As autoridades espanholas detiveram dois homens e uma mulher com ligações a uma rede de recrutamento e envio de pessoas para se juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico, informou o Ministério do Interior em comunicado.

Os dois homens, de 32 e 42 anos, naturais de Tanger (Marrocos), residiam na mesma casa em Barcelona, cidade onde foram detidos e a partir de onde promoviam a ideologia extremista do Estado Islâmico, através de diferentes plataformas virtuais e redes sociais, captando adeptos e enviando-os para zonas de conflito, segundo a nota oficial.

Já a mulher, de 24 anos, natural de Granollers (Barcelona), após um processo de radicalização, pretendia juntar-se ao movimento extremista, numa deslocação iminente, acrescenta o comunicado.

O Ministério do Interior deu esta madrugada conta da operação, que contou com o departamento de Informação da Guarda Civil espanhola, em colaboração com unidades da Catalunha e do Comando de Barcelona.

As autoridades tentam agora compreender na totalidade a estrutura desta rede, cujas atividades vão ao encontro das linhas de ação do Estado Islâmico, incluindo atrair mulheres para que sejam incorporadas em diferentes papéis dentro da organização extremista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR