O candidato do Ciudadanos à presidência do Governo, Albert Rivera, apelou hoje a todos os espanhóis para que votem em massa, afirmando que estes “têm de participar” se quiserem mudar Espanha.

“Hoje é um dia importantíssimo para a democracia espanhola (…). Estamos a viver momentos históricos, uma segunda Transição democrática, uma nova era”, destacou o presidente do Ciudadanos pouco depois de votar Colégio Santa Marta de L’Hospitalet de Llobregat (Barcelona).

Rivera pediu aos espanhóis que vão votar em massa, especialmente os indecisos e os jovens que habitualmente se abstêm, para que as eleições gerais deste domingo registem “um recorde histórico de participação”.

“Nunca aconteceram mudanças com uma participação baixa”, disse Rivera, mostrando-se convencido de que “Espanha vai mudar esta noite, aconteça o que acontecer, ganhe quem ganhe”.

Rivera – que se afirmou contente por estar a lutar “de igual para igual com a velha política” – salientou que “a esperança vencerá o medo e será mais forte que a resignação.

Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo governo em Espanha, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do Executivo, ou seja, o fim do bipartidismo entre o PP e o PSOE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR