456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ordem dos Médicos

Assembleia Da República

Rever estatuto das Ordens, imperativo democrático

As Ordens Profissionais não existem para representar interesses profissionais. Existem sim para defender os direitos fundamentais dos cidadãos e salvaguardar o interesse público.
Médicos De Família

Sindicato prepara posição sobre médicos de família

O Sindicato Independente dos Médicos quer delinear uma posição sobre a contratação de médicos de outras especialidades para funções de médico de família, dizendo que é um assunto da Ordem dos Médicos.
Explicador

Médicos/Falsas presenças. "Tolerância zero"

Roque da Cunha, presidente do SIM, garante que não havia conhecimento destas possíveis falsas entradas no serviço. O bastonário Miguel Guimarães refere que "falta equidade" no sistema de entradas.
Noticiário

10h. BCE alerta para níveis altos de inflação

No fórum anual do Banco Central Europeu, em Sintra, a presidente Christine Lagarde afirma que o BCE vai agir de forma determinada e sustentada para combater a taxa de inflação.
Resposta Pronta

Médicos. "Situação é mais grave do que se imagina"

Milhares de profissionais de saúde pedem escusa de responsabilidade. Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, explica que situação é "complexa" e fala em tempestade perfeita no setor.
Portalegre

Portalegre. Ordem alerta para falta de clínicos

O presidente da sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos alertou para a falta de clínicos de Medicina Interna no hospital da cidade e avisou que as carências afetam também outras especialidades.
Resposta Pronta

"Falta de médicos". Veículos de emergência parados

Na Guarda e na Covilhã, as viaturas médicas de emergência estão paradas. Na Covilhã chega a um terço. "Escala não tem médicos", alerta Ordem dos Médicos. Responsabilidade é da "ministra da saúde".
Ordem dos Médicos

Prestadores externos não podem ser ostracizados

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos afirmou que não se podem ostracizar os prestadores externos, porque são eles que estão a manter os hospitais a funcionar.
Ordem dos Médicos

Médicos querem mais rapidez de contratação no SNS

Ordem dos Médicos pede mais autonomia e rapidez de contratação no SNS e defendeu que "cada hospital devia poder abrir o seu concurso quando precisa" para não estar dependente de autorizações.
Ordem dos Médicos

"Situação de rutura" em serviços de obstetrícia

A Ordem dos Médicos do Centro alerta para "situação de rutura" em serviços de obstetrícia que, devido à falta de médicos em vários hospitais, tem levado ao encerramento de urgências nos últimos dias.
Noticiário

12h. Médicos alertam para rutura em obstetrícia

Continuam a ouvir-se alertas por parte de médicos e continuam a ser encerradas urgências de obstetrícia. Macron pede à Ucrânia que volte a negociar cessar-fogo com a Rússia.
Noticiário

8h. SNS. Situação do Algarve é "insustentável"

João Proença, presidente do Sindicato dos Médicos da zona Sul, considera que a situação no Algarve é sempre "pior" que em Lisboa. Encerramento em Portimão agrava situação em Faro
Noticiário

21h. PSD responsabiliza PS pela crise no SNS

Rui Rio, ainda presidente do PSD, considera que o Governo está a contribuir para a degradação do Serviço Nacional de Saúde, porque está contra uma cooperação entre os setores público e privado.
Noticiário

20h. Ordem dos Médicos nega férias como causa

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, responde assim à Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. Férias dos enfermeiros e dos médicos "são reguladas da mesma forma".
Resposta Pronta

Médicos respondem: "Não somos escravos do sistema"

O bastonário Miguel Guimarães responde às críticas da bastonária da Ordem dos Enfermeiros e recusa que os problemas nos Serviços de Urgência e Obstetrícia estejam a ser causados pelos médicos.
Semáforo Político

Caos nas urgências. Enfermeiros culpam médicos

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os médicos de tirarem férias na mesma altura, provocando caos nos Serviços de Urgência e Obstetrícia e pede regulação nos mapas de trabalho.
Ordem dos Médicos

PNS 2021-2030 incompleto. Médicos apontam omissões

A Ordem dos Médicos considera que o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 está incompleto e aponta omissões nas áreas da doença renal crónica e das doenças reumáticas musculoesqueléticas.
Noticiário

9h. Obstetrícia. Menos reclamações na ERS

Desde 2019 que o número de reclamações sobre a especialidade de obstetrícia/ginecologia tem vindo a diminuir, este ano foram registadas 41 queixas.
Noticiário

15h. Mais urgências encerram esta noite

À saída da reunião com administradores hospitalares, a ministra da Saúde remete declarações para mais tarde. Grávidas vão ser reencaminhadas para outros hospitais. 
Noticiário

12h. SNS. "Concursos não são eficazes" 

Bastonário dos Médicos realça ainda as diferenças de rendimentos que recebem os médicos do SNS e os "tarefeiros". A esta hora, a ministra da Saúde está reunida com os administradores hospitalares.
Resposta Pronta

"Há falta de especialistas no SNS, não no país"

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que "o SNS não tem tido a arte para contratar". Refere que é preciso mais autonomia para contratar e "condições remuneratórias iguais ao privado"
Ordem dos Médicos

Ordem dos Médicos defende receitas à mão

A Ordem dos Médicos (OM) insistiu no pedido ao Ministério da Saúde para que alargue para lá de 30 de junho a portaria que permite aos médicos passarem receitas à mão.
Resposta Pronta

Mortalidade? "Difícil aceder a cuidados de saúde"

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz que 2020 foi "ano negro", refere "milhões de consultas e exames de diagnóstico por fazer” e pede à DGS para reportar “informação credível”. 
Noticiário

11h. Bastonário fala em acesso limitado à Saúde

Reação do Bastonário da Ordem dos Médicos aos dados da Direção-Geral da Saúde. Miguel Guimarães diz que a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde explica parte do excesso de mortalidade em 2020.
Ordem dos Médicos

Médicos. Autarca contra valorização da carreira

Autarca de Odivelas é contra o aumento da valorização da carreira médica e diz que no dia "em que a administração pública a valorizar, o privado dobra o valor". "Falta de respeito", diz Ordem.
Ordem dos Médicos

Fausto Pinto candidata-se a bastonário dos médicos

O objetivo da sua candidatura é criar uma ordem "mais forte, independente, de rigor e excelência". Pretende uma maior proximidade com os cidadãos e a defesa de um sistema de saúde mais inclusivo.
Ordem dos Médicos

SNS. Bastonário pede condições para fixar médicos

Miguel Guimarães alerta que se todos os médicos em idade de reforma se reformarem a situação pode ser crítica, lembrando que "cerca de 1.000 médicos de família podem pedir a reforma este ano".
Noticiário

18h. Covid-19. Médicos denunciam hospitais lotados

No hospital de São João, no Porto, está a ser avaliada a ativação do nível III do plano de contingência. Ainda neste jornal, Augusto Santos Silva revela que aceitou o convite para visitar Kiev.
Ordem dos Médicos

400 mil utentes podem ficar sem médico de família

A Ordem dos Médicos refere que existem 200 mil utentes seguidos por médicos de família com mais de 65 anos, o que significa que a curto prazo o número de pessoas sem médicos de família vai aumentar.
Noticiário

20h. Faltam médicos no Norte de Portugal

Quadro negro traçado no Norte do país. António Araújo, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, aponta a "idade avançada dos médicos" e a "pouca atratividade do SNS como causas.
Noticiário

7h. Aborto sai da avaliação aos médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que interrupção voluntária da gravidez é um direito das mulheres e não um fator de avaliação.
Noticiário

3h. Guerra. Morre o primeiro civil na Rússia

Ataque provocou também três feridos, mas ainda não foi reivindicado pelas tropas ucranianas. E o bastonário da Ordem dos Médicos elogia a decisão que tira o aborto da avaliação dos médicos.
Noticiário

2h. MNE condena morte de jornalista palestiniana

Governo pede ainda investigação rigorosa ao incidente. E bastonário da Ordem dos Médicos saúda decisão de retirar o aborto dos critérios de avaliação dos médicos familiares.
Resposta Pronta

IVG fora de indicadores. "É um direito adquirido"

Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, saúda decisão de retirar aborto voluntário e doenças sexualmente transmissíveis de indicadores de avaliação de médicos de Unidades de Saúde Familiar.
Noticiário

23h. Aborto já não é critério para avaliar médicos

Os abortos voluntários e as doenças sexualmente transmissíveis deixam de fazer parte da proposta para alterar a avaliação de desempenho dos médicos. Ainda a reacção do bastonário da Ordem dos Médicos
Saúde

Botox: aumentam queixas contra médicos

Os resultados obtidos em procedimentos estéticos, que podem ser realizados por qualquer médico, levou a um aumento do número de queixas na Ordem. Há casos de "dismorfias complexas". 
Resposta Pronta

"Falta inovação e competitividade no SNS"

Miguel Guimarães indica os fatores que afastam os médicos do Serviço Nacional de Saúde, traça as hipóteses para reverter a situação, e comenta ainda o fim das taxas moderadoras.
Ordem dos Médicos

Tumor cerebral. Médicos distinguem estudo

A Ordem dos Médicos do Norte vai distinguir, durante a 5.ª edição do Prémio Banco Carregosa/SRNOM, o trabalho do investigador Bruno Carvalho sobre tratamento de tumor cerebral maligno.
Noticiário

10h. Máscaras: Ordem dos Médicos concorda

Ordem dos Médicos concorda com fim das máscaras; Eduardo Cabrita já chegou ao DIAP de Évora
Ordem dos Médicos

Cenários para a saúde 2040

Acreditamos que temos de passar mais tempo a defender um novo sistema de saúde do que simplesmente a criticar os insucessos do atual.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.