O Conselho de Segurança das Nações Unidas vota esta quinta-feira uma proposta de resolução francesa destinada a pôr termo à violência no Burundi, indicaram diplomatas na noite de quarta-feira.

O Conselho de Segurança da ONU deve reunir-se às 12h15 (17h15 em Lisboa) para analisar o texto que condena a violência e ameaça com a aplicação de sanções os líderes burundianos que incitem à violência ou impeçam esforços de paz, com diplomatas franceses a esperarem o apoio unânime dos 15 membros.

Pelo menos 240 pessoas morreram e mais de 200 mil deixaram o país depois de o Presidente, Pierre Nkurunziza, ter anunciado, em abril, que iria disputar um terceiro mandato, considerado ilegal pela oposição. O chefe de Estado foi reeleito em julho na sequência de uma controversa eleição e o surto de violência não cessou.

Analistas, diplomatas e opositores têm expressado preocupação pela multiplicação de declarações incendiárias por parte do campo do Presidente do Burundi, que, segundo eles, jogam perigosamente com a questão étnica.

O centro de reflexão International Crisis Group alertou, na semana passada, que o Burundi arrisca uma nova guerra civil, depois do conflito de 1993 a 2006, que opôs rebeldes hutus ao exército dominado então pela minoria tutsi.

Lusa/Fim

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR