Eleições Espanha 2015
Eleições Espanha 2015

Vox bane El País da campanha eleitoral

1093
O jornal espanhol El País foi proibido pelo Vox de aceder aos atos de campanha eleitoral do partido, depois de um editorial crítico para o partido de extrema-direita.
Eleições Espanha 2015

Rei de Espanha dá recado a partidos políticos

O Rei Felipe VI está com a família de férias, mas diz que está atento à situação política de Espanha. E lança o apelo: que encontrem uma solução antes de irem a eleições.
CDS-PP

CDS quer formação profissional ajustada à procura

793
É a quarta medida do programa do CDS: ajustar a formação profissional às necessidades das empresas e à economia digital, pondo inclusive os centros de formação em concorrência uns com os outros.
Eleições Espanha 2015

Nem tudo vale na política

Oportunismos como o da candidatura de Manuel Valls em Barcelona é que degradam a imagem da política e alimentam a propagação de partidos populistas sejam eles de extrema-direita ou de extrema-esquerda
Ciudadanos

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
Eleições Espanha 2015

Sombras da guerra civil /premium

Não se espera uma nova guerra civil mas não são de afastar enfrentamentos de vários géneros, incluindo físicos, apesar da pertença comum à União Europeia, cujos inimigos em contrapartida rejubilarão!
Espanha

As duas Espanhas vão a eleições

A estratégia eleitoral de todos os partidos espanhóis consiste em enfatizar o radicalismo do adversário, circunscrevê-lo a esse espaço e assinalar os riscos de traição no caso de vitória do oponente.
Eleições Espanha 2015

Rainha Letizia faltou à tomada de posse de Rajoy

Foi a primeira vez que Felipe VI presidiu a uma tomada de posse de um primeiro-ministro, depois de ter sido proclamado rei em 2014. Mas a sua mulher não o acompanhou na cerimónia.
Eleições Espanha 2016

Sánchez e Rajoy: as frases do desentendimento

A troca de palavras entre os líderes do PSOE e do PP tem sido dura e o entendimento entre os dois partidos mais votados nas eleições espanholas não parece viável. Sánchez considera Rajoy "indecente".
Eleições Espanha 2015

A brincadeira começa a chegar ao fim?

734
Com o Brexit, viu-se pela primeira vez que algo podia acontecer. Talvez a sanidade não tenha voltado ao continente. Mas a partir da semana passada, a loucura passou a ter um preço.
Eleições Espanha 2015

Rajoy diz que mais um ato eleitoral é "ridículo"

O líder do PP, Mariano Rajoy, considera que a realização de um terceiro ato eleitoral em Espanha se os partidos não alcançarem um acordo após dia 26 seria um "ridículo mundial", sublinhando que tudo fará para que tal não aconteça.
Eleições Espanha 2015

Rapaz que agrediu Rajoy condenado a dois anos

Inicialmente, o procurador considerou a agressão como um ato "de extrema gravidade", mas essa qualificação acabou por cair.
Défice

Marcelo: decisão da Comissão foi "sensata"

O Presidente da República admite que a opção da Comissão Europeia de adiar a decisão sobre os défices de Portugal e Espanha pode estar relacionada com as eleições em Espanha.
Eleições Espanha 2015

Será Pedro Sánchez o único candidato?

O secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Pedro Sánchez, fica este sábado a saber se será o único candidato nas primárias do partido para as eleições de de 26 de junho.
Eleições Espanha 2015

Aqui mesmo ao nosso lado

De Espanha a Portugal, ao Brasil e aos EUA, as oligarquias comparecem hoje às eleições com discursos rotinizados que nos impedem de ver que as pretensas esquerdas são a coisa mais conservadora que há.
Eleições Espanha 2015

PP lidera sondagem, Podemos tem queda expressiva

264
Apesar de o PP não ter boa avaliação relativamente à forma como atuou depois das eleições de dezembro, a formação de Rajoy não deixa o primeiro lugar. PSOE também continua em segundo.
Eleições Espanha 2015

Como Rajoy recusou ser o Passos espanhol

133
Jornal ABC diz que foi a queda do governo de Passos no Parlamento às mãos da esquerda que convenceu o líder do PP a recusar convite do rei. Conselho terá vindo de um "amigo" português, Paulo Portas.
Eleições Espanha 2015

Pablo Iglesias faz nova oferta a Pedro Sánchez

O líder do Podemos admitiu este domingo que faria parte de um eventual Governo liderado pelo PSOE, desde que o Podemos obtenha mais votos que os socialistas na próxima eleição.
Espanha

O “26 J” ou as próximas eleições em Espanha

Com o crescimento do extremismo e a erosão política e moral dos partidos que governaram Espanha desde a década de 1980, o país vizinho dificilmente será governável nos próximos tempos.
Eleições Espanha 2015

Espanha. É oficial, novas eleições a 26 de junho

247
O Rei não propôs nenhum candidato à investidura, depois de mais uma ronda com os partidos. Felipe VI não viu qualquer possibilidade de acordo, pelo que a única solução é marcar novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos recusa a última oferta do PSOE

Os socialistas espanhóis fazem uma última tentativa para evitar eleições em Espanha: Pedro Sánchez lideraria um Governo com independentes, com apoio do Podemos e do Compromís.
Espanha

Fiilpe faz últimas consultas para formar governo

Rei de Espanha inicia a terceira - e previsivelmente última - ronda de consultas aos partidos, para constatar impasse nas negociações para forma governo, que pode culminar em novas eleições em junho.
Eleições Espanha 2015

Podemos vai em coligação às eleições espanholas

O Podemos está a cair nas sondagens e a Izquierda Unida está a subir. Parece cada vez mais provável que haja novas eleições legislativas e o partido de Pablo Iglesias quer evitar o castigo nas urnas.
Eleições Espanha 2015

Podemos chumba coligação com PSOE e Ciudadanos

O líder do Podemos discorda de uma coligação que inclua os Ciudadanos e os militantes do partido, num referendo interno, deram-lhe razão.
Eleições Espanha 2015

FMI adia relatório anual sobre Espanha

Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) adia Capítulo IV sobre Espanha para o segundo semestre, à espera de novo Governo.
Eleições Espanha 2015

Rei de Espanha volta a reunir com partidos

O rei de Espanha, Felipe VI, voltou a marcar uma reunião com os partidos para os dias 25 e 26 de abril. É a terceira desde as eleições. Será que é desta?
Eleições Espanha 2015

Terá Rajoy um truque na manga?

Confortável nas sondagens, Mariano Rajoy quer que a opinião pública saiba que não foi por culpa dele que os acordos de governo falharam. Mas o PSOE está numa situação delicada.
Podemos

Podemos consulta bases sobre acordo de governo

Pablo Iglesias anunciou que vai consultar os militantes sobre um eventual apoio ao acordo de governo entre o PSOE e o Ciudadanos. E garante que "assumirá as responsabilidades políticas" da consulta.
Eleições Espanha 2015

Sondagem. PP e PSOE descem, Podemos afunda

Se houver novas eleições em Espanha, o bloqueio político pode repetir-se. Podemos é quem mais cai e os eleitores do PP querem que Rajoy saia de cena. Maior parte acha que vai haver eleições em junho.
Eleições Espanha 2015

Rajoy critica pacto entre PSOE e Ciudadanos

Mariano Rajoy recorreu à economia para atacar o chamado "programa eleitoral" de Pedro Sánchez, secretário-geral do PSOE, e Albert Rivera, presidente do partido Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Pablo Iglesias quer referendar voto do Podemos

Pablo Iglesias quer que os militantes e apoiantes do partido escolham o sentido de voto do Podemos numa próxima sessão de investidura. "Uma questão tão crucial deve ser decidida pelas pessoas", disse.
Espanha

Espanha com défice público de 5,18%

O défice público de Espanha em 2015 fixou-se em 5,18%, ultrapassando em quase um ponto percentual (cerca de 10 mil milhões de euros) o objetivo de 4,2% acordado com Bruxelas, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol.
Eleições Espanha 2015

Rivera. Governo com o Podemos é a "pior coisa"

Em reação à hipótese de o PSOE e o Podemos formarem um Governo, sugerida por Pablo Iglesias, o líder do Ciudadanos disse que preferia eleições antecipadas -- e chamou o PP para a mesa de negociações.
Eleições Espanha 2015

A aproximação de Pablo Iglesias a Sánchez

Iglesias ofereceu um livro sobre basquetebol e uma proposta a Sánchez: a troco de renunciar ao cargo de vice-Presidente, o PSOE coliga-se com Podemos. Mas o socialista quer o Ciudadanos na equação.
Eleições Espanha 2015

PSOE com luta interna antes de novas eleições

Com congresso marcado para 21 e 22 de maio, os socialistas podem ter um conflito interno aberto antes das eleições de 26 de junho. Sánchez pode adiar a data -- mas não quer tomar a decisão sozinho.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos ameaça romper acordo com Sánchez

O Ciudadanos deixou um aviso claro a Pedro Sánchez: o referendo sobre a independência da Catalunha é uma linha vermelha impossível de ultrapassar.
Eleições Espanha 2015

Espanha. Rei decide não convocar novas consultas

Felipe VI anunciou que, "por enquanto", não irá convocar novas reuniões com os diferentes grupos parlamentares. Decisão será comunicada aos partidos pelo presidente do congresso.
Eleições Espanha 2015

Podemos destila "ódio". Sanchéz não percebe porquê

357
Depois de ter sido chumbado para encabeçar o novo Governo, o líder do PSOE deu uma entrevista ao El País. Pedro Sanchéz diz que o chumbo do Podemos é estratégia política para haver novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Rajoy exige a Pedro Sánchez que o deixe governar

O primeiro-ministro espanhol defendeu que é preciso "pôr fim ao espetáculo" político e exigiu ao líder socialista, Pedro Sánchez, que o deixe governar se recusar a "oferta" de uma grande coligação.
Eleições Espanha 2015

Parlamento espanhol chumba governo de PSOE

164
PSOE e Ciudadanos levaram o acordo de Governo a votos, mas foram chumbados pela oposição, incluindo PP e Podemos. Partidos têm dois meses para chegarem a acordo. Senão, há eleições a 26 de junho.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez falha investidura

134
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, falhou a investidura. Dos 350 deputados, 219 votaram contra, 130 a favor e uma abstenção. O PSOE tinha acordo com o Ciudadanos. Há nova votação na próxima sexta-feira.
Podemos

Beijos na boca? O Podemos é uma "fábrica de amor"

1638
O líder do Podemos cumprimentou o deputado catalão Xavier Domènech de forma efusiva no centro do hemiciclo. Pablo Iglesias ironiza e diz que o Podemos é "uma fábrica de amor".
Espanha

Debate quente. Pedro Sánchez tenta investidura

O debate da tentativa de investidura de Pedro Sánchez continua quente. Rajoy ridiculariza o pacto com o Ciudadanos, que está a dificultar o acordo com os restantes partidos. Iglesias repreendido.
Eleições Espanha 2015

Quais são as propostas de Sánchez para Espanha?

O líder do PSOE promete renegociar o défice com a União Europeia, quer mais apoios na educação e na saúde, diz que esta será a "legislatura da igualdade" e promete forte combate à corrupção.
Eleições Espanha 2015

Espanha. Como as laranjas podem resolver o impasse

Dois meses depois das últimas eleições, Espanha continua sem governo. Enquanto o PSOE se debate com o Podemos, as suspeitas de corrupção no PP ferem o partido. E servem o discurso dos adversários.
Eleições Espanha 2015

Rivera:"Não imaginei este cenário, cometi um erro"

"Tenho de reconhecer uma coisa: não imaginei este cenário e cometi um erro", disse o líder do Ciudadanos no mesmo dia em que os militantes do PSOE disseram sim ao acordo entre os dois partidos.
Eleições Espanha 2015

PSOE: militantes aprovam acordo com Ciudadanos

75% dos militantes do PSOE disseram "sim" ao acordo entre aquele partido e o Ciudadanos numa consulta que decorreu este sábado. Pedro Sánchez sai reforçado.
Eleições Espanha 2015

Rajoy: PP vai votar "não" à investidura de Sánchez

Depois do Podemos, também o PP anunciou que não está disposto a viabilizar um governo liderado pelos socialistas. A probabilidade de Espanha evitar novas eleições parece ser cada vez menor.
Eleições Espanha 2015

Podemos suspende negociações com o PSOE

105
"O acordo de Sanchez e Rivera não é compatível connosco", confirmou, esta quarta-feira, o número dois do Podemos. O partido de Iglesias já suspendeu as negociações com os socialistas.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos chegam a acordo

Pedro Sánchez e Albert Rivera chegaram a acordo para o apoio a um eventual Governo socialista. No entanto, sem a abstenção do PP o acordo pode ter vida curta.
Eleições Espanha 2015

PSOE-Ciudadanos-Podemos? Iglesias diz que não

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, avisou Pedro Sánchez que juntar (ou tentar o apoio de) Podemos e Ciudadanos é impossível. Se o governo incluir o Ciudadanos, "não os vamos apoiar".
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos estão prestes a chegar a acordo

O PSOE aceitou as condições do Ciudadanos para chegarem a um acordo de governo, anunciou o líder socialista Pedro Sánchez. "Estamos prestes a chegar a acordo", garantiu.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos no governo? Rivera não descarta

Pela primeira vez, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, admitiu entrar num governo com os socialistas. Mas com uma condição: o Podemos não pode entrar e o PP tem de se abster, o que é improvável.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Moody's baixou 'rating' devido a incerteza

O primeiro-ministro espanhol considerou que a decisão de baixar de positivo para estável a sua perspetiva sobre a economia do país é um "aviso" devido à incerteza política depois das eleições.
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

Novas eleições? Muito provável, diz Rajoy

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, admitiu a vários líderes europeus, em Bruxelas, ser muito provável a repetição das eleições gerais em Espanha, devido à falta de acordo entre partidos.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Mais vale prevenir do que remediar

126
Se o Podemos chegar ao poder em Espanha, o melhor é começarmos todos a preparar as nossas confissões. Por mim já ando a preparar a coisa: foi por pura inadvertência que li Popper, Hayek e até Habermas
Eleições Espanha 2015

Sánchez. Reunião com Iglesias se "for para pactar"

O líder do PSOE afirmou que aceita o pedido feito por Iglesias para discutir as exigências apresentadas pelo Podemos desde que envolvam as equipas de negociação para garantir a sua investidura.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Rajoy e Sánchez: sem aperto de mão, nem acordo

A reunião começou mal, quando Rajoy evitou apertar a mão a Sánchez. E também não acabou bem, com os dois mais distantes. Rajoy quer governar e Sánchez lembra governo das esquerdas em Portugal.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Rajoy apresenta cinco pontos para acordo

Mariano Rajoy reuniu-se na quinta-feira com Rivera e na sexta-feira estará com Sánchez. O líder do PP tenta chegar a um acordo de cinco pontos para desbloquear impasse. Tem 31 dias até novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis preferem um governo com Ciudadanos

Uma sondagem realizada para o El País refere que mais de 50% dos espanhóis prefere um governo de coligação entre PSOE e Ciudadanos. Em último lugar nas escolhas ficou o Podemos de Pablo Iglésias.
Eleições Espanha 2015

Sánchez rompe com Iglesias e chama Rajoy

303
O secretário-geral do Podemos tentou que o Ciudadanos fosse descartado das negociações. A proposta foi rejeitada por Sánchez, que insiste que a porta permanecerá aberta para Iglesias.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez. As pesquisas mais populares

Desde que Filipe IV propôs ao líder socialista que tentasse formar governo, as pesquisas sobre Pedro Sánchez dispararam no Google. Veja alguma das mais populares.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Sánchez inicia negociações: "Isto começa bem"

O líder socialista iniciou esta quarta-feira as negociações com outros partidos, para a formação de governo. "Isto começa bem", disse à saída. A Esquerda Unida junta-se ao PSOE e pressiona o Podemos.
Eleições Espanha 2015

Quais são as opções de Sánchez para governar?

Aliar-se ao Podemos de Pablo Iglesias ou procurar entendimentos com o PP? O líder do PSOE pediu um mês para formar Governo, mas este tempo pode não chegar para encontrar acordo definitivo.
Eleições Espanha 2015

Rei propõe a Sánchez (PSOE) que forme governo

204
O Rei de Espanha propôs ao líder do PSOE, Pedro Sánchez, que tente formar governo. Sánchez agradeceu-lhe a "confiança" depositada e diz que chamará "todas as forças de mudança" para chegar a acordo.
Eleições Espanha 2015

Governo à esquerda? Podemos já sugere ministros

Pedro Sánchez a PM, Iglesias como vice. 6 ministros para o PSOE, 4 para o Podemos, 1 para a Esquerda Unida e outro para a coligação catalã "Juntos Podemos": é a proposta do Podemos Saragoça.
Eleições Espanha 2015

Rajoy só fala com Sanchez se tiver apoio do PSOE

À saída da reunião com o rei Felipe VI, Mariano Rajoy disse que Espanha precisa de um Governo apoiado pelo PSOE e pelo Ciudadanos. Crescimento da economia deve ser prioridade.
Eleições Espanha 2015

Sánchez: "Estou disposto a tentar formar Governo"

O secretário geral do PSOE informou esta terça-feira o rei de Espanha que está "disposto a formar Governo" caso Mariano Rajoy não queira avançar.
Eleições Espanha 2015

Podemos. Acordo com o PSOE sim, mas sem Ciudadanos

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, assegurou que votará contra uma eventual aliança de governo em Espanha entre o PSOE e o Ciudadanos, uma solução que parece ser a preferida de vários altos dirigentes socialistas.
Eleições Espanha 2015

Rajoy voltará a dizer "não" ao rei Felipe VI

Partido Popular pressiona o rei Felipe VI a não voltar a convidar Mariano Rajoy para formar governo, se este não vier a receber, entretanto, apoios que garantam a sobrevivência do governo.
Eleições Espanha 2015

Rivera: Rajoy deve sair e PSOE tentar governar

O líder do Ciudadanos dá uma entrevista ao jornal El Mundo e parte para o ataque. "Rajoy e Sánchez jogam ao gato e ao rato. É uma irresponsabilidade. Estão a passar a batata quente ao rei".
Eleições Espanha 2015

Espanha. Quando acabará a caminhada no deserto?

Os espanhóis foram às urnas há mês e meio e ainda não há governo à vista. Novas eleições são hipótese muito provável. Perguntas e respostas de uma história sem desfecho previsível.
Eleições Espanha 2015

PSOE reage a entrevista demolidora de González

O PSOE já reagiu às declarações do ex-primeiro-ministro socialista Filipe González: respeita a opinião, mas mantém o "não" a um governo de Rajoy. Sábado reune-se o comité federal do partido.
Eleições Espanha 2015

Bruxelas de olhos postos em Espanha

A Comissão Europeia tomou pela 1ª vez uma posição em relação a Espanha: "As dificuldades para formar Governo podem desacelerar a agenda de reformas e provocar uma perda de confiança".
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Podemos vão continuar diálogo

Os líderes do PSOE, Pedro Sánchez, e o do Podemos, Pablo Iglesias, conversaram esta noite e combinaram continuar o diálogo sobre uma mudança progressiva, com o socialista a insistir para a importância de discutir políticas antes dos lugares.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos nem pensa em viabilizar Governo do PSOE

As conversações entre os líderes do PSOE e do Ciudadanos não permitiram qualquer negociação. Pedro Sánchez não terá o voto da força política liderada por Rivera "em nenhuma circunstância".
Eleições Espanha 2015

PSOE acusa Podemos de chantagem. Em que ficamos?

571
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
Eleições Espanha 2015

Sánchez negoceia, Rajoy acusa-o de indignidade

146
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vai falar este fim de semana com Pablo Iglesias, do Podemos, e Albert Rivera, do Ciudadanos, com vista a um acordo de Governo. Rajoy acusa-o de não ter dignidade.
Eleições Espanha 2015

Espanha: Mariano Rajoy recusa formar Governo

418
Mariano Rajoy recusa a indigitação do rei de Espanha, Felipe VI, para formar Governo. É a primeira vez na democracia espanhola que o candidato proposto pelo Rei não aceita.
Eleições Espanha 2015

Rajoy não abdica e vai a votos no parlamento

O líder do Partido Popular ainda não conseguiu fazer acordos para governar e falava-se na possibilidade de abdicar do cargo de candidato a PM. Mas Rajoy confirma que vai a votos no parlamento.
Eleições Espanha 2015

Podemos abdica de ter quatro grupos parlamentares

O partido de Pablo Iglesias decidiu abdicar da exigência em ter quatro grupos parlamentares distintos. As forças regionais que se candidataram autonomamente juntar-se-ão assim numa única coligação.
Espanha

Carta de Madrid

O futuro? Incerto, obviamente. Modesto como resumo e trivial como conclusão. Mas as coisas são os que são e a complexidade e a simultaneidade que marcam os dias de Espanha, não permitem sequer apostas
Espanha

Aliados do Podemos pedem deputados a PSOE 

Partidos das regiões autónomas querem garantir que tanto o partido liderado por Pablo Iglesias como os seus aliados autonómicos na Catalunha, Valência e Galiza conseguem formar grupos parlamentares.
Espanha

Impasse. Espanhóis não querem novas eleições

Sondagem publicada pelo El Pais revela que novas eleições não iriam alterar de forma significativa o impasse político em Espanha. 61% dos inquiridos é contra outra ida às urnas.
Mundo

Homenagem à Catalunha

O risco de um endurecimento catalanista exercerá influência em Madrid no sentido de encontrar uma solução governativa em torno do PP, eventualmente fazendo pressão para a saída de Mariano Rajoy
Eleições Espanha 2015

Grupo ligado ao PP pede saída de Rajoy

O think-thank espanhol Floridablanca (ligado ao PP) quer um congresso aberto no partido. A renovação é "inevitável", defendem, e só um novo líder pode "salvar o centro-direita" espanhol.
Eleições Espanha 2015

PSOE quer o Podemos e o Ciudadanos

Pedro Sánchez parece ter sido confrontado com a inevitabilidade de estar "obrigado a entender-se com o Podemos" para formar uma alternativa de Governo. Mas também pisca o olho ao Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Presidente do Congresso será um socialista

O PSOE e o Ciudadanos chegaram a acordo para levar o socialista Patxi López à presidência do Congresso de Espanha. O PP aceitou o acordo e retirou a sua candidatura.
Catalunha

Catalunha: o que aí vem

O novo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, tem 18 meses para criar um Estado independente. Mas não é certo que consiga. Para o país, o acordo independentista traz (ainda mais) incertezas.
Eleições Espanha 2015

A Espanha é diferente de Portugal

A aparente concordância entre o PS e o PSOE é mero fruto do confusionismo dos dois partidos, ambos relegados para claro segundo lugar nas legislativas dos respectivos países.
Eleições Espanha 2015

Mesmo sem referendo, Rivera diz "no" a Podemos

"Há outras diferenças de caráter social, económico e constitucional", argumentou Rivera, perante o Podemos de Pablo Iglesias. "Nao é só o referendo."
Eleições Espanha 2015

Centeno e a esquerda: juntos somos mais fortes

175
Recordando as negociações com PCP e BE, o ministro das Finanças afirmou que foram autênticas "sessões de maratona", mas "frutíferas". "Juntos podemos conseguir mais do que separados", acredita.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Governo do PSOE não é "o mais conveniente"

O líder do Partido Popular criticou Pedro Sánchez por se recusar a viabilizar um novo governo de Rajoy. O Presidente do Governo em funções diz que está em "conversas discretas" com outros partidos.
Eleições Espanha 2015

PSOE. Barões alertam para diferenças em Portugal

Os líderes regionais do PSOE avisam Sánchez para as diferenças entre Portugal e Espanha. É que cá não existem partidos que colocam em causa a unidade do país.
Eleições Espanha 2015

PP quer PSOE a olhar para Alemanha e não Portugal

O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
Eleições Espanha 2015

Rajoy quer coligação com PSOE e Ciudadanos

Venceu as eleições mas não consegue apoio para formar governo. Ainda assim, Mariano Rajoy volta a pedir coligação alargada para transmitir confiança aos mercados, com PSOE e Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Barões do PSOE já antecipam novas eleições

Perante o impasse, com o PSOE preso entre viabilizar um governo de Rajoy ou negociar à sua esquerda, até com separatistas, barões socialistas já preveem novas eleições e querem Susana Díaz como líder.
Eleições Espanha 2015

Estes gémeos não podiam ser mais diferentes

Era a história a repetir-se: Pedro Sánchez perdia as eleições e chegava a primeiro-ministro. Espanha igual a Portugal. Mas as diferenças são gritantes e o espanhol pode não repetir o feito de Costa.
Eleições Espanha 2015

"Se houver eleições, serei novamente candidato"

À saída do último Conselho de Ministros do ano, Mariano Rajoy garante que, caso sejam marcadas novas eleições, será novamente o candidato do PP. Mas este é um cenário que quer evitar.
Eleições Espanha 2015

Podemos repete que vai opor-se a governo do PP

O secretário-geral do Podemos reiterou hoje que vai opor-se a um eventual governo do PP em Espanha, considerando que o seu partido é a única oposição a um "bloco imobilista a três" entre "populares", PSOE e Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

PSOE recusa negociar com quem quiser referendo

Os socialistas espanhóis estendem a mão a todos os partidos, "novos" ou "clássicos", mas recusam que a discussão da independência da Catalunha. Podemos já disse que referendo é "imprescindível".
Eleições Espanha 2015

Rita Bosaho, a primeira deputada negra em Espanha

116
Em Portugal já há um deputado negro desde 2002. E as legislativas de outubro trouxeram representantes de outras minorias para o Parlamento. Em Espanha, só agora esse caminho começa a ser feito.
Eleições Espanha 2015

PSOE só negoceia sem referendo da Catalunha

O PSOE inviabilizará qualquer projeto à esquerda sobre a divisão territorial de Espanha e defendeu um pacto de governabilidade que exclua um referendo sobre a autodeterminação da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Governo em Espanha. O que impede um acordo

Os quatro partidos espanhóis têm linhas vermelhas, das quais não querem abdicar: mas se não o fizerem não haverá governo. Saiba o que está a impedir um acordo de governação.
Eleições Espanha 2015

Podemos quer independente à frente do Governo

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, propôs hoje uma "figura independente de prestígio" como presidente do Governo espanhol, caso os próprios socialistas impeçam Pedro Sánchez de "tentar sê-lo".
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

Rajoy: as primeiras cedências para chegar a acordo

O líder do Partido Popular quer negociar com o PSOE. Está disposto a oferecer aos socialistas o lugar da presidência do Congresso, ou, em alternativa, uma reforma constitucional.
Eleições Espanha 2015

A luta de Pedro Sánchez dentro do PSOE

O líder do PSOE já garantiu que não viabilizará o governo de Rajoy, abrindo a porta aos partidos da esquerda. Mas primeiro terá que olhar para dentro de casa e enfrentar os críticos do PSOE.
Eleições Espanha 2015

O day-after. Reflexões nos bancos de jardim

Pelos Jardins do Retiro, em Madrid, encontram-se pessoas com diferentes interpretações dos resultados eleitorais. Três delas falaram com o Observador.
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre negociações com Ciudadanos e PSOE

O vencedor das eleições espanholas lembra que é tempo de "ser responsável" e ter "vistas largas". Rajoy disse ainda que haverá um congresso do PP depois do processo de formação do Governo.
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

O 20-D

Nenhum dos bloqueios da vida política e social espanhola será resolvido com uma tão profunda balcanização do parlamento. A Espanha irá talvez viver sem governo durante um par de anos.
Eleições Espanha 2015

Mercados. Juros espanhóis disparam e bolsa derrapa

108
"Resultado inconclusivo" que deverá levar a eleições antecipadas. É esta a leitura dos analistas ao resultado da eleição em Espanha. Subida dos juros apanha BCE "de férias".
Eleições Espanha 2015

Uma noite de ilusión, Whoopi Goldberg e política

O Observador esteve no quartel-general do Ciudadanos para a noite eleitoral de domingo e conta aqui alguns pormenores de bastidores. O partido teve um resultado muito aquém do esperado.
Eleições Espanha 2015

Quem tem a chave? Vem aí política muy loca

Prometido era devido: a alternância entre PP e PSOE acabou mesmo este domingo. Tudo está em aberto. Será que os partidos independentistas têm a chave da governabilidade na mão?
Eleições Espanha 2015

Espanha dividida. E ingovernável? - como aconteceu

301
Resultados finais das eleições de uma Espanha dividida: PP: 123 deputados; PSOE: 90; Podemos: 69; Ciudadanos: 40. Fazem-se contas a cenários e teme-se a ingovernabilidade.
Eleições Espanha 2015

Líderes dos partidos espanhóis apelam ao voto

Os quatro líderes dos principais partidos em Espanha já votaram. Apelaram à mobilização dos espanhóis num dia que querem "histórico". Quase todos querem mudança. Afluência às urnas inferior à de 2011.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez diz que "já cheira a mudança"

O secretário-geral do PSOE e candidato a presidente do Governo, Pedro Sánchez, considerou as eleições "uma jornada histórica" na qual "já cheira a mudança" quanto ao "rumo que Espanha precisa".
Eleições Espanha 2015

Rivera apela a participação para que Espanha mude

O candidato do Ciudadanos à presidência do Governo, Albert Rivera, apelou hoje a todos os espanhóis para que votem em massa, afirmando que estes "têm de participar" se quiserem mudar Espanha.
Eleições Espanha 2015

Nuestros hermanos vão às urnas. Espanha vai mudar?

Estas são as eleições espanholas mais imprevisíveis de sempre. Tudo parece encaminhar-se numa direção: o fim do bipartidarismo tradicional. Mas até que ponto vai o sistema político mudar?
Eleições Espanha 2015

36,5 milhões de espanhóis escolhem Governo

Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo Governo em Espanha, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do executivo.
Eleições Espanha 2015

Cabanyal, o bairro que é uma metáfora espanhola

Ao fim de 24 anos no poder em Valência, o PP foi destronado por uma coligação de esquerda. Um dos bairros da cidade está a recuperar de décadas de abandono, mas está num jogo perigoso para o futuro.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis na dúvida sobre possíveis acordos

Muitos espanhóis admitem que as negociações pós-eleitorais para formar governo se vão arrastar e ressalvam que os partidos não deixaram claro aos eleitores que opções aceitam ou não.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos admite viabilizar partido vencedor

O líder do Ciudadanos admitiu viabilizar um governo do partido que ganhe as eleições de domingo em Espanha, opondo-se a uma coligação que incluísse o Podemos.
Eleições Espanha 2015

Houve um susto na terra da Seat, mas já passou

A marca de automóveis espanhola anunciou um plano de investimentos poucos dias antes do escândalo das emissões da Volkswagen. A terra tremeu em Martorell, mas o susto já passou.
Eleições Espanha 2015

Jovem que agrediu Rajoy era da sua família

115
Tem 17 anos, faz parte de uma claque espanhola, consumia canábis e a sua avó era da família do sogro de Rajoy. As autoridades decretaram o seu internamento num centro de menores.
Eleições Espanha 2015

Barcelona: em busca da "ilusión" perdida

Na cidade que viu nascer o Ciudadanos, o Podemos convence. Um destes dois partidos arrisca-se a arrebatar o coração dos barceloneses no próximo domingo. A ideia é comum a ambos: pior não fica.
Eleições Espanha 2015

Rajoy pede para separarem 'puñetazo' da política

O presidente do Governo espanhol apelou hoje a que ninguém em Espanha extraia conclusões políticas da agressão que sofreu na quarta-feira numa arruada em Pontevedra (Galiza), ao ser esmurrado por um jovem.
Eleições Espanha 2015

Rajoy levou um 'puñetazo' em arruada

O primeiro-ministro espanhol estava a jogar 'em casa', Pontevedra. Um jovem de 17 anos pediu para tirar uma foto e deu-lhe um violento murro. Mas acabou o dia apoiado por todos. Mas sem óculos.
Eleições Espanha 2015

Não haverá coligação de direita em Espanha

Já se sabia que o PSOE e o Podemos não apoiariam o PP caso este vencesse. Agora, o líder do Ciudadanos garante: se perder, ficará na oposição, negociando "tema a tema, lei a lei".
Eleições Espanha 2015

Podemos não descarta "coligação à portuguesa"

Numa entrevista ao El País, Pablo Iglesias, líder do Podemos, afirma que se tiver mais votos que o PSOE e o Ciudadanos pode "entender-se" com estes. As esperanças de Rajoy estão depositadas em Rivera.
Eleições Espanha 2015

Tensão e troca de acusações entre Rajoy e Sánchez

Foi um debate quente e crispado onde a corrupção e a economia tiveram papel principal. No fim as sondagens online parecem dar alguma vantagem ao actual primeiro-ministro espanhol.
Eleições Espanha 2015

Ahora Espanha: coligação certa. Será à portuguesa?

