O seu tabaco favorito pode estar para acabar (ou, em alternativa, ficar mais caro). A Tabaqueira SA (empresa tabaqueira em Portugal) vai deixar de vender tabaco das marcas Philip Morris, SG Gigante, Chesterfield Silver ou Camel Active, relata o jornal I. Quanto às marcas que continuarão a ser vendidas, deverão ter um aumento de 20 cêntimos por maço, adianta um comerciante ao diário.

As quatro marcas de tabaco (Philip Morris, SG Gigante, Chesterfield Silver e Camel Active) já deixaram de sair da fábrica da empresa, situada em Albarraque (Sintra). Contudo, há mais marcas que poderão deixar de ser vendidas em Portugal num futuro próximo: a empresa não quer, contudo, adiantar quais são.

Os comerciantes estão a vender os produtos que ainda têm em stock e há já clientes que estão a comprar volumes inteiros destas marcas, antecipando o fim da sua venda, afirma um comerciante ao jornal I:

“Há muitos clientes a pedirem-nos para reservar um volume da marca que fumam com receio que amanhã possam não encontrar. No mínimo, têm de pagar 42 euros, mas poderá ser superior se o maço for mais caro”

Os consumidores nacionais estão já a ser informados do fim da venda destes produtos e a receber um folheto informativo da Tabaqueira, que sugere aos clientes que procuram estas marcas alternativas semelhantes, em termos de preço e características (nível de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono). Entre as alterações sugeridas encontram-se as seguintes, segundo o jornal I:

  • Substituir o Philip Morris Original pelo L&M Red Label ou pelo Chesterfield Red. As características são semelhantes e o preço é o mesmo: 4,20 euros (no caso do Chesterfield Red, o custo é de 4,20 euros se for comprado o soft pack, em vez da caixa, que custa mais 10 cêntimos)
  • Substituir o Philip Morris Royal Blue pelo Blue Label ou pelo Chesterfield Blue. O Blue Label e o Chesterfield Blue são os produtos mais parecidos com o que deixará de ser vendido, adianta a tabaqueira. Para além disso, o custo também é o mesmo: 4,20 euros (no caso do Chesterfield Blue, se for comprado em caixa custa mais 20 cêntimos
  • Substituir o SG Gigante pelo SG Ventil. Neste caso, as características são diferentes (o Gigante tem 10mg de alcatrão, 0,7mg de nicotina e 10mg de monóxido de carbono; já o Ventil tem 9 mg de alcatrão e 0,6 de nicotina — o monóxido de carbono é também de 10mg)

Ao I, a empresa justifica o fim da venda destas marcas: “Num mercado muito dinâmico, a Tabaqueira continua a adaptar a sua oferta de produtos de tabaco à procura dos fumadores adultos”, explicam. E a travagem na venda de algumas marcas em solo nacional segue a tendência de anos anteriores, em que deixaram de ser vendidas marcas como a Kentuky, o SG Masters, o SG Pack e os Provisórios, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR