Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

1. Lave a roupa ao contrário

Antes de cada lavagem, vire todas as roupas do avesso para preservar a cor durante mais tempo e confirme se os fechos das calças não estão abertos para evitar que prendam e puxem fios de outras peças. Não se esqueça de separar sempre a roupa branca da roupa de cor e de ler a etiqueta com as recomendações de lavagem (que inclui lavar peças à mão, a seco ou com água fria). Ah, e na hora de programar a máquina, tente não ultrapassar os 30 graus.

2. Invista em bons cabides

Sabe aqueles cabides finos que muitas vezes vêm da lavandaria e que tem no armário? Diga-lhes adeus. Use cabides de madeira para pendurar a roupa porque não deformam tanto as peças. Os ombros das blusas, por exemplo, acabam por esticar e perder a forma ao longo do tempo se estas não estiverem bem penduradas.

3. Nunca pendure camisolas de lã

Reserve as gavetas para todas as camisolas e casacos de lã que facilmente se vão transformar em vestidos se forem pendurados. Já as camisas e calças vão durar mais tempo em cabides de madeira e se estiverem penduradas como na loja. Em sete passos, ensinamos-lhe a organizar bem as peças no armário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.instagram.com/p/BB42hZUvgSA/

4. Passe a ferro… no duche

Esqueça o ferro e comece a pendurar a roupa na casa de banho. O vapor de um duche quente é o suficiente para deixar a roupa passada (e a cheirar bem) sem ser tão agressivo para as fibras do tecido. O alisador de cabelo também pode ser uma boa opção para a roupa que está um bocadinho amarrotada no colarinho ou nas golas.

5. Depile os borbotos

É provável que nunca tenha pensado nisto mas uma gilette descartável é a única coisa que precisa para acabar com os borbotos que se formam após as lavagens. Passe-a de baixo para cima (como se estivesse a depilar as pernas) em pijamas, camisolas e calças.

6. Proteja as roupas do sol

Os raios solares são os piores inimigos da cor dos tecidos. Olhe para a sua roupa como se fosse um vampiro e proteja-a do sol se quer que ela viva durante muitos anos. Também desista da máquina de secar porque esta danifica e reduz o tamanho das peças.

7. Congele os collants

Existem muitas dicas para fazer com que as meias transparentes e opacas durem mais tempo (conheça-as aqui). Uma delas é molhar os collants com água fria, antes de os estrear, e colocá-los diretamente no congelador dentro de um saco de plástico. Depois de congelarem durante a noite, deixe-os a secar ao ar livre para tornar as fibras mais resistentes à sorte.

8. Encha as malas…

Com o tempo, as bolsas têm tendência a perder a forma. Para evitar que isso aconteça, coloque jornais amarrotados dentro das malas ou mesmo aquela camisola de lã que já não usa. Está explicado porque é que sempre que compramos uma bolsa nova ela vem cheia de papéis no interior.

View this post on Instagram

The Dream closet ???? @my__closet__diaries ????????

A post shared by Fashionista (@blueyesfashionista) on

9. … mas nunca encha a máquina

Todos queremos ter a roupa lavada o mais rapidamente possível mas colocar o armário inteiro dentro da máquina de lavar não é solução. Para além de deixar a roupa mais amarrotada, ainda estraga a cor, a forma e o tamanho das peças.

10. Poupe no detergente

Quem não gosta do cheiro da roupa acabada de lavar? Mas fique a saber que doses elevadas de detergente e amaciador nem sempre equivalem a peças mais limpas e macias. Siga as recomendações da embalagem porque os excessos podem deteriorar as fibras dos tecidos e diminuir a durabilidade. A roupa agradece.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.