carreiras e aprovações de novas carreiras não enquadram num Governo de gestão.
Eleições

Ventura: Governo sem PS "já é uma grande notícia"

Presidente do Chega diz que "o PS não pode continuar a governar". Ventura elege justiça, saúde e crescimento económico como prioridades do partido e promete médico de família a todos os portugueses.
Desporto

PAN quer projeto de assédio no desporto aprovado

PAN quer que Governo aprove o seu projeto de lei para a criação obrigatória de canais de denúncia e para consagrar o assédio como infração disciplinar no regime jurídico, antes da dissolução.
Direto ao Assunto

"Importante é novo Governo dar fogo à peça"

Álvaro Covões afirma que "é estranho" discutir localizações "como se fossemos treinadores de bancada". Acredita que "fundamental é decidir e começar as obras" porque "é uma questão de crescimento".
Sob Escuta

Assis: “Temos tido o culto do chefe [no PS]”

Em entrevista ao Observador, o antigo dirigente e apoiante de Pedro Nuno diz que é cedo para falar em presidenciais, mas defende que PS deve apoiar de forma clara um candidato.
Crise Política

Ventura: grandes investimentos no próximo Governo

André Ventura defende que "grandes investimentos" públicos devem ficar para o próximo Governo e não para o Governo de gestão. O Governo de António Costa entra em gestão a partir do dia 7 de dezembro.
Eleições

Bloco quer "sarar as feridas da maioria absoluta"

Líder do Bloco de Esquerda critica a governação da maioria absoluta e diz que o partido tem força eleitoral para impor soluções. Mortágua critica também os candidatos à liderança do PS.
Sob Escuta

Carneiro: "Vejo camaradas no PS a fazer flic flac"

Em entrevista ao Observador, o candidato à liderança do PS diz que ficou "surpreendido" com apoio de Francisco Assis a Pedro Nuno Santos. E recusa-se a apontar um defeito da governação de Costa.
PSOE

PSOE fecha acordo com bascos para Sánchez ser PM

Com a assinatura do acordo com o Partido Nacionalista Basco, o PSOE consegue reunir os apoios parlamentares necessários para Sánchez ser reconduzido a primeiro-ministro de Espanha.
Noticiário

8h. Ana Gomes: "Serei apoiante de Pedro Nuno"

Ex-eurodeputada critica soluções apresentadas pelo PS para um possível governo interino, sublinhando que comprometem "independência do banco central". E, José Luís Carneiro é candidato a líder do PS.
Noticiário

9h. Montenegro promete novo governo a Portugal

Um ano depois de ter sido eleito presidente do PSD, Luís Montenegro promete não dar descanso ao executivo do PS e defende que os portugueses precisam de um governo focado em resolver problemas.
Noticiário

00h. "Governo tinha sido demitido esta semana"

Luís Marques Mendes considera que o Governo só não foi demitido esta semana devido ao cenário de incerteza. Ainda mais um título para o Palmeiras de Abel Ferreira e novo revés para Vitor Pereira.
Observadores

Como soubemos que tínhamos ganho um Gabo

Portugal tem pela primeira vez um prémio Gabo, o mais importante de jornalismo ibero-americano: Andriivka, a reportagem interativa do Observador, venceu na categoria imagem. Foi assim que soubemos.
Observadores

Pipoca promete crítica azeda na Rádio Observador

Este sábado estreia a nova rubrica da Rádio Observador: “O que é que sucede?” A pergunta é lançada por Ana Garcia Martins num olhar crítico e corrosivo sobre o que se partilha nas redes sociais.
Observadores

O anexo no mail da ministra. E o Café Brasil

A investigação que marcou a semana sobre o marido da ministra Ana Abrunhosa. E os nomes dos prémios do Café Brasil, novo programa que criámos para acompanhar o duelo Lula vs. Bolsonaro.
Governo

António Costa é o nosso Brejnev

António Costa convenceu-se que Portugal não dá para mais. Sem um propósito, uma visão para o país, confunde tranquilidade com inércia e espera que a vida flua no meio de uma paralisação crescente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.