A menos de uma semana das legislativas, o PP e o PSOE apelam ao voto útil para evitar coligações, que parecem cada vez mais inevitáveis. O Ciudadanos e o Podemos tentam acabar com o bipartidarismo.
Eleições Espanha 2015

PP de Rajoy lidera. Restantes seguem taco-a-taco

O Partido Popular liderado por Mariano Rajoy segue na frente das intenções de voto. O PSOE está logo atrás, mas as sondagens de quatro jornais colocam-no muito perto do Podemos e do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Líder do Ciudadanos pronto para governar

Albert Rivera rejeitou as críticas de que não tem experiência governativa, ironizando que lhe "falta experiência" a criar desemprego ou a enviar contas falsificadas a Bruxelas.
Eleições Espanha 2015

Surpresa à vista. PSOE cai para o quarto lugar

184
Surpresa à vista nas eleições de dia 20 em Espanha. PS de Pedro Sánchez está em queda livre e pode ser a quarta força, ultrapassado pelo Podemos. PP de Rajoy lidera, seguido do Ciudadanos.
Governo

António Costa não é um pastel de nata

329
Os partidos democráticos na Europa parecem tentados a reduzir a política à aritmética: já não interessa o que os partidos extremistas defendem, mas só de quantos votos dispõem.
Eleições Espanha 2015

Rajoy dá borla fiscal a quem trabalhe após reforma

O líder do governo espanhol promete isentar do pagamento de imposto pessoas em idade da reforma que optem por continuar a trabalhar. É uma das medidas para aplicar se o PP ganhar as eleições.
Lula da Silva

Lula já tem favorito nas eleições espanholas

O antigo presidente do Brasil concedeu uma entrevista onde diz que o impeachment a Dilma "não não tem base legal ou jurídica nem sentido". E quer que o Podemos conquiste "grande êxito" em Espanha.
Eleições Espanha 2015

Eleições em Espanha: Costa revisitado?

A chave do próximo governo de Madrid estará nas mãos do Ciudadanos, um partido que já foi colocado à esquerda e à direita mas com uma praxis que não se revê por inteiro na dicotomia tradicional.
Eleições Espanha 2015

Rajoy alerta para "erro" de acordo contra PP

O presidente do Governo espanhol alertou para a possibilidade de um acordo tripartido PSOE-Ciudadanos-Podemos para evitar que o PP governe, considerando que tal seria "um erro".
Eleições Espanha 2015

PS espanhol não descarta ser segundo e governar?

232
O líder do PSOE diz que não o fará: só governará se ficar à frente do PP de Rajoy (nem que seja com "um voto a mais"). Mas fontes do partido dizem ao El Español que é estratégia.
Eleições Espanha 2015

Arranca a campanha do fim do bipartidarismo

A campanha para as legislativas de Espanha arranca oficialmente hoje, a 17 dias da votação, com os quatro principais partidos convencidos de que nenhum conseguirá sozinho uma maioria absoluta.
Eleições Espanha 2015

PP venceria, mas precisaria do Ciudadanos

A nova sondagem do Centro de Investigações Sociológicas mostra que Rajoy venceria com 28% dos votos, mas precisaria do Ciudadanos para governar. Ciudadanos consolida-se como terceira força.
Espanha

Anulada declaração de independência da Catalunha

Em vésperas do arranque oficial da campanha eleitoral, em Espanha, o Tribunal Constitucional anulou, por unanimidade, a resolução de independência da Catalunha. Jornais destacam rapidez da decisão.
Eleições Espanha 2015

A campanha da Renova para as eleições espanholas

424
Aproveitando a contagem decrescente para as eleições espanholas, a Renova lançou o "Kit de Higiene Democrática" para "limpar o que for necessário". Há rolos de papel higiénico com cores partidárias.
Eleições Espanha 2015

Espanha à procura de uma coligação para governar

À beira de eleições, a política espanhola está num impasse: sem maioria absoluta em vista, o futuro passará por uma coligação. PSOE e Ciudadanos confirmam proximidade no primeiro debate da campanha.
Eleições Espanha 2015

Aznar ausente da campanha do PP

O programa de campanha do Partido Popular não prevê a participação do ex-primeiro-ministro. Aznar tem sido crítico do próprio partido nos últimos tempos, acusando-o de "extravagâncias" na Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Sánchez quer fazer como Costa. Mas ganhar

184
O líder do PSOE admitiu hoje liderar um governo de esquerda, fazendo acordos após as eleições gerais de dezembro, à imagem de Portugal, mas insistiu na necessidade de ganhar pelo menos "por um voto".
Eleições Espanha 2015

PP e PSOE sobem nas sondagens, após Paris

Falta menos de um mês para as eleições gerais espanholas. Os partidos do "arco da governação", apesar de elegerem menos deputados que em 2011, estão a subir. E tudo por causa dos atentados em França.
Futuro da Grécia

Grécia não tem acordo porque há eleição em Espanha

Ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, diz que não se avança no acordo com a Grécia porque a seguir virá a negociação sobre o alívio da dívida. E isso influenciaria Espanha e Portugal.
Eleições Espanha 2015

Líder do Ciudadanos fecha a porta a coligações

A pouco mais de um mês das eleições, o Ciudadanos tenta descolar-se da imagem de ser apenas uma réplica do Partido Popular. Situação na Catalunha poderá ser decisiva.
A página está a demorar muito tempo.